Anda di halaman 1dari 28

CONCURSO PBLICO

Edital 01/2009

OFICIAL JUDICIRIO OFICIAL JUDICIRIO


Cdigo 203

LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm a Prova Objetiva abrangendo os contedos de Portugus, Noes de Direito e Atos de Ofcio. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de duas ou mais alternativas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

A 01 02 03 04

No perodo estabelecido para a realizao da prova objetiva est includo o tempo necessrio transcrio das respostas do rascunho para a Folha de Respostas (verso final). ATENO Nos termos do Edital TJMG 1 Instncia n. 01/2009, Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que [...]: portar arma(s) [...]; utilizar ou portar, mesmo que desligados [...] qualquer equipamento eletrnico como relgio digital [...] telefone celular [...] entre outros. [...]; fizer uso de livros, cdigos [...]; deixar de entregar ao fiscal de sala o Caderno de Prova e a Folha e Respostas da Prova Objetiva ao termin-la ou findo o prazo para sua realizao. (subitem 29, alneas e , f , g e j)

DURAO MXIMA DAS PROVAS: QUATRO HORAS

ATENO
Sr.(a) Candidato(a), Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 60 (sessenta) questes de mltipla escolha cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 18 (dezoito) questes de Portugus,

20 (vinte) questes Noes de Direito e 22 (vinte e duas) questes de Atos de Ofcio todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

Portugus
INSTRUO As questes de 1 a 18 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

VIOLNCIA, TV E CRIANA: O COMEO DE UMA NOVA ERA. SER?


(Artur da Tvola)

10

15

20

25

30

35

Muita gente culpa os meios de comunicao por disseminar e incentivar, atravs de programas e notcias, a violncia no mundo. A tev ento a principal acusada deste malefcio sociedade. Acontece que os meios de comunicao so considerados, por estas mesmas pessoas, como causa de alguma coisa e no reflexo e causa ao mesmo tempo, num processo interativo, como pessoalmente creio ocorrer. Quer dizer: a tev no a causa das coisas, das transformaes, dos fatos. No. Ela veculo. meio pelo qual as coisas, as transformaes e os fatos chegam aos indivduos. Pois bem, neste ponto que trs temas passam a ser profundamente entrelaados e discutidos, adquirindo a maior importncia em qualquer sociedade: criana violncia e televiso. As crianas, estas esto a. No Brasil, sessenta por cento da populao tm menos de vinte anos de idade, o que desde logo d a devida magnitude do problema. A violncia tambm est a mesmo. Com uma diferena: ao longo da histria do mundo ela sempre esteve presente s que l longe. Agora, graas aos meios de comunicao so as pessoas, em suas casas, as que esto presentes a ela. As geraes anteriores, para saber das guerras, ou as viam idealizadas, glamourizadas e heroicizadas no cinema, ou liam a respeito nos livros de histria. Hoje, ningum idealiza nada. V. V, via satlite. No ouve falar dos horrores. Participa deles. Por outro lado, a violncia aumenta em propores assustadoras, tanto no resto do mundo como aqui bem perto, em cada esquina. Pergunto eu: ser s o incentivo violncia o resultado nico desse processo de informao em escala mundial? preciso lembrar, por exemplo, que muito da campanha de opinio pblica contra a guerra do Vietn nos Estados Unidos deveu-se cobertura instantnea da televiso. Nada esttico. O que divulga provoca tambm resistncias. Hoje as pessoas deixaram de ter a violncia como algo sempre distante, algo que s acontece com os outros. Todos esto ameaados nesta bolota azul em que vivemos. Logo, repudiar a violncia tarefa comum. No verdade, igualmente, que os meios de comunicao s disseminem a violncia. Quem acompanha de boa-f, assiste ao alerta dirio destes meios contra todas as formas de violncia e as ameaas de destruio tanto da terra quanto da espcie, no caso de persistirem as ameaas nucleares e as afrontas ecolgicas. Ningum agenta tenses prolongadas. A humanidade est podendo se ver a cada dia. Est podendo julgar e avaliar a que leva os seus desvarios. Est se conhecendo em seus mximos e em seus mnimos, em suas grandezas e em suas patologias, como nunca antes da televiso fora possvel. Est secretando os 3

