Anda di halaman 1dari 16

NDICE

PGINA

1. Os transgnicos so apenas uma das infinitas aplicaes da biotecnologia 2. Ao contrrio do que se pensa, a biotecnologia no uma cincia nova 3. A segurana dos transgnicos avaliada rigorosamente 4. O meio ambiente um dos maiores beneficiados pela biotecnologia 5. A biotecnologia est presente em diversas reas 6. As contribuies da biotecnologia para o futuro 7. O Brasil tem legislao para a rotulagem de OGMs e derivados 8. As organizaes internacionais apiam os transgnicos 9. Royalties questo de legislao 10. Os transgnicos pelo mundo

4 5 6 7 9 10 11 12 13 15

EXPEDIENTE Editor Executivo: Antonio Celso Villari Redao: Dbora Marques Gerncia Tcnica: Vinicius Carvalho Consultoria: Flvio Finardi - farmacutico bioqumico, Ph.D. em Cincia dos Alimentos e professor da USP Marcelo Menossi - bilogo, Ph.D em Gentica Molecular e professor da Unicamp Jos Maria da Silveira - agrnomo, doutor em Economia e professor da Unicamp Patrcia Fukuma - advogada especialista em Relaes de Consumo Gabriel Di Blasi - advogado especializado em Patentes Projeto Grfico: Srgio Brito Apoio Operacional: Jacqueline Ambrsio

www.cib.org.br

APRESENTAO

Com o objetivo de divulgar informaes seguras e de qualidade sobre os transgnicos, o CIB Conselho de Informaes sobre Biotecnologia (www.cib.org.br e www.biotecpragalera.org.br) preparou este material, que rene os principais aspectos cientficos, jurdicos, econmicos e sociais relativos engenharia gentica e aos organismos geneticamente modificados (OGMs). Todas as questes so abordadas por cientistas e profissionais que pesquisam a biotecnologia e com ela trabalham. Boa leitura!

O que o CIB?
O CIB, sigla de Conselho de Informaes sobre Biotecnologia, uma organizao no-governamental que existe h trs anos no Brasil para difundir informaes tcnicas e cientificamente comprovadas sobre a biotecnologia, suas aplicaes e seus benefcios, contribuindo para aumentar o conhecimento da sociedade a respeito desse tema. A entidade segue o exemplo de instituies similares nos Estados Unidos, no Japo e no Canad, entre outros pases onde elas j existem h cinco anos, e no tem fim lucrativo nem conotao poltico-partidria e ideolgica. Ou seja, o negcio do CIB cincia e informao.

Se um conselho, tem conselheiros...


De fato, o CIB formado por um grupo de 70 conselheiros, sobretudo cientistas e profissionais liberais que estudam diferentes aspectos da biotecnologia e ajudam o CIB a esclarecer a populao a respeito do assunto. Esses profissionais escrevem artigos, do entrevistas imprensa e participam de chats, sempre procurando informar a opinio pblica sobre o que fazem e descobrem.

O CIB envolve outras empresas ou instituies?


Qualquer organizao interessada no tema biotecnologia pode se associar ao CIB, desde que o Comit Executivo da entidade concorde com seu ingresso. Hoje, mais de 15 associaes, instituies e empresas so parceiras do Conselho de Informaes sobre Biotecnologia e colaboram, direta ou indiretamente, para a ONG cumprir sua misso. Entre elas, Nestl, Unilever, Abia, Abrasem e outras.

C INCIA

Os transgnicos so apenas uma das infinitas aplicaes da biotecnologia


A biotecnologia que a base dos transgnicos, segundo o farmacutico bioqumico Flvio Finardi, professor da Universidade de So Paulo (USP) , est contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em A cincia ajuda diversos aspectos. Os benefcios dessa o homem no cincia para o consumidor j so notados desenvolvimento nas indstrias farmacutica e da alimentade alimentos mais o e em outras reas, como na medicina, seguros, saudveis na produo industrial e at na pecuria. e nutritivos Alm de aumentar a oferta de alimentos e desenvolver produtos mais nutritivos, no longo prazo, a possibilidade de reduzir a quantidade de substncias indesejveis nos alimentos, como as que naturalmente podem levar a reaes alrgicas, afirma o professor.

