Anda di halaman 1dari 10

Sistema Brasileiro de Comrcio Exterior RGOS INTERVENIENTES: Pblicos Privados RGOS INTERVENIENTES PBLICOS: Ministrios Bancos Autarquias Cmaras

s Cmaras etc Ministrio da fazenda: >Banco Central; >Secretaria da Receita Federal. Ministrio do Meio Ambiente: >Ibama. Banco do Brasil; Bancos federais; Cmara de comrcio exterior CAMEX; Ministrio do Desenvolvimento da Indstria e Comrcio Exterior MDIC; >Secex >Decom >Depla >Inmetro >Inpi >Apex Ministrio das Relaes Exteriores Ministrio das Relaes Exteriores - MRE:

>Embaixadas; >Secoms; >Consulados; Ministrio da Agricultura, pecuria e abastecimento: Ministrio da Sade: >Anvisa.

RGOS INTERVENIENTES PRIVADOS: Cmaras bilaterias de comrcio e indstria; As cmaras de comrcio servem de contato inicial de empresas que pretendem ingressar no comrcio internacional e sua criao incentivada por vrios pases. As cmaras de comrcio fornecem listas de empresas interessadas em intercmbio comercial e informam sobre as condies locais de negcios e regulamentos de comrcio em vigor. Seus principal objetivo ser o mediador na relao bilateral. Operadores porturios; Facilitar e ampliar o movimento de carga em container pelo Porto de So Francisco do Sul, provendo instalaes, servios e tecnologias competitivas, seguras, inovadoras, comercialmente viveis, e focadas no atendimento ao cliente, aprimoramento dos processos operacionais, na melhoria da qualidade e no avano tecnolgico. Operar interagindo com os interesses da comunidade local, clientes e acionistas, respeitando o meio ambiente, e sempre observando as condies de segurana, qualidade e produtividade. a pessoa jurdica pr-qualificada para a execuo de operao porturia na rea do porto organizado. operador porturio estar credenciado para exercer todas as atividades relativas s operaes porturias, desde que cumpra as normas exigidas pelos rgos competentes. Transportadores; Empresas de despacho aduaneiro; O despacho aduaneiro tem por finalidade verificar a exatido dos dados declarados pelo exportador ou importador em relao mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e legislao vigente, com vistas ao desembarao. Em virtude do desembarao autorizada a sada da mercadoria

para o exterior, no caso de exportao, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importao. O despacho aduaneiro processado com base em declarao formulada pelo exportador ou importador. Com base nas informaes prestadas, so calculados os tributos porventura devidos e efetuados os controles administrativos e o controle cambial das operaes de comrcio exterior. A maioria das mercadorias exportadas ou importadas submetida ao despacho aduaneiro comum, de exportao ou importao, entretanto, em algumas situaes, o interessado pode optar pelo despacho aduaneiro simplificado.

Agncias martimas; A Agencia martima, um tipo de empresa, especializada em prestar servios, para os armadores clientes, por exemplo a agencia martima o brao do armador( proprietrio legal, ou arrendatrio). Enfim ela deve cuidar de todo necessario ao navio enquanto no porto como se fosse a empresa proprietria, porem cobrado pela agencia uma percentagem por esses servios.

Armadores; Armador, em marinha mercante, o nome que se d pessoa ou empresa que, por sua prpria conta, promove a equipagem e a explorao de navio comercial, independente de ser ou no proprietrio da embarcao. Sua renda provm normalmente da cobrana de frete para o transporte de cargas entre dois portos, ou na locao da embarcao a uma taxa diria.

Operadores de logstica; Operador Logstico a empresa prestadora de servios, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logsticas, nas vrias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos.

RGOS INTERVENIENTES PRIVADOS: Escritrios de consultorias; Escritrios de advocacia internacional; Seguradoras de cargas; Seguradoras de crdito; Sebrae; Institutos tecnolgicos;

Funcex; CNI CNC CNA Outros

Aes e mecanismos de apoio ao exportador Portal do exportador; Aprendendo a exportar; Vitrine do exportador; Alice Web; O Sistema de Anlise das Informaes de Comrcio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comrcio Exterior (SECEX), do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC),foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemtica de disseminao dos dados estatsticos das exportaes e importaes brasileiras. O ALICE-Web atualizado mensalmente, quando da divulgao da balana comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comrcio exterior brasileiro.

