Anda di halaman 1dari 3

OS DEZ MANDAMENTOS

Texto-base: xodo 19-20:21 ! INTRODUO

! Moiss registrou em xodo a miraculosa redeno que Deus efetuou por seu povo, Israel, !da escravido e do pecado, e a revelao que Ele fez de si mesmo e de sua justia que foi dada a eles para que conhecessem a Deus como Redentor/ Salvador. ! Nesse livro, arma-se claramente duas das caractersticas mais importantes da natureza de Deus: misericrdia e justia, qualidades reveladas por meio da sua libertao dos israelitas do jugo egpcio. ! O livramento divino dos israelitas do jugo egpcio logo seguido da formalizao do seu relacionamento com Deus por meio de um acordo especial. Esse acordo ou aliana estabelece como o povo deve viver para ser a nao santa. ! A forma bsica desse acordo ou aliana encontrada em 19.4-6. Sobre essa aliana podemos citar quatro fatores importantes: 1) Desde o comeo Deus toma a iniciativa de estabelecer a aliana. Ele resgata o povo. Ele instrui Moiss sobre a preparao do povo. Ele anuncia diretamente ao povo as condies principais da aliana e os israelitas no negociam; 2) Deus ressalta a condio especial de Israel. a) Propriedade exclusiva: implica um valor especial como uma relao ntima. O Senhor escolheu Israel para ser seu povo especial dentre todos os povos; b) Reino de sacerdotes: os israelitas teriam acesso a Deus e deveriam representar o Senhor, seu Rei, perante o mundo inteiro; c) nao santa: Israel era uma nao separada por Deus, dedicada a Deus, que serviria e prestaria culto somente a Ele. Observe que as trs promessas feitas nao hebraica tm cumprimento total na Igreja, o Israel de Deus (1 Pedro 2.9-10) 3) A manuteno do relacionamento de aliana depende da obedincia a Deus. Os israelitas foram libertas do Egito e agora deveriam obedincia somente a Deus. Deus seria o novo Rei nos israelitas. No entanto, a obedincia no cria esse relacionamento. Antes, trata-se da resposta em amor ao que Deus em sua graa realiza primeiro. 4) Duas srias obrigaes so postas diante dos israelitas. A primeira, os Dez Mandamentos (Declogo) anunciada diretamente ao povo. Essas so as principais obrigaes da aliana que o povo deve aceitar. Depois, Deus d por meio de Moiss obrigaes adicionais, registradas no Livro da Aliana (21.1-23.3).

Revelao de Deus no Sinai

! No Sinai, Deus se revelou de uma nova maneira aos israelitas. Trs aspectos dessa nova revelao so signicativos: 1) Chama-se ateno santidade da natureza divina. O povo teria que se consagrar, Moiss precisou estabelecer limites em volta do monte. (xodo 19.14,15); 2) A presena de Deus - acompanhada por relmpagos e troves, fogo e fumaa, e o estremecer violento da prpria montanha - foi vista e ouvida por todo o povo. Deus demonstrou seu grande poder, a m de que o povo se lembrasse desse dia para sempre e o temesse, a m de que no pecasse. 3) Deus falou diretamente a todos os que estavam reunidos ao p da montanha, declarando as obrigaes principais da aliana. Os israelitas temeram tanto a Deus que pediram que Moiss fosse o mediador. ! Assim, sabendo que a lei no foi dada como meio de salvao, podemos resumir os propsitos da lei: 1) Revelar o natureza, carter e vontade de Deus; 2) Revelar o padro de justia, como o homem poderia se relacionar corretamente com Deus; 3) Revelar o pecado e a injustia do homem (Sl 119. 11-12; Rm 3.20,23); 4) Mostrar ao homem a necessidade da justia de Deus em Cristo Jesus (Gl 3.21,22; Rm 10.4) ! ! OS DEZ MANDAMENTOS

! Os principais mandamentos da aliana foram chamados posteriormente de as dez palavrasou os Dez Mandamentos (34.28; Dt 4.13; 10.4). Foram chamados pelos pais da igreja de Declogo, que vem do grego dekalogos (dez palavras). ! ! Aspectos especiais dos Dez Mandamentos que o diferenciam das demais leis: 1) Somente os Dez Mandamentos foram proferidos diretamente ao povo por Deus; 2) Apenas os Dez Mandamentos escrito em tbuas de pedra pelo dedo de Deus (31.18; 34.1); 3) Os Dez Mandamentos no so leis, j que nenhuma punio mencionada;

! Os Dez Mandamentos sintetizam a lei moral (declarao da vontade de Deus, que dirige e obriga todas as pessoas). Os quatro primeiros mandamentos contm os nossos deveres para com Deus; os outros seis, os nossos deveres para com o homem. ! Prembulo (20.1-2)

! Nestas palavras Deus manifesta a sua soberania como Jeov (SENHOR), o eterno, imutvel e todo poderoso Deus, existindo em si e por si, cumprindo todas as suas palavras e obras, manifestando que um Deus em pacto com todo o seu povo e com o Israel antigo; que assim como tirou a estes da servido do Egito, assim nos libertou do cativeiro espiritual, e que, portanto, nosso dever aceitar a ele s por nosso Deus e guardar todos os seus mandamentos. o mesmo princpio encontrado em 1 Jo 4.11,19. ! Seis verdades so reveladas nestas primeiras palavras de Deus: 1) um Deus e Senhor exclusivo; 2) um Deus pessoal. Deus uma pessoa, tem uma personalidade prpria; 3) um Deus de relaes. Ele se relaciona com o homem (Teu Deus) e estabeleceu sua aliana com o povo de Israel; 4) um Deus presente e constante, que deseja nossa comunho. Por ser EU SOU, ele no muda, estando sempre presente, inclusive nas aies do dia a dia; 5) um Deus de ao libertadora e salvadora, um Deus que no dorme, mas que atua, age e liberta o povo. Ele se importa. 6) um Deus el. Ele no muda de opinio ou propsito eterno, el a Si mesmo e a Seu plano eterno para os homens. Sou quem sou. (Hb 13.8, Tg 1.17)

Anda mungkin juga menyukai