Saiba tambm que...


A biotecnologia permite o desenvolvimento, por exemplo, de plantas resistentes a insetos que prejudicam as plantaes. Alm disso, vrios alimentos j foram desenvolvidos, tais como: frutas e hortalias que demoram mais para amadurecer, reduzindo perdas no campo e no comrcio; plantas com valor nutricional enriquecido, como o arroz e o feijo com mais vitaminas; vegetais que absorvem menos leo quando so fritos; e plantas que so mais apropriadas para a agricultura e/ou mais adaptadas s condies adversas do ambiente, entre tantos outros. Para quem quer se aprofundar um pouco mais no assunto, segue a definio cientfica: os transgnicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) so aqueles que recebem um ou mais genes de outro organismo e passam a expressar uma nova caracterstica de especial interesse. Exemplo: uma planta que tem sua qualidade nutricional melhorada com gene de outro organismo.

O cultivo do algodo Bt na China por pequenos agricultores resultou na reduo do uso de agrotxicos e, conseqentemente, na diminuio da intoxicao de trabalhadores rurais

H ISTRIA

Ao contrrio do que se pensa, a biotecnologia no uma cincia nova


Se tomarmos exemplos de tcnicas primitivas envolvendo plantas, animais e microrganismos, veremos que se trata de um ramo de conhecimento milenar ou at pr-histrico, assinala o professor da Universidade de So Paulo (USP), Flvio Finardi.

A engenharia gentica vem sendo estudada h cerca de 40 anos

Um pouco de histria...
Os conhecimentos que permitiram o desenvolvimento dessa cincia remontam a meados do sculo XIX, quando o monge austraco Gregor Mendel lanou as bases da gentica, explicando a transmisso de caractersticas de gerao para gerao. E, antes de Mendel, intuitivamente os princpios da biotecnologia j eram usados para produzir pes, iogurtes, vinho, cerveja e muitos outros alimentos. Ou seja, as bases dessa cincia e, portanto, a biotecnologia propriamente dita, j existem h muito tempo. Vale lembrar que a palavra biotecnologia formada por trs termos de origem grega: bio, que quer dizer vida; logos, conhecimento; e tecnos, que designa a utilizao prtica da cincia. Com o conhecimento da estrutura do DNA (cido desoxirribonuclico), e do correspondente cdigo gentico, teve incio, a partir dos anos 50, a biotecnologia dita moderna. Foi desenvolvida, ento, a biologia molecular, e o uso de genes pela engenharia gentica tcnica para identificar, isolar e transferir genes de um organismo para outro possibilitou a obteno de novos e teis produtos para o homem.

A biotecnologia moderna teve incio nos anos 50, a partir do conhecimento da estrutura do DNA

O cdigo gentico de todas as espcies vivas est escrito no DNA, longa molcula na forma de hlice dupla

Processos de fermentao utilizados na produo de queijos, vinhos, pes e iogurtes so uma das formas mais antigas da utilizao da biotecnologia

H mais de 30 anos, mesmo antes de sua comercializao, as plantas transgnicas so testadas para garantir sua segurana

BETO BARATA / AE

S EGURANA

A segurana dos transgnicos avaliada rigorosamente


Est mais do que comprovado: o alimento desenvolvido pela biotecnologia moderna (geneticamente modificado) s liberado para o consumo depois de passar por todos os testes de avaliao de segurana. Os transgnicos Em mais de dez anos de uso em todo o passam por testes mundo, perodo em que, estima-se, cerca mais rigorosos que de 350 milhes de toneladas de alimentos aqueles aplicados a outros alimentos transgnicos foram consumidos, nunca se registrou um nico caso de impacto negativo na sade humana ou animal. Os transgnicos so testados como nenhum outro alimento, sendo to ou mais seguros que os convencionais, diz o bilogo Marcelo Menossi, professor do Departamento de Gentica e Evoluo do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

