Anda di halaman 1dari 94

LEGISLAO ADUANEIRA

Controle do Comrcio Exterior

Administrativo Aduaneiro Cambial

RGO RESPONSVEL

SECEX (Secretaria de Comrcio Exterior)

CONTROLE ADMINISTRATIVO

Consiste na definio o que pode e o que no pode entrar no pas.

IMPORTAO BRASILEIRA

Escolher a mercadoria

Prazo de Pagamento

Prazo de entrega

FUNO DE PROPOSTA

FATURA PR-FORMA O IMPORTADOR BRASILEIRO DEVE ASSIN-LA E DEVOLV-LA AO EXPORTADOR, VINCULANDO-O AO CUMPRIMENTO DA PROPOSTA FEITA.

LICENCIAMENTO DAS IMPORTAES

A nossa legislao prev o licenciamento das importaes como forma de implementar o controle administrativo. Maioria das importaes brasileiras est dispensada desta autorizao prvia.

PORTARIA DO SECEX

Dispe de trs modalidades de sistema administrativo das importaes brasileiras: Importaes dispensadas de licenciamento As sujeitas a licenciamento automtico

As sujeitas automtico.

licenciamento

no

Portaria Secex

De 27 de novembro de 2008 foi definida a operacionalizao do controle administrativo nas importaes e nas exportaes.

Registro de Exportaes e Importaes

Pessoa Fsica Pessoa jurdica

INSCRIO NO REI DA SECEX

AUTOMTICA

OS EXPORTADORES J INSCRITOS TERO A INSCRIO MANTIDA, NO SENDO NECESSRIA QUALQUER PROVIDNCIA ADICIONAL.

A INSCRIO NO GERA QUALQUER NMERO O DEPARTAMENTO DE OPERAES NO EXPEDIRA DECLARAO DE QUE A EMPRESA EST ESCRITA NO REI, POR FORA DA QUAALIDADE AUTOMTICA.

Licenciamento das Importaes

Secretria de Comrcio Exterior Ministrio da sade IBAMA e o Ministrio da Agricultura, pecuria e abastecimento

CONTROLE ADUANEIRO
Secretria da Receita Federal tem um carter extrafiscal ou econmico. Neste controle o bem tutelado pelo Estado no tributo,mas a segurana da sociedade.

FISCALIZAO ADUANEIRA

Verifica-se se a mercadoria no falsificada, Se oferece condies de sanidade e segurana para uso;

Verifica-se complementarmente se os tributos foram corretamente recolhidos.

TRIBUTO NO CONTROLE ADUANEIRO

incidental, no o ponto central da atuao aduaneira.O controle acontece mesmo quando a mercadoria objeto de imunidade ou benefcio fiscal ou quando a mercadoria entra em um regime aduaneiro suspensivo, como so os regimes aduaneiros especiais.

Conceito de Jurisdio

Provm do Direito Processual e significa a medida da competncia. Traduz-se no poder concedido a algum para conhecer os problemas surgidos na sua rea de atuao e resolv-los.

JURISDIO ADUANEIRA

Compreende todo territrio nacional, fica definido que as normas so as mesmas, independentemente de um comrcio exterior se dar pelo Estado do Cear ou pelo Rio grande do Sul.

JURISDIO ADUANEIRA

Ao definir que a jurisdio dos servios Aduaneiros se estende por todo o territrio aduaneiro, o regulamento Aduaneiro dispe que no h no Brasil reas imunes de fiscalizao por parte da Receita Federal.

Diviso do Territrio Aduaneiro

Zona primria

Zona Secundria

Zona Primria

o ponto pelo qual entram no Brasil(ou dele saem) os veculos e mercadorias provenientes do exterior. (art.5 e 8 do Regulamento Aduaneiro).

Uma mercadoria que esteja entrando no Brasil s poder faz-lo por porto, aeroporto ou fronteira onde haja unidade de alfndega para que haja a fiscalizao.

