Anda di halaman 1dari 5

2

noes BsicAs de AlimentAo e nutrio

Jaqueline giRnos sonati RobeRto VilaRta CHRistianne de VasConCelos affonso

13

Noes Bsicas de Alimentao e Nutrio


O corpo humano e seu alimento Sistema Digestrio

mastigao reduz o tamanho dos alimentos e os misturam com a saliva e suas enzimas e, devido a esse contado, j comeam a ser digeridos. Atravs do esfago o alimento levado para o estmago, onde misturado com fluido cido e enzimas proteolticas e lipolticas. A mistura vai ento para o intestino delgado, onde ocorrer a maior parte da digesto. Nos primeiros 10cm de intestino delgado ocorre a maioria da digesto e absoro da maioria do alimento ingerido. As enzimas do pncreas e a borda em escova do intestino delgado completam a digesto dos amidos e das protenas. As gorduras so reduzidas de gotculas visveis emulso microscpicas e as enzimas pancreticas as reduzem a cidos graxos. No comprimento restante do intestino delgado, os macronutrientes, minerais, vitaminas, oligoelementos e a maioria da gua remanescente so absorvidos antes de atingirem o clon, onde os eletrlitos e alguns dos produtos finais da digesto so reabsorvidos. A maioria dos nutrientes absorvidos pelo trato gastrintestinal entra no fgado pela veia porta, e l podem ser armazenados, transformados em outras substncias ou liberados na circulao. A flora intestinal tem um papel importante na degradao de alguns acares remanescentes, fibras, amidos resistentes. O intestino grosso armazena temporariamente os produtos de excreo e o reto e nus controlam a defecao.

Os principais nutrientes presentes nos alimentos


utrientes so substncias que formam e compem os alimentos. Desempenham no organismo funes como produo de energia (glicdios, lipdeos e protenas), construo de tecidos (protenas), alm disso, os minerais e a gua, junto s vitaminas, tm ao reguladora de funes orgnicas. A seguir, vamos descrever as principais caractersticas desses nutrientes. Os glicdios ou carboidratos so nutrientes combustveis do nosso corpo, pois produzem energia e calor, efetuando todos os processos biolgicos. Esto presentes em abundncia na alimentao e podem ser armazenados pelo organismo, podendo ser utilizados quando houver necessidade. Podem ser encontrados no acar, farinhas (pes, macarro), batata, cereais, leguminosas, vegetais, frutas e arroz. Todo carboidrato depois de ingerido transformado em glicose. A glicose sangunea mantm o crebro e o organismo em funcionamento. O ndice glicmico dos alimentos uma medida numrica que indica como um carboidrato eleva o acar do sangue circulante. Uma refeio que contenha alimentos de alto

14

ndice glicmico eleva rapidamente a concentrao de acar no sangue. Portanto, esses alimentos devem ser consumidos durante e depois de uma atividade fsica. Os alimentos de baixo ndice glicmico devem ser consumidos antes das atividades fsicas de longa durao, em caso de diabetes e regime para emagrecimento, pois possuem uma ao lenta na elevao da glicose sangnea.

Exemplos:
Alimentos de baixo ndice glicmico: leite com chocolate, lingia, po de aveia, iogurte. Alimentos de mdio ndice glicmico: ma, banana, beterraba, abacaxi, pipoca. Alimentos de alto ndice glicmico: po de forma branco, batata, acar, melancia, mandioca, bolacha maisena.

As protenas so indispensveis ao ser humano, e so formadas por 20 aminocidos, dos quais: 9 so chamados de essenciais (que precisam ser adquiridos atravs da alimentao, pois nosso organismo no consegue sintetiz-los). 11 so chamados de no-essenciais (pois o organismo capaz de sintetiz-los).