CACALO KFOURI

Guarde estas informaes:


A segurana dos organismos geneticamente modificados (OGMs) envolve os mais rigorosos testes. So feitas avaliaes toxicolgicas e nutricionais, entre outras. Para o professor Menossi, importante destacar a avaliao aprofundada dos trangnicos no que diz respeito a possveis alergias, procedimento que no aplicado aos alimentos convencionais. Vrios testes so realizados para garantir a segurana dos alimentos geneticamente modificados. A Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO) desenvolveu o critrio de equivalncia substancial, cujo princpio so as anlises qumicas e nutricionais para a identificao de semelhanas e diferenas entre cultivos geneticamente modificados e seus pares convencionais (no OGMs), que tm segurana j conhecida.
Os critrios para a anlise de segurana dos alimentos geneticamente modificados foram estabelecidos pela ONU/FAO

Anlises qumicas e nutricionais so feitas para identificar as semelhanas e diferenas entre cultivos transgnicos e seus pares convencionais

CACALO KFOURI

QUESTO

AMBIENTAL

O meio ambiente um dos maiores beneficiados pela biotecnologia


Para o bilogo Marcelo Menossi, professor do Departamento de Gentica e Evoluo do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a agricultura no isenta de impactos ambienOs transgnicos tais, razo pela qual a biotecnologia trabalha h so uma alternativa anos para reduzi-los. Essa cincia, aplicada para o desenvolvimento agricultura, uma ferramenta a mais no concom preservao ambiental texto do manejo integrado de pragas e plantas daninhas. Assim, contribui para a reduo no uso de mquinas e combustveis com conseqente diminuio na emisso de gases poluentes e, num futuro prximo, para o desenvolvimento de plantas que sero usadas para despoluir os solos.

Por isso, no se esquea:


A engenharia gentica vem sendo utilizada no melhoramento de plantas que, entre outras coisas, aumentam a produtividade agrcola, diminuindo assim a necessidade de desmatamento em grandes reas nativas e contribuindo para a preservao do meio ambiente. Atualmente, produtos como soja, milho, canola, batata e algodo geneticamente modificados para que resistam a insetos e tolerem herbicidas j so cultivados em 20 pases em escala comercial (aproximadamente 81,7 milhes de hectares) e consumidos por inmeras naes. Entre elas, Europa, Japo, China e Brasil, alm de ndia, Paquisto, Argentina, Canad, Estados Unidos, Mxico, Uruguai, Colmbia, frica do Sul e Filipinas, entre outros pases nos cinco continentes.

J so plantados cerca de 81 milhes de hectares com transgnicos em todo o mundo

O cientista da Unicamp conta que algumas variedades geneticamente modificadas exigem menor uso de defensivos agrcolas. Na China, aplicam-se cinco vezes menos inseticidas nas lavouras transgnicas de algodo Bt em relao s convencionais, o que vantajoso tambm para o agricultor, que passa a ter condies de trabalho mais saudveis, explica Menossi.

De acordo com dados da Universidade de Reading, na Inglaterra, se o produtor brasileiro plantasse 90% (800 mil hectares) da rea cultivada no Pas com algodo Bt, haveria uma economia de 4,3 milhes de diesel e 700 toneladas de inseticidas por ano. E, se 10 milhes de hectares fossem plantados no Brasil com a soja RR, economizaramos 31 milhes de litros de diesel s com a menor aplicao de defensivos agrcolas.

