Anda di halaman 1dari 31

SISTEMA MUSCULAR

Prof. Ms. George Herbert Ruschel

MIOLOGIA
parte da anatomia que estuda os msculos e seus anexos.

O que so msculos?
So estruturas anatmicas que apresentam a capacidade de se contrair, sob estmulos. VENTRE a parte carnosa, constituda por fibras musculares que se contraem. TENDO a parte no contrtil e esta localizado nas extremidades dos msculos. composto de tecido conjuntivo resistente e esbranquiado.

Tipos de msculos:
a) Msculos da vida animal (msculos voluntrios ou estriados): Contraem-se por influncia da vontade.

b) Msculos da vida vegetativa (msculos involuntrios ou lisos): No dependem da nossa vontade para contrair-se, esto localizados nos aparelhos digestivo, respiratrios e genito-urinrio.

Msculos Estriados:
Quanto a situao:
a) Superficiais ou Cutneos: esto logo abaixo do tegumento, e
apresentam no mnimo uma de suas inseres na camada profunda da derme, esto localizados na cabea (crnio e face), no pescoo e na mo (regio hipotenar).

b) Profundos ou Subaponeurticos: so msculos que no apresentam inseres na camada profunda da derme e na maioria das vezes se inserem em ossos.

Quanto Forma:
a) Longos: quando o comprimento prodomina sobre a largura e espessura. Ex: Bceps. b) Largos: quando duas medidas se eqivalem (comprimento e largura predominam sobre a espessura). Ex: Rombide. c) Curtos: as trs medidas se eqivalem . Ex: Quadrado Femural. d) Leque: fibras em forma de um leque. Ex: Peitoral Maior. e) Mistos: quando no entram na classificao de longos, largos e curtos.

Quanto Origem e Insero:


a) Origem: quando se originam de mais de um tendo. Ex: Bceps, Trceps e Quadrceps. b) Insero: quando se inserem em mais de um tendo. Ex: Bicaudados - dois tendes (Fibular Anterior) e Policaudados - trs ou mais tendes (Flexor Longo dos Dedos do P)

Quanto Direo:
a) Retilneos: msculos que no mudam sua direo, convergem somente numa direo. Podem ser paralelos, oblquos ou transversos. Ex: Reto Femural e sartrio. b) Reflexos: msculos que mudam sua direo durante seu trajeto. Ex: digstrico e omoiideo.

Nmero de Msculos:
De acordo com Sappey, so 501 msculos: * Tronco: 190 * Cabea: 63 * Membro Superior: 98 * Membro Inferior: 104 * Aparelho da vida Nutritiva: 46

Peso dos Msculos:


Em mdia 3/7 do peso (sexo masculino), mas, pode se tornar at 50% do peso em fisiculturistas ou ainda, segundo os avaliadores, para atletas de elite que faam algum tipo de treinamento intenso por mais de 4 horas dirias. Est porcentagem diminui com a idade.

Nomenclatura:
H dois mtodos de estudo dos msculos: a) Fisiolgico: corresponde a ao do msculo: elevador da mandbula e extensor dos dedos. b) Topogrfico: corresponde a regio onde esto localizados: msculos da cabea e do brao.

Grupos Musculares:
So em nmero de nove: * Cabea * Pescoo * Membros Superiores * Trax * Abdmen * Regio Posterior do Tronco * Membros Inferiores * rgos dos Sentidos * Perneo

Anexos dos Msculos:


a) Aponeurose: uma membrana que envolve grupos musculares. b) Fscia: envolve o msculo. c) Bainha Fibrosa: so arcos fibrosos que formam canais osteofibrosos. d) Bainhas Sinoviais: so membranas delgadas que lubrificam o deslizamento da tendo. e) Bolsas Serosas: bolsas que separam os msculos.

Local de Insero dos Msculos:


a) Ossos b) Ctis c) rgos d) Mucosa e) Cartilagem f) Fscia g) Articulaes

Tipos de Movimentos:
a) Flexo: diminuio do grau de uma articulao. b) Extenso: aumento do grau de uma articulao. c) Aduo: aproxima do eixo sagital mediano. d) Abduo: afasta do eixo sagital mediano. Movimento de rotao em relao a um determinado eixo: e) Rotao Medial: face anterior gira para dentro. f) Rotao Lateral: face anterior gira para fora.

Membros Superiores (antebrao): Supinao = Rotao lateral do antebrao. Pronao = Rotao medial do antebrao. Membros Inferiores (p): Everso = Abduo (ponta do p para fora) + Pronao (planta do p faz rotao lateral) . Inverso = Aduo (ponta do p para dentro) + Supinao (planta do p faz rotao medial).

