Anda di halaman 1dari 73

PEDAGOGIA DA EDUCAO INCLUSIVA

PEDAGOGIA DA EDUCAO INCLUSIVA


ProfMSc.ARACY SANTOS SENS. Graduao: Histria e Geografia Ps Graduao: Psicopedagogia Metodologia da GeografiaMetodologia do Ensino SuperiorMestrado: Educao e CulturaProfessora Universitria: UNIDAVI, UNIVEST,ICPG,PORTAL. Professora Educao Bsica: Ensino Mdio: UNIDAVI Professora em Pesquisa e Extenso: UNIDAVI Ministrante de Cursos em Formao Continuada nos municpios e escolas particulares.

PAUTA-10 E 11/10
1-APRESENTAO-(pessoal,ementa). 2-DISCUSSO DO TEMA: EDUCAO INCLUSIVA . 3-CONCEITOS BSICOS. 4-QUEM SO OS EXCLUDOS? 5-CONTEXTUALIZAO HISTRICA. 6-O RESPEITO AS DIFERENAS EVITA O BULLYING. 7-NORMALIZAO E LEGISLAO.

*VDEO- O PODER DA VISO.


O PODER DE UM JOVEM.
3

AVALIAO FINAL
COMO POSSO CONTRIBUIR PARA QUE A EDUCAO INCLUSIVA SEJA REALIDADE Texto dissertativo- (Introduo, desenvolvimento,concluso ou consideraes)-embasamento terico.
4

OBJETIVO
Refletir sobre a contribuio que a Psicopedagogia, pode Trazer equipe multidisciplinar, no planejamento e interveno educativa, dentro da Escola Inclusiva desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio.
5

PSICOPEDAGOGIA
Campo de atuao em sade e educao que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padres normais e patolgicos, considerando a influncia do meio-famlia, escola e sociedade, no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos prprios da psicopedagogia. (Cdigo de tica da ABPp, 1996)

PSICOPEDAGOGIA
Tem um papel decisivo e importante na construo do bom desempenho escolar ou seja do sucesso escolar, pois trabalha com as dificuldades de aprendizagem e suas vicissitudes, dentro da realidade vivida por cada criana, jovem ou adulto .
7

Sucesso Escolar
O xito escolar um fato imaginrio, que depende das caractersticas e idade da criana, da estrutura e dinmica familiar, da escola, do meio social, da poca e do local onde tudo isso acontece.

O fracasso na aprendizagem atinge o individuo, a sua famlia e o meio social j que o conhecimento significa poder na nossa cultura. Os problemas de aprendizagem so construdos na trama da organizao familiar e social que lhe outorga significaes. 8

Sucesso Escolar
Para todas as crianas o sucesso escolar importantssimo, j que seu desempenho como pessoa est vinculado em grande parte sua atuao como aluno Para a famlia, o sucesso escolar dos filhos quase que um atestado social de xito dos pais como educadores Para a escola, alunos com bom desempenho acadmico, em geral significam profissionais bem sucedidos no futuro
9

Sucesso Escolar
Individualmente, a criana, a escola ou a famlia no so linearmente responsveis pelos problemas de aprendizagem das crianas ou em ltima anlise, do SUCESSO OU FRACASSO escolar, MAS a combinao entre fatores congnitos e as experincias vivenciadas nesses ambientes, levam a emerso das predisposies pr existentes, que podem ser desencadeadoras potenciais dos transtornos de aprendizagem.
10

INCLUSO
TODO MUNDO MELHOR EM ALGUMA COISA. ALGUNS SO MELHORES EM MUITAS COISAS. TUDO QUE A ESCOLA TEM A FZER DAR OPORTUNIDADE PARA CADA UM DESCUBRA E DEMONSTRE EM QUE MELHOR.
TENESSE WILLIAN.

PESSOAS COM DIFICULDADES EM ALGUMAS HABILIDADES, MAS COM MUITA CAPACIDADE EM OUTRAS. SIMES,ANTOINETTE.

