Anda di halaman 1dari 74

Direito Administrativo II

Recordando:
O

direito administrativo o conjunto de normas e princpios que regem a atuao da Administrao Pblica. Quais os princpios do direito administrativo? L legalidade I - impessoalidade M - moralidade P - publicidade E eficincia

Servidores Pblicos
Terminologia: servidores pblicos, agentes pblicos

e funcionrio pblico. Lei 8429/92, art. 2: Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior.

Servidores Pblicos
Tipos: Agentes pblicos: abrange todos aqueles que mantm vnculo de trabalho com os entes estatais, de qualquer poder. Agentes polticos: abrange os cargos eleitos por sufrgio universal, detentores de mandato e os cargos comissionados que auxiliam os cargos de chefe do Executivo. Trata-se, portanto, de agentes que exercem efetivamente a poltica e no eventualmente.

Servidores Pblicos

Empregados pblicos: designa aqueles contratos por ente pblico mas regulados pela CLT. Agentes particulares colaboradores: executam certas funes especial que podem se qualificar como pblica, sempre como resultado do vinculo jurdico que os prende ao Estado. Ex: jurados, convocados para servios eleitorais, etc.. OBS: Os titulares de registro e ofcios de nota se enquadram aqui, mas agem por delegao do Poder Pblico pelo art. 236, CF, com regime jurdico singular regulado pela lei 8935/94, que exige o concurso pblico para ingresso.

Servidores Pblicos

Agentes de fato: grupo de agentes que, mesmo sem ter uma investidura normal e regular, executam uma funo pblica em nome do Estado. O exerccio da funo pblica decorre de situao excepcional.
Os necessrios so os que praticam atos e executam atividades em situaes excepcionais, de emergncia. Os putativos desempenham atividade pblica na presuno de que h legitimidade, embora sem investidura. OBS: usurpao de competncia de agente pblico de direito implica em crime previsto no art. 328, CP.

Servidores Pblicos
Classificao dos servidores pblicos: Quanto ao ramo:
Civil 39 ao 41, CF Militar 42, 142, 3 e 143, CF

Quanto a natureza das funes


Comuns Especiais magistrados, membros do MP, da DP, do TCU e da Advocacia Pblica.

Quanto ao regime jurdico


Estatutrios Trabalhistas/celetistas temporrios

Servidores Pblicos
Funo pblica: ttulo a partir do qual o indivduo possui

legitimidade para atuar em nome da administrao pblica, de acordo com suas competncias, finalidades da atividade e do interesse pblico. Cargo pblico: o conjunto de atribuies e responsabilidades criado por lei. Competncia para criar, modificar e extinguir cargos, funes ou empregos pblicos, salvo nas Universidades o Presidente da Repblica (art. 61, 1, II, a, CF).

Acesso de cargo ou emprego pblico por intermdio de concurso pblico (art. 37, II, CF); a funo pblica no depende de concurso pblico (art. 37, IX, CF). Todo cargo pblico implica em funo pblica mas bem toda funo pblica implica em cargo pblico.

Servidores Pblicos
Classificao dos cargos Pblicos: Quanto permanncia quando preenchido:
Provimento efetivo Provimento em comisso

Quanto possibilidade de progresso vertical:


Vitalcios: somente por meio de processo judicial podem perder o cargo (art. 95, I, art. 128, 5, I, a, art. 73, 3, CF juzes, MP e TC). Isolados: no so suscetveis de progresso. De carreira: so organizados em planos de carreira, conforme o art. 39, 1, CF.

Servidores Pblicos

Provimento efetivo: preenchido com pressuposto continuidade e permanncia do seu ocupante.


de

possibilita a aquisio de estabilidade ordinria (art 41, CF). No o concurso pblico que traz a estabilidade, mas o tipo de provimento do cargo. Perde-se o cargo efetivo mesmo com estabilidade: por sentena judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo, mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho com direito ampla defesa, para possibilitar o cumprimento dos limites oramentrios determinados em lei complementar.

