Anda di halaman 1dari 7

Alvenaria com tijolos comuns

Por Arq. Iber M. Campos

Em nosso artigo anterior sobre Alvenaria Estrutural citamos que voc provavelmente j conhecia este sistema, talvez at j tenha morado em uma residncia feita com Alvenaria Estrutural. Com efeito, antigamente era comum construir sobrados residenciais com tijolos macios de barro. Esta tcnica bem antiga e serviu de base para todos os tipos de alvenaria, inclusive a Estrutural. Vale a pena conhec-la. Por definio, alvenaria toda obra constituda de elementos como pedras naturais, tijolos ou blocos de concreto, ligados ou no por argamassa. Em nosso artigo anterior mostramos os vrios tipos de elementos que podem ser usados nas alvenarias. Quando se fala em alvenaria geralmente se pensa em paredes, mas a alvenaria tambm usada em blocos de fundao, muros de arrimo e colunas, sem falar de obras estruturais como arcos e abbadas, como se utilizava na antiguidade, ou seja, antes do concreto armado. Muitas igrejas foram construdas com alvenaria estrutural em arco estrutural e/ou arco botante e esto l, firmes e fortes, h sculos. Isto porque a parede de alvenaria satisfaz plenamente as condies de resistncia e durabilidade por si s, desde que utilizados de forma que as cargas sobre ela sejam s de compresso, sem flexo ou cizalhamento. No artigo anterior vimos os diferentes tipos de tijolos para alvenaria, agora vejamos a alvenaria bsica, aquela feita com tijolos comum. Fabricao do tijolo comum A matria prima do tijolo comum a argila misturada com um pouco de terra arenosa. Depois de selecionada e misturada a argila misturada com gua at formar uma pasta, que moldada em formas apropriadas que vo dar o formato ao tijolo. As formas so retiradas com a massa ainda mole, os tijolos crus so deixados a secar no sol formando o que se chama de adobe. Uma vez atingida a dureza inicial e retirado o excesso de umidade, os tijolos so cozidos em fornos com temperatura entre 900 a 1.100C. As peas que ficarem mais prximas do fogo ficaro mais escuros e tero resistncia fsica maior. A cor do tijolo varia com o tipo da argila, porm a mais encontrada aquela que fica entre o vermelho e o amarelo. Como saber se o tijolo bom? Testes mais especficos, para selecionar material em obras de responsabilidade maior, precisam ser feitos em laboratrio. Mas com um pouco de experincia e algumas dicas bsicas ser possvel fazermos um bom exame preliminar: O tijolo bem cozido produz um som peculiar quando batido com a colher de pedreiro. Atravs da sonoridade pode-se distinguir o grau de cozimento, quando mais metlico e firme for o som melhor ser o tijolo. Outro teste para saber se o tijolo bom quebr-lo e verificar seu interior. Se o meio ainda estiver meio barrento ou com cor mais escura sinal de que o tijolo est mal cozido.

A superfcie do bom tijolo porosa e spera, suas arestas so vivas e duras. Quando quebrado apresenta salincias e reentrncias. A absoro da gua deve estar por volta de 7% do peso do tijolo, que deveria variar entre 2 a 3 kg, mas infelizmente hoje se encontra tijolos at mesmo de 1 kg... Formato e dimenses O tijolo comum pode ter vrios formatos, atendendo a vrias finalidades como paredes curvas, cantos arredondados e efeitos decorativos. Alm do tradicional em formato de paraleleppedo existem os redondos e os fracionados: meio-tijolo no sentido horizontal e meio-tijolo no formato vertical. Existem tambm com largura de e 1/4 de tijolo, usados no revestimento de fachadas. Algumas olarias fornecem peas com meio-corte, para facilitar a separao das metades na obra, mas nada impede que se corte com uma serra eltrica ou at mesmo com a colher de pedreiro. J tambm os em formato de tramela e em curva (vide ilustrao ao lado) As medidas dos tijolos seguem a chamada Regra de Frisch que determina que o comprimento (C) deve ser igual a duas vezes a largura (L) mais a espessura da junta (J), e tambm que a largura (L) seja duas vezes a altura (H) mais a espessura da junta, ou seja, C = 2L + J e tambm L = 2H + I Estas propores foram pensadas para possibilitar diferentes formas de assentamento, conforme veremos a seguir. Considerando-se a junta de 1 cmconseguimos as seguintes medidas (em cm): MEDIDAS DE TIJOLOS COMUNS SEGUNDO A REGRA DE FRISCH
JUNTA DE 1 CM