Classificao Funcional dos Msculos:


a) Agonista: quando um msculo o agente principal na execuo de um movimento. b) Antagonista: quando um msculo se ope ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou potncia da ao deste.

Microscopia

Envoltrios: epimsio, perimsio, endomsio.

APRESENTAES DO TECIDO MUSCULAR

Caractersticas
Forma

Liso
Fusiforme Dimetro: 7mm Comprimento: 100mm No h 1 central No h Lenta, involuntria Formam camadas envolvendo rgos.

Esqueltico
Filamentar

Cardaco
Filamentar ramificada (anastomosada) 15mm 100mm H 1 central H Rpida, involuntria Formam as paredes do corao (miocrdio)

Tamanho

30mm Centmetros H Muitos perifricos No h Rpida, voluntria Formam pacotes bem definidos que so os msculos esquelticos

Estrias transversais Ncleo Discos intercalares Contrao

Apresentao

Nomenclatura celular especial


fibra ..............................................................Clula muscular Sarcmero..................unidade de contrao da clula
muscular.

sarcoplasma ......................................................Citoplasma sarcossoma........Mitocndria. Fundamental


para a energia produzida por fosforilao oxidativa.

sarcolema .........................................Membrana plasmtica. miofibrilas ..................Fibrilas contrteis (actina e miosina). retculo sarcoplasmtico..Retculo endoplasmtico
liso. Depsito de clcio necessrio para a contrao muscular. na contrao muscular.

Glicognio: funciona como depsito de energia mobilizvel Mioglobina: pigmento anlogo a hemoglobina que serve
para depsito de oxignio.

Miofibrilas
Actina: em forma de polmeros longos formando hlices duplas. Correspondem aos filamentos finos da clula muscular. Miosina: corresponde aos filamentos espessos que apresentam-se em forma de bastes. A salincia globular tem a funo de atividade ATPsica. Tropomiosina: localiza-se no sulco entre dois filamentos de actina. Troponina: dividida em TNT (ligao com a tropomiosina),TNI (agem na ligao da actina com a miosina) e TNC (afinidade pelo Ca+) Alfa actinina: mantm os filamentos ligados na linha Z. Titina: fixa as extremidades das miofibrilas espessas a estria Z. Nebulina: ligada aos filamentos de actina. Distrofina: liga a actina ao sarcolema.

Tipos de msculo liso:


Msculo liso tnico: Estes msculos esto sempre contrados. Exemplo: msculo liso dos esfncteres, das paredes dos vasos sangneos e das vias areas. Msculo liso fsico: Estes msculos se contraem em resposta a potenciais de ao que se propagam de uma clula para a outra, exibindo contraes rtmica (trato gastrintestinal) ou contraes intermitentes nas atividades fisiolgicas sob controle voluntrio (evacuao, deglutio). Msculo liso multiunitrio: Cada clula no est acoplada ou est pouco acoplada s clulas vizinhas. A contrao do msculo liso multiunitrio controlada por inervao extrnseca ( muito inervado) ou por hormnios. Est presente na ris, na musculatura ciliar e no canal deferente. Msculo liso unitrio: As clulas esto ligadas por junes abertas (nexos). espontaneamente ativo (onda lentas), apresenta clulas marcapasso e controlado pela inervao intrnseca dos plexos (como os plexos submucoso e mioentrico na parede do tubo gastrintestinal, tambm denominados plexos de Meissner e Auerbach, respectivamente). Est presente no tero, no ureter, na bexiga e no trato gastrintestinal Msculo liso vascular: Tem propriedades dos msculos unitrio e multiunitrio.

(A)Tecido Muscular Liso


No possui estrias. Miofilamentos se cruzam em todas as direes (actina e miosina). Dispersos no sarcoplasma ou fixos no sarcolema. Contrao involuntria, fraca e lenta. Regulada pelo sistema

nervoso autnomo. Junes tipo Gap e Znulas de ocluso.

Ncleo: Alongado com 1 ou mais nuclolos. (na contrao torna-se 2 a 3 x mais curto e grosso). No possuem tbulo T. Encontrado nos rgos ocos como intestino, vias urinrias, vias reprodutivas, vasos sanguneos, tero, etc. Ncleo na contrao: saca rolha. Corpos densos, onde os miofilamentos se inserem. Um ncleo grande, oval e central. Ocasionalmente dois. Podem ser multiunidades (contrao independente) ou unitrio. (junes comunicantes)

O msculo liso retm sua atividade mittica para formar mais clulas musculares lisas. p.ex.: tero. (hipertrofia da parede -espessura- para ficar mais resistente e hiperplasia derivada da atividade mittica -volume).

(B)Tecido Muscular Estriado Esqueltico


Fibras musculares longas com estrias, vrios ncleos (multinucleada) dispostos na periferia da clula. Filamentos de actina e miosina dispostos ordenadamente, formando estrias;

Constitui a maior parte da musculatura do corpo.


