Anda di halaman 1dari 20

Qualidade e finalidade da Imagem A qualidade e a finalidade da imagem do corpo para diagnstico mdico determinada: 1.

. pelo mtodo de Radiodiagnstico (Raios X, US, TC, RM, etc.), 2.caractersticas do equipamento 3.ajustes selecionados pelo operador A qualidade da imagem depende de pelo menos cinco fatores: Contraste, Definio, Rudo, Artefatos, Distoro.

Corpo Humano

Imagem radiolgica primria (contraste virtual) A qualidade da imagem e a quantidade de detalhes em uma radiografia dependem de diversos fatores, incluindo: *Contraste - a diferena visvel entre os vrios tons preto, branco e cinza. *Geometria da imagem - as posies relativas do filme, do objeto e do cabeote de raios X.

O corpo humano apresenta ndices de absoro de radiao bastante diferenciados. So muitas estruturas(ou objetos) que aparecem simultaneamente, e frequentemente, sobrepostos na imagem. um fator importante que determina uma boa visibilidade, que um objeto presente em uma imagem mdica deve sobressair-se em relao s imagens de fundo. Sabemos, por exemplo, que para que os ossos sejam penetrados por raios X, estes precisam ser de maior energia do que para a penetrao de tecidos moles. Aps a interao da radiao com as diferentes estruturas do corpo, emerge destas uma radiao cuja a distribuio diferente daquela que penetrou no corpo, devido ao fato de, no trajeto, haver transposto estruturas de caractersticas diferenciadas. A essa nova distribuio de energias que compem o feixe, d-se o nome de contraste virtual. Postado porDjenane Chaveiro de Medeiross08:330 comentrios Marcadores:Qualidade da Imagem

A origem dos raios x Os raios X so radiaes da mesma natureza da radiao gama (ondas eletromagnticas, que se propagam no ar (ou vcuo)), com caractersticas semelhantes. S diferem da radiao gama pela origem, ou seja, os raios X no so emitidos do ncleo do tomo.

Raios-X no so energia nuclear Os raios-X so emitidos quando eltrons, acelerados por alta voltagem, so lanados contra tomos e sofrem frenagem, perdendo energia. No tm, pois, origem no ncleo do tomo. Essa radiao produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metlico de alto nmero atmico (tungstnio), resultando na produo de radiao X por freamento ou ionizao. Raios-X so energia atmica Toda energia nuclear atmica, porque o ncleo pertence ao tomo, mas nem toda energia atmica nuclear.

A origem dos raios x

Cabeote do RX

O nodo e o catdo ficam acondicionados no interior desse invlucro fechado (tubo). Alm de desempenhar as funes de isolante eltrico e de suporte estrutural para o anodo e catodo, o sistema de encapsulamento serve para manter o vcuo no interior do tubo. A presena de ar dentro do tubo indesejvel, pois, alm de interferir na produo de raios X, permitiria que eletricidade percorresse o tubo, na forma de pequenos raios e centelhas, danificando o sistema. Os raios X so radiaes da mesma natureza da radiao gama (ondas eletromagnticas), com caractersticas semelhantes. S diferem da radiao gama pela origem, ou seja, os raios X no so emitidos do ncleo do tomo.

Os raios X so radiaes de natureza eletromagntica, que se propagam no ar (ou vcuo). Essa radiao produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metlico de alto nmero atmico (tungstnio), resultando na produo de radiao X porfreamentoou ionizao.

Os raios X so radiaes de natureza eletromagntica, que se propagam no ar (ou vcuo). Essa radiao produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metlico de alto nmero atmico (tungstnio), resultando na produo de radiao X porfreamentoou ionizao.

O nodo (+ positivo) consiste em um anteparo (um pequeno pedao de tungstnio) colocado em um bloco de cobre em face angulada que permite a dissipao do calor. A razo deste tipo de construo a gerao de calor pelo processo de criao dos raios X. O tungstnio suporta temperaturas que vo at 3340 C. Alm disso, possui um razovel valor de nmero atmico (74) o que til para o fornecimento de tomos para coliso com os eltrons vindos do catodo (filamento). Existem dois tipos de nodo: anodo fixo e anodo giratrio

Os tubos de nodo fixo so usualmente utilizados em mquinas de baixa corrente, tais como: raio-X dentrio, raio-X porttil, mquinas de radioterapia, raio-X industrial, etc. Os de nodos giratrios so usados em mquinas de alta corrente, normalmente utilizadas em radiodiagnstico. O nodo tem as seguintes finalidades: formar o caminho eltrico, servir de suporte para o alvo e como elemento condutor de calor. O dispositivo focalizador aponta o feixe de eltrons para a rea focal no anteparo. A alta voltagem (Kilovoltagem, kV) conectada entre o ctodo e o nodo acelera os eltrons do filamento negativo para o anteparo positivo. tambm referida como kVp ou Kilovoltagem pico. A corrente (miliamperagem, mA) flui do ctodo para o nodo. a medida da quantidade de eltrons que esto sendo acelerados. Um revestimento de chumbo absorve os raios X no desejveis como uma medida de proteo radiao, uma vez que os raios X so emitidos em todas as direes. leo circundante facilita a dissipao o calor. Quando esse leo vaza h uma condensao e a consequente perda da ampola.

