Anda di halaman 1dari 8

Descartes e o Mundo Dual 1-Para esse filsofo, o sujeito portador das verdades e as traz na razo.

. Diante disso, trata-se de um filsofo expoente do inatismo. Trata-se de: A) Kant B) Descartes C) Hegel D) Bacon E) Locke 2-Segundo o inatismo, o homem desenvolve idias a partir: A) De seu prprio sujeito. B) Da observao emprica. C) Dos dados coletados cientificamente. D) De uma metodologia cientfica rigorosa, que deixe de lado pressupostos racionais no comprovados. E) Da realidade externa. 3-Diante do plo sujeito e objeto (conhecedor e conhecido), Descartes prioriza o papel do primeiro, pois: A) as idias vem de fora e esto disponveis na observao. B) as idias no vm de fora, mas esto dormentes no sujeito. C) somente um conhecimento baseado no critrio da racionalidade externa do homem pode assegurar um conhecimento verdadeiro. D) esse filsofo um empiricista. E) deve-se confiar apenas na realidade concreta. 4-Comparando Descartes a Locke, podemos afirmar que: A) Enquanto o primeiro enfatiza o sujeito conhecedor, o segundo enfatiza o objeto conhecido. B) Para o primeiro, a realidade acessvel ao pensamento humano pela experimentao. C) Os dois so adeptos de uma mesma metodologia e linha epistemolgica. D) Enquanto o primeiro um empirista, o segundo um inatista. E) Enquanto o primeiro um realista, o segundo um racionalista. 5-Assinale a alternativa que melhor explica o conceito de dualidade cartesiana. A) Para Descartes o mundo constitudo de dois mundos: o mundo original das ideias e o mundo sensvel das aparncias fantasmagricas. B) Para Descartes, a sociedade formada por duas classes sociais em conflito: a dominante e a dominada.

C) Para Descartes, o homem formado por alma corrupta e corpo pecador. D) Descartes criou a dialtica moderna, ensinando que toda tese ou movimento da cultura e do pensamento humanos tem uma contradio ou anttise. E) Para Descartes, o sujeito pensante substncia imaterial (res cogitans); em oposio realidade material (res extensa).

7-Assinale a nica alternativa que no corresponde a um aspecto da filosofia cartesiana: A) Para Descartes, o sujeito pensante substncia imaterial (res cogitans); em oposio realidade material (res extensa). Chamamos isso de dualismo cartesiano. B) Em termo de mtodo investigativo, para Descartes, depois de ter duvidado de tudo, resta uma coisa no discutvel: o eu pensante. O Penso da clebre frase de Descartes, nesse caso, significa duvido. C) Quem duvida existe, dizia Descartes. Parece banal, mas o filsofo est defendendo que afirmar a existncia do sujeito postular um princpio, para ento partir em direo aos complexos raciocnios da deduo. D) O filsofo teria dito ento: "Eu sou uma substncia pensante". Trata-se do primado da realidade material extensa sobre o pensamento, ou do objeto sobre o sujeito. E) Descartes destacava a intuio clara e distinta, como faculdade excelente da razo humana.

exerccios

6-Leia e julgue as assertivas abaixo sobre o filsofo Descartes e assinale a alternativa que agrupa as corretas. I- Todos os homens participam da universalidade da razo. II- O intelecto puro possui, para o filsofo, duas faculdades essenciais: a intuio que nos permite, pelo esprito, o acesso s idias claras; e a induo, pela qual podemos descobrir conjuntos de verdades racionalmente ordenadas. III- Descartes acreditava que devemos criticar radicalmente todo saber humano aplicando o mtodo da dvida ou do questionamento at s ltimas conseqncias, pelo qual suspendemos provisoriamente nosso juzo acerca dos objetos estudados, at que se extinga qualquer suspeita de incerteza. A) I e II B) Todas C) I e III D) II e III E) Apenas I