MARCOS MENDES / AE

O cultivo de transgnicos contribui para reduzir o uso de mquinas e combustveis e, conseqentemente, diminuir a emisso de gases poluentes

No Brasil, o plantio de milho direcionado para o controle da lagarta do cartucho principal praga dessa planta no Pas reduzir significativamente as aplicaes de inseticidas nessa cultura

APLICAES

A biotecnologia est presente em diversas reas


A biotecnologia j faz parte de nosso cotidiano h bastante tempo, principalmente levando-se em conta a agricultura e os produtos das indstrias farA indstria macutica, alimentcia e qumica, entre tambm comea a outras. Na sade, a primeira aplicao desenvolver comercial dessa cincia ocorreu em 1982, produtos que se com a produo da insulina para o tratadecompem mais mento de diabetes. Hoje, 75% da insulina rapidamente no meio ambiente mundial produzida com a utilizao de organismos transgnicos. Alm disso, diversas vacinas esto em desenvolvimento para prevenir a dengue, a AIDS e a tuberculose, entre outras doenas.

Mas no s isso...
TASSO MARCELO / AE

Tripanossoma cruzi, causador da doena de Chagas, alvo de estudos no Brasil para o desenvolvimento de vacina de DNA*

A terapia gnica outro campo promissor em que a biotecnologia utilizada. Consiste em um tratamento para doenas do corao e outras, como cncer e AIDS, caracterizado pela insero de um gene na clula humana, a fim de conferir-lhe uma nova funo ou corrigir os defeitos de um gene anormal. Os microrganismos geneticamente modificados vm sendo usados nos processos de produo das indstrias farmacutica, alimentcia, de papel, txtil, qumica e petrolfera, entre outras. Com a modificao gentica de bactrias, a indstria tambm j comea a desenvolver plsticos que se decompem mais rapidamente no meio ambiente e, por isso, poluem menos o solo, a gua e o ar.
Pesquisadores da Fiocruz utilizam a biotecnologia para criar vacina contra a esquistossomose
INSTITUTO BUTANTAN

* Imagem publicada na pesquisa "Yellow Fever 17D virus Recombinant" (USP, FioCruz e Unifesp)

Instituies brasileiras (USP, Fiocruz, Unifesp e Instituto Butantan) vm desenvolvendo pesquisas com a biotecnologia para produzir vacinas e tratamentos contra a tuberculose e outras doenas 9

P ERSPECTIVA

As contribuies da biotecnologia para o futuro

A populao mundial est crescendo cerca de 73 milhes de pessoas a cada ano e, de acordo com estimativas do censo americano, deve chegar a 7 bilhes de indivduos em 2013. Com isso, a ONU acredita que a demanda por alimentos crescer cerca de 55% em 2030!
A rea agricultvel per capita no mundo, que o espao disponvel para a produo de alimentos suficientes para uma pessoa, correspondia, em 1960, a 0,44 hectare. J em 1997, essa relao passou para 0,26 hectare. Para 2050, a projeo de 0,15 hectare por pessoa. Tais estimativas apontam a necessidade de aumentar a produo por rea, e a biotecnologia certamente pode contribuir para isso.

A engenharia gentica pode contribuir para o combate fome e desnutrio no mundo

A biotecnologia tambm pesquisa plantas que funcionam como biofbricas para a produo de enzimas, vacinas, anticorpos e protenas teraputicas

Questo nutricional
Veja apenas alguns exemplos de alimentos que esto sendo pesquisados pelos cientistas, inclusive no Brasil, e que, em breve, devem estar disponveis aos consumidores: tomate com mais licopeno, antioxidante que ajuda a prevenir o cncer e doenas do corao; arroz com maior teor de betacaroteno, que estimula a produo de vitamina A; gros com mais vitamina E, que fortalece o sistema imunolgico; alface enriquecida com um composto que ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) e estimula o aumento do bom colesterol (HDL); arroz, trigo e feijo com mais ferro, importante no combate anemia; frutas com maior teor de vitamina C; alimentos com menor nvel de micotoxinas, substncias txicas produzidas por bolores que podem provocar doenas como o cncer, diminuir a resistncia do corpo e dar origem a hemorragias.

