Anda di halaman 1dari 14

Vaso Diretor Ren Mai

O Vaso Diretor se origina do tero (zona vermelha) e emerge no perneo. Percorre anteriormente regio pbica e ascende todo o trajeto at a garganta, ao longo da linha mdia do corpo. Da garganta, ele ascende para se curvar ao redor dos lbios e sobe aos olhos para se encontrar com E1.

Ren Mai VC1

No centro do perneo. 0,5 1 cun perpendicular.

Ren Mai VC3

Na linha mdia ventral a 4 cun do umbigo. 05 1 cun perpendicular.

VC3 ZhongJi Posio do Meio


Ponto de alarme da bexiga. Ponto de encontro dos CTM Yin da perna. Fortalece o Yuan Qi; Tonifica e refora o Qi do Rim; Auxilia a funo de transformao do Qi; Harmoniza o Jiao Inferior; Regula o Qi do tero; Harmoniza o Qi da Bexiga e da via das guas; Refresca o calor e o sangue; Dispersa a umidade calor; Distrbios geniturinrios; Distrbios sexuais.

Ren Mai VC4

3 cun abaixo do umbigo. 0.5 1 cun perpendicular

Ponto de alarme do ID; Tnico geral; Efeito tnico geral e reforo de Qi; Refora e aumenta o Yuan Qi; Nutre, tonifica e estabiliza o Qi do rim; Harmoniza e aquece o Qi do tero; Harmoniza o Jiao inferior, fortalece o Jiao mdio; Fortalece e nutre o Yin Qi e aquece o frio; Harmoniza o intestino delgado e via das guas; Remove a umidade e reduz o calor. Distrbios geniturinrios; Distrbios sexuais; AVE; Lombalgia; Diarria;

VC4 GuanYuan Porta do Qi Original

Ren Mai VC5

Na linha mdia ventral 2 cun abaixo do umbigo e trs acima de VC2. 1 2 cun perpendicular.

VC5 ShiMen Porta de Pedra


Ponto de alarme do TA. Abre a via das guas, promove a transformao e a excreo dos fluidos no AI; Regula o Qi no aquecedor inferior; Regula o tero; Fortalece o Yuan Qi. Distrbios urinrios; Dor plvica; Distrbios herniais; Menstruaes excessivas; Esgotamento.

Ren Mai VC6

1.5 cun abaixo do umbigo. 0.5-1 cun perpendicular

VC6 QiHai Mar de Qi


Ponto tnico geral; Ponto fonte para membranas (Huang) Ponto de tonificao geral; Tonifica o Qi do rim; Harmoniza, aquece e refora o jiao inferior e o Qi original; Tonifica o bao; Refresca o calor do sangue; Dispersa a umidade e a umidade-calor; Harmoniza a via das guas; Move o Qi. Cansao geral; Dificuldade urinria; Distrbios abdominais; Distrbios de Bao.

Ren Mai VC8

No centro do umbigo, 5 cun acima da snfise pbica e 8 cun abaixo do processo xifide. Acupuntura proibida, apenas moxabusto.

VC8 ShenQue Palcio do Esprito


Tonifica o Qi original; Fortalece o Qi do bao e do estmago; Fortalece o Yang do bao e do rim; Harmoniza os intestinos e a via das guas. Diarria (frio); Prostrao geral.

Ren Mai VC9

1 cun acima do umbigo. 0.5 1 cun perpendicular.

VC9 ShuiFen Mestre das guas


Harmoniza a via das guas; Fortalece o Qi do bao; Aquece o frio; Dispersa a umidade. Edemas; Dores abdominais; Borborigmos; Facilita a diurese

Anda mungkin juga menyukai