Anda di halaman 1dari 51

28 HS

As atividades de PCP so desenvolvidas por um departamento de apoio produo, dentro da gerncia industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP responsvel pela coordenao e aplicao dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possvel aos planos estabelecidos em nveis estratgico, ttico e operacional. Como desempenha uma funo de coordenao de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funes deste sistema.

Planejamento estratgico da produo Planejamento-mestre da produo Acompanhamento e controle da produo

O primeiro passo na ao do acompanhamento e controle da produo a coleta e o registro dos dados sobre o emprego de mquinas, homens e materiais, as informaes devem estar disponveis to logo o programa de produo seja liberado, acelerando a identificao de desvios entre o programado e o executado, contudo muita ateno deve ser dada as questes ligadas integridade dos dados e real necessidade de se coletar tal informao

... Se um fabricante microcomputadores decidiu para ser o primeiro no mercado com novos produtos inovadores, sua funo produo precisa ser capaz de enfrentar as mudanas de inovao contnua exigidas...

Esse lidar com as variveis significa que o controle permite fazer alteraes no plano, intervindo para adequ-lo aos objetivos a serem alcanados.

O objetivo do planejamento e controle da qualidade , ento, obt-la e mant-la. So importantes porque levaro a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contnuos e aperfeioar o processo de produo.

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produo, desde antes dele e aps estar concludo. Planejamento e controle de capacidade a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operao produtiva, de forma que ela possa responder demanda. O MRP um sistema que ajuda as empresas a fazer clculos de volume e tempo similares a esses, mas numa escola e grau de complexidade maiores. O Just in Time uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar as produtividade global e eliminar os desperdcios. O planejamento e controle de projetos, ento, tornam-se importantes porque toda empresa est envolvida com projetos.

H trs papis importantes para a funo produo:


Como apoio para a estratgia empresarial, desenvolvendo objetivos e polticas apropriadas aos recursos que administra; Como implementa Dora da estratgia empresarial, fazendo com que a estratgia acontea, transformando decises estratgicas em realidade operacional; Como impulsionadora da estratgia empresarial, fornecendo meios para vantagem competitiva.

Estabelecer a justificativa estratgica do projeto na organizao; Desenvolver os objetivos tcnicos do projeto; Desenvolver a estrutura analtica do empreendimento; Identificar e fazer provises sobre os pacotes de servios; Identificar os pacotes de servios a serem subcontratados; Desenvolver a programao mestra e dos pacotes de servios; Desenvolver a rede de precedncias; Identificar questes estratgicas que provavelmente acontecero; Estimar os custos do projeto; Fazer anlise de riscos;

Desenvolver os oramentos de fontes e usos; Garantir a interface com os sistemas de controladoria da organizao; Escolher a estrutura organizacional; Fornecer o sistema de informaes; Avaliar a cultura organizacional; Desenvolver conceitos de controle, processos e tcnicas; Desenvolver a equipe do projeto; Integrar as ltimas filosofias, conceitos e tcnicas em gerenciamento de projetos; Dimensionar as polticas administrativas, procedimentos e metodologias; Planejar as auditorias do projeto; Identificar os interessados no projeto e planejar como gerenci-los.

O alargamento do uso da informtica na dcada de 1980 proporcionou progressivos avanos na administrao da produo. embora essa no seja to difundida na prtica. O advento dos sistemas MRP (planejamento de necessidades de material) associou elaborao de programas-mestre (definio do nmero de produtos a serem fabricados a partir dos pedidos) o clculo de necessidades de material. As mquinas tornaram-se automticas mediante a aplicao do conceito de controle numrico (CN) e, posteriormente, de CNC (controle numrico por computador). O conjunto das funes abordadas neste item, o Planejamento da Produo, a Programao e Controle e a Produo Auxiliada por Computador, quando integradas por sistemas de informao automatizados, constituem a Produo Integrada por Computador (CIM).

A Produo Integrada por Computador ou CIM (Computer Integrated Manufacturing) a tecnologia que, utilizando-se da informao, da computao e da automao, permite a integrao de todas as atividades de produo. Todo esse conjunto, desde o projeto, pedidos, planejamento e programao da produo, gerenciamento da produo, monitoramento da manuteno e todos os tipos de controle, enfim, todas as informaes e aes que possibilitam e auxiliam a produo compem a Produo Integrada por Computador. O CAD tem como base os editores grficos, constitudos de conjuntos de rotinas que, de forma interativa permitem a criao e manipulao de imagens compostas com o auxlio do computador. Alm disso, podem funcionar como ferramentas de entrada e sada grfica de dados em programas aplicativos como a programao NC

Os procedimentos em um sistema CAPP so:

estabelecimento dos dados necessrios para a descrio do processo (prazos totais, pessoas e setores envolvidos); listagem dos processos que a empresa capaz de realizar; determinao de seqncias e operaes que o produto vai seguir; distribuio dos trabalhos pelas mquinas, visando a um aproveitamento equilibrado dos recursos; seleo de opes de processamento econmicas; determinao de nvel de operador, modo de preparao do recurso e a forma como vai ser utilizado; clculo dos tempos de fabricao, especificando as frmulas e tabelas; clculo das sobras de material; ilustrao das operaes de preparao e dos estgios e formas de execuo de cada etapa; programao da mquina para a execuo do processo estabelecido.