PONTOS ALFANDEGADOS
So os aeroportos e portos que operam com viagens internacionais; . Existem aeroportos e portos que operam em viagens domsticas, nacionais ou regionais, e , portanto no so alfandegados. . Existem pontos de fronteiras em que no se permite a passagem de mercadorias.

Zona Secundria

a poro restante do territrio nacional, tirando-se os portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados, resta a zona secundria. Tambm se encontram as zonas de vigilncia aduaneira.(art. 4 RA)

Assim, mercadorias, veculos, pessoas e animais somente podero se encontrar nesta regio ou passar por ela se forem cumpridas as condies definidas pelo Ministro.

O que Significar Alfandegar?

O art. 5 (RA), define que faz-se o alfandegamento para que possam entrar veculos, mercadorias e viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados.

Recintos alfandegados

O aeroporto alfandegado no sentido amplo, enquanto apenas alguns recintos neste aeroporto so alfendegados no sentido estrito. O setor da Receita federal no aeroporto que trata apenas do controle de pessoal, incluindo folha de ponto no alfandegado.No h entreda nem sada de mercadorias ali.

DESPACHO ADUANEIRO DE MERCADORIAS

O despacho aduaneiro tem por finalidade verificar a exatido dos dados declarados pelo exportador ou importador em relao mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e legislao vigente, com vistas ao desembarao.

Em virtude do desembarao autorizada a sada da mercadoria para o exterior, no caso de exportao, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importao.

O despacho aduaneiro processado com base em declarao formulada pelo exportador ou importador.

Com base nas informaes prestadas, so calculados os tributos porventura devidos e efetuados os controles administrativos e o controle cambial das operaes de comrcio exterior.

Despacho Aduaneiro com Registro no Siscomex

Em regra geral, o despacho aduaneiro processado no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex), aps o interessado providenciar a sua habilitao para utilizar o Siscomex.

No entanto, existem excees, em razo da natureza da mercadoria, da operao e/ou da qualidade do exportador ou importador, quando realizado o processamento do despacho aduaneiro sem registro no sistema.

Por intermdio do Siscomex, as operaes de exportao e importao so registradas e, em seguida, analisadas em tempo real pelos rgos gestores do sistema, que so a Secretaria da Receita Federal (SRF), a Secretaria de Comrcio Exterior (Secex) e o Banco Central do Brasil (Bacen).

Os atos legais, regulamentares e administrativos que alteram, complementam ou produzem efeitos sobre a legislao de comrcio exterior vigente so implementadas no Siscomex concomitantemente sua entrada em vigor no Pas.

Dessa forma, o Siscomex permite tanto aos rgos gestores quanto aos demais rgos e entidades de governo que intervm no comrcio exterior como anuentes de algumas operaes (controle administrativo), acompanhar, controlar e tambm interferir no processo de sada de produtos do pas ou na sua entrada.

Para processar suas operaes de exportao e importao, o interessado pode ter acesso ao Siscomex, diretamente, a partir de seu prprio estabelecimento, no caso das empresas, desde que disponham dos necessrios equipamentos e condies de acesso, utilizar despachantes aduaneiros credenciados no Siscomex ou, ainda, utilizar a rede de computadores colocada disposio dos usurios pela SRF (salas de contribuintes).

Para registro das operaes de comrcio exterior no Siscomex, em razo da natureza da operao, da mercadoria e/ou da qualidade do exportador ou importador, pode-se utilizar as declaraes de exportao e importao comum ou simplificada (DE e DI ou DSE e DSI).

Despacho Aduaneiro sem Registro no Siscomex

Em determinadas situaes, o despacho aduaneiro pode ser realizado sem registro no Siscomex, por meio de formulrios prprios especficos para cada caso, em razo da natureza da mercadoria, da operao e/ou da qualidade do interveniente.