11

INCLUSO
Incluir: do latim includere abranger, compreender, envolver Excluir: do latim excludere

INCLUSO: EDUCAO DE QUALIDADE PARA TODOS


12

Conceito de INCLUSO
Processo dinmico cujo objetivo primordial encontrar as melhores situaes para que cada aluno se desenvolva dentro de suas potencialidades, das caractersticas de sua escola e das variveis educacionais de tempo e oportunidades (dc. 90) Incluir parar de pensar apenas no sentido de como levar as pessoas com NEE em direo Incluso, mas de operacionalizar meios para que as pessoas que criam e mantm a excluso venham a modificarse, assumindo uma viso mais ampla, preocupada com a qualidade da educao para todos e suas relaes com os demais membros da escola e da sociedade.
13

IMPORTANTE
Aluno de incluso:Nas escolas, todos so de incluso.Ao se referir por ex:aluno surdo,diga aluno com (ou que tem)deficincia. Cadeirante-O termo reduz a pessoa a objeto. Diga pessoa em cadeira de rodas. ( ESCOLA ESPECIAL 2007,p.13.)

14

IMPORTANTE
Deficiente:No devemos reduzir as pessoas e suas capacidades deficincia. O correto pessoa com deficincia. Excepcional- O certo criana ou jovem com deficincia mental. ( ESCOLA
ESPECIAL p.13.)

15

IMPORTANTE
Portador de Deficincia: A deficincia no algo que a pessoa porta (carrega). O correto pessoa com deficincia. Escola ou classe normal- Dizemos dizer escola ou classe regular ou comum.
( ESCOLA ESPECIAL 2007, p.13.)

16

INCLUIR LEI.
RECUSAR UM ALUNO COM DEFICINCIA , SEGUNDO A LEI FEDERAL 7.853, DE 24/10/89,EM SEU ART.8, CRIME. A LDB TAMBM PREV A INCLUSO DE PESSOA COM DEFICINCIA NA REDE PBLICA DE ENSINO.
17

CONCEITUAO
Deficincia: perda ou anormalidade de estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica, temporria ou permanente. Incapacidade: restrio, resultante de uma deficincia, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Desvantagem: prejuzo para o indivduo, resultante de uma deficincia ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
18

CONCEITUAO
Deficincia:. 1-DA LINGUAGEM-AUDIO-VISO 2-MSCULO-ESQUELTICA (FSICA) 3-INTELECTUAL-(MENTAL) Incapacidade: 1-DE FALAR, OUVIR(COMUNICAO)- VER. 2-DE ANDAR-VESTIR-ALIMENTAR-HIGIENE PESSOAL DE APRENDER, PERCEBER, MEMORIZAR, RELACIONARSE, DE TER CONSCINCIA.
Desvantagem:. 1-NA ORIENTAO. 2-NA INDEP.FSICA- NA MOBILIDADE, 3-NA CAPACIDADE OCUPACIONAL, NA INTEGRAO SOCIAL.
19

CONCEITUAO
Autonomia
a condio de domnio do ambiente fsico e social, preservando ao mximo a privacidade e a dignidade de quem a exerce. Daqui sai os conceitos de autonomia fsica e autonomia social. Exemplos: rampas nas caladas, cadeira de rodas. O grau de autonomia resulta da relao entre o nvel de prontido fsico-social do portador de deficincia e a realidade de um ambiente fsico-social.