As principais fontes de protenas so: carnes em geral, aves, peixes, leite e seus derivados (queijo, iogurte), ovos e leguminosas. As protenas so necessrias ao longo da vida, tendo grande importncia durante o crescimento, gestao, amamentao e adolescncia. Os lipdeos ou gorduras so alimentos combustveis que alm de servirem como transportadores de algumas vitaminas tambm protegem os rgos contra choques e so isolantes do frio. O excesso armazenado sob a forma de tecido adiposo. A gordura, quando ingerida, produz sensao de saciedade e prazer, porm devemos consumir as gorduras em pequenas quantidades. Os lipdeos so classificados como: - Insaturados: polinsaturados e monoinsaturados. - Saturados. Os poli ou monoinsaturados so de origem vegetal, como margarina, leo vegetal, azeite, sementes oleaginosas (amndoas, nozes, castanhas), e sem excesso fazem bem sade. Alguns polinsaturados como mega -3 e mega-6 tambm so encontrados em peixes de gua fria, como salmo e sardinha. Os saturados no so benficos sade, devendo ser consumidos com moderao ou mesmo ter seu consumo evitado. So eles: carnes gordurosas (cupim, costela), frango com pele, manteiga, queijos amarelos, bacon, embutidos (salame, mortadela, presunto, lingia), maionese, creme de leite, chantili e banha. As vitaminas e minerais auxiliam todas as reaes e funes que ocorrem no organismo, ou seja, sem elas o corpo no consegue absorver, formar, transportar outros nutrientes. So conhecidas como micronutrientes por serem necessrios em menor quantidade pelo organismo. Geralmente, uma alimentao variada garante quantidades adequadas de vitaminas e sais minerais.

15

Alguns minerais:
MINERAIS FUNO - Crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes; - Responsvel pela coagulao sangunea; - Auxilia no trabalho muscular - Produo de energia; - Parte essencial do tecido nervoso - Formao da hemoglobina que transporta O2 para as clulas - Componente do hormnio da glndula tireide PRINCIPAIS FONTES - Leite e derivados; - Carnes, peixes; - Vegetais - Leite e derivados; - Carnes, peixes; - Vegetais - Carnes, vsceras; - Gema; - Acar mascavo; - Frutas secas - Frutos do mar; - Sal iodado

Clcio

Fsforo

Ferro

Iodo

Algumas vitaminas:
VITAMINA FUNO Necessria para: - Crescimento; - Funcionamento normal dos olhos, nariz, boca, ouvido, pulmes; - Previne resfriado - Auxilia a oxidao dos alimentos; - Essencial respirao celular; - Mantm a tonalidade saudvel da pele; - Atua na coordenao motora - Auxilia oxidao de carboidratos; - Estimula o apetite; - Mantm o tnus muscular e bom funcionamento do sistema nervoso - Previne infeces; - Mantm integridade dos vasos sanguneos e sade dos dentes; - Antioxidante - Atua no metabolismo de clcio e fsforo; - Mantm ossos e dentes em bom estado PRINCIPAIS FONTES - Vegetais de cor vermelha, laranja ou amarela; - Gema de ovo; - Fgado - Vegetais de folha; - Carnes; - Ovos; - Fgado; - Leite - Cereais integrais; - Feijo; - Fgado - Ovo; - Vegetais de folha - Frutas ctricas; - Tomate; - Vegetais de folha; - Pimento - leo de fgado de bacalhau; - Fgado; - Gema

B2 (riboflavina)

B1

C (cido ascrbico)

D (calciferol)

16

VITAMINA E (tocoferol)

FUNO - Promove fertilidade; - Previne aborto; - Atua no sistema nervoso involuntrio e muscular

PRINCIPAIS FONTES - leo de germe de trigo; - Carnes; - Laticnios; - leo de amendoim; - Alface - Vegetais verdes; - Tomate; - Castanha

- Atua na coagulao do sangue.

gua o componente mais abundante do organismo, e essencial para todo o organismo. Est presente em 2/3 do nosso corpo. importante para todos os processos realizados no organismo, como a digesto, absoro e excreo, alm de ter papel importante no sistema de circulao e no transporte e troca de nutrientes do corpo. A eliminao da gua ocorre atravs da urina, suor, fezes e respirao, portanto, devemos beb-la regularmente para que o organismo tenha um bom funcionamento. A gua est presente na natureza, no s na forma natural, mas tambm na maioria dos alimentos, principalmente nos de origem vegetal. A higiene da gua a ser ingerida essencial, podendo ser filtrada ou fervida, no deve ser de local desconhecido e duvidoso, no deve possuir cheiro e sujidade, e deve ser translcida.

BIBLIOGRAFIA
MAHAN,L.K., ESCOTT-STUMP, S. KRAUSE-Alimentos, Nutrio & Dietoterapia. So Paulo, Roca, 2005.

17

Anda mungkin juga menyukai