Anda di halaman 1dari 6

CENTRO UNIVERSITRIO UNIVATES CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR

ARTE NA EDUCAO INFANTIL: RETOMADA DE PRTICAS REALIZADAS EM 2011 NA TURMA DO JARDIM A

Cristiane Secchi Luceno

Trabalho a distncia na disciplina de Arte pensamento e educao, do Curso de Pedagogia Parfor.

Professora: Ms. Joslia Jantsch Ferla

Lajeado, maro de 2012.

1 INTRODUO
O ensino de Artes na Educao Infantil tem um papel fundamental na construo do individuo. Atravs das experincias artsticas a criana passa a refletir sobre a realidade que a cerca, sobre sentimentos, valores e emoes. A partir da arte a criana expressa seus conhecimentos sobre o mundo e reelabora hipteses. No espao escolar da Educao Infantil, o educador consegue, a partir das Artes (msica, teatro, dana, artes visuais), trabalhar projetos

interdisciplinares, aliando os contedos previstos nos PCNs a atividades prazerosas e diversificadas.


Por meio da experincia esttica o homem desenvolve a capacidade sensvel, a percepo, e constri um olhar que o incentiva a perceber a realidade de diversos ngulos, sob diversos aspectos (CAMARGO e BULGACOV, 2008, p. 469).

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as prticas desenvolvidas na educao infantil no ensino de artes, realizadas em 2011 na Escola Municipal de Educao Infantil Raio de Sol, na qual sou professora desde 2006.

2 O ENSINO DE ARTES NA EDUCAO INFANTIL


Desde a pr-histria o homem tende a se comunicar a partir da arte, dos desenhos nas cavernas arte contempornea que rompe padres estticos usuais, os seres humanos, em diferentes tempos e espaos, deixaram suas marcas sobre o mundo em que viveram. A arte tambm tem importante funo de ensino e aprendizagem, j que nas sociedades antigas muitos conhecimentos eram passados de gerao gerao: a me que ensina o oficio do bordado a filha, as tatuagens decorativas, o culto aos deuses e suas alegorias, a teatralidade da vida cotidiana atravs de comdias e tragdias, os sons e os movimentos da msica e da dana.
Quer dizer que quando tomamos a linguagem das artes, percebemos que ela uma linguagem aberta, complexa, e que condensa uma multiplicidade de significados, possibilitando uma diversidade de

interpretaes (GOODMAN, 1995 apud CAMARGO e BULGACOV, 2008, p. 469).

Assim, como os homens da pr-histria aprendiam com seus pais (e sociedade) a representar seus sonhos e suas vivencias nas paredes das cavernas, ns tambm o fazemos com as crianas na educao infantil e em casa atravs de diferentes dinmicas de trabalho. No dia-a-dia das EMEIS a dana, o teatro, a msica e o desenho esto muito presentes. Segundo Vigotsky o brinquedo de faz-de-conta, o desenho e a escrita devem ser vistos como momentos diferentes de um processo essencialmente unificado [...]. Para ele [...] brincar e desenhar deveriam ser estgios preparatrios ao desenvolvimento da linguagem escrita (Vigotsky apud PEREIRA, s/d p.4). No ano de 2011 realizamos na EMEI Raio de Sol diferentes dinmicas com a turma do Jardim A, na faixa etria de 4 a 5 anos. Como o tempo de concentrao dessa faixa etria pequeno, realizvamos diversas atividades no turno de trabalho. Na rodinha as crianas eram estimuladas a relatarem vivencias, interagir com colegas oralmente, vencendo a timidez e explorando suas capacidades de comunicao. Este momento sempre era recheado por msicas infantis com muito movimento. Como a turma do Jardim A de 2011 era muito agitada, canalizava a energia que tinham com muito movimento e faz de conta. A partir do interesse dos alunos por historias dramatizadas passamos a investir no teatro. Montamos diversas peas que eram apresentadas aos colegas, entre elas: O grande rabanete, O stio do Pica pau Amarelo, O Mundinho, O nascimento de Jesus.
A dramatizao acompanha o desenvolvimento da criana como uma manifestao espontnea, assumindo feies e funes diversas, sem perder jamais o carter de interao e de promoo de equilbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo (PCN Artes, p. 57).

A montagem das peas envolvia sempre algum estudo que estava sendo realizado na rea da matemtica, da literatura, cincias naturais, etc. O envolvimento da turma nos teatros foi intenso. Eles sempre queriam escolher os personagens, criar falas, pensar na fantasia. O momento da apresentao aos demais colegas da escola sempre gerava uma certa ansiedade, mas no

final faziam sempre conforme tnhamos ensaiado na sala. A culminncia do ano se deu na festa de Natal, onde os alunos apresentaram uma linda pea, encenando o nascimento do menino Jesus. A pea era composta por trs atos, cada um com cenrio diferente e personagens em movimento no palco. Contando com auxilio de outras professoras da escola e muita ateno da turma conseguimos um timo resultado. O interessante ao trabalhar com teatro possibilitar que diferentes alunos se tornem protagonistas de uma histria. Isso auxilia na autoestima e melhora o rendimento do aluno nas demais atividades.
O teatro, no processo de formao da criana, cumpre no s funo integradora, mas d oportunidade para que ela se aproprie crtica e construtivamente dos contedos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentao, da fluncia criativa propiciada pela liberdade e segurana, a criana pode transitar livremente por todas as emergncias internas integrando imaginao, percepo, emoo, intuio, memria e raciocnio (PCN Artes, p. 57).

