Anda di halaman 1dari 41

Pangia H vrias evidncias geolgicas e geogrficas: O contorno dos continentes (encaixe geogrfico) Concordncia de formaes e feies geolgicas (geleiras,

s, fsseis, formaes...

PLACAS TECTNICAS TECTNIA (do grego ttektton), significa construtor A crosta terrestre no contnua, mas dividida em vrios blocos chamados de Placas Tectnicas Falhas profundas dividem a litosfera em pedaos que so chamados Placas Tectnicas Acredita-se que as Placas Tectnicas se movimentam em funo das correntes de conveco do manto.

A maioria dos vulces esto localizados no limite das placas, pois as placas quando se movem causam certas elevaes que formam montanhas mas como l existem muitas fendas ao causar elevaes estas fendas se abrem mais e com o movimento das placas o manto que agora chamado de lava sobe e sai para superfcie terrestre. Assim como os vulces a maioria dos maremotos e terremotos acontecem no limite das placas tectnicas, por que as placas tectnicas se batem e o cho comea a tremer muito.

Movimento de Orognese

Exemplo de Epirognese Serra do Mar

PLANETA TERRA
UM PRESENTE DE DEUS

Submersa na obscuridade do Universo a Terra simplesmente encantadora

QUE ESPECTCULO!
Repare bem nesta foto do anoitecer na Europa e frica, num dia sem nuvens, tirada de um satlite em rbita.

Observe como as luzes j esto acesas em Paris e Barcelona, mas no em Londres, Lisboa ou Madrid onde o dia ainda est claro. No meio do Oceano podem identificarse os Aores, mais abaixo a Madeira, e mais alm as Ilhas Canrias e Cabo Verde.
O mais impressionante a visualizao perfeita das Plataformas Continentais desde as Ilhas Britnicas ao Canad e ao centro a Islndia.

Inglaterra Islndia

Plataforma continental

Oceano Atlntico
Frana

Aores

Portugal

Itlia

Canrias

FRICA
Cabo Verde

ESPECTACULAR!
Estas primeiras fotos, de um satlite, mostram-nos o comeo do anoitecer de um qualquer dia no Brasil. A primeira foto d-nos uma vista real e a segunda, atravs de um efeito de satlite, reala as luzes das cidades. As outras duas, seguindo o mesmo esquema, mostramnos o anoitecer na Amrica do Norte, destacando-se a enorme quantidade de luzes nas cidades dos Estados Unidos. Nas Carabas destaca-se a alta luminosidade de Puerto Rico, especialmente na rea metropolitana de San Juan ao norte e em toda a sua linha costeira.

Esta regio azul mais clara a plataforma continental brasileira.

Oceano Atlntico
Belo Horizonte Salvador

Rio de Janeiro Grande So Paulo

Fortaleza Braslia Recife Goinia Salvador Uberlndia Belo Horizonte Rio de Janeiro Grande So Paulo Florianpolis

O mesmo ponto geogrfico com outro recurso de satlite reala outras cidades. Por exemplo: O ponto luminoso acima da regio de So Paulo a regio da cidade de Campinas. A nordeste, as capitais dos estados destacam-se um pouco mais que as outras cidades.

Esta foto d-nos uma viso dos Estados Unidos ao anoitecer. Se a quantidade de cidades destacadas pelas luzes surpreende, observe o prximo diapositivo, que detalha um pouco mais e mostra muitas outras cidades norte-americanas.

A meio da foto , observamos um maior nmero de cidades, mas pela quantidade de luzes dificil saber qual ! Na Califrnia, ainda est claro.

Chicago
Este amontoado de luzes, por ordem, de cima para baixo, so Boston, New York, Filadlfia e Washington. Dallas Puerto Rico Houston Miami

Saguenay

Thunder Bay
A Califrnia ainda est ensolarada

Toronto Ottawa

Sept-Iles St.Joh n Qubec Montral

Dallas Houston Cidade do Mxico

Estas luzes so de Detroi Boston, New York, t Philadelphia e Washington.


Miami Puerto Rico

Havana

Port-au-Prince

SUL DA PENISULA IBRICA NORTE DE FRICA ILHAS CANRIAS


(tempestade de areia)

ESTREITO DE GIBRALTAR

Mar Mediterrneo

Mlaga Espanha Gibralt ar Tangier Marrocos

DELTA DO EBRO

OS ALPES SUIOS

ISLNDIA

MAR NEGRO

MAR VERMELHO

LINDO, NO ?!
POIS CUIDA DO PLANETA QUE DEUS TE DEU ANTES QUE AS PRXIMAS GERAES NO POSSAM DISFRUTAR DESTAS IMAGENS.
POR FAVOR, PASSA ESTE E-MAIL TANTAS VEZES QUANTAS PUDERES, PARA VER SE CONSEGUIMOS TER CONSCINCIA DO TESOURO QUE TEMOS DEBAIXO DOS NOSSOS PS.

Anda mungkin juga menyukai