Anda di halaman 1dari 35

CLNICA MDICA

CLNICA: Vem do grego Kline = Leito, acamado. MDICA: Vem do latim medicus = Cuidar de.

O QUE A CLNICA MDICA?

Setor hospitalar onde acontece o atendimento integral do indivduo com os seguintes requisitos:
Idade superior a 12 anos;
Em estado crtico ou semi-crtico; No seja proveniente de tratamento cirrgico.

CLNICA MDICA

Neste setor prestada assistncia integral de enfermagem aos pacientes de mdia complexidade. Compreende um grupo de especialidades mdicas desenvolvidas dentro de uma unidade hospitalar, organizada, segundo um conjunto de requisitos.

EQUIPE DE TRABALHO
A unidade de Clnica Mdica composta por enfermeiro, tcnico de enfermagem, mdico assistencial, servio social e equipe operacional.

PAPEL DO ENFERMEIRO

Promover, manter e recuperar a sade de seus clientes; Propiciar a recuperao dos clientes para que alcancem o melhor estado de sade fsica, mental e emocional; Conservar o sentimento de bem-estar espiritual e social dos clientes, sempre envolvendo e capacitando-os para o auto cuidado juntamente com os seus familiares; Realizar todos os cuidados profissionais de enfermagem; pertinentes aos

PERFIL DO ENFERMEIRO

Deve ter conhecimento, experincia e dinamismo; Deve valorizar as qualidades, o desenvolvimento tcnico e cientfico de sua equipe; Manter bom relacionamento com a equipe e a direo da instituio.

ATIVIDADES

Responsvel enfermagem;

por

toda

equipe

de

Fornece dados teis para a pesquisa, educao e planejamento a curto e a longo prazo; Estabelece um meio de comunicao entre os membros da equipe; Colabora na avaliao da qualidade e eficincia do cuidado/tratamento;

Executa a consulta de enfermagem, diagnstico, plano de cuidados, teraputica em enfermagem e evoluo dos pacientes registrando no pronturio;

Administra, coordena, qualifica e supervisiona todo o cuidado ao paciente, o servio de enfermagem e a equipe de enfermagem sob sua gerncia.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CLNICO


PROCESSO SADE-DOENA

Capacidade de resposta dinmica, com variaes individuais, de classes sociais frente aos potenciais de benefcios e de riscos de vida gerados pela sociedade em que vivem.

CONCEPO ONTOLGICA

Relaciona o aparecimento da doena a um poder externo, com existncia independente, capaz de penetrar no organismo sadio e provocar reaes e leses fisiopatolgicas.

Basea-se na unicausalidade.

CONCEPO DINMICA

Aparecimento da doena a partir do desequilbrio entre o organismo e o ambiente, o qual traria alteraes patolgicas no homem. Basea-se na multicausalidade.

CONCEITOS DE DOENAS:

Doena Aguda: aquela que tm um curso acelerado, terminando com convalescena ou morte em menos de trs meses. A maioria das doenas agudas caracteriza-se em vrias fases.

Doena Crnica: uma doena que no resolvida num tempo curto. Que no pem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo no so emergncias mdicas. No entanto, elas podem ser extremamente srias.

Doena Crnico-Degenerativa: Predomina na idade adulta, e sua incidncia, prevalncia e mortalidade se elevam medida que aumenta a vida mdia da populao.

INTER-RELAO COM OUTRAS CLNICAS

Por ser um setor onde temos pacientes com as mais diversas doenas, este setor tem uma ligao direta com a maioria dos setores hospitalares, como: Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Unidade de Hemodilise; Banco de Sangue; Pronto-Socorro;

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM S AFECES DO SISTEMA TEGUMENTAR


LCERA DE PRESSO (LCERA DE DECBITO)

uma leso de pele causada pela interrupo sangunea em uma determinada rea, que se desenvolve devido a uma presso aumentada por um perodo prolongado.

LCERA DE PRESSO

Manifestaes Clnicas
Presso interrompe o fluxo sanguneo e pele fica sem oxignio; Inicialmente avermelhada e inflamada; Frico e outro tipo de dano da camada externa da pele pode causar cera.

Sintomas

As lceras por presso classificam-se por estgios, que veremos a seguir.

Tratamento

Inicialmente, saram por si s, logo que se elimine a presso sobre a pele.

LCERA DE PRESSO

Estgio I (Hiperemia): Decorrente de alteraes da epiderme e derme intactas que se encontram lesadas, mas no destrudas.

LCERA DE PRESSO

Estgio II (Isquemia): Ocorrem quando a epiderme e a derme so rompidas. A pele est avermelhada e inflamada.

LCERA DE PRESSO

Estgio III (Necrose): Corresponde a perda total da espessura da pele, atinge o tecido subcutneo, deixando expostas as camadas mais profundas.

LCERA DE PRESSO

Estgio IV (Ulcerao): Surge uma extensa destruio da pele, atingem msculos e estruturas sseas.

LCERA DE PRESSO
ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Realizar mudana de decbito a cada 2 horas;


Colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares; Promover exerccios para aumentar a circulao;

Manter alimentao rica em vitaminas e protenas;


Manter hidratao;

Hidratar a pele com leos ou cremes a base de vegetais; Realizar curativos dirios; Estar atento aos resultados de exames laboratoriais; Proporcionar bom acolchoamento nas reas de maior presso. As salincias sseas podem ser protegidas com materiais moles, como o algodo ou a l esponjosa.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NAS AFECES DO SISTEMA DIGESTIVO


GASTRITE
A gastrite uma doena inflamatria que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estmago, chamada de mucosa gstrica.

GASTRITE

Etiologia
Refluxo biliar; Hbitos Dietticos, como ingesto de quantidade excessiva de alimentos, alimentos cidos, condimentados, corrosivos. Uso de certas drogas, como aspirina, drogas anti-inflamatrias no-esterides (AINE) e lcool. Distrbios, como choque, leses do SNC e cirrose heptica.

Tratamento
Farmacolgico: anti-emticos; anticidos, etc; Regime diettico.

GASTRITE
Sintomas Os sintomas variam de acordo com o tipo de gastrite.

Desconforto epigstrio;

Hipersensibilidade abdominal;
Eructao, nuseas e vmitos;

Clicas, diarria 5 horas aps a ingesto de substncias ou alimentos contaminados;


Hematmese, s vezes.

GASTRITE

Gastrite erosiva plana de antro severa

Pangastrite atrfica severa

GASTRITE

Gastrite erosiva elevada de antro moderada

Gastrite de refluxo alcalino leve

GASTRITE

GASTRITE Enantematosa

GASTRITE Erosiva

GASTRITE
ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Proporcionar conforto e segurana (ambiente calmo e tranquilo);


Manter uma ventilao adequada no ambiente; Dar apoio psicolgico, ouvir com ateno e anotar as queixas do paciente; Orientar as visitas e familiares para evitar conversas que perturbem o paciente;

Higiene oral 3 vezes ao dia com uma soluo antisptica; Verificar e anotar os SSVV 4/4 horas;
Diminuir a atividade motora do estmago oferecendo uma dieta branda e vrias vezes ao dia.

REFERNCIAS

Enfermagem em Clnica Mdica Prof. Aretusa Delfino de Medeiros; Enfermagem em Clnica Mdica Eliane Forain; Estudo de Caso Clnica Mdica Janise Vieira; lceras de Presso Prof. Jorge Bins-Ely

EQUIPE

Aline Arajo; mylle de Azevedo; Eric dos Santos; Semramis de Jesus;

OBRIGADA!!!

Anda mungkin juga menyukai