Servidores Pblicos

Provimento em comisso: preenchido com o pressuposto de temporariedade.


Trata-se de cargos de confiana, criados por lei. Pelo art. 37, II, CF no exigem concurso pblico e so de livre escolha pela autoridade elegida pela lei. So cargos demissveis ad nutum, Smula vinculante n 13: no se pode nomear em cargo comissionado cnjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral ou por afinidade at terceiro grau, pela vedao do nepotismo.

Servidores Pblicos
Vacncia: situao em que o cargo pblico est

desocupado, o que pode resultar do desligamento de um servidor, perda do cargo, mudana do cargo, aposentadoria, etc.. Provimento: preenchimento do cargo efetivo. O provimento pode ser originrio ou derivado.

Servidores Pblicos
Provimento originrio: quando o cargo foi criado e

nunca foi ocupado ou quando o futuro ocupante no possui vnculo com a administrao pblica.

O provimento originrio se efetua com a nomeao, ato administrativo pelo qual se atribui cargo algum por meio de publicao no dirio oficial da unio. Para iniciar as atividades o detentor do cargo necessita ainda da posse, ou seja, aceitao das atribuies e responsabilidades e direitos do cargo por meio de assinatura de termo (prazo de 30 dias da nomeao); e do incio do exerccio, que ocorre com o incio do exerccio das atribuies, com prazo de 15 dias a partir da posse. o incio do exerccio prescinde da lotao do servidor em um rgo onde possa exercer suas atividades.

Servidores Pblicos
Derivado:

ocorre devido a acontecimento no decorrer da vida funcional do servidor. Exige, portanto, o vnculo presente ou passado com a administrao pblica. Pode ser:

Acesso/promoo Readaptao Aproveitamento Reverso Reintegrao

Servidores Pblicos
Acesso ou promoo: progresso vertical na carreira,

onde se passa de cargo inferior para superior. Readaptao: investidura em cargo de atribuies compatveis com a limitao que o servidor tenha sofrido em sua capacidade fsica ou menta, verificada por exame mdico. Reverso: retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica entender que foram insubsistentes os motivos da aposentadoria. Ou ainda servidor com aposentadoria cassada, situao em que h a reverso para seguida demisso.

Servidores Pblicos
Aproveitamento: retorno obrigatrio atividade

de servidor em disponibilidade em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

Pelo art. 41, 3, CF o servidor estvel que possui o cargo extinto fica em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio at seu adequado aproveitamento. Tambm ocorre aproveitamento na reclassificao de carreiras ou cargos. Nas ADIns 1591, 2731 e 2335 o STF declarou constitucionais as transformaes de carreiras dotadas de cargos pblicos com funes assemelhadas para aglutin-las em uma nica com aproveitamento dos integrantes.

Servidores Pblicos
Reintegrao: reinvestidura do servidor no cargo

antes ocupado quando sua demisso foi anulada por demisso administrativa ou judicial, tendo direito ao ressarcimento de remunerao e vantagens no percebidas.

Se o cargo foi extinto, o servidor fica em disponibilidade aguardando aproveitamento, Se o cargo estiver provido seu ocupante volta ao cargo de origem ou aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade (art. 41, 2, CF e art. 28 da lei 8112/90).

Servidores Pblicos
Regimes jurdicos: Estatutrio: aquele em que os direitos, deveres e demais aspectos da vida funcional do servidor esto contidos basicamente numa lei denominada Estatuto. Celetista: servidor que tm seus direitos e deveres norteados, nuclearmente, pela CLT. Pelo empregador ser ente pblico, alguns dispositivos de servidor pblico so aproximados, como o limite remuneratrio (art. 37, XI), proibio de acumulao remunerada de outro emprego, cargo ou funo (art. 37, XVII), possibilidade de sofrer sanes por improbidade administrativa (art. 37, 4 e lei 9429/92, art. 1).