O controle do foco fino-foco grosso feito por uma chave que escolhe ou um ou outro filamento. Para evitar que se coloque grandes correntes em foco fino (o que poderia danificar o nodo), um mesmo comando seleciona a corrente e o foco simultaneamente (as duas chaves so acopladas mecanicamente).

o tubo giratrio teria cerca de 200 vezes mais rea do que o tubo fixo.

nodo mamografia Os tubos para mamografia utilizam anodos de molibdnio (Z=42), que tem um nmero atmico intermedirio, e, portanto, produzem ftons de energia menores, mais adequados baixa densidade do tecido mamrio. Ponto Focal Ao selecionar-se um tubo de raios X para uma determinada aplicao especfica, a principal caracterstica que deve ser observada o tamanho do ponto focal. Tubos com pontos focais pequenos so os mais indicados quando essencial gerar imagens de alta qualidade que permitem boa visibilidade de pequenos detalhese tambm quando houver necessidade de menores quantidades de raios X. o caso da mamografia compressiva localizada ou da magnificao. Postado porDjenane Chaveiro de Medeiross04:080 comentrios Marcadores:Cabeote do Rx

Apresentao da Sala de Exames

Postado porDjenane Chaveiro de Medeiross03:58 0 comentrios Marcadores:Apresentao da Sla de Exames quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Partes principais de uma mquina de raios-X Partes principais de uma mquina de raios-X

As mquinas de Raios-X podem operar a diversas tenses e a diversas correntes no tubo. De um modo geral, temos as seguintes caractersticas: Diagnstico: de 40 150 KVP e correntes de 25 1200 mA. Terapia: de 60 250 KVP e correntes de aproximadamente 8 Ma Raio-X dentrio: de 50 90 KVP e correntes de at 10 mA. Raio-X industrial: de 50 300 KVP e correntes de at 10 mA

O GERADOR Tem como funo fornecer a alta voltagem que o aparelho de raios-X necessita. Transforma a baixa corrente em alta corrente, interligando-se ao tubo de Raios-X atravs de cabos de alta resistncia. Outra funo importante do gerador, permitir que o operador controle as grandezas: kV kilovoltagem; mA miliamperagem; e (s) - tempo de exposio.

Transformador

Um transformador tem dois circuitos, basicamente de duas bobinas (enrolamento de fios) com nmero de espiras diferentes. O primeiro o circuito de entrada, que recebe energia eltrica e, por isso chamado de circuito primrio. O segundo, o circuito de sada, chamado circuito secundrio.Os eltrons no mudam de circuito. A energia transformada do circuito primrio para o secundrio por meio de um campo magntico. Os aparelhos de raios-X no so radioativos. S emitem radiao quando esto ligados , isto , em operao. Os raios-X requerem cuidados e, por isso, no podem ser usados indiscriminadamente.

Tubo de Coolidge

O dispositivo que gera raios X chamado de tubo de coolidge. Este componente um tubo oco e vcuo, ainda possui um catodo incandescente que gera um fluxo de eltrons de alta energia. Estes so acelerados por uma grande diferena de pontencial e atingem ao nodo.

No tubo (ampola) so gerados os Raios X pela converso da energia dos eltrons em calor (ou energia trmica) e, em menor quantidade, em raios X (Bremsstrahlung). O calor um subproduto indesejvel no processo. O tubo de raios X projetado para maximizar a produo de raios X e dissipar o calor to rpido quanto possvel. Principais componentes do cabeote so: -Ampola de raios X, Transformador de alta tenso; Transformador de baixa tenso; Revestimento de chumbo; leo circundante;-Filtro de alumnio;Colimador; Cilindro localizador. Controle Automtico de Exposio (AEC) Dentre os modelos de equipamentos mais , modernos de radiodiagnstico, alguns possuem um dispositivo eletrnico que controla o nvel de exposio no receptor, que tem a funo de suspender a gerao de raios X quando o receptor de imagens (conjunto tela-filme) recebe uma determinada quantidade de exposio pr-determinada considerada ideal para um determinado exame.

Filtrao do feixe de Rx Os ftons com energia abaixo de 20 KeV no interessam ao Radiodiagnstico, pois tm capacidade de penetrao muito baixa, no contribuem com informaes sobre o paciente e s aumentam a dose do paciente. Por isso h a necessidade de filtragem desses raios X que no contribuem para a formao da imagem. Abaixo de 20 KeV, somente 45% dos ftons do feixe conseguem atingir a profundidade de 10 mm de msculo contra apenas insignificantes 0,00063%destes atingem a profundidade de 150 mm. Em contrapartida, 3,5% dos ftons que tm energia de 50kV atingem estes mesmos 150 mm. O prprio corpo atua, ento, como um filtro retirando do feixe os ftons de baixa energia.

Filtrao Adicional Para diminuir a dose do paciente, uma soluo bvia interpor algum material entre o feixe de raios X primrio e o paciente que sirva de filtro e remova do feixe de ftons os de baixa energia. O material geralmente utilizado para este propsito em Radiodiagnstico o alumnio. Toda mquina de raios X tem uma flitragem equivalente de alumnio. Diz-se equivalente porque outros componentes do equipamento tambm filtram parte dos ftons de baixa energia tais como, a janela do tubo de vidro e o colimador do feixe. A quantidade de filtrao total expressa, portanto, em valores de espessura equivalente de alumnio.

Anda mungkin juga menyukai