Para os casos previstos nos artigos 4o e 31 da Instruo Normativa SRF no 611/06, tais como importaes realizadas por representaes diplomticas, amostras sem valor comercial e bens destinados a ajuda humanitria, so utilizados os formulrios para declarao simplificada de exportao ou de importao (DSE-Formulrio e DSI-Formulrio), constantes dos anexos daquela instruo normativa.

Em algumas situaes, tambm podem ser utilizados formulrios especficos para o despacho aduaneiro de bens que sero submetidos ao Regime Especial de Admisso Temporria, como, por exemplo, em eventos internacionais realizados no Brasil, assim como de bens a serem submetidos ao Regime Especial de Exportao Temporria.

Despacho Aduaneiro Simplificado

A maioria das mercadorias exportadas ou importadas submetida a despacho aduaneiro comum, de exportao ou importao. Entretanto, em algumas situaes, o interessado pode optar pelo despacho aduaneiro simplificado, que disciplinado pela Instruo Normativa SRF no 611/06.

O despacho aduaneiro tem por finalidade verificar a exatido dos dados declarados pelo exportador ou importador em relao mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e legislao vigente, com vistas ao desembarao.

Em virtude do desembarao autorizada a sada da mercadoria para o exterior, no caso de exportao, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importao.

O despacho aduaneiro simplificado processado com base em declarao simplificada de exportao ou importao, formulada pelo exportador ou importador.

Com base nas informaes prestadas, so calculados os tributos porventura devidos e efetuados os controles administrativos e o controle cambial eventualmente aplicveis.

Despacho Simplificado com Registro no Siscomex

O despacho aduaneiro simplificado pode ser processado no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex), nas situaes previstas nos arts. 3 e 30 daIN SRF no 611/06, por meio da Declarao Simplificada de Importao (DSIEletrnica) e da Declarao Simplificada de Exportao (DSE Eletrnica), aps o interessado providenciar a sua habilitao para utilizar o Siscomex.

Entre as operaes possveis de serem realizadas por meio de DSE ou DSI eletrnicas encontram-se: Na exportao:

mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 50,000.00; exportao temporria; e bagagem desacompanhada de viajantes.

Na importao: mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 3,000.00; doaes; admisso temporria; e bagagem desacompanhada de viajantes.

No caso de exportao ou importao eventual, realizada por pessoa fsica, como, por exemplo, no caso de bagagem desacompanhada de viajante, a DSE ou DSI pode ser elaborada ou transmitida por servidor aduaneiro da Unidade da SRF onde for processado o despacho aduaneiro. Nesse caso, no necessrio que o interessado providencie habilitao para utilizar o Siscomex.

Nesse caso, no necessrio que o interessado providencie habilitao para utilizar o Siscomex.

siscomex

O Siscomex integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operaes de comrcio exterior do Brasil, mediante fluxo nico e computadorizado de informaes.

Por intermdio do Siscomex, as operaes de exportao e importao so registradas e, em seguida, analisadas em tempo real pelos rgos gestores do sistema, que so a Secretaria da Receita Federal (SRF), a Secretaria de Comrcio Exterior (Secex) e o Banco Central do Brasil (Bacen).

Os atos legais, regulamentares e administrativos que alteram, complementam ou produzem efeitos sobre a legislao de comrcio exterior vigente so implementadas no Siscomex concomitantemente sua entrada em vigor no Pas.

Dessa forma, o Siscomex permite tanto aos rgos gestores quanto aos demais rgos e entidades de governo, que intervm no comrcio exterior como anuentes de algumas operaes (controle administrativo), acompanhar, controlar e tambm interferir no processo de sada de produtos do pas ou na sua entrada.

Para processar suas operaes de exportao e importao, o interessado pode ter acesso ao Siscomex, diretamente, a partir de seu prprio estabelecimento, no caso das empresas, desde que disponham dos necessrios equipamentos e condies de acesso, utilizar despachantes aduaneiros credenciados no Siscomex ou, ainda, utilizar a rede de computadores colocada disposio dos usurios pela SRF (salas de contribuintes).