40

45

50

55

60

65

anticorpos violncia e as atitudes necessrias sua sobrevivncia. Est consciente de que a ameaa conjuntural. De que ou o homem se entende e redescobre o Direito estabelecendo seu primado, ou se aniquila: no macro do mundo ou no micro de cada comunidade. E as crianas? Elas esto assistindo a tudo isso. Elas, por definio, so mais saudveis, mais instintivas, mais purificadas. Ningum vai lhes contar histrias sobre as guerras: elas as acompanham. Sobre os atentados brutais: elas os vem. E no segredo de sua psique, ainda plena dos instintos vitais, seguramente elaboram os mecanismos de defesa necessrios preservao da vida. analisando estes assuntos que me recordo de uma tese, estranha, mas sria e digna de reflexo, de um amigo meu, mdico, homem de idade, sabedoria e cincia. Diz ele que nunca como hoje a humanidade pde conviver to perto da loucura. Ela entra diariamente atravs dos noticirios, dos fatos e das imagens, enfim, da comunicao moderna. E acrescenta: s quando o ser humano aceitar conviver com seu lado louco ele comea a se aproximar da cura. Negar a loucura to louco quanto ela. Aceit-la como dado desse eterno conflito em superao no caminho absoluto que o homem significa poder entrar em relao com a doena e s assim trat-la, super-la, dimension-la, aproveitar o fluxo de sua energia desordenada para a tarefa de reconstruo humana. Desnecessrio dizer que ele psiquiatra. Como necessrio concluir o artigo dizendo: concordando ou no, sua tese merece reflexo. E perguntando com pavor: ser mesmo necessrio pagar um preo existencial to alto para se ter esperana? Que ela venha com as crianas deste pas que sei (por intuio) sero os pontais de uma civilizao espiritualizada que h de emergir (j est comeando) das cinzas da violncia, se possvel antes da generalizao desta como nica forma de resolver os conflitos e as diferenas entre os homens. Eros e Tanatos, sempre. Mas o amor maior que o dio.
(In: Dias Carneiro, Agostinho & Farias, A. Rio de Janeiro, Ao Livro Tcnico, 1979. p. 11-2.)

Questo 1
Violncia, TV e Criana: O comeo de uma Nova Era. Ser? CORRETO afirmar que o ttulo do texto traduz A) uma severa crtica. B) uma fina ironia. C) uma viso inovadora. D) um velado retrocesso.

Questo 02
Est secretando os anticorpos violncia [...]. (linhas 38 e 39) Assinale a afirmativa que indica corretamente a figura de linguagem utilizada acima. A) Paradoxo B) Metonmia C) Alegoria D) Sinestesia

Questo 03
Uma das frases abaixo deixa claro o comprometimento do autor com o meio de comunicao televisivo. Assinale a alternativa que justifica essa afirmao. A) Hoje, ningum idealiza nada. (linha 20) B) Muita gente culpa os meios de comunicao [...]. (linha 01) C) [...] ser s o incentivo violncia [...]. (linha 23) D) Quer dizer: a tev no a causa das coisas, das transformaes, dos fatos. No. Ela veculo. (linhas 6-7)

Questo 04
Relendo o trecho: Ser s o incentivo violncia o resultado nico desse processo de informao em escala mundial? (linhas 23-24) CORRETO afirmar que a presena do questionamento do autor A) refora sua viso positiva dos veculos de comunicao. B) coloca em dvida a natureza das informaes veiculadas. C) deixa patente sua indignao quanto autenticidade das notcias. D) protesta, com veemncia, contra os equvocos a que estamos sujeitos.

Questo 05
O autor encerra o texto fazendo aluso a Eros e Tanatos. (linha 64) CORRETO afirmar que, com essa referncia, o autor A) reconhece a presena constante do Amor e da Morte no mundo. B) admite o poder de foras sobrenaturais para reverter o mal. C) invoca seres mitolgicos para a soluo dos problemas. D) suplica a ajuda de fora imaginria para salvar o mundo.