Servidores Pblicos

Especial: so os servidores contratados por tempo determinado para atender a necessidades temporrias de excepcional interesse pblico. O contrato pode ser regido pela CLT ou a prpria lei estabelece se segue ou no o estatuto. Em nvel federal h a regulao da lei 8745/93.

Servidores Pblicos
Vencimentos, remunerao e subsdios Natureza jurdica: alimentar. Por isso h a vedao ao desconto, salvo por exceo em lei, mandato judicial ou consentimento do servidor, de acordo com o limite percentual permito para desconto. Vencimento: retribuio pelo servio prestado em

espcie, com valor fixado em lei. Vencimentos ou remunerao: o conjunto do vencimento e das vantagens percebidas.

Servidores Pblicos
Subsdio: pagamento em parcela nica (art. 39, 4, CF),

sem vantagens. A retribuio para essa ausncia de vantagens a concesso de direitos trabalhistas do setor privado, como o dcimo terceiro salrio, o salrio-famlia, o adicional noturno, etc.. So pagos por esse sistema:
Ministros do TCU membros do poder (parlamentares, magistrados e Conselheiros dos TCEs e TCMs (73, 3 e 75, CF) chefes do executivo); MP (128, 5, I, c) ministros de Estado AGU, procuradores dos estados e do DF, Secretrios estaduais defensoria pblica (135) Secretrios municipais Servidores policiais (144, 9) OBS: facultado instituir subsdio aos servidores pblicos organizados em plano de carreira.

Servidores Pblicos
Fixao e reviso: pelo art. 37, X da CF a remunerao

ou subsdio dos servidores s pode ser fixado ou alterado por lei especfica. As iniciativas so:

Presidente da Repblica (61, 1, II, a) administrao direta e autarquias federais; Tribunais (96, II, b); MP e TC (art. 127, 2, 73, 3); CN PR, Senadores, Deputados, Ministros de Estado (art. 49, VII e VIII); Assemblia legislativa Governadores, vices-governadores, deputados estaduais e secretrios de estado (art. 27, 2, 28, 2); Cmaras municipais Prefeitos, vices-prefeitos, secretrios municipais e vereadores ( art. 29, V e VI). CN com sano do PR ministros do STF ( art. 39, 4, 150, II, 153, III, 153, 2, I).

Servidores Pblicos
OBS: a fixao do vencimento observa aos critrios

de: grau de responsabilidade e complexidade dos cargos componentes da carreira, requisitos da investidura, peculiaridades do cargo.
OBS: direito constitucional reviso e ajuste anual

(art. 37, X).

Servidores Pblicos
Irredutibilidade: os vencimentos e subsdios dos

servidores so irredutveis (art. 37, XV), ressalvado os seguintes casos:


art. 37, XI no ser ultrapassado o limite fixado em lei; art. 37, XIV coadunar com a percepo dos acrscimos pecunirios, pois este dispositivo veda o acmulos para concesso de acrscimos posterior; art. 39, 4 - teto e fixao de subsdios mediante lei; art. 150, II vedao de tratamento desigual a contribuinte em situao igual; art. 153, III, 2, I cobrana de impostos de renda de acordo com os critrios da generalidade, universalidade e progressividade.

Servidores Pblicos
Vantagens: valores percebidos pelos servidores alm do

vencimento fixado. Podem ser por vrias razes: sade, situao de perigo, horrio noturno, etc.. (art. 61, Lei 8112)

Adicionais: em regra so incorporados. Esto relacionados a uma recompensa por funes especiais ou pelo tempo de servio. Gratificaes: no so incorporados. Compensam a execuo de servios comuns exercido em condies anormais ou auxlio por situaes pessoais do servidor que agravam sua condio oramentria.

Servidores Pblicos
OBS: Esses acrscimos no podem ser contatos em

clculos para percepo de acrscimos (outras vantagens) posteriores. OBS: Os adicionais podem ser incorporados ao vencimento. A lei define quando haver a incorporao. OBS: quando a gratificao ou adicional possui como finalidade ajustar o vencimento da classe, deixa de assumir esse carter para ser vencimento em si.