Despacho Simplificado sem Registro no Siscomex

O despacho aduaneiro simplificado pode ser realizado sem registro no Siscomex, por meio dos formulrios para declarao simplificada de exportao ou de importao (DSE-Formulrio e DSI-Formulrio), constantes dos anexos da IN SRF no 611/06, nas situaes previstas nos arts. 4 e 31 dessa mesma instruo normativa, tais como importaes realizadas por representaes diplomticas, amostras sem valor comercial e bens destinados a ajuda humanitria.

Entre as operaes possveis de serem realizadas por meio de formulrios de DSE ou DSI encontram-se: Na exportao: amostras sem valor comercial; exportaes realizadas por representaes diplomticas; e bens destinados a assistncia e salvamento no exterior.

Na importao: amostras sem valor comercial; mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 500.00; importaes realizadas por representaes diplomticas; e livros e documentos sem finalidade comercial.

DESPACHO ADUANEIRO DE EXPORTAO

O despacho aduaneiro de mercadorias na exportao o procedimento fiscal mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao s mercadorias, aos documentos apresentados e legislao especfica, com vistas a seu desembarao e a sua sada para o exterior.

Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive aquela admitida temporariamente e reexportada, est sujeita a despacho de exportao, que realizado com base em declarao apresentada unidade aduaneira que jurisdicione o local de conferncia e desembarao da mercadoria a ser exportada.

Em geral, o despacho de exportao processado por meio de Declarao de Exportao (DE), registrada no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex), tendo a si vinculado um ou mais Registros de Exportao (RE) nos termos da Instruo Normativa SRF n 28/94.

Entretanto, em algumas situaes, o exportador pode optar pelo despacho aduaneiro simplificado, que pode se dar por meio do Siscomex ou por formulrios, conforme o caso.

Assim, antes de iniciar a sua operao de exportao, o interessado deve verificar se a sua habilitao para utilizar o Siscomex ser necessria e se ela se encontra em vigor.

Incio da Operao de Exportao

A operao de exportao, no Siscomex, inicia-se pela fase administrativa/comercial, controlada pela Secretaria de Comrcio Exterior (Secex). Esse controle composto de trs operaes principais realizadas no sistema:

a) Registro de Venda (RV); b) Registro de Crdito (RC); c) Registro de Exportao (RE).

As instrues para o correto preenchimento dos RV, RC e RE esto disponveis no prprio sistema, podendo ser consultadas por qualquer operador devidamente habilitado pela SRF ou por instituio financeira integrante do Sistema de Informaes do Banco Central do Brasil (Sisbacen).

Registro de vendas

O Registro de Venda (RV) o conjunto de informaes que caracterizam a operao de exportao de produtos negociados em bolsas internacionais de mercadorias ou de commodities, por meio de enquadramento especfico.

O preenchimento do RV prvio ao Registro de Exportao (RE) a que ele se vincula e, por conseqncia, anterior ao embarque da mercadoria.

Os produtos sujeitos a RV constam na Portaria Secex n 36/06, no foi mantido na nova portaria SECEX, A DE NMERO 25/2008.

REGISTRO DE CRDITO

O Registro de Crdito (RC) representa o conjunto de informaes de carter cambial e financeiro relativo exportao financiada. obrigatrio para operaes com prazo de pagamento superior a 360 dias e, facultativamente,podem ser financiadas exportaes com prazo igual ou inferior,a 360 dias.

O RC analisado pelo DECEX que avalia se a taxa de juros pactuada a taxa corrente no mercado internacional. Este preserva a receita cambial.

Como regra geral, o exportador deve solicitar o RC e obter o seu deferimento antes do RE e, por conseqncia, previamente ao embarque da mercadoria.

REGISTRO DE EXPORTAO

O Registro de Exportao (RE) o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operao de exportao de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.

Deve ser obtido previamente Declarao de Exportao (DE). nesta fase que realizado o chamado tratamento administrativo da exportao.