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

8-(UEL-2004) Tomemos [...] este pedao de cera que acaba de ser tirado da colmia: ele no perdeu ainda a doura do mel que continha, retm ainda algo do odor das flores de que foi recolhido; sua cor, sua figura, sua grandeza, so patentes; duro, frio, tocamo-lo e, se nele batermos, produzir algum som. Enfim, todas as coisas que podem distintamente fazer conhecer um corpo encontram-se neste. Mas eis que, enquanto falo, aproximado do fogo: o que nele restava de sabor exala-se, o odor se esvai, sua cor se modifica, sua figura se altera, sua grandeza aumenta, ele torna-se lquido, esquenta-se, mal o podemos tocar e, embora nele batamos, nenhum som produzir. A mesma cera permanece aps essa modificao? Cumpre confessar que permanece: e ningum o pode negar. O que , pois, que se conhecia deste pedao de cera com tanta distino? Certamente no pode ser nada de tudo o que notei nela por intermdio dos sentidos, visto que todas as coisas que se apresentavam ao paladar, ao olfato, ou viso, ou ao tato, ou audio, encontravam-se mudadas e, no entanto, a mesma cera permanece. (DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. De Jac Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 272.) Com base no texto, correto afirmar que para Descartes: A) Os sentidos nos garantem o conhecimento dos objetos, mesmo considerando as alteraes em sua aparncia. B) A causa da alterao dos corpos se encontra nos sentidos, o que impossibilita o conhecimento dos mesmos. C) A variao no modo como os corpos se apresentam aos sentidos revela que o conhecimento destes excede o conhecimento sensitivo. D) A constante variao no modo como os corpos se apresentam aos sentidos comprova a inexistncia dos mesmos. E) A existncia e o conseqente conhecimento dos corpos tm como causa os sentidos. 9-(UEL-2005) E quando considero que duvido, isto , que sou uma coisa incompleta e dependente, a idia de um ser completo e independente, ou seja, de Deus, apresenta-se a meu esprito com igual distino e clareza; e do simples fato de que essa idia se encontra em mim, ou que sou ou existo, eu que possuo esta idia, concluo to evidentemente a existncia de Deus e que a minha depende inteiramente dele em todos os momentos da minha vida,

que no penso que o esprito humano possa conhecer algo com maior evidncia e certeza. (DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. de Jac Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 297-298.) Com base no texto, correto afirmar: A) O esprito possui uma idia obscura e confusa de Deus, o que impede que esta idia possa ser conhecida com evidncia. B) A idia da existncia de Deus, como um ser completo e independente, uma conseqncia dos limites do esprito humano. C) O conhecimento que o esprito humano possui de si mesmo superior ao conhecimento de Deus. D) A nica certeza que o esprito humano capaz de provar a existncia de si mesmo, enquanto um ser que pensa. E) A existncia de Deus, como uma idia clara e distinta, impossvel de ser provada.

10-Age de tal modo que a mxima de tua ao possa sempre valer como princpio universal de conduta Imperativo categrico. (Immanuel Kant, filsofo alemo do sculo XVIII). Esta frase de Kant traduz os princpios fundamentais da tica kantiana e significa que: Assinale a alternativa CORRETA. A) devemos agir sempre pensando em ns mesmos, sem nos importar com os outros. B) devemos sempre agir pensando nos outros, sem nos importar com ns mesmos. C) nossa ao deve sempre estar fundamentada em nossos desejos, exclusivamente. D) nossa ao deve ser racionalmente decidida, de forma que possa valer para todos e no apenas para ns mesmos. E) nossa ao deve ser decidida instintivamente, de forma tal que valha tanto para ns mesmos como tambm para todos os outros. 11-A teoria do conhecimento foi chamada de: A) Epistemologia. B) Filosofia. C) Cincia Hermenutica. D) Metodologia. E)

12-Sobre o mtodo dedutivo, verdadeiro afirmar que: A) Foi amplamente divulgado por Francis Bacon. B) o mtodo priorizado na produo cientfica.

