Anda di halaman 1dari 16

Treinamento Operacional

Sistema de Refrigerao (Chiller) Instrutor: Daniel Ferreira

Contedo.
-Principais componentes do Sistema -Diagramas do processo -Procedimentos -Testes do setor de qualidade na gua do chiller. -Rotinas operacionais no sistema de refrigerao. -Cuidados a serem tomados com sistema de refrigerao. -Observaes gerais.

Principais componentes do Sistema


-02 Reservatrios de gs (Evaporador e condensador); -01 torre de resfriamento; -02 bombas do condensador; -02 bombas do evaporador -01 skid de injeo de qumico; -01 serpentina localizada na casa de filtro de ar turbina;

Definio-sistema tem como finalidade reduzir a temperatura da gua at o set point presetado, mas a principal finalidade deste sistema diminuir a temperatura do ar de resfriamento e do ar de combusto da turbina LM 6000.

2-Diagramas do processo SISTEMA DE REFRIGERAO DA TURBINA

Procedimentos
Procedimento para acionar o chiller.
Abrir as vlvulas de entrada e sada da bomba A e B do evaporador. Abrir as vlvulas de entrada e sada da bomba A e B do condensador. Abrir as vlvulas de entrada e sada da torre de resfriamento. Colocar em modo automtico os disjuntores das bombas do evaporador, condensador e torres de resfriamento. Checar nvel de leo lubrificante do sump dos compressores mestre e escravo. Abrir vlvula de gua de resfriamento do leo lubrificante dos chiller's. Acionar botoeira de acionamento dos compressores mestre e escravo. Registrar em livro de ocorrncia tal manobra

Procedimentos
Procedimento para desligar os chillers.
Acionar o desligamento dos compressores mestre e escravo na botoeira de acionamento. Aps desligamento fechar vlvula de blowldow do chiller desligado. Registrar em livro de ocorrncia tal manobra.Procedimento para acionar as centrifugadoras

Procedimentos
Procedimento para isolamento da torre do chiller.

Acionar o desligamento dos compressores mestre e escravo na botoeira de acionamento. Fechar as duas vlvulas de sada da torre localizada na parte inferior da torre. Fechar as duas vlvulas de entrada da torre localizada na parte superior da torre. Desligar e bloquear os disjuntores das bombas do condensador , evaporador e ventiladores das torres.

Procedimentos
Procedimento para alterao do set point de temperatura da gua.
No display de controle do compressor ir para tela de controle de set point. Pressionar a tecla enter por quatro vezes at que comece a piscar um dos parmetros. Pressionar a tecla para baixo at que comece a piscar o valor de set point. Pressionar mais ou menos dependendo da alterao que se deseja. Obs: em caso de alterao do set point para valores acima do que est estabelecido adotar o seguinte critrio: alterar o set point de um em um grau com intervalo entre as alteraes de cinco minutos para que no haja desligamento do compressor.

Procedimentos
Procedimento para abastecer leo lubrificante do sump.

Conectar mangueira na bomba manual de transferncia de leo e na tubulao de retorno de leo do sump. Bombear o leo lubrificante at o nvel desejado. Desconectar mangueira da tubulao de retorno do leo lubrificante e recolher resduo de leo que possa haver.

Procedimentos
Procedimento para transferir leo lubrificante do compressor mster para o escravo.
Conectar mangueira que composta da juno de duas mangueiras e uma vlvula de isolamento entre elas no dreno do sump localizado na parte inferior do tanque. Conectar outra extremidade da mangueira na tubulao de retorno do leo lubrificante localizado na parte superior do tanque. Abrir vlvula localizada entre as duas mangueiras de transferncia de leo lubrificante. Abrir vlvula da tubulao de dreno do sump. Acompanhar a transferncia do leo at que os dois tanques fiquem nivelados. Aps o nivelamento dos tanques, fechar vlvula da tubulao de dreno sump. Fechar vlvula que fica entre as duas mangueiras retirar a presso que fica contida na mangueira. Desconectar mangueira da tubulao de retorno do leo lubrificante.

Testes do setor de qualidade na gua do chiller.

Uma vez por semana coletada amostra de gua do ciclo fechado e ciclo semi-aberto para ser analisado o PH, Ferro, Teor de Molibidenio, Condutividade, e contagem microbiolgica. Os testes das especificaes acima so feitas no setor de qualidade (mauazinho).

Rotinas operacionais no sistema de refrigerao.

Rondas com todos os parmetros dos compressores mestre e escravo a cada 4 horas. Verificao constante no nvel da bacia da torre.

Cuidados a serem tomados com sistema de refrigerao.


Verificao dos alarmes para atestar falha no sistema e abrir SS para uma posterior manuteno no equipamento. Para ser executada qualquer manuteno no painel de 4160vca obrigatria o desligamento e aplicao de loto no disjuntor de 13.8kv que alimenta os compressores do chiller.

Observaes gerais.

A verificao constante na bacia da torre imprescindvel, pois a gua da torre responsvel pelo resfriamento do leo lubrificante e sabendo que neste circuito h um filtro Y tipo tela que fica obstrudo com sujeira da bacia caso ocorra baixo nvel, consequentemente haver de imediato alarme de alta temperatura de leo lubrificante da turbina e desligamento automtico da unidade geradora(TRIP). Caso ocorra variao nos manmetros de presso tanto do circuito do evaporador quanto condensador necessrio que seja feito o purga (retirada do ar) das tubulaes de gua, caso isso no seja feito conseqentemente teremos perda de rendimento no equipamento e por conseguinte perda de Megawatts nas unidades geradoras.

FIM

Anda mungkin juga menyukai