Anda di halaman 1dari 26

DIRIO OFICIAL de 17 de outubro de 2011 SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO ATO DA COORDENADORA PORTARIA E/SUBE/CED N 08, DE 14 DE OUTUBRO DE 2011.

Estabelece critrios para a organizao de turmas da Educao Infantil, do Ensino Fundamental e das modalidades Educao de Jovens e Adultos e Educao Especial nas Escolas da Rede Pblica do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, para o ano letivo de 2012.

A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE EDUCAO da Secretaria Municipal de Educao, no uso das atribuies que lhe so conferidas pela legislao em vigor, e

CONSIDERANDO que o Ensino Fundamental, na cidade do Rio de Janeiro, constitudo por 9 (nove) anos de escolaridade;

CONSIDERANDO a Lei Federal n 11.274/2006 que alterou a redao do art. 32 da Lei n 9.394/96, recomendando que o incio do Ensino Fundamental seja aos 6 (seis) anos de idade;

CONSIDERANDO que a Resoluo CNE/CEB n 6, de 20 de outubro de 2010, estabeleceu o ltimo dia de maro como data-base para o clculo da idade dos alunos;

CONSIDERANDO o disposto no art. 11, inciso III, da Lei n 9.394/96, que atribui aos Municpios a incumbncia de baixar normas complementares para o seu Sistema de Ensino;

CONSIDERANDO a Deliberao E/CME n 20, de 28/4/2009, que estabelece normas para matrcula de estudantes na Rede Pblica do Sistema de Ensino do Municpio do Rio de Janeiro,

RESOLVE:

Art. 1 A organizao das turmas nas Unidades Escolares da Rede Pblica do Sistema Municipal de Ensino, para o ano de 2012, obedecer s orientaes contidas nesta Portaria.

Art. 2 A Educao Infantil ser organizada em Creche e Pr-escola, atendendo a crianas de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos e 11 (onze) meses, e de 4 (quatro) anos a 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses, respectivamente, cuja enturmao levar em considerao a faixa etria.

1 Para atender ao caput deste artigo, considera-se como data-base para clculo da idade do aluno o ltimo dia do ms de maro de 2012, sendo que a criana deve completar 6 (seis) meses at 01/02/2011, data do incio das aulas na creche.

2 As turmas de Educao Infantil, na modalidade Creche, devero funcionar em horrio integral.

3 As turmas de Educao Infantil, na modalidade Pr-Escola, funcionaro em horrio parcial ou integral.

Art. 3 O Ensino Fundamental est organizado em 9 (nove) anos, assim denominados: I 1 Ano;

II 2 Ano; III 3 Ano; IV 4 Ano; V 5 Ano; VI 6 Ano; VII 7 Ano; VIII 8 Ano; IX 9 Ano.

Pargrafo nico. As Unidades Escolares, os Ginsios Experimentais Cariocas, as Creches e os Espaos de Desenvolvimento Infantil recebero os alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, levando em considerao, para a enturmao, a avaliao da E/SUBE/CED/IHA e a proximidade residencial e de faixa etria.

Art. 4 A matrcula inicial ou por transferncia, no Ensino Fundamental, ser permitida para crianas a partir dos 6 (seis) anos de idade, nos termos da Deliberao E/CME n 20, de 28/04/2009.

1 Para atender ao caput deste artigo, considera-se como data-base para clculo da idade do aluno o ltimo dia do ms de maro de 2012.

2 Excepcionalmente em 2012, considerando ser um perodo de transio na adequao Resoluo CNE/CEB n 6, de 20 de outubro de 2010, os alunos da Educao Infantil que j cursaram dois anos de Pr-Escola (Blocos I e II) nesta Rede Pblica Municipal de Ensino sero remanejados para o 1 Ano do Ensino Fundamental, mesmo que s completem 6 anos aps 31/03/2012.

3 Excepcionalmente em 2012, considerando ser um perodo de transio na adequao Resoluo CNE/CEB n 6, de 20 de outubro de 2010, os alunos da Educao Infantil - Creche que j cursaram dois anos Maternal (I e II) nesta Rede Pblica Municipal de Ensino sero remanejados para a Pr-Escola Grupo II, mesmo que s completem 4 anos aps 31/03/2012.