Nas artes visuais trabalhamos com muitas dinmicas de desenho e pintura. Tcnicas de pintura com tmpera, colas coloridas, areia, gros, modelagem com massinhas, desenhos livres ou relatrios ilustrados. Sobre a importncia do desenho no desenvolvimento infantil temos:
Importante caracterstica do desenho infantil a de que representa mais o que a criana sabe de um objeto do que o que ela v. Dessa maneira, reflete a imagem e conceito do objeto, portanto recorta seu significado (PEREIRA s/d, p. 3).

Em relao ao desenvolvimento motor e da produo artstica o autor pontua que [...] o desenhar envolve diferentes operaes mentais, selecionar e relacionar estmulos, simbolizar e representar, favorecendo a formao de conceitos (PEREIRA, s/d,p.4). Nas artes visuais trabalhamos com algumas obras de artes de Tarsila do Amaral e Portinari. Para isso, usamos de meios miditicos para tornar a aula diversificada e atrativa. Selecionamos diversas obras de arte e montamos slides. A partir da interpretao das obras, escolhemos uma obra de cada pintor para reproduzir atravs de releitura. A obra Urutu foi relida a partir de maquete, confeccionada com massinha de modelar, casca de ovo, caixa de sapato e tmpera. Os alunos batizaram as releituras de O ovo e a cobra. As

releituras de Portinari foram feitas a partir de pintura com tempera. Usamos as obras Meninos soltando pipas e Meninos brincando.
Vigotski (2001) denomina percepo esttica aquilo que uma pessoa experimenta diante de uma obra de arte. Para o terico, a percepo esttica caracteriza-se por ser uma vivncia ativa e rica em momentos afetivos por parte da pessoa que frui a obra. As pessoas constroem e criam por meio dos sentidos e significados que imprimem obra (CAMARGO e BULGACOV, 2008, p. 470).

Interessante observar que este trabalho s foi possvel pela tecnologia que dispomos atualmente. Temos acesso facilitado a partir de pesquisas em sites da internet a pinturas, museus, filmes e dados.
Antes do computador, nosso remoto acesso s obras de Arte dava-se apenas por meio de livros carssimos, que no Brasil eram produzidos principalmente pelos bancos para presentear clientes no fim do ano, pois at os catlogos eram raros e em preto e branco (Barbosa, 2005 apud DUTRA e MAIO, s/d p.43).

Dutra e Maio refletem sobre o conhecimento e o ensino da Arte com uso da tecnologia dizendo que o computador, associado ao uso das atuais tecnologias, preenche as lacunas deixadas pelo custo, acessibilidade e qualidade das antigas colees impressas (p. 44). Portanto, cabe ao educador utilizar os meios que dispe com criatividade e bom senso, formando cidados crticos e responsveis.

3 CONSIDERAES FINAIS
A reflexo do fazer pedaggico muito necessria para a melhoria da prtica. Ao retomar atividades desenvolvidas no ano de 2011, muitas coisas passaram pela minha cabea, mas, o que mais chama ateno nas memrias que ficaram so os olhares de fascinao pelas descobertas. Esse olhar prprio da criana. To puro, mas ao mesmo tempo to sincero e penetrante. A partir da disciplina Arte-pensamento e educao, revi vrios conceitos que tinha sobre a Arte, principalmente a msica. Antes, mesmo cantando na rodinha, sentia o medo de errar, de algum falar da afinao, etc. Hoje percebo que a Arte em toda sua dimenso nos leva a ousar, a tentar a fazer. Se pudesse definir minha caminha em Arte em uma linha diria: canto por prazer, enceno por amor, dano por necessidade e pinto para... pintar o sete. Todo o professor tem um pouco de ator!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CAMARGO, Denise de and BULGACOV, Yara Lcia Mazziotti. A perspectiva esttica e expressiva na escola: articulando conceitos da psicologia scio-histrica. Psicol. estud. [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 467-475. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000300007.

DUTRA, Lidiane F e MAIO, Ana Zeferina. O ensino de arte diante das tecnologias contemporneas. Revista Palindromo 1, p. 40 a 63, s/data. Disponvel em:

http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/1ensino_de_arte/3_palindromo_lidia ne.pdf. Acesso em 08 de maro de 2008.

MAGALDI, Sabato. Artes cnicas. Estudos avanados, ano 2, n 22, p. 499 a 502. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/ea/v8n22/73.pdf Acesso em 08 de maro de 2012.

PARMETROS CURRICULARES PARA A EDUCAO NACIONAL: ARTES. Braslia: MEC/SEF, 1997.

PEREIRA, Lais de T. K. O desenho infantil e a construo da significao: um estudo de caso. Disponvel em: http://portal.unesco.org/culture/en/files/29712/11376608891lais-kruckenpereira.pdf/lais-krucken-pereira.pdf. Acesso em 08 de maro de 2012.

Anda mungkin juga menyukai