Questo 06
No texto E as crianas? [...] Elas so mais saudveis, mais instintivas, mais purificadas. (linhas 43 a 44) CORRETO afirmar que a opo cujo sinnimo nos remete a um dos adjetivos grifados A) evoludas. B) intuitivas. C) dedicadas. D) espirituosas.

Questo 07
[...] ou o homem se entende e redescobre o Direito estabelecendo seu primado, ou se aniquila [...]. (linhas 40 a 41) Considerando as relaes de sentido estabelecidas pelas conexes nas frases acima, CORRETO afirmar que houve entre elas uma relao de A) alternncia. B) oposio. C) concluso. D) explicao ou confirmao.

Questo 08
Considerando a correlao entre os termos grifados e as indicaes dos parnteses, assinale a alternativa que NO EST CORRETA. A) [...] graas aos meios de comunicao so as pessoas, em suas casas, as que esto presentes a ela. (linhas 16-17) - (pronome adjetivo possessivo, pronome demonstrativo, pronome relativo, pronome pessoal) B) E as crianas? Elas esto assistindo a tudo isso. (linha 43) - (pronome pessoal, pronome indefinido, pronome demonstrativo) C) Ningum agenta tenses prolongadas. A humanidade est podendo se ver em cada dia. (linhas 35-36) - (pronome indefinido, pronome reflexivo, pronome demonstrativo) D) Hoje ningum idealiza nada. (linha 20) - (pronome substantivo indefinido, pronome substantivo indefinido)

Questo 09
Assinale a alternativa em que a funo do termo grifado est corretamente indicada. A) [...] ser s o incentivo violncia o resultado [...]. (linha 23) objeto indireto B) Sobre os atentados brutais: elas os vem. (linha 45) adjunto adnominal C) Hoje, ningum idealiza nada. (linha 20) sujeito indeterminado D) Est secretando os anticorpos violncia e as atitudes necessrias sua sobrevivncia. (linhas 38-39) objeto direto

Questo 10
[...] s quando o ser humano aceitar conviver com seu lado louco ele comea a se aproximar da cura. (linhas 52 a 53) Na frase acima CORRETO afirmar que A) apenas quatro verbos so encontrados. B) o ltimo verbo se apresenta no modo indicativo. C) um verbo anmalo encontrado. D) h um verbo da primeira conjugao flexionado na voz passiva.

Questo 11
Considerando o acento tnico e a classificao quanto ao nmero de slabas, assinale a alternativa CORRETA. A) Psiquiatra Paroxtona Quatro slabas B) Noticirio Proparoxtona Seis slabas C) Absoluto Paroxtona Cinco slabas D) dio Oxtona Duas slabas

Questo 12
Nos trechos abaixo, assinale a alternativa em que a associao est CORRETA. A) Todos esto ameaados nesta bolota azul em que vivemos. Logo, repudiar a violncia tarefa comum. (linhas 29-30) - (O termo grifado advrbio de tempo). B) Agora, graas aos meios de comunicao, so as pessoas, em suas casas, as que esto presentes a ela. (linhas 16-17) - (O pronome grifado substitui a palavra histria) C) Desnecessrio dizer que ele psiquiatra. (linha 58) - (Psiquiatra sujeito da orao) D) Pergunto eu: ser s o incentivo violncia o resultado nico desse processo [...]? (linhas 23-24) - (O sujeito est posposto ao verbo)

Questo 13
Assinale a afirmativa em que se aplica a mesma regra de acentuao. A) tev pde v B) nicas histrias saudveis C) indivduo sria noticirios D) dirio mximo satlite

Questo 14
Assinale a alternativa em que se encontra uma gradao. A) [...] ser o incentivo violncia o resultado nico desse processo de informao em escala mundial? (linhas 23-24) B) [...] a violncia aumenta em propores assustadoras, tanto no resto do mundo como aqui bem perto, em cada esquina. (linhas 21-22) C) [...] reflexo de um amigo meu, mdico de meia idade, sabedoria e cincia. (linhas 49-50) D) Est se conhecendo em seus mximos e em seus mnimos [...]. (linhas 36-37)

Questo 15
[...] s quando o ser humano aceitar conviver com seu lado louco ele comea a se aproximar da cura. (linhas 52-53) CORRETO afirmar que, nessa frase, empregou-se a linguagem A) conotativa. B) hermtica. C) erudita. D) coloquial.