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

exerccios

C) Parte do particular para o geral, ou seja, observa o emprico para construir generalizaes. D) produzido a partir de premissas racionais e amplamente utilizado na reflexo filosfica. E) Nunca utilizado em trabalhos cientficos, e protanto no interessa ao socilogo, mas apenas ao filsofo. 13-Sobre o mtodo indutivo, verdadeiro afirmar que: A) Foi amplamente divulgado por Rene Descartes. B) o mtodo priorizado pela reflexo filosfica. C) Parte do geral para o particular. D) Nunca utilizado pelo filsofo e somente pelo socilogo que um cientista. E) produzido a partir da observao emprica e resulta na construo de generalizaes. 14-Descartes aconselhava um modo de ser resoluto nas aes, pois a inconstncia, que tem origem na instabilidade das opinies, provoca a intranqilidade de esprito. Assim, dizia, devemos procurar vencer mais a ns mesmos e aos prprios pensamentos, que s circunstncias ou ordem do mundo. Nesse sentido, pode-se dizer que Descartes: A) era um revolucionrio poltico. B) era um liberal declarado. C) tinha tendncias reacionrias. D) defendia a moderao poltica. E) sonhava com uma sociedade sem classes. 15-O mtodo cartesiano pe em dvida tanto o mundo das coisas sensveis quanto o das inteligveis, ou seja, duvidar de tudo, As coisas s podem ser apreendidas por meio das sensaes ou do conhecimento intelectual. A evidncia da prpria existncia o "penso, logo existo" traz uma primeira certeza. A razo seria a nica coisa verdadeira da qual se deve partir para alcanar o conhecimento. Diz Descartes "Eu sou uma coisa que pensa, e s do meu pensamento posso ter certeza ou intuio imediata". Ainda para esse pensador: I- Para reconhecer algo como verdadeiro, ele considera necessrio usar a razo, o raciocnio como filtro e decompor esse algo em partes isoladas, em idias claras e distintas, ou seja, prope fragmentar, dividir o objeto de estudo a fim de melhor entender, compreender, estudar, questionar, analisar, criticar, o todo, o

16-O pensamento de Descartes revolucionrio para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influncia da Igreja ainda era muito forte e quando ainda no existia uma tradio de "produo de conhecimento". Assim, leia e julgue as colocaes abaixo: I- Para a sociedade feudal, o conhecimento estava nas mos da Igreja, onde no havia reflexes em torno da existncia e da racionalidade. Descartes viajou muito e viu que sociedades diferentes tm crenas diferentes, mesmo contraditrias. II- Aquilo que numa regio tido por verdadeiro, achado como ridculo, disparatado, mentira, nos outros lugares. Descartes viu que os "costumes", a histria de um povo, sua tradio "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam, aquilo em que acreditam. III- Descartes quer perpetuar a influncia desses "costumes" no pensamento. Como principio fundamental de todo conhecimento coloca o "cogito ergo sum", isto , a certeza do prprio pensamento e da prpria existncia, porm a tradio e a cultura de uma nao constituem patrimnio nico e insubstituvel. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I, II e III 17-O objetivo de Descartes a pesquisa de um mtodo adaptado conquista do saber, descobre esse mtodo que tem como objetivo a

exerccios

sistema. Enfim experimentar na esfera da cincia e da razo, isto estudar cientificamente, historicamente e racionalmente. II- Para garantir que a razo no se deixe enganar pela realidade, tomando como evidncia o que de fato pode no passar de um erro de pensamento ou iluso dos sentidos, Descartes formula sua segunda certeza: a existncia de Deus. Entre outras provas, usa a idia de Deus como o ser perfeito. III- A noo de perfeio no poderia nascer de um ser imperfeito como o homem, mas de outro ser perfeito, argumenta. Logo, se um ser perfeito, deve ter a perfeio da existncia. Caso contrrio lhe faltaria algo para ser perfeito. Portanto, Deus existe. Essas concluses so possveis a partir da sua metafsica. A metafsica de Descartes buscar a identidade da matria e espao, o mundo tem uma extenso infinita, o mundo constitudo pela mesma matria em qualquer parte, o vcuo algo impossvel. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I, II e III

