Anda di halaman 1dari 4

Maridos e esposas

O Velho Testamento deixa claro que as mulheres deveriam ser funcionrias de seus maridos, com deveres e direitos. Se uma esposa fosse demitida pelo parceiro, por exemplo, ela podia ganhar uma carta de recomendao, para a moa utiliz-la como trunfo na hora de tentar uma vaga de mulher de outro sujeito. A poligamia era regra. Tanto que o primeiro caso aparece logo no captulo 4 do primeiro livro da Bblia: E tomou Lameque para si duas mulheres (Gnesis). A situao era to comum que vrios dos personagens mais importantes do Antigo Testamento viviam com mais de uma esposa sob o mesmo teto. [...] Nunca na histria do Livro Sagrado houve maior predador matrimonial que Salomo, o rei: foram 700 esposas. Setecentas de papel passado, j que o sbio soberano ainda mantinha 300 concubinas. O Novo Testamento no cita tantos exemplos de poligamia, mas sugere que ela ainda era comum no sculo 1. Jesus no toca no assunto, mas, em duas cartas, so Paulo recomenda que os lderes da nova comunidade crist tivessem apenas uma esposa porque assim eles teriam mais tempo para dedicar aos fiis. O cristianismo s refuta a poligamia quando se aproxima do poder em Roma, que proibia essa prtica, afirma o historiador Marc Zvi Brettler. Como escreve santo Agostinho no sculo 5, em nosso tempo, e de acordo com o costume romano, no mais permitido tomar outra esposa. As mulheres sejam submissas a seus maridos. (Colossenses, 3, 18)
Sexo

Uma srie de regras estabelece como deve ser a vida sexual: toda mulher tem de se casar virgem, ou ento poder ser dispensada pelo marido. As leis sexuais eram bem abrangentes: Quem tiver relaes com um animal deve ser morto, diz o xodo. E a masturbao tambm no pode. Como diz o sutil so Paulo: A mulher no pode dispor de seu corpo: ele pertence ao marido. E o marido no pode dispor de seu corpo: ele pertence esposa. O sexo na Bblia cheio de contradies, diz o arquelogo Michael Coogan, autor de God and Sex (Deus e o Sexo). de se desconfiar que fossem realmente levados a srio naquela poca. E possuiu tambm a Raquel, e amou tambm a Raquel mais do que a Lia. (Gnesis, 29, 30)
Negcios e finanas

A cobrana de juros proibida. As ordens se repetem ao longo da Bblia, sempre em tom firme: No tomars deles juros nem ganho (Levtico). [...] Mas existe uma exceo: nos casos em que o emprstimo concedido a um no

judeu (um estranho, nas palavras de Deuternimo) permitido praticar a usura. At por isso os judeus se tornaram os grandes banqueiros da Idade Mdia. Se o Livro Sagrado probe a cobrana de juros, mas s entre judeus, o mesmo vale para a escravido. Voc pode ter escravos, contanto que sejam das naes que esto ao redor de vs; deles comprareis escravos e escravas, diz o Levtico. Ao estranho, emprestars com juros. (Deuteronmio 23:20)
Marvado vinho

O lcool nem sempre foi consumido com moderao na Bblia. A palavra vinho citada mais de 200 vezes, e os porres so frequentes: No embebedado pelas filhas, e Amnon, filho de Davi, est mais pra l do que pra c quando assassinada por ordem de seu irmo Absalo a interessar: foi pelo crime de ter estuprado a prpria irm, Tamar. Os sacerdotes so orientados a no beber antes de entrar no tempo, e o lcool relacionado perda de controle pessoal e da capacidade de diferenciar o bem do mal. Mas nada no texto bblico probe o consumo, diz o historiador Marc Zvi Brettler. O lcool chega a ser recomendado para curar os males da alma. Est em provrbios: Da bebida forte ao que est prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espritos. E tem o primeiro milagre de Jesus: transformar gua em vinho segundo o evangelista Joo, no melhor vinho da festa. So Paulo vai mais alm: recomenda a um discpulo, Timteo, que troque a gua pelo vinho. O chefe do servio provou [o vinho que Jesus criara a partir da gua] e falou com o noivo: Tudo guardaste o melhor vinho at agora! (Joo 2, 7-10)
Sade e educao

[...] Ao longo da infncia, os pais tm a obrigao de repassar a eles a palavra de Jav. J o Novo Testamento mais pedaggico, digamos assim: enfatiza a educao pelo bom exemplo dos pais. [...] Quando no funcionar, o Antigo Testamento indica que um basto flexvel deve ser usado para bater nos desobedientes. O objeto tem at nome, vara da correo, e indicado para qualquer situao em que o pai considere que a criana no seguiu suas instrues. A vara e a represso do sabedoria, mas a criana entregue a si mesa envergonha a sua me (Provrbios). O sacerdote examinar a praga na pele da carne; se o pelo na praga se tornou branco, () praga de lepra; o sacerdote o examinar, e o declarar por imundo. (Levtico 13:3).