Questo 16
Assinale a alternativa em que o jogo de antnimos no est presente A) [...] no macro do mundo ou no micro de cada comunidade. (linhas 41-42) B) Est se conhecendo em seus mximos e seus mnimos [...]. (linhas 36-37) C) Desnecessrio dizer que ele psiquiatra. Como necessrio concluir o artigo [...]. (linha 58) D) [...] civilizao espiritualizada que h de emergir [...] das cinzas da violncia. (linhas 62-63)

Questo 17
Considerando o processo de formao de palavras, assinale a alternativa em que se encontra um prefixo e um sufixo. A) Reconstruo B) Idealizadas C) Diariamente D) Heroicizadas

Questo 18 Considerando a regncia verbal, assinale a alternativa em que a associao est INCORRETA. A) Quem acompanha de boa f assiste ao alerta dirio destes meios contra [...]. (linha 32) O complemento verbal pode ser substitudo por LHE. B) A violncia assiste em qualquer parte do mundo Nesta frase o verbo assistir intransitivo. C) No me assiste o direito de criticar os meios de comunicao No sentido de competncia ou atribuio o verbo assistir transitivo indireto. D) Repudiar a violncia na tev um direito que assiste ao telespectador No sentido de caber, competir, o complemento verbal pode ser substitudo por LHE.

10

Noes de Direito
Questo 19
Observada a Constituio da Repblica, CORRETO afirmar que no esto dentre as modalidades de elaborao do Processo Legislativo A) decretos legislativos. B) leis delegadas. C) medidas provisrias. D) portarias.

Questo 20
INCORRETO afirmar que compete privativamente ao Presidente da Repblica nomear A) advogado-geral da Unio. B) auditores do Senado. C) comandantes das Foras Armadas. D) ministro de estado.

Questo 21
De acordo com o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Minas Gerais, CORRETO afirmar que A) a promoo do funcionrio obedecer sempre a antiguidade. B) classe um agrupamento de funes gratificadas. C) disciplina, assiduidade, idoneidade e liderana profissional so requisitos observados durante o estgio obrigatrio. D) funcionrio pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico.

11

Questo 22
Com base no Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais, CORRETO afirmar A) que, dentre as Comisses Permanentes, inclui-se a Comisso de Concursos. B) que o Corregedor-Geral de Justia tomar posse em sesso solene da Corte Superior. C) que o perodo do mandato do Presidente do Tribunal de Justia de trs anos. D) que os Grupos de Cmaras Cveis funcionaro uma vez por ms.

Questo 23
Analisando a estrutura e o funcionamento dos Municpios, CORRETO afirmar que A) a eleio do Prefeito, Vice-Prefeito e do Presidente da Cmara de Vereadores dar-se mediante pleito simultneo. B) compete aos Municpios legislar sobre assuntos da microrregio. C) podem criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao complementar. D) so regidos por Leis Orgnicas.

Questo 24
Segundo a Constituio de 1988 no ser objeto de deliberao pelo Congresso Nacional a proposta de emenda Constituio tendente a abolir: I. II. a separao dos poderes. os tributos estaduais.

III. os direitos e garantias individuais. Completa(m) corretamente o enunciado acima A) apenas a afirmativa I. B) apenas a afirmativa II. C) apenas as afirmativas I e III. D) apenas as afirmativas II e III.

12

Questo 25
A lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores, os que podendo evit-los, se omitirem. Sobre o texto acima, CORRETO afirmar que tal garantia est inserida A) na Constituio de 1988. B) na Declarao Universal dos Direitos Humanos ONU/ 1948. C) na Lei dos Crimes de Tortura - Lei n. 9455/97. D) nas funes essenciais do Poder Judicirio.