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

18-A metafsica cartesiana ou mtodo cartesiano nos diz de que feito e como feito o mundo. Sobre isso, assinale a nica alternativa errada: A) O mtodo cartesiano revoluciona todos os campos do pensamento de sua poca, possibilitando o desenvolvimento da cincia moderna e abrindo caminho para o ser humano dominar a natureza. B) A realidade das idias claras e distintas, que Descartes apresentou a partir do mtodo da dvida e da evidncia, transformou o mundo em algo que pode ser quantificado. C) A cincia, que at ento se baseava em qualidades obscuras e duvidosas, a partir do incio do sculo XVII torna-se matemtica, capaz de reduzir o universo a coisas e mecanismos mensurveis, que a geometria pode explicar. D) Descarte prope uma espcie de ceticismo para as coisas, tudo tem que ser duvidado, experimentado. E) Assim como os gregos antigos e os escolsticos medievais, Descartes acredita que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser.

A Dialtica de Hegel 1-O pensamento de Hegel chamado de idealista porque: A) Diferente da viso dos materialistas, que julgam as foras materiais serem o motor da histria, acreditava que a fora da histria residia nos princpios do esprito e do pensamento. B) Esse filsofo criou um ideal de sociedade baseado na justia social e democracia, e isso explica o grande interesse de Marx em relao sua dialtica. C) O filsofo alemo sustentava que a razo era fonte do saber, posicionando-se, portanto, ao lado dos pensadores neoplatnicos. D) Esse filsofo acreditava que as instncias do esprito e da cultura eram determinadas pelo desenvolvimento das foras produtivas. E) Hegel entendia que o mundo original era o mundo das ideias e no o mundo sensvel das aparncias reveladas pela experincia sensorial. 2-(UFU- adaptada) A respeito do conceito de dialtica, Hegel faz a seguinte afirmao: O interesse particular da paixo , portanto, inseparvel da participao do universal, pois tambm da atividade do particular e de sua negao que resulta o universal.

exerccios

clareza e a distino, ou seja, com isso quer ser mais objetivo possvel, imparcial, quer fundamentar o seu pensamento em verdades claras e distintas. Para isso, de acordo com o seu mtodo: A) Devem ser eliminadas quaisquer influencias de idias que muitas vezes no so verdadeiras, mas que so tidas como mitolgicas e por fim muitas vezes acabamos aceitando tais mitos sem que nunca tenhamos comprovado de fato. B) Devemos nos basear em enunciados claros e evidentes, porm no podemos ignorar o patrimnio cultural que herdamos de nosso universo pessoal, familiar e nacional. C) Podemos compor um conhecimento sntese fruto de nossas pesquisas e nossa bagagem cultural. D) Precisamos considerar nosso universo cultural, pois o mtodo dedutivo parte de premissas gerais herdadas de tradies e culturas vivas, porm milenares, tais como a moral religiosa. E) Cabe-nos realizar uma pesquisa cientfica, sem permitir influncias de opinio pessoal, e fundamentar o exerccio investigativo em mtodo indutivo e emprico.

19-Para Descartes, nem os sentidos, que podem enganar-nos, nem as idias, que so confusas, podem nos dar certezas e, portanto, nos conduzir ao entendimento da realidade. Por isso, com a finalidade de estabelecer um mtodo de pensamento que permita chegar verdade: I- desenvolve um sistema de raciocnio que se baseia na dvida metdica e no pressupe certezas e verdades. II- Com base nisso reconstri o universo da metafsica clssica com a idia de que a essncia do ser humano esta no pensamento. III- Assim, Descartes anuncia o primado da matria sobre o esprito. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I, II e III 20-"O maior bem que pode existir num Estado o de ter verdadeiros filsofos." (Ren Descartes) A frase de Descartes recorda que filsofo clssico? A) Aristteles B) Protgoras C) Plato D) Scrates E) Hegel