O arroz dourado tem maior teor de betacaroteno

Vrios estudos esto sendo realizados no Brasil sobre a incidncia de micotoxinas em amendoim e seus derivados

Uma das variedades de tomate desenvolvidas pela biotecnologia tem maior quantidade de licopeno 10

GLADSTONE CAMPOS

R OTULAGEM

Brasil tem legislao para a rotulagem de OGMs e derivados


J existe, no Brasil, a lei que determina a rotulagem de produtos que contenham mais de 1% de matria-prima geneticamente modificada. Assim como ocorre com quaisquer outros produtos, a rotulagem garante ao consumidor o direito informao e escolha na hora da compra.

Saiba mais:
A legislao brasileira, por meio do decreto 4680/2003, determina que todo produto com mais de 1% de matria-prima geneticamente modificada traga a informao no rtulo, alm do smbolo que caracteriza os transgnicos. A informao um direito do consumidor e um instrumento necessrio para que ele tenha a liberdade de exercer a escolha na hora da compra. E, tenha certeza: se est rotulado, porque foi aprovado. A avaliao de segurana de um produto feita antes de seu lanamento no mercado e, dessa forma, somente os produtos considerados seguros so postos venda, explica a advogada Patrcia Fukuma, especialista em Relaes de Consumo. Assim, a informao contida no rtulo tem apenas o objetivo de informar o consumidor, resguardando seu direito de escolha, completa.

A lei determina a rotulagem de produtos que contenham mais de 1% de matria-prima geneticamente modificada. o consumidor com a liberdade e o direito de optar

A avaliao de segurana dos produtos transgnicos e seus derivados feita antes de seu lanamento no mercado

11

AVAL

CIENTFICO

8
Desde o incio da dcada de 90 h produtos no mercado internacional sendo comercializados. Ao longo desses anos, no foi detectado nenhum efeito colateral na sade de quem consome esses alimentos, nem mesmo no meio ambiente. Elbio Rech, engenheiro agrnomo, Ph.D. em Gentica Celular e Molecular e pesquisador da Embrapa

As organizaes internacionais apiam os transgnicos


Diversas instituies internacionais de renome apiam a biotecnologia e os produtos derivados do uso dessa tcnica. Entre elas, a Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO/ONU), a OrEntidades como a ganizao Mundial da Sade (OMS), a Academia FAO e a OMS, entre de Cincias do Vaticano, a Agncia de Biotecnologia outras, j se da Austrlia e a Agncia de Controle de Alimentos posicionaram do Canad. Alm disso, cientistas de importantes oficialmente a favor academias nacionais e internacionais j divulgados transgnicos ram relatrios tcnicos apoiando a adoo de plantas transgnicas na agricultura como forma de ajudar o homem na reduo da fome no planeta e de melhorar a qualidade dos alimentos consumidos pela populao.

Informao qualificada...
Para o engenheiro agrnomo Jos Maria Ferreira Jardim da Silveira, doutor em Economia e professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a evoluo da cincia e da tecnologia pode assustar, de incio, principalmente pela forma vertiginosa com que, nos ltimos 50 anos, foi capaz de romper limites impostos atividade humana em vrias reas. A maior defesa contra o medo, porm, a informao. No caso da biotecnologia, a informao qualificada e o debate mediado pelo conhecimento so as armas fundamentais contra o obscurantismo e a intolerncia, afirma o professor. As Academias de Cincias do Reino Unido, dos Estados Unidos, da China, da ndia, do Mxico e do Brasil elaboraram um amplo documento sobre os transgnicos (www.abc.org.br), no qual fazem recomendao do uso da biotecnologia para suprir carncias alimentcias das populaes e sugerem importantes conceitos para testes de segurana alimentar.

