Anda di halaman 1dari 3

AULA DE GEOGRAFIA OBJETIVO Compreender a importncia da Geografia para a leitura da realidade que vivemos. O que a geografia estuda?

Estuda o Espao Geogrfico: tudo o que existe na superfcie da terra, toda herana da histria natural e todo resultado da ao humana que se objetivou. Sendo o meio natural, objeto e meio ao mesmo tempo PARA SE CHEGAR A UMA META. EX: casa, ruas, prdios estradas, florestas, rios... O Espao Geogrfico pode ser : Cultural ou transformado produzido pela ao do homem impondo a fora do seu trabalho Natural aquele que ainda no foi tomado pela ao humana, mantm suas caractersticas. Conceitos da Geografia Paisagem: O que paisagem? Conceito: tudo aquilo que a vista envolve, alm de cores, som, movimento, odores, sensao. Ex: rio, vegetao e animais em torno. Vila cheia de casas, praas e igrejas. Lugar o espao mais prximo de ns. onde se desenvolve as atividades cotidianas ligadas a sobrevivncia. Considerando o conceito de lugar, quais so os seus lugares favoritos? Que significados esses lugares possuem para voc? Territrio a relao entre espao e poder (domnio, posse, fora). Trata-se de um espao ocupado e delimitado (fronteiras) pelo ser humano ou por entidades (estado, empresa, ONGs, igreja). E nessa relao que pode se observado os interesses econmicos, valores morais e culturais, necessidades naturais e fundamentais a sobrevivncia: Liberdade e trabalho. Regio Vem do ato de regionalizar. um corte dado em um espao maior, cuja composio pode ser por objetos naturais e ou culturais por possuir caractersticas semelhantes

Redes geogrficas Formam-se de acordo com as necessidades dos os lugares ou territrios. So objetos que ligam um lugar a outro ou um territrio a outro.

Brasil
O territrio do Brasil ocupa uma rea de 8 514 876 Km. Em virtude da extenso territorial, o Brasil considerado um pas continental por ocupar grande parte do continente da Amrica do Sul. O pas se encontra em quinto lugar em tamanho de territrio. A populao brasileira est irregularmente distribuda, pois grande parte da populao habita em regio litornea do territrio, onde se encontram as maiores cidades do pas. Isso nada mais do que herana histrica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros ncleos urbanos surgiram no litoral. At o sculo XVI o Brasil possua apenas a rea estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da Amrica do Sul entre Portugal e Espanha. Os principais acontecimentos histricos que contriburam para o povoamento do pas foram: No sculo XVI: a ocupao se limitava ao litoral, a principal atividade econmica desse perodo foi o cultivo de cana para produzir o acar, produto muito apreciado na Europa, a produo era destinada a exportao. As propriedades rurais eram grandes extenses de terra, cultivadas com fora de trabalho escrava. O crescimento da exportao urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades porturias. Sculo XVII e XVIII: foram marcados pela produo pastoril que adentrou a oeste do pas, e tambm pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Gois, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse perodo foi chamado de aurfero, no qual fez surgir vrias cidades. Sculo XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanizao foi a produo de caf, principalmente nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo. Essa atividade contribuiu para o surgimento de vrias cidades.

Atualmente o Brasil dividido em 5 grandes regies 26 estados e um Distrito Dar nfase a regio Centro Oeste, ao estado de MS e Corumb

Corumb Musica O trem do Pantanal Almir Sater Comitiva Esperana Formao de Corumb Fatos importantes Questes Econmicas

Questes Sociais Questes Culturais

Anda mungkin juga menyukai