(Sassaki, 1997)
20

CONCEITUAO
Independncia Capacidade de decidir sem depender de outras pessoas, tais como: membros da famlia ou profissionais especializados.
A pessoa deficiente pode ser mais independente ou menos independente, e isso vai depender da sua auto determinao e/ou prontido para tomar decises numa situao. Ambas podem ser aprendidas e/ou desenvolvidas. 21

CONCEITUAO
Empowerment Processo pelo qual uma pessoa, ou um
grupo de pessoas, usa o seu poder pessoal inerente a sua condio por exemplo: deficincia, gnero, idade, cor para fazer escolhas e tomar decises. O poder pessoal est em cada ser humano. A sociedade no tem conscincia de que o portador de deficincia tambm possui esse poder pessoal, e a a sociedade faz escolhas e toma as decises por ele.
22

CONCEITUAO
INTEGRAO; INTERAO; OUSADIA; TRANSGRESSO; OUSADIA; POSTURA; UTOPIA; ATITUDE; OLHAR; VER; PRECONCEITO; DISCRIMINAO; DIVERSIDADE; DESIGUALDADE; REALIDADE; MUDANA; MODIFICAO TRANSFORMAO; EQUIPE; PARADIGMA;EXCLUSO; BULLYING, ASSERTIVIDADE,PESSOAS PROATIVAS E PESSOAS REATIVAS.
23

CONCEITUAO
A NORMALIZAO (MEC-1994) um princpio que representa a base filosfico-ideolgica da integrao. No se trata de normalizar as pessoas, mas sim o contexto em que se desenvolvem, ou seja, oferecer, s pessoas com deficincia, modos e condies de vida diria o mais semelhante possvel s formas e condies de vida do resto da sociedade.
Mantoan (1997, p.120) a normalizao visa tornar acessveis s pessoas socialmente desvalorizadas condies e modelos de vida anlogos aos que so disponveis de um modo geral ao conjunto de pessoas de um dado meio ou sociedade.

24

CONCEITUAO
O princpio de Mainstreaming, significa levar os alunos o mais possvel para os servios educacionais disponveis na corrente principal da comunidade. Mainstreaming se refere integrao temporal, instrucional e social do excepcional elegvel com crianas normais, de forma progressiva, baseada em estudos e avaliaes individuais, requer aceitao e responsabilidade administrativa entre o sistema regular de ensino e educao especial (Pereira, 1980). Tanto o princpio da normalizao como o processo de mainstreaming foram importantes elementos na aquisio de conhecimentos e experincias de integrao para o surgimento do paradigma da incluso. (Sassaki, 1997)
25

CONCEITUAO
HANDICAP Embora essa palavra inglesa signifique "desvantagem", por definio "handicap" a vantagem numrica utilizada para haver equilbrio entre jogadores de nveis diferentes, resultante de um clculo segundo uma frmula que varia conforme as regras do evento.

26

Estamos atrasados....
Os ambientes no esto preparados para receber os sujeitos com necessidades especiais

Corde

27

EDUCAO ESPECIAL E INCLUSO:

A Incluso a modificao da sociedade como pr-requisito para que a pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania. (Sassaki, 1997)

28

EDUCAO ESPECIAL E INCLUSO:

A Incluso refere-se oportunidade que pessoas com deficincias tm de participar plenamente nas atividades educacionais, de emprego, de consumo, de recreao, comunitrias e domsticas que so especficas do quotidiano social.(Florian, 1998)

29

Como a Escola tem visto a Diferena? Escola Tradicional Indiferena s diferenas; Procura da Homogeneidade; todos vestem o mesmo uniforme.

Remete a criao das Escolas Especiais

30

Como a Escola tem visto a Diferena? Escola Integrativa Tratamento indiferenciado para os diferentes; Concepo dicotmica da deficincia; Criam-se dois tipos alunos nas escolas pblicas:
Os alunos com necessidades educativas normais, e

Os alunos com necessidades educativas especiais.