10 anos de cargo em comisso concede a incorporao de 50% do valor pago ao cargo. 5 anos de gratificao funcional concede a incorporao total da mesma.

Servidores Pblicos
Teto: valor do subsdio mensal, em espcie, dos ministros do STF

(art. 37, XI), ressalvada as parcelas de carter indenizatrio (37, 11).


Executivo Subteto estadual municipal: subsdio governador. Legislativo Judicirio e Subteto estadual e Subteto: subsdio dos do municipal: subsdio dos Desembargadores de TJ, deputados estaduais e aplicvel tambm aos distritais. membros do MP, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos. OBS: Desembargadores recebem at 90,25% dos ministros do STF e as carreiras de juzes federais e estaduais so equiparadas em teto (ADI 3854).

Servidores Pblicos
OBS: facultado ao DF e aos Estados criar teto por meio

de lei orgnica, de acordo com o limite dos desembargadores, ressalvado os deputados estaduais, distritais e vereadores (art. 37, 12). OBS: A percepo mnima ou o piso salarial do salrio mnimo (art. 7, IV), podendo estabelecer valor maior pelos estatutos. OBS: empresas pblicas, sociedades de economia mista e suas subsidirias quando recebem verba pblica para sustento do pagamento de pessoal possuem o teto (37, 9). OBS: indenizaes de quem recebe em subsdio no entram no teto.

Servidores Pblicos
Estgio probatrio: at trs anos de exerccio do cargo

efetivo o servidor encontra-se em fase de estgio. Para passar estabilidade passa por avaliao especial de desempenho. A avaliao desfavorvel no implica em demisso, preciso fazer um processo administrativo, conforme a smula 21 do STF. Estabilidade ordinria: adquire-se com trs anos de exerccio do cargo efetivo (41, CF). S perde cargo efetivo estvel: (a) por sentena judicial transitada em julgado, (b) mediante processo administrativo, (c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho com direito ampla defesa, (d) para possibilitar o cumprimento dos limites oramentrios determinados em lei complementar.

Servidores Pblicos
Estabilidade

extraordinria: concedida aos servidores que se encontravam ao menos a 5 anos no servio pblico na entrada em vigor da constituio de 1988 (art. 19, do ADCT). Vitaliciedade: a perda do cargo s ocorre por sentena judicial transitada em julgado. Os magistrados e os membros do MP adquirem vitaliciedade com 2 anos de carreira (art. 95, I, art. 128, 5, I, a, art. 73, 3, CF juzes, MP e TC).

Servidores Pblicos
Acumulao de cargos: a regra constitucional

(art. 37, XVI e XVII) de vedao acumulao de cargos, com a exigncia de compatibilidade de horrios. Entretanto a constituio estabelece excees:

dois cargos de professor; cargo de professor com outro tcnico ou cientfico dois cargos ou empregos privativos de profissionais da sade cargo de juiz com magistrio (95, I) MP com magistrio (128, 5, II, d)

Servidores Pblicos
Exerccio simultneo de cargos: aposentado com outro cargo: no (art. 37, 10) cargos eletivos: sim cargos comissionados: sim OBS: aos que tomaram posse em novo cargo aps a

aposentadoria antes da EC de 98 podem acumular, porm no podem receber duas aposentadorias (art. 40). Ademais, ficam sujeitos ao teto remuneratrio.

Servidores Pblicos
Mandato

eletivo: o servidor pblico que se candidata a mandato eletivo no perde o cargo, funo ou emprego. Caso eleito, permanece afastado do cargo sem direito aos vencimentos. Exceto:

prefeito: pode optar por receber os vencimentos de prefeito ou servidor; Vereador: pode tentar a compatibilidade de horrios com acumulo de vencimentos; ou afastar-se com a opo de escolher qual remunerao recebe.

OBS: o afastamento no para a contagem de

benefcios previdencirios, de tempo para promoo por antiguidade (art. 38, IV, V).