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

3-Leia as afirmaes e coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, de acordo com o pensamento e vida de Hegel. ( ) A Razo governa o mundo e, consequentemente, governa e governou a histria universal. Em relao a essa razo universal e substancial, todo o resto subordinado e serve-lhe de instrumento e de meio. ( ) As contradies da histria impedem o desenvolvimento natural dos fatos. ( ) O esprito, incluindo o Esprito infinito, conhece a si mesmo como esprito somente por contraste com a natureza, assim, esprito e natureza so realidades opostas. ( ) Hegel sempre foi um revolucionrio durante toda a sua vida, apoiando a Revoluo Francesa e seus desdobramentos naturalmente democrticos. A seqncia correta : A) V, F, V, F B) V, V, F, F C) F, V, V, F D) F, F, V, V E) V, V, V, F

5-A filosofia vem sempre demasiado tarde. Enquanto pensamento do mundo, s aparece quando a realidade realizou e terminou o seu processo de formao. (Hegel) Assinale a alternativa que explica o sentido dessas palavras.

exerccios

HEGEL, G. W. F. Filosofia da Histria. 2. ed. Traduo de Maria Rodrigues e Hans Harden. Braslia: Editora da UnB, 1998. p. 35. Com base no pensamento de Hegel, assinale a alternativa correta. A) O particular irracional, por isso a negao do universal, portanto, a Histria no guiada pela Razo, mas se deixa conduzir pelo acaso cego dos acontecimentos que se sucedem sem nenhuma relao entre eles. B) O universal a somatria dos particulares, de modo que a Histria to s o acumulado ou o agregado das partes isoladas, e assim elas esto articuladas tal como engrenagens de uma grande mquina. C) O particular da paixo a ao dos indivduos, sempre em oposio finalidade da Histria, isto , do universal da Razo que governa o mundo, mas esta depende da ao dos indivduos, sem os quais ela no se manifesta. D) O universal a vontade divina que por intermdio da sua ao providente preserva os homens de todos os perigos, evitando que se desgastem com suas paixes, assim, o humano preservado desde o seu surgimento na Terra. E) O mundo no tem sentido e a histria no tem uma finalidade. o esprito humano que lhe atribui sentidos para escapar do absurdo da existncia.

4-J para Hegel, a dificuldade de se estudar a Esttica o fato de seu objeto o belo ser de ordem espiritual, pois o belo no um objeto de existncia material, mas de existncia subjetiva, inerente atividade espiritual de cada indivduo. Contudo, esse fato no chega a ser comprometedor para a compreenso do fenmeno esttico, porque o "verdadeiro contedo do belo no seno o esprito". No centro do esprito est a verdade divina, est Deus: "Deus o ideal, que est no centro." Hegel toma a arquitetura como a "primeira realizao de arte" e, para atender a Deus, tem grande responsabilidade de, a partir de matria inorgnica, promover transformaes que a aproximem do esprito. Destarte, Hegel traa a misso da arquitetura a primeira arte a se aproximar de Deus, por meio do esprito de quem a cria e quem a utiliza: A arquitetura mais no faz do que rasgar o caminho para a realidade adequada de Deus e cumpre a sua misso trabalhando a natureza objetiva e procurando arranc-la aos matagais exteriores, para que eles deixem de serem exteriores, para que o mostrem, fiquem aptos a exprimi-lo, capazes e dignos de receb-lo. Arranja o lugar para as reunies ntimas constri um abrigo para os membros destas reunies, uma proteo contra a tempestade que ameaa, contra a chuva e as intempries, contra as feras. Exterioriza, dandolhe uma forma concreta e visvel, o comum querer-ser. Esse o seu destino, esse o contedo que lhe cumpre realizar. (Hegel) Para o filsofo Hegel: A) O belo no um objeto de existncia material, mas de existncia subjetiva, inerente atividade espiritual de cada indivduo. B) O homem interioriza a experincia esttica que se origina na contemplao da matria. C) O homem acometido por um desejo de expressar o belo exterior atravs da arte, que permanece um exerccio intil e frustrado. D) O sujeito no tem a sensibilidade esttica, pois a experincia do belo permanece oculta em Deus. E) O homem no digno da experincia esttica de ordem elevada e espiritual, por estar maculado pela condio de pecador.

