Anda di halaman 1dari 3

2 Guerra Mundial, Baseado no livro de Anne Frank.

Introduo ao inicio da 2 grande guerra mundial.

O Imprio Alemo perdeu territrio para a Frana, Polnia, Blgica e Dinamarca, e teve de admitir a responsabilidade nica pela guerra, desistir das suas colnias e da sua marinha e pagar uma grande soma em reparaes de guerra. Um elemento vital do apelo de Hitler era o sentimento de orgulho nacional ofendido pelo Tratado de Versalhes imposto ao Imprio Alemo pelos aliados Em Maro de 1935 Hitler repudiou abertamente o Tratado de Versalhes ao reintroduzir o servio militar obrigatrio na Alemanha. O seu objectivo seria construir uma enorme mquina militar, incluindo uma nova marinha e fora area (a Luftwaffe). Esta ltima seria colocada sob o comando de Gring, um comandante veterano da Primeira Guerra Mundial. Em 1938, com o apoio de parte da populao austraca, o governo nazista anexou a ustria, episdio conhecido como Anschluss. Em seguida, reivindicou a integrao das minorias germnicas que habitavam os Sudetas (regio montanhosa da antiga Checoslovquia). Como esta no estava disposta a ceder, a guerra parecia iminente, foi ento convocada uma conferncia internacional em Munique. Na conferncia de Munique, em Setembro de 1938, britnicos e franceses, seguindo a poltica de apaziguamento, cederam vontade de Hitler, concordando com a anexao dos Sudetos. s 4h45 da madrugada de 1 de Setembro de 1939, os canhes do cruzador alemo Schleswig-Hosltein abriram fogo sobre as posies polacas em Westerplatte, na ento cidade livre de Danzig, hoje Gdansk. O exrcito alemo lanou uma forte ofensiva de surpresa contra a Polnia, com o principal objectivo de reconquistar seus territrios perdidos na Primeira Guerra Mundial e com o objectivo secundrio de expandir o territrio alemo. As tropas alems conseguiram derrotar as tropas polacas em apenas um ms. A Unio Sovitica tornou efectivo o acordo (Ribbentrop-Molotov) com a Alemanha nazi e ocupou a parte oriental da Polnia. A Gr-Bretanha e a Frana, responderam ocupao declarando guerra Alemanha mas, apesar dos compromissos que haviam assumido para com a Polnia, nada fizeram para ir em socorro do pas, limitando-se a formar uma linha defensiva para enfrentar um possvel ataque alemo a oeste. A Itlia, nesta fase, declarou-se "pas neutro".

Resumo em que enquadra o Dirio de Anne Frank na 2 grande guerra mundial


de salientar que este pequeno resumo do dirio de Anne Frank, contem personagens que no irei explicar nem dar qualquer tipo de relevncia, visto que no se trata de objecto de depreciao para o referido trabalho. Assim temos: Em 1933, o partido Nazi ascende ao poder, e o pai de Anne decide sair da Alemanha. Vo viver para a Holanda, com o objectivo de fugirem s investidas de Hitler, procura de alguma segurana e tranquilidade. Instalam-se em Amesterdo e durante 7 anos viveram despreocupadamente. Em 1940, contudo, a Holanda foi ocupada pelos Nazis e tudo mudou: todos os judeus foram obrigados a bordar a Estrela de David nas roupas; tiveram de entregar as bicicletas e foram proibidos de andar de automvel e de elctrico; s podiam fazer compras a determinadas horas do dia e apenas em lojas judias; foram proibidos de frequentar teatros e cinemas; as crianas s podiam frequentar escolas judias. Apesar de tudo, Anne era uma menina feliz, a quem o pai tentava proteger do que se passava. No dia em que fez 13 anos, Otto ofereceu-lhe um dirio, de capa forrada a tecido xadrez. Sem saber, Otto provocou um feito histrico, permitindo que milhares de pessoas conhecessem Anne. Neste dirio, Anne decide escrever cartas a uma amiga imaginria, a quem deu o nome de Kitty. A ela relatava o seu dia-a-dia, e as dificuldades por que passavam por serem judeus. Em Julho de 1942, a famlia recebe uma notificao para que Margot se apresente num campo de trabalhos isto fez com que Otto antecipasse os planos de fazer desaparecer a famlia. Mudam-se ento para um esconderijo localizado nas traseiras do seu escritrio, ao qual se tinha acesso por uma porta escondida por uma estante. Mais tarde juntaram-se a eles a famlia Van Pels e Fritz Pfeffer. Durante dois longos anos, Anne compartilha o que ela chama de Anexo com mais 7 pessoas, sendo seu pai, me e irm, e as referidas famlias acima mencionadas. Todos enclausurados e obrigados a viver escondidos do anti-semitismo propagado por Hitler. Os moradores do Anexo Secreto contavam com a ajuda de alguns funcionrios de Otto, que os mantinham informados do que se passava l fora e que lhes traziam mantimentos. Anne passava a maior parte do seu tempo a estudar e a escrever o dirio era o seu escape. No mesmo ela diz que escrevia para aliviar o corao, porque assim a dor desaparecia e a coragem regressava. Anne relatou com pormenor o modo como os dias eram passados no anexo, as suas angstias, medos, alegrias e o amor que sentia por Peter.

E no mesmo dirio que se compreender as mudanas que vo ocorrendo na Anne. O silncio uma ordem, pois no podem ser vistos nem ouvidos. Vivem todos num ambiente de constante ansiedade pelo medo de serem descobertos e levados para um campo de concentrao. O mais surpreendente que tudo isso verdico e s foi possvel com a ajuda dos amigos no judeus que traziam comida, livros e utenslios. Durante os dois anos que se passaram, dois homens e duas mulheres organizavamse para levar o que fosse preciso e possvel para os moradores do Anexo. Correram o risco mximo para proteger aquelas pessoas, sendo esse um gesto muito herico. Pouco depois de completar 14 anos, infelizmente os relatos de Anne param aps a sua captura. A 4 de Agosto de 1944, a polcia invadiu o Anexo foram todos descobertos, provavelmente denunciados. Anne e a famlia foram enviadas para um campo de trabalhos em Westerbork e mais tarde para Auswitz, na Polnia, e pouco antes do fim da Guerra, Anne morre num campo de concentrao com a doena do tifo, curiosamente poucas semanas antes do campo ser libertado pelos aliados. Dos moradores do Anexo apenas, o pai de Anne sobrevive e dedica-se a realizar um dos sonhos de sua filha ao levar aos olhos do mundo o dirio de Anne Frank. Como concluso, verificamos que a perseguio que o regime de Hitler efectuou aos Judeus, foi de tal maneira cruel e barbara que no existe adjectivo para a classificao de uma pessoa que quis impor a chamada raa ariana, como raa superior, em detrimento de outras raas, no olhando a meios para atingir os fins.

Anda mungkin juga menyukai