Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA UNIVALI

O Liberalismo Econmico e seus Pensadores

Tiago Andr da Pieve Neubauer RI Relaes Internacionais Prof. Dr. Paulo Rogrio Melo de Oliveira

Maro - 2012 Itaja - SC

O OLHAR DOS HOMENS: RESISTNCIA E CUMPLICIDADE NAS


RESPOSTAS MASCULINAS INTEGRAO DE MULHERES NAS FORAS ARMADAS O captulo em questo tem como funo discutir e chegar a uma concluso sobre o ponto de vista masculino acerca do trabalho feminino nas Foras Armadas; trabalho este que se inseriu de forma intensa e modificadora, levantando variadas questes sobre a desigualdade de sexos neste mbito trabalhista. A pesquisa foi realizada atravs de entrevistas com homens integrantes da profisso dos pases de Portugal e Holanda. Inicialmente o sexo feminino era apresentado sociedade como um sexo frgil, ligado paz, para garantir-se assim um posicionamento feminino fora dos campos de batalha, sendo este servio designado especialmente para a ala masculina da sociedade, que detinha total controle sobre as tcnicas e armas utilizadas. Verifica-se que esta posio foi de grande importncia para a construo de esteretipos e de diferenas entre os sexos, no somente nesta profisso, mas ainda na viso feminina ligada calma e serenidade em outros pontos da vida usual. J o homem aderiu ao seu comportamento o papel de autoridade, fora e deciso. Devido elevao numrica de homens, criou-se ainda a banalizao da figura feminina, com a criao de msicas e textos que difamam a sua figura, sendo esta configurada como referencia de fraqueza estampada como imagem negativa prestao deste tipo de servio. A partir da viso masculina criada e das entrevistas realizadas com os soldados acerca da presena feminina nas Foras Armadas, chegou-se vises de variados tipos sobre o papel feminino, sendo estas apresentadas como: sexista, tradicionalista, pragmatista, machista, integracionista e cavalheiro. Diante da anlise das entrevistas realizadas, constatou-se que existem algumas dificuldades a serem superadas no que tange presena de mulheres no trabalho militar, como por exemplo, a tradicionalidade e a valorizao do sexo masculino na realizao deste trabalho.

Casos relatados como sexista e machista mostram-se como os mais alarmantes devido ao fato de que os homens relatam o trabalho feminino como prejudicial s atividades masculinas e ainda que esta falta com a capacidade fsica necessria para total cumprimento de suas funes, alm das questes relacionadas maternidade e as limitaes sociais. Ainda so apresentadas a tese de que a presena de mulheres causam comportamentos diferenciados nos homens e que estas se valem de sua posio gravdica para se desvencilhar de determinados tipos de trabalho.

REFLEXES FEMINISTAS ACERCA DAS RELAES INTERNACIONAIS


As primeiras autoras feministas que adentraram o mundo das relaes internacionais iniciaram as suas anlises nos anos de 1980, com o intuito de dar fim a invisibilidade presente na poca, proporcionando, a partir de ento, contribuies considerveis a esta cincia. As feministas chamaram a ateno primeiramente para um assunto que, segundo elas, foi o alicerce para a formao do mundo: as esferas pblica e privada. Estes opostos dividem os sexos sendo que a esfera pblica liga-se ao homem, por tratar-se de assuntos como poltica e economia, enquanto que a mulher vinculada esfera privada pois trata da reproduo social e questes domsticas. Para tais autoras, este um dos motivos para as grandes diferenas sociais, trabalhistas e de tratamento entre homens e mulheres. Com a finalidade de minimizar esta situao, as mulheres procuraram inserir-se na esfera pblica, ao esta um tanto quanto rdua. Tambm procuraram um meio para unir as esferas pblica e privada, questo bastante difundida e criticada pelas feministas no mbito das relaes internacionais. A discusso sobre os gneros dentro das relaes internacionais nunca foi de grande valor, visto que assuntos como segurana militar, sempre

predominavam nas pautas. Este tipo de discusso apenas ganhou lugar a partir dos anos de 1980, sendo denominado Terceiro Debate. Influenciado pela virada ps-estruturalista, o Terceiro Debate refletiu um momento caracterizado pelas crescentes indagaes acerca dos fundamentos do conhecimento nas cincias humanas. Sistemas vinham sendo repensados desde a dcada de 1960 por intelectuais, que abriram novos caminhos na contracorrente dos grandes sistemas de explicao da linguagem e do pensamento. Com o ps-estruturalismo, os estudos passam a envolver uma compreenso do ato da comunicao como o chamado poder do discurso. As discusses introduziram principalmente a questo da teoria como forma de discurso, tambm levaram a contestar o Estado como realidade poltica, sendo que as feministas passaram a utilizar-se a partir de ento da anlise do discurso para apresentar os seus pensamentos e idias. Nas suas reflexes, as feministas apresentaram sua verso sobre o mundo, denominada estatocntrica, que apresentava a esfera pblica sobre a privada, porm percebia-se a sua presena em ambas as esferas, o que as proporcionou uma viso globalizada das relaes internacionais. A partir deste momento, j inseridas nas duas esferas, as feministas procuraram preencher as lacunas existentes do sexo feminino nos discursos em posio de elite e em suas ausncias histricas nas Relaes Internacionais, e a buscar as grandes representantes tanto na prtica das RI, como no mundo acadmico ao longo dos tempos. Nesta busca encontraram variadas e importantes mulheres que fizeram parte da historia feminina nas RI. So apresentadas mulheres que lutavam pela paz, realistas e em assemblias, porm em nmero relativamente baixo. Verificou-se com o estudo que as mulheres encontram elevadas dificuldades para chegarem a cargos de alto nvel e a participarem de importantes decises, entrando em pauta a questo da democracia, que para as feministas deveria ser modificada, desvencilhando-se da esfera pblica masculina por meio da no diferena de gneros ou pela incluso nas anlises de esferas de atuao poltica.

A PRESENA DA MULHER NA DIPLOMACIA BRASILEIRA NO INICIO DO SCULO XXI


Conforme a participao feminina cresce no campo do estudo superior, bem como em reas profissionais antigamente dominadas pelos homens, buscam-se razes para o fato de as mulheres representarem apenas um quinto do atual contingente de diplomatas brasileiros. Com isso, objetiva-se tambm contribuir com a divulgao da carreira diplomtica, tornando maior seu acesso para o pblico em geral, alm de que este texto parte da premissa perniciosa de que a diferena entre os sexos teria mais importncia que a instruo do indivduo, independente do grau de sua formao. A despeito do ingresso aos postos do servio externo brasileiro, o historiador Fbio Koifman (1999, p.40-41, 70), cita que no tempo do baro do Rio Branco, contavam como critrios para o recrutamento: a famlia de origem do candidato e sua possvel relao com o chanceler ou o presidente da repblica, sua aparncia fsica (onde a cor branca era essencial para a imagem que o Brasil visava construir internacionalmente) e, os modos e as idias que os candidatos expressassem no famoso ch com o Baro, porm desde a criao de concursos para acesso a carreira diplomtica, essa tradio se perdeu no tempo. Tais concursos sofreram vrias mudanas desde a dcada de 1940 at os dias atuais. Atravs de avanos e retrocessos a permisso para a entrada de mulheres s se deu com a Constituio Federal de 1988, onde foi consolidada a igualdade entre os sexos.

Anda mungkin juga menyukai