Estatsticas do comrcio exterior; Radar comercial. Desenvolvido pela Secretaria de Comrcio Exterior - SECEX, o Radar Comercial um instrumento de consulta e anlise de dados (data mining) relativos ao comrcio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleo de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportaes brasileiras Braziltradenet; Apex Brasil A Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos (ApexBrasil) atua na promoo comercial de produtos e servios brasileiros no exterior e na atrao de investimentos estrangeiros diretos (IED) para setores

estratgicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), a Agncia tem a misso de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalizao dos seus negcios e a atrao de investimentos estrangeiros diretos.

Sistema fiscal e tributrio do comrcio exterior brasileiro

Contribuies federais: PIS Programa de integrao social; PASEP Programa de formao do patrimnio do servidor pblico; AFRMM Adicional sobre o frete para a renovao da Marinha mercante; Taxas: Taxa de capatazia; Tambm esto presentes as taxas de Capatazia que so servios de movimentao de mercadorias em terra ou de terra para o navio e vice-versa, no costado dos navios, nas portas, pores de armazns, alpendres ou ptios, efetuado antigamente somente pelo pessoal da Administrao do Porto e, nos dias atuais, tambm, pelos outros operadores porturios. Envolvem diversas atividades nas reas porturias.

Taxa de armazenagem; Adicional de tarifas aeroporturias. O adicional de que trata este artigo destina-se aplicao em melhoramentos, reaparelhamento, reforma, expanso e depreciao de instalaes aeroporturias e da rede de telecomunicaes e auxlio navegao area. Encargos aplicados em razo de defesa comercia (antidumping e direitos compensatrios), no devem ser confundidos com tributos, contribuies ou taxas, devido terem natureza especfica. Dumping uma prtica comercial que consiste em uma ou mais empresas de um pas venderem seus produtos, mercadorias ou servios por preos extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro pas (preo que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do pas exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando ento a dominar o mercado e impondo preos altos. um termo usado em comrcio internacional e reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta tcnica utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.

As medidas antidumping tm como objetivo neutralizar os efeitos danosos indstria nacional causados pelas importaes objeto de dumping, por meio da aplicao de alquotas especficas (fixadas em dlares dos EUA e convertidas em moeda nacional), ad valorem ou de uma combinao de ambas.

Razes para exportar Melhoria dos resultados da empresa; Aumento da produtividade; Reduo de carga tributria; Dinamizao da capacidade instalada; Promoo natural no mercado interno; Torna-se menos vulnervel a imprevistos internos; Incorporao de novas tecnologias. Protecionismo Conceito e formas; O Papel da OMC Organizao Mundial do Comrcio; A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) uma organizao internacional que trata das regras do comrcio internacional. Em ingls denominada World Trade Organization (WTO) e conta com 156 membros data de dezembro de 2011[1]

Suas funes so:


gerenciar os acordos que compem o sistema multilateral de comrcio[4] servir de frum para comrcio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoo dos acordos e implementao destes acordos pelos membros da organizao(verificar as polticas comerciais nacionais).

Outra funo muito importante na OMC o Sistema de resoluo de Controvrsias da OMC [5], o que a destaca entre outras instituies internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicao dos acordos sobre o comrcio internacional entre os membros da OMC O Papel da UNCTAD Conferencia das Naes Unidas para o Comrcio e Desenvolvimento. A Conferncia das Naes Unidas sobre Comrcio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi estabelecida em 1964, em Genebra, Sua, atendendo s

reclamaes do pases subdesenvolvidos, que entendiam que as negociaes realizadas no GATT no abordavam os produtos por eles exportados, os produtos primrios. A UNCTAD rgo da Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), mas suas decises no so obrigatrias. Ela tem sido utilizada pelos pases subdesenvolvidos como um grupo de presso.

Barreiras as Exportaes Barreiras tarifrias: Por barreiras tarifrias entendem-se as tarifas incidentes sobre os produtos importados, ou seja, os impostos de importao. J as barreiras no-tarifrias so restries como regulamentos sanitrios, de sade, ambientais, normas tcnicas e padres de segurana, isto , prticas que discriminam o produto estrangeiro. So exemplos de barreiras no tarifrias: proibio a importaes em carter geral ou seletivo, ou em funo da origem; cotas de importao (em quantidade ou valor); exigncia de depsitos compulsrios; controles de preos; controles cambiais; exigncias quanto a embalagem e marcas de origem; regulamentaes sanitrias; normas de qualidade (aplicadas a produtos, servios e meio ambiente); normas e especificaes tcnicas; regras de segurana industrial. Ad valorem O Imposto Ad Valorem um imposto fixado em percentagem do valor da transao. Esta taxa pode ser usada por transportadoras para agregar seguro na mercadoria que no est assegurada quando no est em trfego. Neste caso, o ad valorem calculado em cima do valor da carga. Sua forma de cobrana determinado quanto ao peso ou volume da carga a ser transportada. Em geral um imposto agregado pelas transportadoras

Especficas Barreiras no tarifrias:

Proibio da importao seletiva;pela origem; geral ou especfica; Quotas de importao; Exigncia de depsito compulsrio; Controle de preos.