Art. 5 O aluno transferido que no apresentar a documentao que comprove a escolaridade exigida para o ingresso no Ano solicitado em at 35 (trinta e cinco) dias aps o pedido da matrcula, ser enturmado aps avaliao da Unidade Escolar, nos termos da Deliberao E/CME n 20/2009.

Pargrafo nico. A observncia do disposto no caput deste artigo constitui responsabilidade da direo da Unidade Escolar. Art. 6 A Educao de Jovens e Adultos EJA receber alunos a partir de 17 (dezessete) anos completos, interessados nesta modalidade de ensino, considerandose os conhecimentos j adquiridos.

1 Os alunos j matriculados no Ensino Fundamental regular da Rede Pblica Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e os transferidos de outras redes, com idade igual ou superior a 17 anos, sero encaminhados, obrigatoriamente, EJA.

2 Os alunos com deficincia ou transtornos globais do desenvolvimento sero avaliados pelo Instituto Municipal Helena Antipoff E/SUBE/CED/IHA e pela 4

respectiva Coordenadoria Regional de Educao E/SUBE/CRE, e devero ter considerada a sua manifestao expressa ou de seu responsvel legal para o procedimento de matrcula no PEJA em ateno possibilidade de permanncia no Ensino Fundamental regular diurno.

3 Excepcionalmente, alunos com 15 e 16 anos podero ser matriculados na EJA, por manifestao expressa de seu responsvel legal, aps avaliao e autorizao da E/SUBE/CRE.

4 Em 2012, os alunos remanejados da Educao de Jovens e Adultos da Rede Estadual sero enturmados diretamente no PEJA.

5 Na EJA, as turmas devero ser formadas de acordo com as orientaes previstas pelo Programa.

6 Por se tratar de mudana de modalidade, o aluno que ingressa na Educao de Jovens e Adultos, seja por matrcula inicial, seja oriundo de qualquer ano de Ensino Fundamental ou de projeto estratgico, ser enturmado, aps avaliao, no grupamento mais adequado ao seu processo de aprendizagem.

Art. 7 A organizao das turmas, bem como o quantitativo e a numerao, obedecero a critrios especficos, de acordo com as instrues contidas nos Anexos I e II que acompanham a presente Portaria, respeitando-se o quantitativo mximo de alunos por turma, resguardados os direitos previstos em lei.

1 No poder ser aberta uma nova turma, enquanto o quantitativo estabelecido para cada ano de escolaridade no houver sido totalmente preenchido.

2 No Ginsio Experimental Carioca, as turmas devero ser formadas de acordo com as orientaes previstas pelo Programa. 5

3 As turmas que tiverem seu quantitativo reduzido no decorrer do ano letivo, ficando abaixo do estipulado, podero ser reorganizadas, de acordo com os critrios estabelecidos nesta Portaria, com o fim de atender a demandas da Rede Publica Municipal de Ensino, aps estudos da Gerncia de Educao e da Assessoria de Integrao da E/SUBE/CRE.

4 A abertura de uma nova turma de Educao Infantil, na modalidade creche, ou qualquer outra mudana depender de avaliao conjunta e autorizao da Gerncia de Educao Infantil da Coordenadoria de Educao E/SUBE/CED, da Coordenadoria de Recursos Humanos - E/SUBG/CRH e da Coordenadoria Regional de Educao. 5 Na Educao de Jovens e Adultos II PEJA II podero existir turmas com formao mista, compostas por alunos de Unidades de Progresso diferentes, desde que pertencentes a um mesmo Bloco.

Art. 8 Para no ser ultrapassado o quantitativo mximo de alunos nas turmas, conforme previsto no anexo I desta Portaria, a escola traar estratgia prpria para atendimento demanda, em conjunto com o Conselho Escola-Comunidade da Unidade Escolar e a E/SUBE/CRE, fazendo-se o registro da deciso tomada em ata.