Questo 26
Analise as seguintes afirmativas sobre alguns crimes. I. II. Impedir o acesso s entradas sociais em edifcios pblicos ou dependncias e elevadores ou escada de acesso aos mesmos. Deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa.

III. Negar a algum, por motivo de idade, emprego ou trabalho. Podemos afirmar que todos os crimes acima descritos esto previstos nas Leis: A) de Abuso de Autoridade, e na de Proteo ao Idoso. B) Contra o Racismo, na Lei da Anistia, e na Lei de Proteo ao Idoso. C) Contra o Racismo, na Lei sobre Abuso de Autoridade, e na Lei de Proteo ao Idoso. D) de Proteo ao Idoso, na Lei sobre Abuso de Autoridade e na Lei Contra Tortura.

13

Questo 27
CORRETO afirmar que integram o Poder Judicirio brasileiro: A) Tribunais de Arbitragem e Mediao. B) Tribunais de Contas. C) Tribunais de Justia Desportiva. D) Tribunais Militares.

Questo 28
Analisando a estrutura do Conselho Nacional de Justia, CORRETO afirmar que A) se compe de 15 membros. B) presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justia. C) trs dos seus membros so advogados. D) um membro juiz federal militar.

Questo 29
CORRETO afirmar que a Lei 9.099/95, dos Juizados Especiais, admite A) atos processuais no horrio noturno. B) percias complexas. C) processos somente com pedido inicial oral. D) recurso para Corregedoria-geral de Justia.

Questo 30
Assinale a entidade que a Constituio de 1988 definiu como instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV. A) Ministrio Pblico B) Ordem dos Advogados do Brasil C) Advocacia-Geral D) Defensoria Pblica

14

Questo 31
Baseado no que dispe a Constituio de 1988, INCORRETO afirmar que A) a famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. B) casamento religioso tem efeito civil, sendo gratuitas ambas as celebraes. C) se entende tambm, como entidade familiar, a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. D) os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Questo 32
Quanto aos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, INCORRETO afirmar que A) se constitui em Estado Democrtico de Direito. B) formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. C) o Legislativo, o Executivo e o Judicirio so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si. D) todo poder emana do povo que o exerce somente de forma direta nos termos da lei.

Questo 33
No estudo da administrao pblica em face do que determina a Constituio de 1988, CORRETO afirmar que A) a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia so princpios que regem toda a administrao pblica. B) a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender ao interesse pblico e sua necessidade permanente. C) a lei reservar percentual nunca inferior a 15% dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e os critrios de sua admisso. D) o prazo de validade do concurso pblico de 4 anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo.

15

Questo 34
No que se refere composio e ao funcionamento do Supremo Tribunal Federal, INCORRETO afirmar que A) a escolha do Ministro ter que ser aprovada pela maioria absoluta da Cmara dos Deputados. B) composto de onze Ministros. C) os Ministros tero que ter entre 35 e 65 anos de idade. D) os Ministros sero nomeados pelo Presidente da Repblica.

Questo 35
Com base no Regimento Interno do Tribunal de Justia de Minas Gerais, NO rgo integrante de seu funcionamento A) a Corte Superior. B) a Corregedoria-Geral de Justia. C) o Conselho Auditor da Justia. D) o Tribunal Pleno.

Questo 36
Considerando o disposto na Constituio da Repblica, CORRETO afirmar que quem tem a funo de regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira da magistratura A) o Conselho Nacional de Justia. B) o Conselho Federal de Educao. C) a Escola Nacional de Estudos da Magistratura. D) a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento da Magistratura.

16

Questo 37
Com base na Constituio de 1988, analise as seguintes afirmativas. I. II. So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial. Os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia e enfermidade.

III. Os programas de amparo aos idosos sero executados preferencialmente nos ambulatrios avaliados pelo Estado. A anlise permite concluir que A) apenas a afirmativa I est correta. B) apenas a afirmativa III est correta. C) apenas as afirmativas I e II esto corretas. D) apenas as afirmativas II e III esto corretas.