31

Como a Escola tem visto a Diferena? Escola Inclusiva Declarao de Salamanca As escolas regulares seguindo esta orientao inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatrias, criando comunidades abertas e solidrias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educao para todos(...) ( UNESCO, 1994)

32

Como a Escola tem visto a Diferena? Escola Inclusiva

O conceito da educao inclusiva pode ser definido como o desenvolvimento de uma educao apropriada e de alta qualidade para alunos com necessidades especiais na escola regular.(Hegarty,1994)

33

ESCOLA INCLUSIVA E DIVERSIDADE


Modelo de Atendimento a Diversidade

CONHECIMENTO

PLANIFICAO

INTERVENO

Aluno

Ambiente de Aprendizagem

Colaborao

Preliminar Compreensiva

Interdisciplinariedade

Transicional

(Correia,1997) 34

PRESSUPOSTOS DE UMA EDUCAO INCLUSIVA

LIGAO COM A COMUNIDADE

A escola no pode viver isolada. Reduzir o fosso fazendo projetos integrativos

35

OS DILEMAS DA INCLUSO
Norwich(1993) apresentou quatro dilemas principais: O dilema do currculo comum: um aluno com graves problemas de aprendizagem deve aprender os mesmos contedos diferentes dos seus colegas?

O dilema da identificao: a identificao dos alunos com NEE ajuda-os ou, pelo contrrio, marca-os negativamente?

36

ESCOLA INCLUSIVA
Cada municipio organize para: 1.Identificar o perfil de seu alunado;

2.Identificar o conjunto das necessidades educacionais presentes nesse conjunto;

3.Desenvolver experincias piloto para aprendizagem;

4.Desenvolver um projeto pedaggico condizente com os resultados dessas avaliaes


37

ESCOLA INCLUSIVA
Necessidade das Seguintes Modificaes Qualificao das equipes de apoio especializado; Qualificao do pessoal docente com investimento em nvel de graduao e especializao; Estrutura curricular com mtodos, tcnicas e recursos educativos; Treinamento para lidar com a estruturao e organizao curricular e com tcnicas especializadas; Instrumentalizao das escolas para o uso de novos recursos educativos.
38

A ESCOLA INCLUSIVA REQUER:

Sistema de colaborao e cooperao nas relaes sociais, formando uma rede de auto-ajuda na escola;
Estabelecimento de uma infra-estrutura de servios; Parceria com os pais; Ambientes educacionais flexveis; Estratgias educativas com base em pesquisas;

Facilitao do acesso fsico dos portadores de deficincia;

39

A ESCOLA INCLUSIVA REQUER:

Condies adequadas de trabalho para a equipe tcnica dedicada ao projeto de incluso;


Assistncia s escolas para obter os necessrios implementao do projeto; recursos

Auxlio na criao de novas formas de estruturao do processo de ensino-aprendizagem, direcionadas s necessidades dos alunos;

Fornecimento de informaes apropriadas a respeito das dificuldades da criana, de seus processos de aprendizagem e de seu desenvolvimento social e individual aos professores da classe comum;
40

A ESCOLA INCLUSIVA REQUER:

Compreenso, por parte dos professores, da necessidade de ir alm dos limites que as crianas se colocam, no sentido de lev-las a alcanar o mximo de suas potencialidades;

Oferecimento de novas alternativas aos professores, no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.

41

Braille Falado

Teclado Falado

Reglete sorob

Impressora Braille

42

PARADIGMA DO EMPOWERMENT
EMPOWERMENT significa:

garantir o poder; assegurar, a algum, o poder de escolha e administrao sobre sua prpria vida.

43

A Incluso um processo:

-de transformaes, pequenas e grandes; -Ambientes Fsicos; -Mentalidade das pessoas; -Da prpria pessoa com necessidades especiais;

44

Diferenas principais entre a Integrao e a Incluso(Porter, 1997)


Integrao Centrada no aluno Resultados diagnsticoprescritivos Programa para o aluno Incluso Centrada na sala de aula Resoluo de problemas em colaborao Estratgias para os professores

Colocao adequada s necessidades dos alunos

Sala de aula favorecendo a adaptao e o apoio

45

FILMES
Os sinos de Enya * Nenhum a menos A primeira vista * Ana e o Rei Sempre Amigos * A Cura 12 Homens e uma Sentena Homens de Honra Sociedade dos Poetas Mortos O Milagre de Helen Sulivan O Adorvel Professor

