Anda di halaman 1dari 3

ELETRODOS REVESTIDOS OK62 Seleo de fontes de energia O emprego de uma fonte CA, CC ou CC/CA depende do tipo desoldagem a ser

realizada e dos eletrodos utilizados. Os seguintes fa-tores devem ser considerados: seleo do eletrodo - o uso de uma fonte CC permite o empre -go de uma faixa maior de tipos de eletrodos. Enquanto a maioriados eletrodos designada para ser utilizada com CC ou CA, al-guns s funcionaro apropriadamente com CC. espessura do metal de base - fontes CC podem ser utilizadaspara a soldagem tanto de sees espessas quanto de peas fi-nas. Chapas finas so soldadas mais facilmente com CC porque mais fcil abrir e manter o arco a nveis baixos de corrente. distncia pea - se a distncia da pea fonte for grande, CA a melhor escolha, visto que a queda de tenso pelos cabos menor que CC. Mesmo que os cabos sejam fabricados de cobreou de alumnio (ambos bons condutores), a resistncia neles tor-na-se maior quando seu comprimento aumenta. Em outras pala-vras, uma leitura de tenso tomada entre o eletrodo e a pea se-r bem menor do que a leitura tomada nos terminais de sada dafonte. Esse fenmeno conhecido como queda de tenso. posio de soldagem - como CC pode ser operada a correntesde soldagem mais baixas, mais adequado para a soldagem nasposies sobrecabea e vertical que a soldagem com CA. Essetipo de corrente pode ser empregado para a soldagem fora deposio se forem selecionados eletrodos adequados. sopro magntico - quando se solda com CC, campos magnti-cos so originados atravs da solda. Em soldas que apresentamvariaes na espessura e formas irregulares esses campos mag-nticos podem afetar o arco tornando-o fora de controle em ter-mos de direo. Essa condio especialmente incmoda quan-do se soldam cantos. CA raramente causa esse problema porcausa do campo magntico com rpida reverso produzido.

ELETRODOS REVESTIDOS OK63 Combinaes de fontes que produzam ambas CA e CC estodisponveis e proporcionam a versatilidade necessria para selecionara corrente de soldagem adequada para a aplicao.Quando se emprega uma fonte CC aparece a questo do uso dapolaridade negativa ou positiva. Alguns eletrodos funcionam com CC+e com CC-, e outros somente com CC+ ou somente com CC-. A cor-rente contnua flui numa direo no circuito eltrico, e esse fluxo

uni-direcional e a composio do revestimento do eletrodo tero um efeitopreciso no arco e no cordo de solda. A Figura 12 mostra as cone-xes e os efeitos das polaridades direta (CC-) e reversa (CC+). Figura 12 - Conexes e efeitos da corrente contnua O eletrodo no plo negativo (CC-) produz soldas com menor pe-netrao; no entanto, a taxa de fuso do eletrodo alta. O cordo desolda largo e raso como mostrado em A na Figura 12. Por sua vez,o eletrodo no plo positivo produz soldas com maior penetrao e umcordo de solda mais estreito como mostrado em B na Figura 12.Enquanto a polaridade afeta a penetrao e a taxa de queima, orevestimento do eletrodo tambm apresenta forte influncia nas caractersticas do arco.

ELETRODOS REVESTIDOS OK64 Bibliografia

The ESAB Filler Metal Technology Course ESAB Welding andCutting Products, 2000. Tecnologia da Soldagem Paulo Villani Marques.

Anda mungkin juga menyukai