Anda di halaman 1dari 3

11 hbitos de pessoas muito improdutivas

Christian Barbosa, especialista em gesto do tempo, lista quais as atitudes que mais fazem voc perder tempo no trabalho

De aplicativos a mtodos para l de sofisticados para tornar o tempo mais rentvel: nunca os profissionais tiveram tantos recursos para gerir a maneira como utilizam as horas, minutos e segundos que recheiam o expediente. Mesmo assim, muita gente ainda vive uma agenda catica e um fim de ms de poucos resultados. Confira abaixo quais os hbitos que mais contribuem para este cenrio:

Hbito 01 - Deixar a vida os levar


O principal erro de quem no consegue manter a agenda (e a vida) em dia no planejar. aquela pessoa que faz tudo de ltima hora e no prev o que pode acontecer, diz o Christian Barbosa, especialista em gesto do tempo e fundador da consultoria TRIAD PS. De fato, ao longo do dia (em alguns setores mais, em outros menos) imprevistos acontecem. E isso sempre determina um novo arranjo na ordem de prioridades. O problema no este tipo de dinmica, mas sim no controlar os itens que j so conhecidos previamente. Para planejar, voc no precisa saber tudo que ir acontecer, mas pelo menos uma parte, diz. Se voc nunca sabe nada, acaba no andando para frente, apenas patinando.

Como mudar? No se atenha apenas ao planejamento do dia seguinte. No mnimo,


planeje os trs dias que se seguem. Jamais lote sua agenda de compromissos, deixe sempre um espao para imprevistos. Se voc trabalha oito horas por dia, por exemplo, comprometa apenas de quatro a cinco horas. Dedique o tempo restante para aquilo que no estava no seu calendrio previamente.

Hbito 02 - Acreditar que tudo para ontem


Por no olhar de uma maneira criteriosa para o prprio tempo, h quem veja tudo (e todos) como prioridade. Resultado? A pessoa faz tudo e lota sua agenda de coisas desnecessrias, diz Barbosa.

Como mudar? Tenha uma postura crtica diante de cada demanda que cruza seu
caminho. Atividades importantes esto relacionadas com tempo e trazem resultado. As urgentes tm de ser feitas imediatamente. Essa diferenciao vital, diz.

Hbito 03 - Subestimar as ferramentas de produtividade


Atire a primeira pedra quem nunca comeou e abandonou rapidamente um novo aplicativo ou estratgia para gerir melhor o tempo. Mas, de acordo com o especialista, este um outro deslize clssico de quem no consegue manter a vida em dia. No com duas ou trs semanas que seu crebro ser treinado. Os resultados aparecem s a partir da quarta ou quinta semana, diz o especialista.

Como mudar? Encare com mais seriedade (e estratgia) as ferramentas de


produtividade (como agenda e aplicativos de gesto do tempo). Firme um compromisso com voc mesmo de usar um (e apenas um) deles. Para tirar o mximo de vantagem destes programas, siga algum mtodo de gesto do tempo.
11 hbitos de pessoas muito improdutivas. |

11 hbitos de pessoas muito improdutivas


Christian Barbosa, especialista em gesto do tempo, lista quais as atitudes que mais fazem voc perder tempo no trabalho

Hbito 04 - Supervalorizar o e-mail


Checar o e-mail toda hora, responder todas as mensagens sem qualquer critrio a senha para se perder no trabalho.

Como mudar? Determine horrios para checar seus e-mails de acordo com sua rotina
de trabalho. No se renda tentao de abri-lo a todo o momento e responder todas as demandas.

Hbito 05 - Ser viciado em redes sociais


De acordo com pesquisa da Triad, 85% dos profissionais brasileiros acessam redes sociais durante o expediente. Segundo Barbosa, no h nenhum problema neste hbito. No sou contra as redes sociais, entre uma tarefa e outra voc at pode ver. Mas fazer isso com frequncia pode te prejudicar.