Art. 9 Admitir-se-, at o 1 Conselho de Classe, a reclassificao de alunos do Ensino Fundamental que apresentarem a possibilidade de avanos em seu processo de escolaridade, inclusive dos que estiverem matriculados em Projetos Especiais, aps avaliao da Unidade Escolar que se responsabilizar pela aprendizagem desses alunos.

1 A reclassificao dever considerar os interesses da faixa etria do ano de escolaridade para o qual o aluno est sendo indicado. 6

2 Admitir-se- a reclassificao nos seguintes casos:

I - de alunos retidos apenas por frequncia;

II - de alunos do 6 ao 8 Ano que, transferidos de outras redes de ensino, tenham sido enturmados no ano de sua dependncia, desde que obtenham avaliao positiva pela Unidade Escolar.

3 A Unidade Escolar elaborar, a cada Conselho Escolar - COC, relatrio detalhado sobre o desenvolvimento e a aprendizagem desses alunos, enviando-o Gerncia de Educao da respectiva E/SUBE/CRE.

4 No haver reclassificao de alunos da Educao Infantil para o Ensino Fundamental.

5 A reclassificao de alunos da Educao de Jovens e Adultos poder ocorrer em qualquer perodo do ano letivo, aps avaliao realizada pela Unidade Escolar, atendendo ao carter acelerativo do curso.

6 Todos os alunos reclassificados sero assinalados no Sistema de Controle Acadmico SCA. Art. 10 Cabem s Coordenadorias Regionais de Educao a superviso e o acompanhamento do processo de organizao e de distribuio das turmas, garantindo o disposto na presente Portaria.

Art. 11 Os casos omissos sero resolvidos pela Coordenadoria de Educao, da Secretaria Municipal de Educao.

Art. 12 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. 7

Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2011.

MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS

Coordenadora da Coordenadoria de Educao

ANEXO I A- DA EDUCAO INFANTIL

1. Da Modalidade Creche

1.1. De acordo com a demanda e a capacidade fsica, cada Creche ou Espao de Desenvolvimento Infantil poder organizar turmas do Berrio e do Maternal I e II, compreendendo, estritamente, crianas nascidas entre 01/04/2008 e 01/08/2011, sendo que a criana necessita ter, no mnimo, 6 (seis) meses em 01/02/2012, para efetuar sua matrcula.

1.1.1. As turmas do Berrio sero formadas por, no mximo, 25 (vinte e cinco) crianas nascidas entre 01/04/2010 e 01/08/2011, correspondendo faixa etria de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e 11 (onze) meses.

1.1.2. As turmas do Berrio devero ser agrupadas por proximidade da faixa etria, observando-se que as crianas com at 11 meses necessitam estar em Creche ou Espao de Desenvolvimento Infantil com lactrio.

1.1.3. As turmas do Maternal I sero formadas por, no mximo, 25 (vinte e cinco) crianas nascidas entre 01/04/2009 e 31/03/2010, correspondendo faixa etria de 2 (dois) anos a 2 (dois) anos e 11(onze) meses. 8

1.1.4. As turmas do Maternal II sero formadas por, no mximo, 25 (vinte e cinco) crianas nascidas entre 01/04/2008 e 31/03/2009, correspondendo faixa etria de 3 (trs) anos a 3 (trs) anos e 11 (onze) meses.

1.1.5. Sendo necessrio constituir turmas de faixas etrias diferentes, atender-se-, dentro do possvel, ao critrio de aproximao das idades, inclusive para atender a demanda das crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

1.2. As turmas de Educao Infantil, na modalidade Creche, podero ter includas at 2 (duas) crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Neste caso, ser reduzido em 2 (duas) crianas o quantitativo, para cada criana includa.

1.2.1. Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 2 (dois) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

1.2.2. As turmas de Educao Infantil sero numeradas, respeitando-se os grupamentos, iniciando-se pelo grupo de menor idade.
CDIGO GRUPAMENTO TURMAS

10

Berrio

EI-50, EI-51,...

10

Maternal I

EI-40, EI-41,...

10

Maternal II

EI-30, EI-31,...

2. Da Modalidade Pr-Escola 9

2.1. De acordo com a demanda e a capacidade fsica, cada Unidade Escolar poder organizar turmas dos GRUPOS I e II, compreendendo, estritamente, crianas nascidas entre 01/04/2006 e 31/03/2008.