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

A) Para Hegel, o pensamento reflexo das foras produtivas. B) Para Hegel, a Histria tem seu prprio motor, independe das expresses da filosofia. C) Para Hegel os filsofos sentenciam os rumos da Histria. D) Hegel revela-se pouco dialtico ao entender que os filsofos no conduzem as vias da Histria. E) A Histria o acmulo dos registros filosficos, dos ensaios e reflexes dos grandes pensadores da humanidade. 6-Diz-se que a filosofia de Hegel monista. Entende-se por isso que: A) O pensamento hegeliano no percebe as contradies da realidade e dos movimentos do esprito humano. B) Hegel entende o universo como um todo coerente, livre dos paradoxos que de fato constituem o mundo. C) A sua filosofia pretende projetar uma explicao cientfica para a evoluo econmica da humanidade, terminando em um modelo que socializa o patrimnio material e espiritual. D) A filosofia de Hegel julga que o homem a medida de todas as coisas. E) A filosofia de Hegel a tentativa de considerar todo o universo como um todo sistemtico. 7-Sobre a filosofia de Hegel, leia e julgue as colocaes abaixo. I- Hegel criou um sitema para pssibilitar uma viso total da Histria e do mundo: a dialtica. uma progresso na qual cada movimento sucessivo surge como soluo das contradies inerentes ao movimento anterior. II- Formulou, assim, uma espcie de motor da Histria em que a evoluo se dava pelas relaes de contradio dos fenmenos, onde toda tese, pressupe uma anttese (sua contradio) e da relao de tenso entre a tese e anttese, surgiria uma sntese, que por sua vez se constituiria numa nova tese. III- Essa trade (tese, anttese e sntese) simplifica a compreenso da dialtica de Hegel, mas ele prprio nunca a usou. IV- Como exemplo de dialtica, Hegel citou a Revoluo Francesa que constitui, segundo o filsofo alemo, a introduo da democracia sem incoerncias ou contradies histricas, capazes de questionar a eficcia e a legitimidade desse modelo poltico. So verdadeiras apenas: A) I e II B) II e III C) I, II e III D) II, III e IV E) III e IV

8-No caso da Revoluo Francesa, diria que somente depois desta experincia, e precisamente por causa dela, pode-se postular a existncia de um Estado constitucional de cidados realmente livres. Nesse caso, diramos que a Revoluo seria a tese, o Terror, a anttese e a constituio do Estado democrtico, a sntese. Esse raciocnio sobretudo: A) Revela a posio poltica de Hegel. B) Revela o contexto histrico em que viveu Hegel e de seu pas. C) Contraria historicamente a teoria proposta de Hegel, mostrando a contradio em seu pensamento, e a isso chamamos de dialtica. D) um exemplo de aplicao da dialtica hegeliana. E) o argumento marxista de discordncia em relao ao idealismo de Hegel. 9-O pensamento de Hegel chamado de idealista porque, diferente da viso dos materialistas, que julgam as foras materiais serem o motor da histria, acreditava que a fora da histria residia nos princpios do esprito e do pensamento. Assim, para Hegel, a contradio o motor do pensamento. Podemos citar como representante da dialtica materialista: A) Weber B) Marx C) Descartes D) Durkheim E) Nietzsche

10-A filosofia de Hegel a tentativa de considerar todo o universo como um todo sistemtico. Sobre Hegel e sua filosofia, leia e julgue as proposies abaixo. I- O sistema baseado na f. Na religio crist, Deus foi revelado como verdade e como esprito. Como esprito, o homem pode receber esta revelao. Na religio a verdade est oculta na imagem; mas na filosofia o vu se rasga, de modo que o homem pode conhecer o infinito e ver todas as coisas em Deus. II- O sistema de Hegel assim um monismo espiritual, mas um monismo no qual a diferenciao essencial. Somente atravs da experincia pode a identidade do pensamento e o objeto do pensamento serem alcanados, uma identidade na qual o pensar alcana a inteligibilidade progressiva que seu objetivo. III- Assim, a verdade conhecida somente porque o erro no foi experimentado e a verdade triunfou; e Deus infinito apenas porque ele assumiu as limitaes de finitude e triunfou sobre elas. IV- Similarmente, a queda do homem era necessria se ele devia atingir a bondade moral. O esprito, incluindo o Esprito infinito,