Engineer-to-order Make-to-order

Assemble-to-order

Make-to-stock

A questo da evoluo da produtividade vem ganhando cada vez mais espao no debate econmico em razo da necessidade de os pases assegurarem sua competitividade dentro de um cenrio globalizado. A partir de 1990, passou-se adoo de polticas liberais de comrcio, com o fim das barreiras no-tarifrias e a diminuio das tarifas.

Produtividade a relao direta entre o que se produz (tempo) e o que deveria ser produzido (tempo) seu resultado dado em porcentagem (%). Detalhe importante, na produtividade o tempo parado por motivo de falta de matria prima, energia, quebra de mquina descontado do tempo disponvel. Eficincia resultante do trabalho indireto do homem sobre a produo, isto depende dos rgos auxiliares como:

* Da Superviso da produo, na manuteno dos mtodos de trabalho e disciplina na mo de obra. * Da Racionalizao Industrial, na determinao dos padres de tempos e mtodos. * Da Engenharia do Desenvolvimento, realizando um projeto satisfatrio dos produtos e confeco correta dos dispositivos e aparelhos. * Da Manuteno, no reparo eficiente das mquinas, equipamentos e instalaes. * Do Planejamento, na seqncia lgica da produo. * Do Recurso Humanos que contrata gente que vive faltando. * Etc.

O QUE QUANDO QUEM ONDE POR QUE COMO

WHAT WHEN WHO WHERE WHY HOW

1S Arrumao: Identificao de dados e informaes necessrias e desnecessrias para decises. 2S Ordenao: Determinao do local de arquivo para pesquisa e utilizao de dados a qualquer momento. Deve-se estabelecer um prazo de 5 minutos para se localizar um dado. 3S Limpeza: Sempre atualizao e renovao de dados para ter decises corretas. 4S Asseio: Estabelecimento, preparao e implementao de informaes e dados de fcil entendimento que sero muito teis e praticas para decises. 5S Auto-disciplina: Habito para cumprimento dos procedimentos determinados pela empresa.

1S Arrumao: Identificao dos equipamentos, ferramentas e materiais necessrios e desnecessrios nas oficinas e postos de trabalho. 2S Ordenao: Determinao do local especifico ou layout para os equipamentos serem localizados e utilizados a qualquer momento. 3S Limpeza: Eliminao de p, sujeira e objetos desnecessrios e manuteno da limpeza nos postos de trabalho. 4S Asseio: Aes consistentes e repetitivas visando arrumao, ordenao e limpeza e ainda manuteno de boas condies sanitrias e sem qualquer poluio. 5S Auto-disciplina: Habito para cumprimento dos procedimentos especificados pelo cliente.

A gesto da qualidade total (em lngua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratgia de administrao orientada a criar conscincia da qualidade em todos os processos organizacionais.

aumenta a satisfao e a confiana dos clientes; aumenta a produtividade; reduz os custos internos; melhora a imagem e os processos de modo contnuo; possibilita acesso mais fcil a novos mercados.

A expresso ISO 9000 designa um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. A sigla "ISO" refere-se International Organization for Standardization, organizao no-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 pases. A sua funo a de promover a normatizao de produtos e servios, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Desde os seus primrdios, a industrializao levantou questes relativas padronizao, ao gerenciamento de processos e qualidade dos produtos. No incio do sculo XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor visando racionalizar as etapas de produo, aproveitados com sucesso por Henry Ford, que implantou a linha de montagem. A padronizao internacional comeou pela rea eletrotcnica, com a constituio, em 1922, da International Electrotechnical Commission (IEC). O seu exemplo foi seguido em 1926, com o estabelecimento da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), com nfase na engenharia mecnica. As atividades da ISA cessaram em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa primeira norma tinha estrutura idntica norma britnica BS 5750, mas era tambm influenciada por outras normas existentes nos Estados Unidos da Amrica e por normas de defesa militar (as "Military Specifications" "MIL SPECS").

Essa norma continha os termos e definies relativos norma ISO 9001:1994. No uma norma certificadora, apenas explicativa dos termos e definies da garantia da qualidade.

