Anda di halaman 1dari 77

A famlia real no Brasil

Perodo Joanino 1808 - 1821

Antecedentes
1799 - Atravs de um golpe Napoleo chega ao governo. 1804 - Coroado Imperador. Em 1806 , Napoleo decreta o Bloqueio Continental contra a Inglaterra , ou seja , ningum do continente europeu deveria comerciar com os ingleses. Na Espanha, Napoleo colocou seu irmo. Na Itlia, seu sobrinho. Os demais pases que desobedeceram, Napoleo invadiu.

Por volta de 1812, auge do perodo, quase todo o territrio europeu estava sob o controle de Napoleo.

Entrada dos franceses em Lisboa: soldados maltrapilhos e famintos que D. Joo poderia ter vencido se tivesse coragem.

Charge sobre o Bloqueio Continental mostra Napoleo dividindo o mundo com a Inglaterra.

Alguns artigos do Bloqueio Continental


Art. I - As Ilhas Britnicas so declaradas em Estado de Bloqueio; Art. II - Todo o comrcio e toda a correspondncia com as Ilhas Britnicas esto proibidos... Art.III - Nenhuma embarcao vinda diretamente da Inglaterra ou das colnias inglesas... ser recebida em porto algum.

Foi o nico que me enganou.


Napoleo Bonaparte, nas suas memrias escritas pouco antes de morrer no exlio da Ilha de Santa Helena, referindo-se a D. Joo VI, rei do Brasil e de Portugal

Portugal no apia por estar endividado, conseqncia do tratado dos panos e vinhos Tratado de Methuen, com isto ocorre a invaso das tropas francesas em 1807 comandado pelo general Junot. A Rainha era D. Maria I, mas quem governava de fato seria o Prncipe D. Joo que fora aconselhado pelo ministro portugus Conde Linhares e pelo embaixador ingls Lord Stranford a fugir para o Brasil.

A vinda de D. Joo para o Brasil interessava principalmente a Inglaterra que estava em plena revoluo industrial a procura de mercados consumidores.

1808 Assim, Portugal no adere ao bloqueio, invadido por tropas napolenicas. O rei foge para o Brasil.

Dom Joo VI e Carlota Joaquina.

- D. Joo (PrncipeRegente) e a famlia real, escoltados pela esquadra inglesa (Almirante Sidney Smith), se estabelecem no Brasil: a "Inverso Brasileira", = de colnia passou a ser sede do governo portugus.

Se eu fosse um rei ignorante, teria preocupado em levar para o Brasil uma maravilhosa biblioteca?

Dom Joo IV foi uma figura muito ridicularizada na histria brasileira at recentemente, em novelas, filmes etc, como o rei que comia no sei quantos frangos... Mas revelou-se um rei bastante consciente dos limites de sua soberania.

O P.R...

Para acomodar os novos habitantes e tornar a cidade digna de ser a nova sede do Imprio portugus, duas mil residncias foram requisitadas, pregando-se nas portas o "P.R.", que significava "Prncipe Regente", mas que o povo logo traduziu como "Ponha-se na Rua". Prdios pblicos, quartis, igrejas e conventos tambm foram ocupados. Reforma geral: limpeza de ruas, pinturas nas fachadas dos prdios e apreenso de animais.

As medidas adotadas
1808 - A primeira medida de D. Joo foi a "carta regia", decreto onde o prncipe abria os portos Brasileiros a todas as naes amigas. Isto significou o fim do pacto colonial (monoplio do comrcio da colnia pela metrpole) e pode ser considerada como o primeiro grande passo a independncia poltica do Brasil.

Consequncias da abertura dos portos


Fim do monoplio comercial portugus, portos abertos o Brasil pode vender e comprar de qualquer pas (o monoplio era a base de tudo, entra em crise o sistema colonial), Portugal comea a perder o controle do Brasil a partir da abertura dos portos. Em 1808 comea o inicio da influencia do capitalismo ingls, que se consolida com a assinatura dos tratados de 1810 que concebia privilgios e benefcios aos ingleses. Tratado de Comrcio e Navegao: dava privilgios alfandegrios as mercadorias inglesas que chegavam no Brasil. (Inglaterra: 15%, Portugal: 16%, Outros: 54%)

Aliana da amizade: dava privilgios no campo social, jurdico e religioso. Portos abertos D. Joo se estabelece no Brasil de 1808 a 1821 trazendo mudanas.