Obter o RE o passo inicial da grande maioria das operaes de exportao.

As tabelas com os cdigos utilizados no seu preenchimento esto disponveis no prprio Siscomex e no stio na Internet do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC).

Uma vez concludo o seu preenchimento, o RE passar situao "Efetivado" ou, no caso de existncia de tratamento administrativo, "Pendente de Efetivao", quando ento ser analisado pela Secex e/ou por algum outro rgo governamental, at ser efetivado, estando ento disponvel para ser vinculado a uma declarao de exportao (DE).

Declarao de Exportao

A formulao da Declarao de Exportao (DE) inicia o despacho aduaneiro de exportao, que processado, na forma estabelecida na SRF no 28/94, por meio do Siscomex.

Por meio da DE o exportador informa Registros de Exportao (RE), efetivados, que sero submetidos despacho e, conseqentemente, mercadorias que ele pretende destinar exterior.

os j a as ao

Documentos de Instruo da DE

Regra geral, os documentos que servem de base para o Despacho de Exportao so: Primeira via da Nota Fiscal; Via original do Conhecimento e do Manifesto Internacional de Carga, nas exportaes por via terrestre, fluvial ou lacustre; Outros indicados em legislao especfica, como, por exemplo, Certificado de Classificao, Certificado Fitossanitrio, autorizao expedida pelo Ibama.

Quando se trata de exportao para pas membro do Cone Sul (Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolvia e Peru), o Manifesto Internacional de Carga substitudo:

Pelo Manifesto Internacional de Carga Rodoviria / Declarao de Trnsito Aduaneiro MIC-DTA, quando se tratar de transporte rodovirio;

Os documentos de instruo da DE devem ser entregues fiscalizao da SRF sempre que solicitados e, por essa razo, o importador deve mant-los pelo prazo previsto na legislao, que pode variar conforme o caso, mas nunca inferior a 05 anos.

Desembarao Aduaneiro

Desembarao aduaneiro na exportao o ato pelo qual registrada a concluso da conferncia aduaneira, e autorizado o trnsito aduaneiro, o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria.

Pelo Conhecimento - Carta de Porte Internacional / Declarao de Trnsito Aduaneiro TIF-DTA, quando se tratar de transporte ferrovirio.

TRIBUTOS INCIDENTES NO COMRCIO EXTERIOR

Os tributos tem carter extrafiscal e no carter arrecadatrio, foi permitido Cf/1988 que eles no precisassem atender aos princpios da Anterioridade e da legalidade, consagrados na alnea b do inciso III do art.150 da CF/1988 e no inciso I do mesmo artigo:

Art. 150 Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I exigir ou aumentar tributo sem que a lei o estabelea; II cobrar tributos: B) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

& 1 A vedao do inciso III, b, no se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II;( Emenda constitucional n 42, de 2003).Pelo & 1 do art. 150, verifica-se a exceo em relao ao principio da anterioridade.E, pelo & 1 do art. 153, verifica-se a exceo em relao ao principio da Legalidade.

Dispensa-se a lei para aumentar as alquotas, sendo permitido que um ato administrativo do poder executivo o faa.

Imposto de Importao

Conforme o disposto no art.72 do RA, o fato gerador do imposto de importao a entrada da mercadoria estrangeira no territrio aduaneiro. O CTN define que, para se proceder ao lanamento do crdito tributrio, necessrio aplicar a legislao vigente na data da ocorrncia do fato gerador.

Art. 144 CTN O lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador da obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.

O lanamento do Imposto de importao para proceder, necessrio saber qdo efetivamente a mercadoria estrangeira entrou no territrio aduaneiro.

As definies acerca dos tributos no nascem como RA. Portanto, o RA somente consolida as normas oriundas de vrias leis e decretos-lei esparsos que tratam os tributos incidentes sobre o comrcio exterior.

Anda mungkin juga menyukai