2.1.1. As turmas do GRUPO I sero formadas por crianas nascidas entre 01/04/2006 e 31/03/2007, correspondendo faixa etria de 5 (cinco) anos a 5 (cinco) anos e 11(onze) meses.

2.1.2. As turmas do GRUPO II sero formadas por crianas nascidas entre 01/04/2007 e 31/03/2008, correspondendo faixa etria de 4 (quatro) anos a 4 (quatro) anos e 11(onze) meses.

2.1.3. Na organizao das turmas de Educao Infantil, modalidade Pr- Escola, o quantitativo dever ser de 25 (vinte e cinco) crianas para os grupos citados no item 2.1.

2.1.4. As turmas de Educao Infantil, modalidade Pr-Escola, podero ter includas at 2 (duas) crianas que apresentem deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Neste caso, ser reduzido em 2 (duas) crianas o quantitativo, para cada criana includa.

2.1.5. Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 2 (dois) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

2.1.6. Na formao de turmas, as crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento, nascidas entre 01/04/2007 e 31/03/2008, tero prioridade, mesmo nos locais em que s sejam formadas turmas do Grupo I. 10

2.1.7. Sendo necessrio constituir turmas de faixas etrias diferentes, atender-se-, dentro do possvel, ao critrio de aproximao das idades, inclusive para atender a demanda das crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

2.1.8. As turmas de Educao Infantil, na modalidade Pr-Escola, sero numeradas respeitando-se os grupamentos e iniciando-se pelo grupo de maior idade. 2. Da Modalidade Pr-Escola

2.1. De acordo com a demanda e a capacidade fsica, cada Unidade Escolar poder organizar turmas dos GRUPOS I e II, compreendendo, estritamente, crianas nascidas entre 01/04/2006 e 31/03/2008.

2.1.1. As turmas do GRUPO I sero formadas por crianas nascidas entre 01/04/2006 e 31/03/2007, correspondendo faixa etria de 5 (cinco) anos a 5 (cinco) anos e 11(onze) meses.

2.1.2. As turmas do GRUPO II sero formadas por crianas nascidas entre 01/04/2007 e 31/03/2008, correspondendo faixa etria de 4 (quatro) anos a 4 (quatro) anos e 11(onze) meses.

2.1.3. Na organizao das turmas de Educao Infantil, modalidade Pr- Escola, o quantitativo dever ser de 25 (vinte e cinco) crianas para os grupos citados no item 2.1.

2.1.4. As turmas de Educao Infantil, modalidade Pr-Escola, podero ter includas at 2 (duas) crianas que apresentem deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Neste caso, ser reduzido em 2 (duas) crianas o quantitativo, para cada criana includa.

11

2.1.5. Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 2 (dois) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

2.1.6. Na formao de turmas, as crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento, nascidas entre 01/04/2007 e 31/03/2008, tero prioridade, mesmo nos locais em que s sejam formadas turmas do Grupo I.

2.1.7. Sendo necessrio constituir turmas de faixas etrias diferentes, atender-se-, dentro do possvel, ao critrio de aproximao das idades, inclusive para atender a demanda das crianas com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

2.1.8. As turmas de Educao Infantil, na modalidade Pr-Escola, sero numeradas respeitando-se os grupamentos e iniciando-se pelo grupo de maior idade.
CDIGO GRUPAMENTO TURMAS

09

Grupo I

EI-10, EI-11,...

09

Grupo II

EI-20, EI-21,...

B DO ENSINO FUNDAMENTAL

1. Do 1 ao 3 Ano

1. Na organizao das turmas do 1 ao 3 Ano, o quantitativo mximo dever ser de 30 (trinta) alunos.

12

1.1 Do 1 ao 3 Ano, as turmas no tero acrscimo no quantitativo estipulado.

1.1.1 As turmas do 1 ao 3 Ano podero ter includos at 3 (trs) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos includos, o quantitativo mximo ser de: 28 (vinte e oito) alunos, quando houver apenas 1 (um) aluno includo; 26 (vinte e seis) alunos, quando houver 2 (dois) alunos includos; 25 (vinte e cinco) alunos, quando houver 3 (trs) alunos includos.