Homossexualidade

O amor entre homens era punido com a morte a no ser que voc fosse o rei Davi. Os livros Samuel I e Samuel II contam a histria da amizade entre ele e Jonat, filho do rei Saul, antecessor de Davi e candidato natural ao trono de Israel. Davi acaba escolhido para a sucesso, mas isso no abala o relacionamento dos dois. Est escrito: A alma de Jonat se ligou com a alma de Davi. E Jonat o amou, como sua prpria alma (Samuel I). Em outra passagem, Jonat tira todas as roupas, entrega a Davi e se deita com ele. E inclinou-se trs vezes, e beijaram-se um ao outro (Samuel I). Esse relato incomoda os intrpretes tradicionais da Bblia, que tentam explicar a relao como uma forte amizade, e o beijo como um costume comum entre homens, diz o historiador finlands Martii Nissinem, da Universidade de Helsinki e autor de Homoeroticism in the Biblical World (Homoerotismo no Mundo Bblico). Mas difcil negar a referncia homossexualidade nesse caso, mesmo que a lei judaica a proba expressamente. Para alguns especialistas, o Antigo Testamento tambm sugere um relacionamento homossexual entre duas mulheres, Noemi e sua nora Rute. Est no livro de Rute um trecho em que ela diz a Noemi: Aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Estou angustiado por causa de ti, Jonat. Mais maravilhoso me era teu amor do que o amor das mulheres. (Samuel II 1, 26).
Sacrifcio

Muito sangue jorra na Bblia. Abrao orientado a sacrificar seu prprio filho Isaac a Jav e teria obedecido, caso um anjo no aparecesse no ultimo minuto dizendo ser tudo um teste para sua f. Alm disso, durante os 40 dias em que Abrao detalha suas regras ao patriarca, Deus exige uma srie de sacrifcios de animais. Os rituais so descritos com grande riqueza de detalhes. Moiss manda matar e drenar 12 bois. O sangue colocado numa tina. Metade lanada no altar e o resto sobre a multido. Carneiros abatidos so esfregados no corpo de fiis, que seguram seus rinas nas mos para oferec-los a Jav. Pedaos de bichos so queimados sobre o altar. Era uma forma de trocar favores com os deuses. O sangue o maior smbolo da vida. Ao us-lo em rituais, os fiis reforam seu vnculo com a divindade e se purificam, diz Richard Friedman. [...] Na interpretao crist posterior, o prprio Jesus considerado o sacrifcio final, que limpa os pecados da humanidade de forma definitiva, o que dispensa a morte de animais. Derramar-se-a seu sangue me volta do altar. Ser oferecida a cauda, a gordura que cobre as entranhas. Os dois rins e a pelo que recobre o fgado. (Levtico 7, 2-4).
Crime e castigo

Sequestro, adultrio, homossexualidade, prostituio. Tudo dava pena de morte. At fazer sexo com uma virgem poderia custar a vida do criminoso. Adorar outros deuses tambm trazia problemas srios. Moiss mandou matar 3 mil judeus por causa disso. O Levtico tambm manda matar prostitutas a pedradas. No caso de a moa ser filha de um sacerdote, a punio pior: Com fogo ser queimada. Em geral, a pena de morte por apedrejamento no precisava ser julgada pelos sacerdotes. A maioria dos crimes recebia punio na hora, diante de um grupo de pessoas que presenciaram a cena ou que estavam por perto da cena do crime. O Antigo Testamento estabelece que toda mulher menstruada to impura que at mesmo os lugares onde ela senta devem ser evitados. Se um homem encostar na esposa, na me ou na irm nesse perodo do ms, ele no pode sair de casa por sete dias. E, se o fizer, pode ter de pagar uma multa. Como o Antigo Testamento no aceita o aborto, crime provoc-lo, mesmo que por acidente, mas a pena depende da gravidade da situao. Em caso de roubo e furto ou qualquer outro prejuzo ao patrimnio alheio, a pena o pagamento de 4 vezes o valor do bem que foi levado ou destrudo. Se a pessoa que cometeu a infrao no tivesse condies de pagar, podia ser vendida como escrava. Quando houver moa virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, ento trarei ambos porta daquela cidade, e os apedrejareis, at que morram. (Deuteronmio 22:23-24)

Anda mungkin juga menyukai