46

FILMES
O Demolidor leo de Lorenzo Mulher Frida Imperador Shreck A Era do Gelo A Bela e a Fera * Oitavo Dia * Perfume de *Clube do *A Princesinha * Tigro *Vida de Insetos
47

FILMES
Roda Amarela Corrida Rumo ao Sol Ferno Capelo Gaivota Pathy Adams Dirio de um Adolescente Duelo de Tits Meu nome Rdio Revoluo dos Bichos Chocolate O Campeo O Sorriso de Monalisa Filadlfia A Fbrica de Chocolate Meu Filho e meu mundo As duas faces de um professor O cu de Outubro Uma lio de vida
48

POLTICA DE EDUCAO INCLUSIVA


A poltica de educao inclusiva implementada pelo MEC tem como foco a garantia do acesso de todos escolarizao, a implementao das condies de acessibilidade necessrias e o fortalecimento dos servios da educao especial para atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos, visando reverter os quadros histricos de excluso educacional.
49

ACESSIBILIDADE
Condio para utilizao, com segurana e autonomia, total ou assistida, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos servios de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicao e informao, por pessoa com deficincia ou com mobilidade reduzida.
Decreto N 5296/04

50

ACESSIBILIDADE
CF, Art. 227 ... facilitao de acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de preconceitos e obstculos arquitetnicos. Decreto N 5.296/04 Acessibilidade Portaria N 3.284/03 Normas e critrios de acessibilidade para o Ensino Superior Decreto N 5.626/05 Regulamentao da Libras Portaria N 976/06 Acessibilidade nos eventos promovidos pelo MEC Portaria N 1.010/06 Uso do Soroban SINAES avalia o PDI das IES que deve estar elaborado de acordo com o Decreto 5.773/2006, que dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao das IES e cursos superiores de graduao e seqenciais no sistema federal de ensino (IES pblicas e privadas) e que trata da promoo de acessibilidade de alunos com deficincia na letra c do inciso VII do art. 16.

51

ACESSIBILIDADE

52

ESCOLA INCLUSIVACada municipio organize para

1.Identificar o perfil de seu alunado; 2.Identificar o conjunto das necessidades educacionais presentes nesse conjunto; 3.Desenvolver experincias piloto para aprendizagem; 4.Desenvolver um projeto pedaggico condizente com os resultados dessas avaliaes
53

Necessidade das Seguintes Modificaes


Qualificao das equipes de apoio especializado; Qualificao do pessoal docente com investimento em nvel de graduao e especializao; Estrutura curricular com mtodos, tcnicas e recursos educativos; Treinamento para lidar com a estruturao e organizao curricular e com tcnicas especializadas; Instrumentalizao das escolas para o uso de novos recursos educativos.
54

A ESCOLA INCLUSIVA REQUER


Sistema de colaborao e cooperao nas relaes sociais, formando uma rede de auto-ajuda na escola;
Estabelecimento de uma infra-estrutura de servios; Parceria com os pais; Ambientes educacionais flexveis; Estratgias educativas com base em pesquisas; Facilitao do acesso fsico dos portadores de deficincia; Condies adequadas de trabalho para a equipe tcnica dedicada ao projeto de incluso; Assistncia s escolas para obter os recursos necessrios implementao do projeto; Auxlio na criao de novas formas de estruturao do processo de ensino-aprendizagem, direcionadas s necessidades dos alunos;

55

A ESCOLA INCLUSIVA REQUER


Fornecimento de informaes apropriadas a respeito das dificuldades da criana, de seus processos de aprendizagem e de seu desenvolvimento social e individual aos professores da classe comum; Compreenso, por parte dos professores, da necessidade de ir alm dos limites que as crianas se colocam, no sentido de lev-las a alcanar o mximo de suas potencialidades; Oferecimento de novas alternativas aos professores, no sentido de implementar formas mais adequadas de trabalho.
56

3.DOCUMENTOS E LEGISLAO:MARCOS LEGAIS.

A Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948) uniu os povos do mundo todo, no reconhecimento de que: todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade (Art.1).
57

Naes Unidas, da UNESCO, da UNICEF, do Banco mundial e de outras entidades


Todas as crianas tm o direito de ser educadas umas com as outras, independentemente das suas condies fsicas, intelectuais, afetivas, sociais, lingusticas ou outras. A incluso benfica quer no plano educativo quer no plano social.

Uma dezena de instrumentos e de documentos internacionais defende o princpio da educao inclusiva:


58

A Conveno dos Direitos da Criana das Naes Unidas em 1989


a Conferncia Mundial sobre a Educao para Todos: para responder s necessidades educativas fundamentais em 1990

o Regulamento das Naes Unidas para a Igualdade de Oportunidades dos Deficientes, em 1993.

59

Hoje, a Declarao de Salamanca e o Quadro de Ao para as Necessidades Educativas Especiais constituem o apelo mais claro e inequvoco educao inclusiva. Eles reforam as idias j expressas em muitos outros documentos internacionais.
A educao inclusiva evoluiu como um movimento cuja vocao pr em questo as polticas e as prticas de excluso.

60

Somente a partir do final do sculo XX, com a fora dos movimentos internacionais e de todos os documentos produzidos (e dos compromissos assumidos) que esta preocupao passou a se estender ao conjunto das diferenas humanas.
De acordo com Werneck (2002) e Carneiro (2003) deve-se Resoluo n. 45/91, da ONU, no somente o surgimento do termo incluso, mas tambm de sociedade inclusiva.

61

UNESCO (1995)
sobre os desenvolvimentos da educao no que diz respeito a necessidades especiais em 63 pases, revelou que a incluso uma idia crucial nas polticas de muitos dos pases da amostra estudada, ainda que s um pequeno nmero tenha explicitado, de uma forma clara, os seus princpios diretores neste assunto. o Ministrio da Educao que, em 96% dos casos estudados, est encarregado de gerir e de implantar os servios destinados s crianas deficientes. Os fundos pblicos constituem a principal fonte de financiamento, outros provm de instituies de beneficncia privadas ou pblicas.
62

LEGISLAO BRASILEIRA E A INCLUSO.


A sociedade brasileira tem elaborado dispositivos legais que, tanto explicitam sua opo poltica pela construo de uma sociedade para todos, como orientam as polticas pblicas e sua prtica social.
A legislao brasileira assegura uma sociedade para todos, por meio da Constituio de 1988, que assumiu os mesmos princpios postos na Declarao Universal dos Direitos Humanos; O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990, dispe, em seu Art. 3, 4,53,54,55.
63

Lei de Diretrizes e Bases da Educao, Lei n 9.394, de 20.12.1996 a universalizao do ensino para os cidados de 0 a 14 anos de idade, e a responsabilidade do municpio de desenvolver os passos necessrios para implementar, em sua realidade sociogeogrfica, a educao inclusiva, no mbito da Educao Infantil e Fundamental.

A Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia prevista no Decreto 3.298/99 estabelece:
a matrcula compulsria de pessoas com deficincia, em cursos regulares, a considerao da educao especial como modalidade de educao escolar que permeia transversalmente todos os nveis e modalidades de ensino, a oferta obrigatria e gratuita da educao especial em estabelecimentos pblicos de ensino, dentre outras medidas (Art. 24,I,II,IV). A Lei n 10.172/01, aprova o Plano Nacional de Educao e d outras providncias.