Questo 38
CORRETO afirmar que compete ao Tribunal de Justia dos Estados, julgar originariamente, nos crimes comuns, A) o Governador do Estado. B) os membros do Tribunal de Contas dos estados. C) os Promotores de Justia. D) os vereadores dos respectivos Estados.

17

Atos de Ofcio
Questo 39
Considerando o que estabelece o Provimento n. 161/CGJ/2006, que codifica os atos normativos da Corregedoria Geral de Justia do Estado de Minas Gerais, sobre o Sistema de Informatizao dos Servios das Comarcas SISCOM, INCORRETO afirmar A) que o processamento e o registro das informaes no SISCOM so feitos atravs da insero dos dados, desde a distribuio at a baixa do registro do feito. B) que, para efeito de controle e registro, todos os feitos, inclusive os de vara nica ou privativa, sero distribudos e cadastrados no SISCOM. C) que o Servidor judicial no se responsabiliza pelo registro do processo e sua movimentao no banco de dados do SISCOM. D) que a auditoria das informaes existentes na base de dados do SISCOM poder ser feita a qualquer tempo pela Corregedoria-Geral de Justia.

Questo 40
Considerando o que estabelece o Provimento n. 161/CGJ/2006, que codifica os atos normativos da Corregedoria Geral de Justia do Estado de Minas Gerais, sobre a distribuio de peties iniciais, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A petio inicial dever ser acompanhada do instrumento de mandato, ressalvada a hiptese de o requerente postular em causa prpria, se houver procurao juntada nos autos principais ou nos casos do art. 37 do Cdigo de Processo Civil. B) Se o Servio Auxiliar de Distribuio constatar que h cadastro de outra medida anterior de natureza urgente com as mesmas partes, objeto e causa de pedir, distribuda para outra vara, dever comunicar o juzo ao qual coube a distribuio. C) A certido comprobatria do ajuizamento dos feitos executivos, de que trata o art. 615-A do Cdigo de Processo Civil, ser fornecida ao interessado mediante requerimento e recolhimento de custas. D) dispensvel a comprovao do recolhimento de custas e taxa judiciria quando tratar de medida urgente.

18

Questo 41
Considerando-se o que prev o Cdigo de Processo Civil, assinale a afirmativa CORRETA. A) O procedimento comum aplicado a todas as causas. B) At a sentena, poder o autor aditar o pedido inicial, correndo, por sua conta, as custas decorrentes dessa iniciativa. C) A petio inicial ser indeferida quando for inepta. D) A prescrio e a decadncia no podem ser pronunciadas de ofcio.

Questo 42
Considerando os prazos para os atos do serventurio previstos no Cdigo de Processo Civil, CORRETO afirmar que incumbir ao serventurio A) remeter os autos conclusos e executar os atos processuais em 24 horas, contados da data que tiver cincia da ordem determinada pelo juiz. B) remeter os autos conclusos e executar os atos processuais em 48 horas, contados da data em que houver concludo o ato processual anterior, se imposto por lei. C) remeter os autos conclusos em 24 horas e executar os atos processuais em 48 horas, contados da data em que houver concludo o ato processual anterior, se imposto por lei ou da data em que tiver cincia da ordem judicial. D) remeter os autos conclusos e executar os atos processuais no prazo de 5 dias, contados da data que tiver cincia da ordem determinada pelo juiz.

19

Questo 43
Sobre a verificao dos prazos e penalidades previstos no Cdigo de Processo Civil, CORRETO afirmar A) que compete ao serventurio verificar se o juiz excedeu, sem justo motivo, os prazos estabelecidos pelo Cdigo. B) que, no tendo o advogado restitudo os autos no prazo legal, o juiz mandar, de ofcio, riscar o que neles houver escrito ou desentranhar os documentos e alegaes juntados. C) que apenas o serventurio poder cobrar os autos do advogado que exceder o prazo legal. Se intimado, no devolver os autos em 48 horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa. D) que de competncia exclusiva do Ministrio Pblico apresentar representao, perante o presidente do Tribunal de Justia, contra o juiz que exceder os prazos previstos em lei.