Essa norma tinha a garantia da qualidade como base da certificao. A norma tinha os seguintes requisitos: 4.1 Responsabilidade da Direo (Trata do papel da alta direco na implementao do sistema da Qualidade); 4.2 Sistema da qualidade (Descreve a documentao que compe o sistema da qualidade); 4.3 Anlise do contrato (Trata da relao comercial entre a empresa e os seus clientes); 4.4 Controle da concepo e projecto (Trata da concepo e desenvolvimento de novos produtos para atender aos clientes); 4.5 Controle dos documentos e dados (Trata da forma de controlar os documentos do sistema da qualidade); 4.6 Compras (Trata da qualificao dos fornecedores de materiais / servios e do processo de compras); 4.7 Produto fornecido pelo Cliente (Trata da metodologia para assegurar a conformidade dos produtos fornecidos pelo Cliente para incorporar ao produto final); 4.8 Rastreabilidade (Trata da histria desde o incio do fabrico do produto ou da prestao do servio); 4.9 Controle do processo (Trata do processo de produo dos produtos da empresa);

4.11 Controle de equipamentos de inspeco, medio e ensaio (Trata do controle necessrio para a calibrao / verificao dos instrumentos que inspeccionam, meam ou ensaiem a conformidade do produto); 4.12 Situao da inspeco e ensaios (Trata da identificao da situao da inspeco do produto ou servio em todas as etapas da sua produo) 4.13 Controle do produto no conforme (Trata da metodologia de controle para os produtos fora de especificao); 4.14 Aco correctiva e preventiva (Trata das aces necessrias para as no conformidades identificadas de forma a evitar que acontea e a sua repetio); 4.15 Manuseamento, armazenamento, embalagem, preservao e expedio (Trata dos cuidados com o produto acabado at a sua expedio para o cliente); 4.16 Controle dos registros da qualidade (Trata da metodologia do controle dos registros da qualidade para facilitar a sua identificao,recuperao); 4.17 Auditorias internas da qualidade (Trata da programao das auditorias internas da qualidade); 4.18 Formao (Trata do levantamento de necessidades de formao e da programao das respectivas formaes); 4.19 Servios aps - venda (Trata dos servios prestados aps venda); 4.20 Tcnicas estatsticas (Trata da utilizao de tcnicas estatsticas na empresa); Esta verso por exigir muito "papel" em vez da implementao das prticas como exigido pela ISO 9001:2008.

Para solucionar as dificuldades da anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma nica, doravante denominada simplesmente 9001:2000.

Foi a nica norma lanada nesse ano, descrevendo os fundamentos de sistemas de gesto da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da famlia ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados.

A verso atual da norma foi aprovada no fim do ano de 2008. Esta nova verso foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a famlia da ISO 14000, e as alteraes realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas tradues e consequentemente um melhor entendimento e interpretao de seu texto.

ISO 9001. A famlia de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituda pela srie de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que composta de trs normas: ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gesto da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gesto da Qualidade, onde uma organizao precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicveis, e objetiva aumentar a satisfao do cliente. ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficcia como a eficincia do sistema de gesto da qualidade. O objetivo desta norma melhorar o desempenho da organizao e a satisfao dos clientes e das outras partes interessadas. No existe certificao para as normas ABNT NBR ISO 9000:2000 e ABNT NBR ISO 9004:2000

Exemplos tpicos de Engenharia Econmica so: Efetuar o transporte de materiais manualmente ou comprar uma correia transportadora? Construir uma rede de abastecimento de gua com tubos de menor ou maior dimetro? Comprar um veculo a prazo ou a vista? Aplicar o dinheiro em aes ou em Renda Fixa? Comprar ou alugar uma mquina? Quando trocar a frota de veculos? Lanar o produto A ou o produto B?

largamente aplicada nas mais variadas reas de produo industrial. Alguns exemplos de mquinas e processos que podem ser automatizados so listados a seguir: Indstria automobilstica o Processos de estamparia (moldagem de chapas ao formato desejado do veculo) o Mquinas de solda o Processos de pintura Indstria qumica o Dosagem de produtos para misturas o Controle de pH o Estaes de tratamento de efluentes Indstria de minerao o Britagem de minrios o Usinas de Pelotizao o Ensacado

O ano de 1955 marca o incio do modelo conhecido como produo em massa, em sua forma amadurecida. Os conhecimentos de gesto desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o incio do sculo XX at essa data, avanos sem precedentes produtividade das empresas dos EUA. At o final da dcada de 1970, a gesto industrial da maior parte das empresas no Brasil baseavase no sistema de produo em massa. A produo enxuta teve grande divulgao a partir da dcada de 1980.

Neste novo cenrio de atuao, mais competitivo e dinmico, a participao das empresas brasileiras no comrcio mundial ainda pequena. No entanto, programas como o citado acima estendido a outros setores da economia pode transformar o perfil da empresa brasileira, tornando real todo seu potencial produtivo e criativo.

O just in time o principal pilar do Sistema Toyota de Produo ou Produo enxuta. Com este sistema, o produto ou matria prima chega ao local de utilizao somente no momento exato em que for necessrio. Os produtos somente so fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Kanban uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visvel. Em Administrao da produo significa um carto de sinalizao que controla os fluxos de produo ou transportes em uma indstria. O carto pode ser substitudo por outro sistema de sinalizao, como luzes, caixas vazias e at locais vazios demarcados.

Anda mungkin juga menyukai