Servidores Pblicos
Frias: o art. 39, 3 determina aplicao do art. 7,

XVII, logo, os servidores possuem direito s frias remuneradas anuais com 1/3 de vencimento a mais (adicional de frias). Dcimo terceiro: os art. 7, VIII e 39, 3 garantem o recebimento do 13 salrio e estendida aos aposentados. Licenas/afastamentos: quando o servidor deixa de exercer suas funes por razes apontadas em lei, com percepo ou no de vencimentos. Podem ser:

por direito: independem de autorizao da autoridade administrativa. Ex.: licena gestante e licena paternidade. por apreciao: dependem de autorizao da autoridade administrativa.

Servidores Pblicos
Direito de greve: a constituio determina a

possibilidade de greve conforme regulamentao especfica (art. 37, VII).

STJ - inaplicabilidade direta do art. 37 da constituio, o que pela ausncia de lei incorria na supresso deste direito. STF - nos Mis 670 e 708 decidiu que os servidores possuem direito greve devendo-se aplicar a lei 7783/89 que regula o setor privado no que couber, enquanto o legislador no atuar.

Sindicalizao: o servidor pblico possui livre

direito associao sindical, com a regulamentao do art. 8 da CF.

Servidores Pblicos
Aposentadoria:

o cessar do exerccio das atividades junto aos rgos ou entes estatais, com o recebimento de retribuio (proventos).

Alteraes do regime previdencirio dos servidores

pelas EC 20/98, 41/2003, 47/2005.


Novo Regime contributivo: h contribuio em

parte do ente estatal e em parte do servidor diretamente, para que este tenha direito aposentadoria.

Servidores Pblicos
Fundos: para melhorar os recursos para concesso das

aposentadorias e penses os entes federados podem criar fundos integrados com esta finalidade, mediante lei que institua a natureza e o modo de administrao dos fundos (art. 249, CF). Contribuio dos servidores: Estados, DF e municpios podem instituir contribuies para custeio da presidncia (art. 149, CF).

A EC 41/2003 instituiu nova redao ao 1 do art. 149 e acrescentou novos para dizer do dever dos Estados, DF e municpios de criar contribuies para custeio do sistema de contribuio previdenciria, prevista no art. 40, CF. A alquota no pode ser inferior prevista para os cargos da Unio, que atualmente de 11%.

Servidores Pblicos
Sociedades de economia mista e empresas

pblicas: aposentadorias por fundos e de forma integrada ao sistema previdencirio do INSS. Plano Federal: a lei 8112/90 prev o Plano de Seguridade Social (art. 185, I, a).

As contribuies obrigatrias dos servidores federais para custear este plano foram criadas a partir da EC 3/93 que acrescentou o 6, do art. 40, CF, com redao que previa alm dos recursos da Unio a contribuio dos servidores.

Servidores Pblicos
Contribuio sobre os proventos: Com a EC

20/98 editou-se a lei 9717/98 que trouxe normas gerais sobre previdncia dos servidores pblicos.

Na EC 41/2003 acrescentou-se tambm o 18, art. 40 que determina que os proventos j concedidos sobre o novo regime tambm pagam contribuies. As contribuies sobre os proventos incidem sobre os proventos que superem o limite mximo dos benefcios do regime geral de previdncia social.

Servidores Pblicos

A lei 10887/2004 dispe sobre o modo de aplicao dessas alteraes e modifica a redao da lei 9717/98.

A EC 47/2005 determina no 21 do art. 40 que esta

contribuio sobre os proventos incide aos que superam o dobro do limite mximo fixado para os benefcios do regime geral de previdncia social, quando se tratar de beneficirio portador de doena incapacitante (na forma da lei).