Como mudar? Assim como com o e-mail, determine horrios fixos para acessar as
redes sociais. E no se renda a tentao de sabot-los ou estend-los.

Hbito 06 - Espalhar todas as informaes


Agenda, post-it, lista de tarefas do Google, aplicativos. A lista de recursos para tornar a vida mais organizada imensa. Mas o excesso deles na rotina pode atrapalhar. Tem gente que coloca tudo o que tem para fazer nestas vrias ferramentas. E, porque fez anotaes em locais obscuros, no consegue se planejar direito, afirma o especialista.

Como mudar? Foque em apenas uma ferramenta para organizar sua rotina. Faa uso
dela de maneira estratgica.

Hbito 07 - No delegar
De medo de perder a prpria posio a no ter ao seu redor pessoas com treinamento suficiente, os motivos que fazem com que os profissionais no saibam delegar tarefas so inmeros. Mas a consequncia, quase sempre, a mesma: trabalho para alm da conta e uma agenda catica.

Como mudar? Tenha conscincia de que crescimento na carreira sempre implica em


mais responsabilidades. Mas isso no significa que voc tenha que abraar o mundo sozinho. Quanto mais delegar, mais tempo ter para se dedicar s tarefas da nova funo com excelncia. Atividades confidenciais e estratgicas que dependam da sua deciso devem ser executas por voc. Tarefas mais operacionais podem ser delegadas, diz Barbosa.

Hbito 08 - Ser f incondicional de reunies


Viver o expediente com as portas fechadas em uma reunio definitivamente no sinnimo de produtividade. Ao contrrio. Segundo pesquisa recente da Triad, apenas 1/3 das reunies so consideradas produtivas pelos funcionrios. As reunies no tm
11 hbitos de pessoas muito improdutivas. |

11 hbitos de pessoas muito improdutivas


Christian Barbosa, especialista em gesto do tempo, lista quais as atitudes que mais fazem voc perder tempo no trabalho

qualidade, no so planejadas, so muito longas e no atingem os objetivos propostos, diz. Como mudar? No faa reunies para tudo. Quanto mais claro e pontual for o objetivo da reunio, melhor. Tenha como meta faz-las curtas. O tempo ideal? Meia hora. O limite? Duas. E nada alm disso.

Hbito 09 - Roubar o tempo alheio


Por ter uma agenda catica, quem improdutivo tende a atrapalhar todos que cruzam seu caminho profissional. aquela pessoa que delega demais para a mesma pessoa. Por no anotar informaes, liga para checar dados. Pede tarefas no fim do expediente, diz.

Como mudar? Analise o tempo dos outros antes de passar qualquer demanda. No
fique centrado apenas nas suas necessidades.

Hbito 10 - Ser desorganizado


Organizao palavra de ordem para quem quer ter dias produtivos. Quem j sofreu para encontrar um arquivo em meio a confuso da mesa ou do computador sabe bem o que isso significa.

Como mudar? Quanto mais sua mesa estiver limpa, organizada e funcional mais voc
economizar tempo produtivo. Por isso, dedique-se a manter tudo, desde anotaes at arquivos no computador, segundo uma lgica.

Hbito 11 - No ter tempo para si mesmo


Pessoas improdutivas no so as que mais se dedicam a sua vida pessoal. Ao contrrio. No sufoco para manter a rotina profissional em dia, elas so as que mais sabotam o tempo dedicado para assuntos para alm do expediente. A produtividade est diretamente ligada energia. Se a pessoa no tem tempo para descansar, perde a energia e, com isso, a disposio para trabalhar, diz Barbosa.

Como mudar? Pense na sua agenda de forma a dedicar tempo, sim, para voc mesmo
e para outros assuntos pessoais. Se a gente no tem tempo para quem faz diferena na nossa vida, no leito de morte, iremos nos arrepender pois isso que faz a vida valer a pena, afirma o especialista.

11 hbitos de pessoas muito improdutivas. |

Anda mungkin juga menyukai