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

exerccios

conhece a si mesmo como esprito somente por contraste com a natureza. So verdadeiras apenas: A) I e II B) II e III C) I, II e III D) II, III e IV E) I, II e IV 11-O compndio do sistema de Hegel, a "Enciclopdia das Cincias Filosficas", dividida em trs partes: Lgica, Natureza e Esprito. Sobre tal filosofia, julgue as proposies abaixo: I- O mtodo de exposio dialtico. Acontece com freqncia que em uma discusso, duas pessoas que a princpio apresentam pontos de vista diametralmente opostos, depois concordam em rejeitar suas vises parciais prprias, e aceitar uma viso nova e mais ampla que faz justia substncia de cada uma das precedentes. II- Hegel acreditava que o pensamento sempre procede deste modo: comea por lanar uma tese positiva que negada imediatamente pela sua sntese; ento um pensamento seguinte produz a anttese. Mas esta anttese, por sua vez, gera outra sntese, e o mesmo processo continua uma vez mais. III- O processo dialtico, no entanto, circular: ao final, o pensamento alcana uma sntese que igual ao ponto de partida, exceto pelo fato de que tudo que estava implcito ali foi agora tornado explcito, tudo que estava oculto no ponto inicial foi revelado.So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I e III 12-Assim, o pensamento propriamente, como processo, tem a negatividade como um de seus momentos constituintes, e o finito , como a auto-manifestao de Deus, parte e parcela do infinito mesmo. Tal concepo teolgica est inserida no seguinte sistema filosfico: A) Monismo B) Dialtica C) Inatismo D) Induo E) Empirismo 13-Leia e julgue as proposies acerca da concepo poltica de Hegel: I- Nos trabalhos polticos e histricos de Hegel, o esprito humano objetiva a si prprio no seu esforo para encontrar um objeto idntico a si mesmo. A Filosofia do Direito cai em trs divises principais. A primeira trata da lei e dos direitos como tais: pessoas (isto , o homem como homem, muito independentemente de seu carter individual) so o sujeito dos direitos, e o que requerido

14-Hegel tentou sistematizar uma concepo unitria de Histria. Leia e julguue as assertivas abaixo: I- Na Filosofia da Histria Hegel pressups que a historia da humanidade um processo atravs do qual a humanidade tem feito progresso espiritual e moral e avanado seu auto-conhecimento. II- A histria tem um propsito e cabe ao filsofo descobrir qual . Alguns historiadores encontraram sua chave na operao das leis naturais de vrios tipos. III- A atitude de Hegel, no entanto, apoiou-se na f de que a histria a representao do propsito de Deus e que o homem tinha agora avanado longe bastante para descobrir o que esse propsito era: ele a gradual realizao da liberdade humana. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I e III 15-Hegel entendeu a histria como um processo e projeto unitrio. Nesse sentido, leia e julgue as proposies abaixo. I- O primeiro passo era fazer uma transio da vida selvagem para um estado de ordem e lei a revoluo. Em muitos pontos o pensamento de Hegel serviu aos fundamentos do marxismo, e um