Servidores Pblicos
Modalidades de aposentadoria: Por invalidez permanente: os proventos so concedidos de forma proporcional ao tempo de contribuio, exceto os que decorrem de acidente de trabalho, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel (art. 40, 1, I, redao pela EC 41/2003). Compulsria aos 70 anos de idade: proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

Servidores Pblicos

Voluntria: desde que o servidor tenha cumprido tempo mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo, com as seguintes condies:
60 anos de idade e 35 de contribuio, se homem e 55 anos de idade e 30 de contribuio, se mulher, com proventos integrais; Por idade: 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

Servidores Pblicos
OBS: Professores: no caso de aposentadoria voluntria com tempo de contribuio, atendido o tempo, pode ser reduzido em 5 anos para professores da educao infantil e no ensino fundamental e mdio (art. 40, 5, EC 20/98). A lei 9394/96 foi alterada para acrescentar o art. 67, 2 para fixar o significado de funes de magistrio:

Art. 67, 2 - Para os efeitos do disposto no 5 do art. 40 e no 8 do art. 201 da Constituio Federal, so consideradas funes de magistrio as exercidas por professores e especialistas em educao no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educao bsica em seus diversos nveis e modalidades, includas, alm do exerccio da docncia, as de direo de unidade escolar e as de coordenao e assessoramento pedaggico (Includo pela Lei n 11.301, de 2006).

Servidores Pblicos
Magistrados, membros do MP, ministros e

conselheiros de TC: aplica-se as regras de contribuio do art. 40 dada pela EC 20/98, que alterou os arts. 73, 3, 93, VI e 129, 4, CF. Tempo de contribuio: no pode ser contado por critrios fictcios estabelecidos em lei (art. 40, 9 e 10 com redao pela EC 20/98).

A contagem segue de acordo com a legislao anterior, at que sobrevenham alteraes. Pelo art. 201, 9, CF assegurado a contagem recproca do tempo de contribuio a ser compensando de acordo com os critrios da lei 9796/99.

Servidores Pblicos
Clculo

dos proventos: considera-se a remunerao para determinar o valor da contribuio do servidor, sendo a mdia das contribuies o definidor do valor dos proventos (revogao tcita da regra do valor da remunerao pela nova redao do 3 do art. 40 EC 41/2003).

As atualizaes dos valores deve ser feito por meio de lei (art. 40, 17 EC 41/2003). Regra aritmtica: art. 1 da lei 10887/2004.

Servidores Pblicos
OBS: o valor da aposentadoria nunca pode exceder o

valor da remunerao do cargo pelo qual se aposenta (art. 40, 2, CF). OBS: assegurado o direito a reajustamento dos benefcios (art. 40, 8), todavia sem direito paridade aos servidores em exerccio. OBS: ainda preciso observar os limites do art. 37, XI, CF (teto e subtetos).

Servidores Pblicos
Regime de previdncia complementar: os

entes federados podem instituir regime de previdncia complementar para seus servidores, obedecidos os critrios de limite mximo.

A criao desses sistema depende de criao de lei, de acordo com os parmetros do art. 202 e seus pargrafos da CF (art. 40, 15). De todo modo, o regime complementar depende do servidor aceitar submeter-se a ele (art. 40, 16).

Servidores Pblicos
Aposentadoria de ocupantes de cargo em

comisso, de funes temporrias e celetistas: a estes o 13 do art. 40 determina a aplicao do regime geral de previdncia social, ou seja, a aplicao das regras de previdncia do setor privado, regulado pelo art. 201, CF. OBS: h discusso sobre a constitucionalidade da aposentadoria dos temporrios e comissionados que ingressaram antes da EC 20/98, pois no seria adequado ao direito adquirido aplicar as normas regras, sendo que no regime anterior aplicava-se as regras do regime estatutrio correspondente.

Servidores Pblicos
Regras de transio: a EC 20/98 possui regras de

transio que foram alteradas pela EC 41/2003 e pela EC 47/2005.

aos que j possuam os requisitos para aposentadoria no regime anterior:


O art. 3 da EC 41/2003 determina a aposentadoria a qualquer tempo aos servidores que at a data da publicao da emenda tinham cumprido os requisitos para obteno com base na legislao anterior (31/12/2003). Os clculos de proventos segue a legislao anterior, devido ao direito adquirido (proventos integrais).