Proibir os transgnicos impedir o progresso cientfico, econmico e social do Pas. Estamos correndo o risco de ficar para trs, e isso acarretar um custo muito alto para o Brasil, com o qual no deveramos arcar. Crodowaldo Pavan, bilogo com doutorado e ps-doutorado na Universidade de Columbia e expresidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC)

12

P ATENTES

9
Qualquer nova tecnologia pode ser protegida pelo sistema de patentes, inclusive a biotecnologia

Royalties questo de legislao

Assim como ocorre em outros setores, tambm na agricultura as companhias privadas e instituies pblicas podem inovar e gerar novas tecnologias, neste caso com base no melhoramento gentico convencional e na biotecnologia. E, tenha certeza, j esto fazendo isso em outros pases e tambm aqui. Diversas empresas multinacionais e nacionais, como Embrapa, Copersucar, Alellyx e Coodetec, j trabalham com O royalty uma essas tecnologias no Brasil, alm de prtica universidades pblicas e privadas, comumente como Unicamp, Universidade Federal utilizada e serve de Santa Maria (UFSM-RS) e Univerde fonte de sidade Federal de Viosa (UFV-MG). recursos para retroalimentar a pesquisa

Tenha em mente:
O pagamento de royalties uma compensao financeira pelo uso autorizado de determinada tecnologia. O direito de propriedade industrial assegurado pela Constituio Federal (artigo 5, inciso 29) e por uma legislao especfica (Lei de Propriedade Industrial, n 9.279/96) a toda e qualquer empresa que invista em tecnologia e a proteja. Isso vale para os produtos dela derivados, a exemplo dos transgnicos ou quaisquer outros produtos patenteados, e consiste em uma prtica comum no mercado. No Brasil, a proteo legal de novas tecnologias aplicadas biotecnologia se d por meio da Lei de Propriedade Industrial, n 9.279/ 96, que regula, entre outras formas de proteo, as patentes e garante ao seu titular o direito de exclusividade para explorar sua tecnologia durante um perodo de 20 anos, a contar do depsito do respectivo pedido de patente, explica o advogado Gabriel Di Blasi, especializado em Patentes. Esse direito exclui terceiros no autorizados de usar, fabricar, importar, expor, vender e estocar o objeto da patente.

Existem hoje no mercado brasileiro diversas empresas desenvolvendo pesquisas para a gerao de tecnologias relacionadas com os transgnicos

13

A proteo de uma tecnologia pelo sistema de patentes concedida a algum como forma de retribuir o esforo intelectual e os custos envolvidos no processo de seu desenvolvimento. De um lado, o direito de propriedade industrial concede a quem criou a tecnologia a exclusividade de sua explorao comercial e, em contrapartida, este divulga o conhecimento gerado para que terceiros possam utiliz-lo e desenvolver novas tecnologias. Aps o trmino do prazo de vigncia da patente, a utilizao da tecnologia, objeto da patente, se torna de domnio pblico, ou seja, qualquer empresa ou instituio de pesquisa pode fazer uso de tal conhecimento. Dizer que uma empresa detm o direito de propriedade industrial sobre determinada tecnologia significa afirmar que essa empresa pode us-la ou permitir que, mediante autorizao, outras pessoas ou organizaes o faam.

Como retribuio pela autorizao de uso, por meio de licenciamento ou cesso do direito, essas pessoas ou empresas devem pagar royalties aos detentores da tecnologia. Sem tal retribuio, as companhias dificilmente se sentiriam estimuladas a colocar, no mercado, novos produtos de alta tecnologia, uma vez que isso exige investimentos em pesquisa e desenvolvimento que envolvem alto custo e tempo elevado. Existem, hoje, no mercado brasileiro, diversas empresas desenvolvendo pesquisas para a gerao de tecnologias relacionadas com os transgnicos. Novas tcnicas na rea da transgenia, de diferentes empresas, em breve estaro disponveis no Brasil para comercializao, estimulando cada vez mais a concorrncia e a inovao no setor. Podemos afirmar que a equao bsica para a inovao tecnolgica o investimento de capital de risco mais a pesquisa acadmica.