Contrao voluntria: forte, rpida e voluntria. *Os msculos esquelticos respondem a rduos exerccios repetitivos atravs do aumento de seu tamanho. Seu crescimento adicional causado por hipertrofia (aumento das fibras musculares pr-existentes). *Nmeros aumentados e alongamentos significativos das miofibrilas musculares aumentam a eficincia funcional da massa muscular. *O msculo esqueltico no tem capacidade mittica porm as clulas satlites (fonte potencial de novos mioblastos) podem recuper-lo. Estas clulas podem hiperplasiar-se subseqentemente a uma leso. No caso de aumento de massa muscular as clulas satlites podem fundir-se com as clulas existentes aumentando a massa muscular durante a hipertrofia do msculo esqueltico.

Crescimento:

organizao do sarcmero

Linha H

Cor das fibras musculares


Variam podendo ser brancas, vermelhas ou intermedirias dependendo da: a)Quantidade de mitocndrias (sarcossomas). b)Quantidade de pigmentos de mioglobina. c)Dimetro da fibra. d)Extenso do RER. e)Concentrao de enzimas. f)Velocidade da contrao.

TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ESQUELTICAS


CARACTERSTICAS
Vascularizao Inervao Dimetro das fibras Contrao

FIBRAS MUSCULARES VERMELHAS


Rico suprimento vascular Fibras nervosas menores Menor Lenta mas repetitiva; no se fadigam rapidamente; contrao mais fraca. No extenso Numerosos Ricas Ricas em enzimas oxidativas; pobres em adenosina trifosfatase

FIBRAS MUSCULARES BRANCAS


Suprimento vascular mais pobre Fibras nervosas maiores Maior Rpida, mas fadigam-se rapidamente; contrao mais forte. Extenso Poucos Pobres Pobres em enzimas oxidativas, ricas em fosforilases e adenosina trifosfatase

Reticulo sarcoplasmtico Mitocndrias Mioglobina Enzimas

M A C R O

e
M I C R O

Contrao do msculo esqueltico


1-Um impulso gerado no sarcolema transmitido para o interior da fibra atravs dos tbulos T, de onde transferido para as cisternas terminais do retculo sarcoplasmtico. 2-ons clcio saem das cisternas terminais (RS) atravs de canais de liberao de clcio sensveis a voltagem, caem no citossol e se ligam a troponina alterando sua conformao. 3-Esta alterao desloca a tropomiosina para uma posio mais profunda no sulco, desmascarando o sitio ativo (sitio de ligao da miosina) da molcula de actina.

4- inicia-se o ciclo da contrao:


a: Decomposio do ATP. Esta reao de decomposio transfere energia para a cabea da miosina. b:Formao de pontes cruzadas. A cabea da miosina ativada fixa-se aos sitios de ligao da actina formando as pontes cruzadas e liberando grupos fosfato. c- Picos de fora. A liberao dos grupos fosfato desencadeiam o pico de fora da contrao, onde a cabea da miosina rota e libera ADP. A fora gerada quando centenas de cabeas de miosina giram faz deslizar o filamento delgado sobre o espesso, na zona H. d- Ligao ao ATP e separao: No fim do pico, as cabeas de miosina permanecem fixadas a actina. Quando se ligam a outra molcula de ATP, as cabeas de actina se separam da miosina.

Fontes de energia para a contrao


1-sistema de energia do fosfognio. (ATP e fosfato de creatina) 9 segundos de contrao mxima. 2-sistema glicognio-cido ltico. A partir do metabolismo anaerbico do glicognio (gliclise). 90 a 100 segundos de energia para atividade muscular quase mxima. 3-Sistema de energia aerbica. A partir da dieta normal. No sustenta atividade muscular mxima, mas sim indefinidamente atividade normal caso a ingesto de nutrientes seja mantida.

(C)Tecido Muscular Estriado Cardaco


Fibras musculares mononucleadas alongadas, ramificadas com estrias transversais.

Clulas alongadas e irregulares. Corao, veias pulmonares na juno com o corao. Possui discos intercalares. Msculo involuntrio. ritmo intrnseco e contrao espontnea, forte, contnua e rpida.

O msculo cardaco incapaz de regenerar-se aps uma leso como um infarto. Fibroblastos invadem a rea e montam uma rea de reparao fibrosa (tecido cicatricial).

Diferenas entre as clulas musculares esquelticas e cardacas


Quase 50% da clula ocupada por mitocndrias. O glicognio, em certa extenso e triglicerdios constituem o suprimento bsico de energia. Contm abundante suprimento de mioglobina. (alta exigncia de oxignio)

Anda mungkin juga menyukai