C (cm) 23 20 11

L (cm) 11 9,5 8

H (cm) 5 4,25 3,5

Entretanto, atualmente quase fico imaginar que um pedreiro vai ter a pacincia de trabalhar com junta de 1 cm. O mais realista seramos falar em junta de 1,5 cm, assim teramos as seguinte medidas: MEDIDAS DE TIJOLOS COMUNS SEGUNDO A REGRA DE FRISCH
JUNTA DE 1,5 CM

C (cm) 23 21 17

L (cm) 10,75 9,75 7,75

H (cm) 4,63 4,13 3,13

Devemos alertar que estas medidas so tericas. Na prtica o que se encontra no mercado bem diferente, por isto conveniente saber a regra de Frisch para poder fazer o clculo da

junta em funo do material adquirido. A espessura da junta influi tambm na quantidade de tijolos por m, conforme vemos a seguir: Quantidade de tijolos por m Em funo do tamanho dos tijolos e da espessura da junta podemos calcular quantas unidades de tijolos precisamos para preencher um metro quadrado de alvenari, e, a partir da, chegar ao consumo de material. O clculo bem simples, basta ver quantos tijolos precisamos na horizontal, quantos na vertical e multiplicar um pelo outro, ou seja, N = TH x TV Onde: N = Nmero de tijolos por m TH = Quantidade de tijolos na horizontal, por metro linear TV = Quantidade de tijolos na vertical, por metro linear A varivel TH igual a:

TH = 100 / (C + J) Enquanto que: TV = 100 / (H + J) Exemplo: supondo-se uma parede de tijolo de 23 x 11 x 5 e junta de 1 cm, temos: N = 100 / (23 + 1) x 100 / (5 + 1) = 4,2 x 16,7 = 70 Portanto, para esta parede precisamos de 70 tijolos por m. Outro exemplo: parede de 1/2 tijolo feita com tijolos de 21 x 9,8 x 4,1 e junta de 1,5 cm. Neste caso ficaria assim: N = 100 / (21 + 1,5) x 100 / (4,1 + 1,5) = 79 Nos exemplos acima, fizemos o clculo para paredes de tijolo. Se a parede for de 1 tijolo de espessura, basta multiplicar o resultado por 2. Tipos de parede com tijolo comum As paredes feitas com tijolo comum se diferenciam pela espessura e, consequentemente, pela maneira com que os tijolos so assentados. Assim, temos as espessuras de tijolo, 1 tijolo, 1 tijolo e at de 2 tijolos ou mais. Aqui em So Paulo temos vrios prdios construdos em alvenaria estrutura de mais de 2 tijolos como, por exemplo, os prdios antigos da Universidade Mackenzie e as construes da antiga Rede Ferroviria, uma das quais virou um requintado auditrio. Para cada largura de parede feito um tipo de amarrao dos tijolos. A inteno desencontrar as juntas e com isto conseguir maior resistncia ao cizalhamento, alm de melhorar o comportamento geral da alvenaria quando recebe as cargas, ou seja, a parede fica mais resistente com as juntas devidamente amarradas. Veja a seguir as amarraes feitas nos diversos tipos de alvenaria com tijolo comum:

Alvenaria de tijolo a mais usada para as paredes internas, pois recomenda-se que as paredes externas ou que recebem mais carga sejam feitas com espessura de 1 tijolo (vide a seguir). As alvernarias de tijolo devem ser feitas com as juntas desencontradas fiadas a fiadas, inclusive nas junes de parede. Vide o desenho a seguir:

No desenho acima vemos a juno de duas paredes de tijolo, onde a primeira fiada assentada normalmente enquanto que a segunda fiada desencontrada da primeira exatamente a metade do comprimento do tijolo. A terceira fiada ser igual primeira, a quarta igual segunda e assim por diante. Quando ocorrer o cruzamento de duas paredes o procedimento ser o mesmo, conforme mostrado na figura abaixo:

