Anda di halaman 1dari 29

OXIGENOTERAPIA

Consiste na administrao de oxignio numa concentrao de presso superior encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficincia de oxignio ou hipxia.

MATERIAL NECESSRIO
CILINDRO DE OXIGNIO

KIT RGUA

FLUXOMETRO

Consideraes Gerais:
O oxignio um gs inodoro, inspido, transparente e ligeiramente mais pesado do que o ar. O oxignio alimenta a combusto. O oxignio necessita de um fluxmetro e um regulador de presso para ser liberado; A determinao de gases arteriais o melhor mtodo para averiguar a necessidade e a eficcia da oxigenoterapia; Podem ou no existir outros sinais de hipxia como a cianose.

Avaliao Clnica do Paciente:


Sinais de hipxia so: - Sinais respiratrios: Taquipnia, respirao laboriosa (retrao intercostal, batimento de asa do nariz), cianose progressiva; - Sinais cardacos: Taquicardia (precoce), bradicardia, hipotenso e parada cardaca (subseqentes ao 1); - Sinais neurolgicos: Inquietao, confuso, prostrao, convulso e coma; - Outros: Palidez.

Mtodos de Administrao de Oxignio:

Cnula nasal

empregado quando o paciente requer uma concentrao mdia ou baixa de O2. relativamente simples e permite que o paciente converse, alimente, sem interrupo de O2.

Cateter nasal tipo culos

Cateteres nasais

Cnula nasal

Vantagens:
Conforto maior que no uso do cateter; - Economia, no necessita ser removida; - Convivncia - pode comer, falar, sem obstculos; - Facilidade de manter em posio.

Desvantagens:
-No pode ser usada por pacientes com problemas nos condutos nasais; - Concentrao de O2 inspirada desconhecida; - De pouca aceitao por crianas pequenas; - No permite nebulizao.

Cateter Nasal
Visa administrar concentraes baixas a moderadas de O2. de fcil aplicao, mas nem sempre bem tolerada principalmente por crianas

VANTAGENS
-Mtodo econmico e que utiliza dispositivos simples; - Facilidade de aplicao.

Desvantagens
- Nem sempre bem tolerado em funo do desconforto produzido; - A respirao bucal diminui a frao inspirada de O2; - Irritabilidade tecidual da nasofaringe; - Facilidade no deslocamento do cateter; - No permite nebulizao; - Necessidade de revezamento das narinas a cada 8 horas

Mscara de Venturi
- Constitui o mtodo mais seguro e exato para liberar a concentrao necessria de oxignio, sem considerar a profundidade ou freqncia da respirao

Mscara de Aerosol, Tendas Faciais


- So utilizadas com dispositivo de aerosol, que podem ser ajustadas para concentraes que variam de 27% a 100%.

Efeitos Txicos e Colaterais na Administrao de O2


- Em pacientes portadores de DPOC, a administrao de altas concentraes de O2 eliminar o estmulo respiratrio - apnia; - Resseca a mucosa do sistema respiratrio; - Altas concentraes de O2 (acima de 50%) por tempo prolongado ocasionam alteraes pulmonares (atelectasias, hemorragia e outros); - Altas concentraes de O2 (acima de 100%) h ao txica sobre os vasos da retina, determinando a fibroplasia retrolenticular.

Cuidados com o O2 e com sua Administrao - No administr-lo sem o

redutor de presso e o fluxmetro; - Colocar umidificador com gua destilada ou esterilizada at o nvel indicado;

- Colocar aviso de "No Fumar" na porta do quarto do paciente; - Controlar a quantidade de litros por minutos; - Observar se a mscara ou cateter esto bem adaptados e em bom funcionamento;

- Explicar as condutas e as necessidades da oxigenoterapia ao paciente e acompanhantes e pedir para no fumar; - Observar e palpar o epigstrio para constatar o aparecimento de distenso; - Fazer revezamento das narinas a cada 8 horas (cateter);

- Dar apoio psicolgico ao paciente; - Trocar diariamente a cnula, os umidificadores, o tubo e outros equipamentos expostos umidade; - Avaliar o funcionamento do aparelho constantemente observando o volume de gua do umidificador e a quantidade de litros por minuto;

- Avaliar com freqncia as condies do paciente, sinais de hipxia e anotar e dar assistncia adequada; - Manter vias areas desobstrudas; - Manter os torpedos de O2 na vertical, longe de aparelhos eltricos e de fontes de calor; - Controlar sinais vitais.

Nebulizao
A nebulizao transforma uma soluo lquida soro fisiolgico mais medicamentos em partculas de aerossol que so inaladas at o aparelho respiratrio, administrando medicamentos diretamente nos locais afetados e reduzindo possveis efeitos colaterais decorrentes da ingesto de medicamentos por via oral.

Nebulizao

Material:
fluxmetro; mscara simples ou Venturi de formato adequado esterilizado; frasco nebulizador; extenso plstica corrugada (traquia); 250 ml de gua destilada esterilizada; etiqueta e folha de anotaes de enfermagem.

Procedimento:
instalar o fluxmetro e test-lo; colocar a gua no copo do nebulizador, fechar e conectar ao fluxmetro; conectar a mscara ao tubo corrugado, e este ao nebulizador; colocar a mscara no rosto do paciente e ajustla, evitando compresses; regular o fluxo de Oxignio, de acordo com a prescrio; identificar o nebulizador com adesivo (data, hora e volume).

Trocar a gua do nebulizador 6/6hs, desprezando toda a gua do copo e colocando nova etiqueta. Trocar o conjunto a cada 48 horas

Aspirao da orofaringe

Anda mungkin juga menyukai