Barreiras tarifrias: Ad valorem Especficas

Subsdio, dumping, salvaguarda e acordo e acordos comerciais Subsdio a exportao;

Entende-se como subsdio a concesso de um benefcio, em funo das seguintes hipteses: 1. existncia, no pas exportador, qualquer forma de sustentao de renda ou de preos que, direta ou indiretamente, contribua para aumentar exportaes ou reduzir importaes de qualquer produto; ou 2. existncia de contribuio financeira por um governo ou rgo pblico, no interior do territrio do pas exportador. Subsdios Proibidos - so aqueles subsdios vinculados: 1. a desempenho exportador, de fato ou de direito, exclusivamente ou a partir de uma entre vrias condies. A vinculao de fato ficar caracterizada, quando for demonstrado que a sua concesso, ainda que no vinculada de direito ao desempenho exportador, est efetivamente vinculada a exportaes ou a ganhos com exportaes, reais ou previstos. O simples fato de que subsdios sejam concedidos a empresas exportadoras no dever ser considerado como subsdio exportao; 2. ao uso preferencial de produtos domsticos em detrimento de produtos estrangeiros, exclusivamente ou a partir de uma entre vrias condies. Dumping. Salvaguarda; As medidas de salvaguarda tm como objetivo aumentar, temporariamente, a proteo indstria domstica que esteja sofrendo prejuzo grave ou ameaa de prejuzo grave decorrente do aumento, em quantidade, das importaes, em termos absolutos ou em relao produo nacional, com o intuito de que durante o perodo de vigncia de tais medidas a indstria domstica se ajuste, aumentando a sua competitividade.

Acordos comerciais: Objetivo dos acordos;

Um acordo comercial feito para associar comercialmente um grupo de pas (dois ou mais pases). As finalidades so diversas, entre elas esto a iseno de tarifas alfandegrias, unio econmica, incentivo e desburocratizao das trocas comerciais. Negociar um acordo comercial ampliar o acesso ao mercado externo, mediante maiores preferncias para os produtos do pas com capacidade real ou potencial de exportao. Tipos de acordos:

Bilaterais; Multilaterais; Anlise de mercados

Tendncias internacionais; Localizao de fornecedores de matrias-primas e componentes; Tecnologia de produo; Normas de embalagens; Especificaes tcnicas; Ciclo de vida do produto; Dados geogrficos, polticos e econmicos;; Aspectos culturais; Produtos mais vendidos; Sistema de distribuio; Regras de importao; Concorrncia local; Estrutura de custos operacionais; Nveis de preos praticados; Entidades reguladoras do comrcio exterior; Paridade cambial; Paridade cambial a relao de poder aquisitivo entre moedas de distintos pases. A moeda traduz uma relao de foras de mercado, onde cada mercadoria tem seu valor cotado. O preo, decorrente em grande parte do valor, expressar a competitividade de uma mercadoria. O valor de uma mercadoria decorre, por sua vez, do tempo social mdio do gasto indiferenciado de energia humana que concorre para sua elaborao.

Leis de proteo; Acordos comerciais existentes; Nvel de renda; Outros. Como conseguir acesso a mercado

Atravs de feiras de negcios; Atravs de representantes comerciais; Atravs de distribuidores; Atravs de trader; Atravs de trade company; Atravs de comerciais exportadoras; Atravs de Rodadas de Negcios; Atravs de misses comerciais. O que saber antes de exportar

Seu produto j conhecido no mercado externo? Quais canais de distribuio sero utilizados? Qual o mtodo de venda a ser adotado? Quais as estratgias de promoo comercial? Quanto custa remeter o produto ao exterior? Existem barreiras comerciais contra o produto? Verificaes:

Hbito de consumo do mercado-alvo similar? Que nvel de adaptao o produto necessitar? O produto compatvel com o clima e os costumes do mercado-alvo? Os produtos dos concorrentes so taxados da mesma forma que o nosso? Outros.

Anda mungkin juga menyukai