Quando ocorrer a a juno entre parede de tijolo e outra de 1 tijolo as fiadas ficam desencontradas da mesma forma, conseguindo a amarrao necessria, vide figura abaixo:

Seguindo estes mesmos princpios para desencontrar as juntas, s usar a criatividade e conseguiremos solucionar os mais diversos tipos de encontros. Vejamos ento como fica no caso de paredes de 1 tijolo: Alvenaria de 1 tijolo

A idia a mesma, ou seja, deslocar as fiadas tijolo de uma para outra, s que aqui o deslocamento acontece juntamente com um travamento no mesmo sentido da colocao dos tijolos, conforme ilustra a figura a seguir:

Repare no desenho acima que h duas alternativas de travamento. O primeiro caso usado quando o tijolo vai ficar vista, pois quem olha a parede de um lado no sabe se ela de 1 ou de 1/2 tijolo pois a amarrao igual. Entretanto, em paredes de mais responsabilidade o certo usar a alternativa 2, pois causa uma distribuio mais uniforme das cargas. Atualmente no se costuma usar outras espessuras de alvenaria de tijolo macio, mas possvel fazer tambm de 1 tijolo e at de 2 tijolos ou mais. Os cuidados so os mesmo, as juntas devem ser desencontradas o tanto quanto possvel. Execuo de pilares Alm de servirem para paredes de vedao ou estruturais, os tijolos macios se prestam muito bem execuo de pilares, meramente decorativos ou mesmo com funo estrutual sendo comuns em varandas, por exemplo, pelo seu efeito esttico. A figura abaixo mostra algumas possibilidades de pilares executados com tijolos macios:

Analisando a figura acima, vemos ser possvel fazer pilares simples -- dois tijolos lado a lado e aproximadamente 24 x 24 cm de largura -- at pilares de dois tijolos -- aproximadamente 48 x 48 cm -- passando pelo pilar de 1 tijolo e cerca de 37 x 37 cm. Note que nos pilares feitos com mais de 1 tijolo fica um espao central, que pode ser deixado vazio ou pode ser preenchido com cacos de tijolos ou at mesmo com concreto armado, para aumentar a resistncia do pilar, tanto compresso quanto flexo, fator muito importante quando o pilar vai ser usado para fixar uma viga de telhado. A dilatao trmica da estrutura pode causar esforos de flexo no pilar e o consequente rompimento da alvenaria. Formato das juntas A forma e o acabamento das juntas nas alvenarias, principalmente as que ficaro aparentes, pode influir na qualidade e na durabilidade. A figura abaixo mostra os tipos de junta mais comuns.

As juntas cncavas, planas e em V so recomendveis, enquanto que no se recomenda as juntas rebaixadas pois diminuem a rea de contato com o tijolo e aumentam a fragilidade do canto do tijolo, que pode se romper mesmo com um pequeno choque, alm de facilitar a infiltrao de umidade, reteno de poeira e formao de limo. Alm das juntas acima, tambm se pode fazer nos formatos abaixo:

As chanfradas e as aprofundadas so recomendveis, enquanto que as corridas e com chanfro invertido devem ser evitadas. Concluso H muito o que dizer sobre as alvenarias com tijolos comuns, vimos aqui apenas uma pequena introduo. O tijolo comum muito verstil, mas vem sendo condenado pois sua execuo precisa dos fornos a lenha, que devastam as florestas e poluem o ar, assim os preocupados com as construes sustentveis e ecologia recomendam o uso dos tijolos laminados pois consomem menos energia na sua execuo. Poderamos tambm citar o uso dos tijolos de solo-cimento, que podem ser feitas nos mesmos formatos e usados nas mesmas finalidades que o tijolo comum, infelizmente a sociedade ainda no descobriu as vantagens do tijolo de solo-cimento. Os conceitos bsicos que vimos aqui neste pequeno artigo em relao ao assentamento servem tambm para alvenarias feitas com outros elementos como blocos de concreto, tijolos laminados e outros.

Anda mungkin juga menyukai