Negativas: Economia brasileira fica dependente da Inglaterra. A presena de D. Joo atrasou o processo da independncia brasileira, um dos ltimos pases da Amrica latina a libertar-se. Positivas: traz o desenvolvimento para o Brasil.

Indstrias no Brasil
Atravs do Alvar de 1 de abril de 1808, D. Joo concedeu liberdade para a instalao de indstrias no Brasil, revogando o Alvar de 1785 de D. Maria I, que proibia o estabelecimento de fbricas no Brasil.
Esta liberdade industrial no trouxe significativos progressos ao setor porque: faltava-nos capital e uma poltica protecionista; o mercado consumidor era inexpressivo; no existia uma mentalidade empresarial; a aristocracia possua uma mentalidade rural e escravista; a Inglaterra dificultava, ao mximo, a importao de mquinas. Em decorrncia dos Tratados de 1810 que privilegiavam os produtos ingleses, os incentivos que D. Joo tinha dado indstria txtil e metalrgica ficaram nulos.

O progresso cultural
A Imprensa Rgia (primeiro jornal publicado "A Gazeta do Rio de Janeiro" e a primeira revista "O Patriota"); Escola de ensino superior (Faculdades de Medicina da Bahia e Rio de Janeiro); Academia de Belas Artes e Biblioteca Real; Real Teatro So Joo e Jardim Botnico.

Jardim Botnico

Jardim Botnico

A misso artstica francesa


Exerceu grande influncia nas artes plstica do pas, cujo os integrantes eram: Joaquim Lebreton (chefe); Jean Baptiste Debret (pintor), retratou nossos costumes na obra "Viagem Pitoresca e Histrica do Brasil"; Os irmos Taunay (Antnio e Augusto), pintor e escultor; Grandjean de Montigny (arquiteto).

Uma senhora brasileira em seu lar - Debret

Caboclo - Debret

Botica - Debret

Tropeiros pobres de So Paulo - Debret

Engenho manual que faz caldo de cana - Debret

O caador de escravos - Debret

A imigrao
1808 - Imigrao permitida, mas o perodo de instabilidade econmica no havia nada para atrair.

Dom Joo tambm criou:


Banco do Brasil; Arquivo Militar; Academia da Marinha; Casa da Moeda; Fbrica de Plvora; Academia Real Militar.

Consequncias
Aumentou o comrcio externo brasileiro, dominado pelos comerciantes ingleses; Maior subordinao de Portugal Inglaterra (Tratados de 1810); Acelerao do processo de Independncia do Brasil. O Brasil passa a consumir, em larga escala, os produtos manufaturados ingleses: as indstrias nacionais entram em crise; A quebra da estrutura colonial: livre comrcio, (acaba o monoplio) e liberdade de indstria; Medidas em prol do desenvolvimento cultural: criao de faculdades, rgos de ensino, etc; Estabelecimento das bases administrativas brasileiras; Mudanas de hbitos e costumes: as elites brasileiras imitam o estilo de vida europeu.

Conquistas militares
Guiana Francesa: apenas em represlia a Napoleo, foi anexada ao Brasil, mas no durou muito e foi devolvida a Frana em 1815 no perodo do Congresso de Viena. Cisplatina: mesma regio que no sculo XVIII era chamada de Sacramento o Uruguai de hoje, rea de colonizao espanhola que foi invadida pelo o interesse estratgico da sada para a Bacia do Prata, pertence ao Brasil durante o perodo de D. Joo. Mais tarde se declara independente dando origem ao Uruguai no governo de D. Pedro I - 1826.

Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves


Nosso pas deixou de ser uma simples colnia. Esta deciso, proposta pelo representante francs Talleyrand no Congresso de Viena, dava direito de voto a Portugal no citado Congresso e legitimava a permanncia da Corte Portuguesa no Brasil. Foi, sem dvida, uma medida que acelerou mais ainda o nosso processo de emancipao poltica. Em 1816, com a morte da rainha D. Maria I, o Prncipe-Regente subiu ao trono com o ttulo de D. Joo VI, rei de Portugal, Brasil e Algarves.

Revoluo pernambucana - 1817


Bandeira da Revoluo Pernambucana de 1817, atual bandeira de Pernambuco. No desenho original constavam mais duas estrelas (alm da nica atual), que representavam os estados da Paraba e Rio Grande do Norte, que aderiram revoluo.

A chamada Revoluo Pernambucana eclodiu em 1817 na ento Provncia de Pernambuco, no Brasil. Causas: crise econmica regional, o absolutismo monrquico portugus e a influncia das idias Iluministas, propagadas pelas sociedades manicas.

Decadncia econmica de Pernambuco Altos impostos (corte portuguesa no RJ) e privilgios aos comerciantes portugueses. Rebeldes tomam o poder por dois meses. Proclamao da Repblica de Pernambuco. Liberdade de expresso e religiosa. Abolio de impostos sobre gneros bsicos. Adeso de AL, PB e RN. Permanncia da escravido. Represso impiedosa da Coroa, instalada no RJ.

Revoluo do Porto e o regresso de D. Joo


As idias liberais francesas difundidas em Portugal, o descontentamento popular motivado pela grave crise econmica que o reino portugus atravessava (fome e misria) e a tirania exercida por Beresford foram as principais causas da Revoluo Liberal ou Constitucionalista (1820). Os revolucionrios, aproveitando a ausncia do Marechal Beresford que viajara para o Rio de Janeiro iniciaram a revolta na cidade do Porto. Organizaram uma "Junta Provisria do Governo Supremo do Reino" e processaram-se as eleies para as Cortes Constituintes (para elaborar a Constituio). Eles pretendiam a constitucionalizao do pas, a expulso de Beresford, o regresso de D. Joo e a recolonizao do Brasil.

D. Joo ao regressar, deixou seu filho D. Pedro de Alcntara (futuro Imperador D. Pedro I) como PrncipeRegente do Brasil. Na certeza de que a independncia do Brasil estava prxima teria aconselhado a D. Pedro antes de partir: "Pedro, se o Brasil se separar, antes seja por ti, que me hs de respeitar, do que para alguns desses aventureiros". Com o regresso de D. Joo VI em 1821, o processo de Independncia do Brasil ir se acelerar devido poltica recolonizadora das Cortes.

O movimento em prol da Independncia crescia cada vez mais.

Alm disso, as idias liberais (ideal democrtico) da Revoluo Francesa e da Independncia dos Estados Unidos tiveram significativa influncia nos movimentos de nossa Independncia como: a Inconfidncia Mineira (1789), Conjurao Baiana (1798) e Revoluo Pernambucana (1817).

O FICO
Para a aristocracia brasileira (classe dominante) era necessrio a permanncia de D. Pedro no Brasil pois sua "partida representaria o esfacelamento do Brasil". Em 09 de janeiro de 1822 ("Dia do Fico") D. Pedro resolveu desobedecer Cortes aps ter recebido um abaixo assinado com 8.000 assinaturas, redigido pelo Frei Francisco Sampaio de Santa Tereza e entregue por Jos Clemente Pereira (Presidente do Senado da Cmara). Disse que ficaria no Brasil para "o bem de todos e felicidade geral da Nao".

Fico? Fico!

D. Pedro I Grito de Independncia (07/09/1822)

Manuteno das estruturas sociais e econmicas: Latifndio. Agroexportao. Monocultura. Escravismo Sem participao popular no processo de independncia. Aliana circunstancial de interesses de D. Pedro e das elites brasileiras para manter seus privilgios.

Quadro Independncia ou Morte, Pedro Amrico (leo sobre tela - 1888)

Infogrfico

A coroao de Napoleo, 1805-1807 - Jacques Louis David

Anda mungkin juga menyukai