Questo 44
A respeito dos prazos previstos no Cdigo de Processo Civil, assinale a afirmativa CORRETA. A) No sendo assinalado pelo juiz, o prazo para a prtica do ato processual a cargo da parte ser de 10 dias. B) Sero em qudruplo os prazos para contestar e recorrer, quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. C) As partes podero renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. D) As partes, desde que estejam de acordo, podero reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios.

Questo 45
Considerando as disposies do Cdigo de Processo Civil acerca das citaes, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A citao, ainda que invlida, torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz a coisa litigiosa. B) A eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes. C) Sendo a citao frustrada pelo correio, far-se- por meio de oficial de justia. D) Aps trs tentativas frustradas, havendo suspeita de ocultao, o oficial de justia dever proceder citao por hora certa.

20

Questo 46
NO requisito essencial das cartas de ordem, precatria e rogatria, segundo o Cdigo de Processo Civil: A) inteiro teor da petio, do despacho judicial e instrumento de mandato conferido aos advogados. B) indicao do prazo para cumprimento. C) indicao do carter deprecante. D) assinatura eletrnica do juiz, se expedida por esse meio.

Questo 47
Sobre as hipteses de recusa ao cumprimento da carta precatria previstas no Cdigo de Processo Civil, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Quando houver dvida acerca da autenticidade. B) Se no lhe for conferido carter itinerante. C) Quando no estiver revestida dos requisitos legais. D) Quando carecer de competncia em razo da matria ou hierarquia.

Questo 48
Considerando a hiptese de ser distribuda petio inicial, cuja matria controvertida for unicamente de direito e j houver sido proferidas sentenas de total improcedncia do pedido em outras aes idnticas, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A citao do ru poder ser dispensada. B) Poder ser proferida imediata sentena, reproduzindo-se o teor das decises anteriores. C) Ao receber o recurso do autor contra a sentena, o juiz poder decidir no manter a deciso e determinar o prosseguimento da ao, com a citao do ru. D) O autor dever ser intimado para manifestar seu interesse no prosseguimento da ao.

21

Questo 49
Sobre a previso de restaurao dos autos no Cdigo de Processo Civil, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Verificado o desaparecimento dos autos, podero as partes, o Ministrio Pblico ou qualquer interessado promover a restaurao. B) Havendo autos suplementares, o processo prosseguir nestes. C) Se o desaparecimento dos autos tiver ocorrido depois da produo das provas em audincia, o juiz mandar repeti-las. D) Quem houver dado causa ao desaparecimento dos autos responder pelas custas e honorrios de advogado.

Questo 50
Considerando as disposies do Cdigo de Processo Civil sobre a citao por edital, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Deve constar a determinao, pelo juiz, do prazo, que variar entre 20 e 60 dias, correndo da primeira publicao. B) Quando a parte for beneficiria da assistncia judiciria gratuita, a publicao do edital ser feita apenas no rgo oficial. C) Considera-se inacessvel o lugar em que se encontrar o ru o pas que se recusar o cumprimento de carta rogatria. D) A publicao do edital dever ocorrer no prazo mximo de 60 dias, uma vez em jornal local e pelo menos duas no rgo oficial.

Questo 51
Os processos em trmite perante os juizados especiais cveis sero extintos, sem resoluo de mrito, quando A) o ru deixar de comparecer a quaisquer das audincias. B) o valor da causa exceder a vinte vezes o salrio mnimo. C) houver partes incapazes. D) se tratar de ao proposta por microempresas.

22

Questo 52
Considerando as disposies da Lei n. 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais), assinale a afirmativa INCORRETA. A) O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para o julgamento e execuo das infraes de menor potencial ofensivo. B) de competncia dos Juizados Especiais Criminais o julgamento das contravenes penais e os crimes cuja pena mxima prevista em lei no seja superior a 2 anos, cumulada ou no com multa. C) A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao. D) No encontrado o acusado, dever ser determinada a sua citao por edital, dispensando-se a remessa dos autos Justia Pblica Estadual.