Dizer que uma empresa detm o direito de propriedade industrial sobre determinada tecnologia significa afirmar que essa empresa pode us-la ou permitir que, mediante autorizao, outras pessoas ou organizaes o faam

14

AGRICULTURA

10
A Argentina, que adotou a soja transgnica na safra 1996/1997, passou de 3 milhes de toneladas exportadas para mais de 10 milhes em 2003/2004

Os transgnicos pelo mundo


O Brasil j o Aproximadamente 81 milhes de hectares quarto pas que foram plantados em 2004 com transgnicos mais cultiva em 17 pases, de acordo com dados do Serplantas vio Internacional para a Aquisio de Apli- geneticamente modificadas caes em Agrobiotecnologia. Os Estados Unidos respondem por cerca de 59% da plantao mundial, seguidos de Argentina (20%), Canad (6%), Brasil (6%), China (5%), Paraguai (2%), ndia (1%) e frica do Sul (1%). O Brasil cultivou 5 milhes de hectares de soja transgnica em seu segundo ano de plantio, um aumento de 66% em relao a 2003. Mas no s isso...
As exportaes de soja cresceram consideravelmente nos ltimos anos. O Brasil passou de 15 milhes de toneladas de gros na safra 2000/ 2001 para mais de 20 milhes na safra 2003/2004. J a Argentina, que adotou a soja transgnica na safra 1996/1997, apresentou o maior crescimento relativo nas exportaes, passando de 3 milhes de toneladas naquele perodo para mais de 10 milhes em 2003/2004. Ambos os pases tm como principais compradores a China e a Unio Europia. Milhes de pequenos produtores em todo o mundo j descobriram algumas das vantagens econmicas e sociais dos OGMs, como reduo nos custos de produo, aumento da flexibilidade do manejo da cultura e incremento nos rendimentos. Na frica do Sul, por exemplo, um estudo de trs anos realizado com 2 mil pequenos agricultores locais apontou o aumento da produtividade do algodo Bt em relao ao convencional, elevando as margens de lucro de US$ 86 para US$ 93 por hectare. Outro dado revela que essa variedade de algodo permite diminuir as aplicaes de inseticidas na lavoura, reduzindo os custos da produo e economizando 14 horas de trabalho por hectare.

O grfico compara as exportaes de soja nos ltimos cinco anos entre o Brasil e a Argentina, pas onde o ndice de uso de soja transgnica de mais de 90%. A taxa de crescimento praticamente igual, com a diferena de que o Brasil exporta mais gros e a Argentina, mais farelo

15

Visite os sites do CIB


Se voc quer saber mais sobre biotecnologia e transgnicos, confira os sites do CIB em www.cib.org.br e www.biotecpragalera.org.br. Neles, voc encontra informaes de qualidade, notcias nacionais e internacionais sobre as pesquisas em desenvolvimento e entrevistas especiais com cientistas que trabalham com biotecnologia. O Biotec pra Galera, desenvolvido especialmente para jovens e adolescentes, traz ainda uma seo com o dr. Jairo Bouer, que entrevista, na linguagem da garotada, os maiores especialistas no assunto.

OUTROS ENDEREOS TEIS: Anbio Associao Nacional de Biossegurana www.anbio.org.br CTNBio Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana www.ctnbio.gov.br/ O DNA vai escola www.odnavaiaescola.org PR-TERRA - Associao Brasileira de Tecnologia, Meio Ambiente e Agronegcios www.proterra.org.br Abrabi - Associao Brasileira das Empresas de Biotecnologia www.abrabi.org.br ISAAA Servio Internacional para a Aquisio de Aplicaes em Agrobiotecnologia www.isaaa.org CBI Council for Biotechnology Information www.whybiotec.com Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria www.cenargen.embrapa.br Sociedade Brasileira de Gentica - SBG www.sbg.org.br Sociedade Brasileira de Biotecnologia www.sbbiotec.org.br Porque Biotecnologia (Argentina) www.porquebiotecnologia.com.ar BioBrasil www.biobrasil.org.br

Anda mungkin juga menyukai