64

O PNE estabelece objetivos e metas para a educao das pessoas com necessidades educacionais especiais, que dentre eles, destacam-se os que tratam: - dos padres mnimos de infra-estrutura das escolas para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais;-

-da formao inicial e continuada dos professores para atendimento s necessidades dos alunos;
--da disponibilizao de recursos didticos especializados de apoio aprendizagem nas reas visual e auditiva; -- da articulao das aes de educao especial com a poltica de educao para o trabalho; --do incentivo realizao de estudos e pesquisas nas diversas reas relacionadas com as necessidades educacionais dos alunos;
65

-do sistema de informaes sobre a populao a ser

atendida pela educao especial. Em 08 de outubro de 2001, o Brasil atravs do Decreto 3.956, promulgou a Conveno Interamericana para a eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra as Pessoas Portadoras de Deficincia. Ao instituir esse Decreto, o Brasil comprometeu-se a: Tomar as medidas de carter legislativo, social, educacional, trabalhista ou de qualquer outra natureza, que sejam necessrias para eliminar a discriminao contra as pessoas portadoras de deficincia e proporcionar a sua plena integrao sociedade (...).
66

A Resoluo CNE/CEB n 02/2001, instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica, que manifesta o compromisso do pas com o desafio de construir coletivamente as condies para atender bem diversidade de seus alunos. Esta Resoluo representa um avano na perspectiva da universalizao do ensino e um marco da ateno diversidade, na educao brasileira, quando ratifica a obrigatoriedade da matrcula de todos os alunos e assim declara:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo s escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condies necessrias para uma educao de qualidade para todos. Dessa forma, no o aluno que tem que se adaptar escola, mas ela que, consciente da sua funo, coloca-se disposio do aluno, tornando-se um espao inclusivo. 67

A proposio da poltica expressa nas Diretrizes traduz o conceito de escola inclusiva, pois centra seu foco na discusso sobre a funo social da escola e no seu projeto pedaggico.
Em consonncia com os instrumentos legais acima mencionados, o Brasil elaborou documentos norteadores para a prtica educacional, visando especialmente superar a tradio segregatria da ateno ao segmento populacional constitudo de crianas, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais.

68

O documento Saberes e Prticas da Incluso no Ensino Fundamental, publicado em 2003 reconhece que: Toda pessoa tem direito educao, independentemente de gnero, etnia, deficincia, idade, classe social ou qualquer outra condio. O acesso escola extrapola o ato da matrcula, implicando na apropriao do saber, da aprendizagem e na formao do saber, da aprendizagem e na formao do cidado crtico e participativo; A populao escolar constituda de grande diversidade e a ao educativa deve atender s maneiras peculiares dos alunos aprenderem.

69

outras Diretrizes (Parecer 17/2001) outras Leis como a Lei 10098/00 que estabelece normas gerais e critrios bsicos para promoo da acessibilidade das pessoas portadoras de deficincia ou com mobilidade reduzida, e d outras providncias;
A Lei 10216/2001,Lei 10436/2001, Lei10845/2004 que institui o programa de Complementao ao Atendimento Educacional Especializado s pessoas portadoras de deficincia, e d outras providnciasPAED.
70

Os direitos dos Portadores de Necessidades Especiais so regulados pela Portaria do MEC n 3.284 de 7 de novembro de 2003, pelo Decreto da Presidncia da Repblica n 5296 de 02 de dezembro de 2004 e pela Constituio Brasileira que prevem a integrao do portador de deficincia, o pleno exerccio de seus direitos bsicos com respeito e dignidade, iguais oportunidades no meio social, sem privilgio ou paternalismo bem como a existncia de condies bsicas de acesso ao ensino superior, de mobilidade e utilizao de equipamentos e instalaes das Instituies de Ensino Superior.
71

Portadores de quaisquer tipos de deficincias (sejam elas temporrias ou permanentes) so essencialmente o pblico alvo destas orientaes, abrangendo a deficincia fsica, visual e auditiva, alm dos portadores de deficincias mltiplas.

72

INTERVENO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAO ESPECIAL EMENTAA INTERDISCIPLINARIDADE NA E.E. PLANEJAMENTO COLETIVO. A HETEROGENEIDADE COMO RECURSO PEDAGGICO. A FORMAO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO A DIVERSIDADE. RECURSOS DIDTICOS/PEDAGGICOS EM E.E. (OFICINA).
73

Anda mungkin juga menyukai