1.1.2 Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 3 (trs) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

1.2 As turmas do 1 ao 3 Ano sero ordenadas da seguinte forma:


PERODOS CDIGOS TURMAS

1 Ano

61

1101, 1102

2 Ano

62

1201, 1202

3 Ano

63

1301, 1302

2. Do 4 ao 6 Ano

2.1 Na organizao das turmas do 4 ao 6 Ano, o quantitativo dever ser de 35 (trinta e cinco) alunos.

13

2.1.1 O acrscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrer quando no houver ainda atendimento demanda de alunos, com exceo daquelas turmas onde existam alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

2.2 As turmas do 4 ao 6 Ano podero ter includos at 3 (trs) alunos que apresentem deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos includos, o quantitativo mximo ser de 33 (trinta e trs) alunos.

2.2.1 Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 3 (trs) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

2.3 As turmas do 4 ao 6 Ano sero ordenadas da seguinte forma:


PERODOS CDIGO TURMAS

4 Ano

64

1401,1402,...

5 Ano

65

1501,1502,...

6 Ano

66

1601,1602,...

3. Do 7 ao 9 Ano

3.1 Na organizao das turmas do 7 ao 9 Ano, o quantitativo dever ser de 40 (quarenta) alunos, cabendo E/SUBE/CRE o estabelecimento do limite mnimo, aps anlise com a Unidade Escolar.

14

3.1.1 O acrscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrer, quando no houver ainda atendimento demanda de alunos, com exceo daquelas turmas onde existam alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento.

3.2 As turmas do 7 ao 9 Ano podero ter includos at 4 (quatro) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos integrados, o quantitativo mximo ser de 38 (trinta e oito) alunos.

3.2.1 Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 4 (quatro) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

3.3 As turmas do 7 ao 9 Ano sero ordenadas da seguinte forma:


CDIGO TURMAS

PERODOS

7 Ano

67

1701,1702,...

8 Ano

68

1801,1802,...

9 Ano

69

1901,1902,...

4. Do Ginsio Experimental Carioca

4.1 Na organizao das turmas do 7 ao 9 Ano do Ginsio Experimental Carioca, o quantitativo dever ser de 35 (trinta e cinco) alunos, cabendo E/SUBE/CRE o estabelecimento do limite mnimo, aps anlise com a Unidade Escolar.

15

4.1.1 O acrscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrer, quando no houver ainda atendimento demanda de alunos, com exceo daquelas turmas onde existam alunos com deficincia motora, deficincia visual ou surdez.

4.2 As turmas do Ginsio Experimental Carioca podero ter includos at 4 (quatro) alunos com deficincia motora, deficincia visual ou surdez. Havendo alunos includos, o quantitativo mximo ser de 30 (trinta) alunos.

4.3 As turmas do Ginsio Experimental Carioca e do Ginsio Experimental Olmpico sero ordenadas da seguinte forma:
PERODOS CDIGO TURMAS

7 Ano

67

1701, 1702, ...

8 Ano

68

1801, 1802, ...

9 Ano

69

1901, 1902, ...

5. Do Ginsio Experimental Olmpico

5.1 Na organizao das turmas do 6 ao 9 Ano do Ginsio Experimental Olmpico, o quantitativo dever ser de 35 (trinta e cinco) alunos, cabendo E/SUBE/CRE o estabelecimento do limite mnimo, aps anlise com a Unidade Escolar.

5.1.1 O acrscimo de 10% (dez por cento) a este quantitativo ocorrer, quando no houver ainda atendimento demanda de alunos.

5.2 As turmas do Ginsio Experimental Olmpico sero ordenadas da seguinte forma:

16

PERODOS CDIGO TURMAS

6 Ano

66

1601, 1602, ...

7 Ano

67

1701, 1702, ...

8 Ano

68

1801, 1802, ...

9 Ano

69

1901, 1902, ...