Questo 53
Possui natureza jurdica de sentena o ato judicial que A) indefere provas. B) rejeita exceo de incompetncia. C) saneia o processo. D) julga o pedido sem resoluo de mrito.

Questo 54
Sobre as decises judiciais, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A vista obrigatria independe de despacho, devendo ser praticada por servidor. B) O julgamento colegiado proferido pelos tribunais recebe denominao de acrdo. C) Sentena o ato pelo qual o juiz resolve o processo com base em alguma das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil ou resolve questo incidente. D) Quando a sentena for proferida verbalmente, o taqugrafo ou datilgrafo a registrar, submetendo-a reviso e assinatura do juiz.

23

Questo 55
A respeito da fase de cumprimento de sentena, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Do auto de penhora e avaliao, o executado ser intimado pessoalmente, na falta de advogado, por mandado ou correio. B) O prazo para oferecimento de impugnao ao cumprimento de sentena de 10 dias, que ser decidida nos prprios autos, quando for atribudo efeito suspensivo. C) Ao requerer a execuo provisria, o exequente dever instruir a petio com cpias da sentena ou acrdo, certido de interposio de recurso no dotado de efeito suspensivo e procuraes outorgadas pelas partes. D) No sendo o cumprimento de sentena requerido no prazo de 6 meses perante o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio, os autos devero ser arquivados.

Questo 56
Considerando a previso legal de cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica, assinale a afirmativa CORRETA. A) Em qualquer fase do processo, ser deferida pelo juiz a substituio da penhora por depsito em dinheiro ou fiana bancria. B) O prazo para oferecimento de embargos de 15 dias, contados da intimao da penhora, do depsito ou da juntada da prova da fiana bancria. C) O oferecimento de embargos execuo independe de oferecimento de cauo. D) admitida a reconveno em sede de embargos execuo.

Questo 57
Sobre o depoimento testemunhal, segundo o Cdigo de Processo Civil, CORRETO afirmar A) que so suspeitos os que j tiverem sido condenados por crime de falso testemunho, havendo transitada em julgado a sentena, o cnjuge e o que tiver interesse no litgio. B) que no podem depor os menores de 16 anos, o que parte na causa e o inimigo capital da parte. C) que, se omitindo o juiz, o rol de testemunhas, que limitado a 3, dever ser apresentado pelas partes at 30 dias antes da audincia. D) que, aps apresentao do rol, no permitida a substituio de testemunhas.

24

Questo 58
Analise as seguintes afirmativas a respeito da revelia e seus efeitos. I. II. Ocorrendo a revelia, o juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena. Sero aplicados os efeitos da revelia mesmo se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao.

III. Ocorrendo revelia, poder o autor alterar seu pedido ou a causa de pedir, independentemente de nova citao do ru. IV. O revel apenas poder intervir no processo antes da sentena. A anlise permite concluir que A) apenas as afirmativas III e IV so corretas. B) apenas as afirmativas I e III so corretas. C) apenas a afirmativa I correta. D) apenas as afirmativas II e IV so corretas.

Questo 59
Analise as seguintes afirmativas sobre meios de defesa do ru previstos no CPC. I. II. A reconveno dever ser apresentada juntamente com a contestao, assim como a exceo de incompetncia relativa. A exceo de incompetncia absoluta, assim como a reconveno, provoca a suspenso do processo.

III. No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. IV. A desistncia da ao obsta o prosseguimento da reconveno, que ser extinta, sem resoluo de mrito. A anlise permite concluir que A) apenas as afirmativas II e III so corretas. B) apenas a afirmativa IV correta. C) apenas a afirmativa I correta. D) apenas as afirmativas I e III so corretas.

25

Questo 60
A interveno do Ministrio Pblico obrigatria, EXCETO A) nas causas em que as autarquias federais forem parte. B) se existir litgio sobre posse de propriedade rural. C) nas causas em que houver interesse de pessoas relativamente incapazes. D) nas causas em que houver pedido de declarao de ausncia.

26

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

27

28

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

Anda mungkin juga menyukai