Anda di halaman 1dari 2

Estrutura da Personalidade As observaes de Freud revelaram uma srie interminvel de conflitos e acordos psquicos. A um instinto opunha-se outro.

Eram proibies sociais que bloqueavam pulses biolgicas e os modos de enfrentar situaes freqentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo trs componentes bsicos estruturais da psique: o Id, o Ego e o Superego. O Id O Id contm tudo o que herdado, que se acha presente no nascimento e est presente na constituio, acima de tudo os instintos que se originam da organizao somtica e encontram expresso psquica sob formas que nos so desconhecidas (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). O Id a estrutura da personalidade original, bsica e central do ser humano, exposta tanto s exigncias somticas do corpo s exigncias do ego e do superego. As leis lgicas do pensamento no se aplicam ao Id, havendo assim, impulsos contrrios lado a lado, sem que um anule o outro, ou sem que um diminua o outro (1933, livro 28, p. 94 na ed. bras.). O Id seria o reservatrio de energia de toda a personalidade. O Id pode ser associado a um cavalo cuja fora total, mas que depende do cavaleiro para usar de modo adequado essa fora. Os contedos do Id so quase todos inconscientes, eles incluem configuraes mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitvel pela conscincia. Um pensamento ou uma lembrana, excludo da conscincia mas localizado na rea do Id, ser capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa. O Ego O Ego a parte do aparelho psquico que est em contato com a realidade externa. O Ego se desenvolve a partir do Id, medida que a pessoa vai tomando conscincia de sua prpria identidade, vai aprendendo a aplacar as constantes exigncias do Id. Como a casca de uma rvore, o Ego protege o Id, mas extrai dele a energia suficiente para suas realizaes. Ele tem a tarefa de garantir a sade, segurana e sanidade da personalidade. Uma das caractersticas principais do Ego estabelecer a conexo entre a percepo sensorial e a ao muscular, ou seja, comandar o movimento voluntrio. Ele tem a tarefa de auto-preservao. Com referncia aos acontecimentos externos, o Ego desempenha sua funo dando conta dos estmulos externos, armazenando experincias sobre eles na memria, evitando o excesso de estmulos internos (mediante a fuga), lidando com estmulos moderados (atravs da adaptao) e aprendendo, atravs da atividade, a produzir modificaes convenientes no mundo externo em seu prprio benefcio. Com referncia aos acontecimentos internos, ou seja, em relao ao Id, o Ego desempenha a misso de obter controle sobre as exigncias dos instintos, decidindo se elas devem ou no ser satisfeitas, adiando essa satisfao para ocasies e circunstncias mais favorveis ou suprimindo inteiramente essas excitaes. O Ego considera as tenses produzidas pelos estmulos, coordena e conduz estas tenses adequadamente. A elevao dessas tenses , em geral, sentida como desprazer e o sua reduo como prazer. O ego se esfora pelo prazer e busca evitar o desprazer (1940, no. 7, pp. 18-19 na cd. bras.).

Assim sendo, o ego originalmente criado pelo Id na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tenso e aumentar o prazer. Contudo, para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar solues mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas. O Superego Esta ltima estrutura da personalidade se desenvolve a partir do Ego. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, o depsito dos cdigos morais, modelos de conduta e dos parmetros que constituem as inibies da personalidade. Freud descreve trs funes do Superego: conscincia, auto-observao e formao de ideais. Enquanto conscincia pessoal, o Superego age tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porm, ele tambm pode agir inconscientemente. As restries inconscientes so indiretas e podem aparecer sob a forma de compulses ou proibies. O Superego tem a capacidade de avaliar as atividades da pessoa, ou seja, da auto-observao, independentemente das pulses do Id para tenso-reduo e independentemente do Ego, que tambm est envolvido na satisfao das necessidades. A formao de ideais do Superego est ligada a seu prprio desenvolvimento. O Superego de uma criana , com efeito, construdo segundo o modelo no de seus pais, mas do Superego de seus pais; os contedos que ele encerra so os mesmos e torna-se veculo da tradio e de todos os duradouros julgamentos de valores que dessa forma se transmitiram de gerao em gerao (1933, livro 28, p. 87 na ed. bras.). Relaes entre os Trs Subsistemas A meta fundamental da psique manter e recuperar, quando perdido, um nvel aceitvel de equilbrio dinmico que maximiza o prazer e minimiza o desprazer. A energia que usada para acionar o sistema nasce no Id, que de natureza primitiva, instintiva. 0 ego, emergindo do id, existe para lidar realisticamente com as pulses bsicas do id e tambm age como mediador entre as foras que operam no Id e no Superego e as exigncias da realidade externa. O superego, emergindo do ego, atua como um freio moral ou fora contrria aos interesses prticos do ego. Ele fixa uma srie de normas que definem e limitam a flexibilidade deste ltimo. O id inteiramente inconsciente, o ego e o superego o so em parte. "Grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente e normalmente inconsciente. Isto , a pessoa nada sabe dos contedos dos mesmos e necessrio despender esforos para torn-los conscientes" ( 1933, livro 28, p. 89 na ed. bras.). Nesses termos, o propsito prtico da psicanlise ", na verdade, fortalecer o ego, faz-lo mais independente do superego, ampliar seu campo de percepo e expandir sua organizao, de maneira a poder assenhorear-se de novas partes do id" (1933, livro 28, p. 102 na ed. bras.).

Anda mungkin juga menyukai