exerccios

delas meramente obedincia, no importa que motivos de obedincia possam ser. II- O Direito assim um abstrato universal e portando faz justia somente ao elemento universal na vontade humana. O indivduo, no entanto, no pode ser satisfeito a menos que o ato que ele faz concorde no meramente com a lei, mas tambm com suas prprias convices conscientes. Assim, o problema no mundo moderno construir uma ordem poltica e social que satisfaa os anseios de ambos. E assim tambm, nenhuma ordem poltica pode satisfazer os anseios da razo a menos que seja organizada de modo a evitar, por uma parte, a centralizao que faria os homens escravos ou ignorar a conscincia e, por outra parte, um antinomianismo (argumentao que se desenvolve por meio de antinomias: as proposies mutuamente excludentes) que iria permitir a liberdade de convico para qualquer indivduo (liberalismo) e assim produzir uma licenciosidade que faria impossvel a ordem poltica e social. III- O Estado que alcanasse essa sntese, haveria de abandonar os princpios de famlia e de culpa. Segundo Hegel, as premissas do cristianismo constituem uma moralidade ineficiente em matria de poltica. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I e III

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

deles sua concepo de que os Estados tm que ser encontrados por fora e violncia, pois no h outro caminho para fazer o homem curvar-se Lei antes dele ter avanado mentalmente to longe suficiente para aceitar a racionalidade da vida ordenada. II- Alguns homens aceitaro as leis e se tornaro livres, enquanto outros permanecero escravos. No mundo moderno o homem passou a crer que todos os homens, como espritos, so livres em essncia, e sua tarefa , assim, criar instituies sob as quais eles sero livres de fato. III- Em alguns casos, a escravido at aconselhvel. Para Hegel, a existncia de escravos pode facilitar o desenvolvimento da democracia, como provou a histria das Amricas, particularmente nos Estados Unidos da Amrica. So verdadeiras: A) I e II B) II e III C) Todas D) I, II e IV E) I e III 16-Leia as duas frases abaixo: I- Na produo social da sua existncia, os homens travam relaes determinadas, necessrias, independentes de sua vontade; essas relaes de produo correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das suas foras produtivas materiais. II- ... No a conscincia dos homens que determina a sua existncia, , pelo contrrio, a sua existncia que determina a sua conscincia. Assinale a alternativa que reflete corretamente acerca das duas frases. A) So ambas de Marx e contestam o idealismo de Hegel. B) so frases de Hegel e revelam seu sistema dialtico. C) A primeira de Hegel e a segunda de Marx. D) A primeira de Marx e a segunda de Hegel. E) A primeira representa o idealismo alemo e a segunda, o materialismo. 17-A necessidade, a natureza e a histria no so mais do que instrumentos da revelao do Esprito. mais provvel que tal frase seja de autoria de: A) Marx B) Descartes C) Hegel D) Locke E) Bacon 18-Hegel criou um sitema para pssibilitar uma viso total da Histria e do mundo: a dialtica. uma progresso na qual cada movimento sucessivo surge como soluo das contradies inerentes ao movimento anterior. Tal concepo integra o seguinte sistema

filosfico: A) Monismo B) Dialtica C) Inatismo D) Induo E) Empirismo

19-De Herclito de feso, Hegel herda a idia de dialtica, entendida como estrutura da realidade e do pensamento. De Aristteles, aceita trs noes capitais: a do universal, imanente e no transcendente ao individual (antiplatonismo); a do movimento, ou de vir-a-ser, como passagem da potncia para o ato; e, finalmente, a das relaes entre a razo e a experincia, cuja necessidade interna deve ser revelada pelo pensamento. O pequeno texto tem como tema central: A) A explicao do modelo dialtico. B) Influncias filosficas em Hegel. C) A oposio entre Hegel e Aristteles. D) A histria da filosofia grega. E) O debate entre a filosofia hegeliana e seus contemporneos. 20-O Estado a forma histrica especfica na qual a liberdade adquire uma existncia objetiva e usufrui da sua objetividade. (Hegel) A frase de Hegel: A) Revela um desprezo pela racionalidade instrumental do Estado. B) Diminui a importncia da dimenso poltica da existncia humana. C) Afirma que a formao do Estado a nica possibilidade de expressar a liberdade humana. D) Mostra uma oposio entre formao do Estado moderno e individualismo liberal. E) Traduz a necessidade do Estado como fonte de liberdade objetiva.

Pgina6 3 aNo 2 BiMeSTRe FILOSOFIA-

exerccios

Anda mungkin juga menyukai