Anda di halaman 1dari 12

Administrao de Empresas

Smbolo da Administrao

O quadro como ponto de partida: uma forma bsica, pura, onde o processo de tenso de linhas recproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recproco de tenso. "Uma justificativa para a profisso, que possui tambm certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questo para o objetivo comum". "O quadro regularidade, possui sentido esttico quando apoiado em seu lado, e sentido dinmico quando apoiado em seu vrtice (a posio escolhida)". "As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princpio de ao (o centro)". "As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas".

O que administrao?

Administrao vem do latim ad (direo, tendncia para) e minister (subordinao ou obedincia), designa o desempenho de tarefas de direco dos assuntos de um grupo. utilizada em especial em reas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administrao de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administrao pblica). Administrar dirigir uma organizao utilizando tcnicas de gesto para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.

Principais funes Administrativas


Fixar objetivos (planejar) Analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnolgicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decises. Mensurar e avaliar (controlar).

A Profisso

A profisso de Administrador relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador. Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que no o dono do negcio) foram os que geriam as companhias de navegao inglesas a partir do sculo XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades annimas que se tem notcia. Administrar envolve a elaborao de planos, pareceres, relatrios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de

Habilidades do Administrador

Habilidades Tcnicas: Saber utilizar princpios, tcnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas. Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanas, obtendo cooperao e solucionando conflitos. Habilidades Conceituais: Ter Viso sistmica.

Atitudes do Administrador

Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princpios, ser cooperativo e ser um bom lder ajudando os funcionrios para que eles possam crescer junto com a empresa.

nfase

Teorias administrativas

Principais enfoques

Tarefas

Administrao cientfica

Racionalizao do trabalho no nvel operacional

Teoria clssica Teoria neoclssica

Organizao Formal; Princpios gerais da Administrao; Funes do Administrador

Estrutura

Teoria da burocracia

Organizao Formal Burocrtica; Racionalidade Organizacional;

Teoria estruturalista

Mltipla abordagem: Organizao formal e informal; Anlise intra-organizacional e anlise interorganizacional;

nfase

Teorias administrativas Teoria das relaes humanas

Principais enfoques
Organizao informal; Motivao, liderana, comunicaes e dinmica de grupo;

Pessoas

Teoria comportamental

Estilos de Administrao; Teoria das decises; Integrao dos objetivos organizacionais e individuais;

Teoria do desenvolvimento organizacional

Mudana organizacional planejada; Abordagem de sistema aberto;

nfase

Teorias administrativas

Principais enfoques

Teoria estruturalista Teoria neo-estruturalista

Anlise intra-organizacional e anlise ambiental; Abordagem de sistema aberto;

Ambiente
Anlise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto;

Teoria da contingncia

Tecnologia

Teoria dos sistemas

Administrao da tecnologia (imperativo tecnolgico);

Teoria da Administrao

A teoria geral da administrao comeou com a nfase nas tarefas, com a administrao cientfica de Taylor. A seguir, a preocupao bsica passou para a nfase na estrutura com a teoria clssica de Fayol e com a teoria burocrtica de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reao humanstica surgiu com a nfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A nfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingncia. Esta, posteriormente, desenvolveu a nfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variveis, omitindo ou relegando a um plano secundrio todas as demais.

reas na Administrao

Administrao financeira Administrao da produo Administrao pblica Administrao de Materiais Marketing Gesto de Pessoas Gesto Sistmica Administrao de Sistemas de Informao Organizao de Sistemas e Mtodos

Anda mungkin juga menyukai