C - DA MODALIDADE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

1. Os alunos da Educao de Jovens e Adultos sero grupados da seguinte forma: I - No PEJA I, em dois Blocos Bloco 1 (um) e Bloco 2 (dois). II - No PEJA II, em dois Blocos Bloco 1 (um) e Bloco 2 (dois).

2. Na organizao das turmas da EJA, o quantitativo mximo ser de 30 (trinta) alunos.

2.1 Sero acrescidos 10% (dez por cento) ao quantitativo estipulado no item anterior para atender s mudanas temporrias de horrio, por necessidade de trabalho do aluno.

2.2 As turmas da EJA podero ter includos at 4 (quatro) alunos com deficincia e/ou transtornos globais do desenvolvimento. Havendo alunos includos, o quantitativo mximo ser de: 28 (vinte e oito) alunos, quando houver apenas 1 (um) aluno includo; 27 (vinte e sete) alunos, quando houver 2 (dois) alunos includos; 26 17

(vinte e seis) alunos, quando houver 3 (trs) alunos includos; 25 (vinte e cinco) alunos, quando houver 4 (quatro) alunos includos.

2.2.1 Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 4 (quatro) alunos com deficincia ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo. 3. No Centro Municipal de Referncia da Educao de Jovens e Adultos CREJA, tendo em vista a carga horria diferenciada, o quantitativo mximo ser de 13 alunos, podendo ser includo, neste quantitativo, 2 (dois) alunos com deficincia e/ou transtorno global do desenvolvimento.

3.1 Caso haja a necessidade de matrcula de mais do que 2 (dois) alunos com deficincia ou transtornos globais do desenvolvimento nas turmas, haver avaliao da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, para autorizao do acrscimo.

18

4. As turmas da EJA sero ordenadas da seguinte forma:


GRUPAMENTO BLOCO CDIGO TURMAS

PEJA I

17

171,172,...

19

191,192,...

PEJA II

15

151,152,......

16

161,162,...

D DOS PROJETOS ESPECIAIS:

1. Na organizao de turmas para os Projetos Especiais, obedecer-se- ao seguinte critrio: a) Realfabetizao 1 25 alunos; b) Realfabetizao 2A 25 alunos; c) Realfabetizao 2B 25 alunos; d) Acelerao 1A 25 alunos; e) Acelerao 2 30 alunos; f) Acelerao 2A 30 alunos; 19

g) Acelerao 3 30 alunos.

2. As turmas dos Projetos Especiais sero organizadas da seguinte forma:


PROJETO CDIGO TURMAS

Realfabetizao 1

81

8101, 8102,...

Realfabetizao 2A

82

8201, 8202, ...

Realfabetizao 2B

83

8301, 8302, ...

Acelerao 1A

84

8401, 8402, ...

Acelerao 2

88

8801, 8802, ...

Acelerao 2A

87

8701, 8702, ...

Acelerao 3

89

8901, 8902, ...

ANEXO II EDUCAO ESPECIAL

1. A organizao das turmas da Educao Especial dever efetivar-se numa ao conjunta do E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da equipe pedaggica da escola.

20

1.1 O atendimento em Classe Especial feito para alunos com deficincias e Transtorno Global do desenvolvimento com idade para o Ensino Fundamental, ou seja, 6 anos at o dia 31 de maro de 2012.

I - DA MODALIDADE EDUCAO ESPECIAL

1. Atendimento Hospitalar

1.1 Os atendimentos hospitalares funcionaro nos horrios estabelecidos por intermdio de Convnios e Resolues Conjuntas firmados, respectivamente, entre as Unidades Hospitalares e o Municpio, por intermdio das Secretarias Municipais de Educao e de Sade.

1.2. As matrculas das crianas atendidas no atendimento hospitalar sero efetuadas, com a cincia das equipes da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar, na Escola mais prxima da residncia do aluno ou na escola de referncia do atendimento hospitalar.

1.3. O atendimento hospitalar aos alunos/pacientes da educao infantil atender as modalidades de Creche e de Pr-escola, utilizando critrio de aproximao das idades para a entrada no Ensino Fundamental.

1.4. Os atendimentos s crianas tambm podero ser realizados em leito, de forma individual ou em grupo. Quando o atendimento for realizado em grupo, permitir-se- at 8 alunos para cada professor.

1.5. O aluno em atendimento hospitalar ser sinalizado no Sistema de Controle Acadmico de sua escola de origem.

21

1.6. As crianas que no possurem matrcula no Sistema Municipal de Ensino devero ser matriculadas na Escola de referncia do atendimento hospitalar.

2. Atendimento Domiciliar

2.1. As crianas e adolescentes impossibilitadas de frequentar as Unidades Escolares, com comprovao do afastamento mdico, recebero atendimento pedaggico domiciliar de Professor Itinerante.

2.2 Os alunos com afastamento mdico justificado por atestado e relatrio mdico, devero apresentar, obrigatoriamente, os referidos documentos da sade para realizao da avaliao inicial do E/SUBE/CED/IHA e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE sobre a pertinncia e o encaminhamento do atendimento domiciliar.

2.3 Para a manuteno do atendimento domiciliar, os referidos documentos de atestado e relatrio mdico devero ser renovados, periodicamente (bimestralmente ou semestralmente), justificando o profissional da sade a manuteno do quadro clnico do aluno-paciente. O atestado e o relatrio mdico recebero a apreciao conjunta da E/SUBE/CED/IHA e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE, para validao da continuidade do atendimento domiciliar do aluno.

2.4 Os alunos com afastamento mdico em um perodo superior a 30 (trinta) dias ininterruptos, que no estejam dentro dos critrios do item 2.2, tero sua matrcula mantida em sua escola de origem e, neste caso, devero receber Plano de Estudos elaborado pela prpria Unidade Escolar.

2.4.1 A necessidade desse atendimento dever ser avaliada por intermdio de uma ao conjunta das equipes da E/SUBE/CED/IHA e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE.

22

2.3 As matrculas das crianas e adolescentes atendidas pela Itinerncia Domiciliar, sero efetuadas, aps avaliao inicial das equipes da E/SUBE/CED/IHA e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE, com a cincia da Assessoria de Integrao da E/SUBE/CRE, preferencialmente na escola mais prxima da residncia do aluno, ou na escola de lotao do professor itinerante.

2.5 Os alunos em atendimento domiciliar sero sinalizados no Sistema de Controle Acadmico de sua escola de origem.

3. Escolas Especiais

3.1. As turmas regulares da Educao Infantil que funcionarem nas Escolas Especiais seguiro as instrues do item 2 do Anexo I. 4. Classes Especiais

4.1 Ser permitido o atendimento em Classe Especial na Educao Infantil , modalidade Pr-escola, aos alunos que se encontram matriculados neste grupamento no ano de 2011.

4.2 A numerao dos grupamentos ter o seguinte critrio:


SEGMENTO CDIGO GRUPAMENTO TURMAS Quantitativode alunos:

Mnimo/Mximo

Ensino

36

CE

CE 01,

4/8

Fundamental

CE 02,...

23

4.3 O quantitativo de alunos nas Classes Especiais poder ser aumentado aps avaliao conjunta da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar.

4.4 As Classes Especiais funcionaro em turnos de quatro horas e trinta minutos ou de acordo com a organizao da escola.

4.5 As turmas sero organizadas da seguinte forma:

24

REA CDIGO GRUPAMENTO TURMAS Quantitativo

de alunos:

Mnimo/Mximo

Deficincia intelectual

30

CE/ DI

DI1,

4/10

DI2,...

Deficincia Visual

31

CE/ DV

DV1,

4/10

DV2...

Surdez

32

CE/ DA

DA1,

4/10

DA2...

Transtornos Globais de Desenvolvimento

33

CE/ TGD

TGD1,

3/6

TGD2...

Deficincia Mltipla

34

CE/DMU

DMU1,

3/6

DMU2...

25

4.6 O quantitativo de alunos nas Classes Especiais poder ser aumentado aps avaliao conjunta da E/SUBE/CED/IHA, da Assessoria de Ao Integradora e da Gerncia de Educao da E/SUBE/CRE e da Unidade Escolar.

26

Anda mungkin juga menyukai