Servidores Pblicos

O servidor que tinham os requisitos para aposentadoria voluntria e seguiu em atividade, quando atingir os critrios novos de aposentadoria voluntria possui o direito a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria, at que complete as exigncias para aposentadoria compulsria.

Aos j aposentados:
Possuem direito adquirido ao estado anterior, conforme determina o art. 3, 3 da EC 20/98. Quando a aposentadoria convertida em penso, o art. 4, pargrafo nico determina a incidncia de contribuio previdenciria. ADI 3105 os percentuais fixados pelo art. 4, nico foram julgados inconstitucionais, devendo-se aplicar a regra geral do art. 40 18 e 21.

Servidores Pblicos

aos ingressos em cargo efetivo at a dada da EC 20/98:


Possuem

4 possibilidades: seguir a regra do art. 40, CF; seguir o art. 2, EC 41/2003; seguir o art. 6, EC 41/2003; seguir o art. 3, EC 47/2005.

Servidores Pblicos
Seguir

o art. 2, EC 41/2003: aposentadoria voluntria com proventos calculados pelo art. 40, 3 e 17 em nova redao proventos calculados pela mdia das remuneraes utilizadas como base para as contribuies previdencirias. Quando?

53 anos de idade, se homem, e 48 anos de idade, se mulher; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de 35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher; somados a um perodo adicional de contribuio equivalente 20% do tempo que faltaria para atingir o limite de tempo de idade, ao tempo da edio da emenda.

Servidores Pblicos
Seguir

o art. 6, EC 41/2003: oferece trs possibilidades.

aposentadoria pelo art. 40 com redao pela EC 41/2003; aposentadoria pelo art. 2 da EC 41/2003; aposentaria com proventos integrais, desde que:
60 anos de idade se homem e 55 se mulher; 35 anos de contribuio se homem e 30 se mulher; 20 anos de efetivo exerccio; 10 anos de carreira e 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria.

OBS: seguem a paridade com os servidores da

ativa.

Servidores Pblicos
Seguir o art. 3, EC 47/2005: quem ingressou at

16.12.1998 pode aposentar integrais, desde que:

com

provimentos

35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos, se mulher; 25 anos de efetivo exerccio no servio pblico, 15 anos de carreira e 5 anos no cargo em que der a aposentadoria; idade mnima resultante da reduo, relativamente aos limites do art. 40,1, III, a, CF (60 anos se homem e 55 se mulher), de uma no de idade para cada ano de contribuio que exceder primeira condio. Estes possuem direito paridade com os ativos (art. 3, pargrafo nico, EC 47/2005);

Servidores Pblicos

aos ingressos em cargo efetivo at a data da EC 41/2003:

Seguem a regra do art. 6, EC 41/2003, que oferece trs possibilidades:

aposentadoria pelo art. 40 com redao pela EC 41/2003; aposentadoria pelo art. 2 da EC 41/2003; aposentaria com proventos integrais;

Aposentaria com proventos integrais: 60 anos de idade se homem e 55 se mulher; 35 anos de contribuio se homem e 30 se mulher; 20 anos de efetivo exerccio; 10 anos de carreira e 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria.

Servidores Pblicos
OBS: seguem a paridade com os servidores da ativa. OBS: os que optarem pelo art. 40 da CF ou art. 2 da EC

41/2003 possuem direito a abono por permanncia equivalente ao valor de sua contribuio previdenciria at complementarem as exigncias para aposentadoria compulsria (40, 19, CF e 2, 5, EC 41/2003).

Servidores Pblicos
Penses: remunerao paga aos dependentes do

servidor que faleceu em atividade ou aposentado.

Antes das alteraes, a penso era na integralidade dos proventos ou vencimentos do servidor falecido, com direito a revises em paridade com os ativos. EC 20/98: concedeu redao ao 7 do art. 40 que determina penso por morte com valor dos proventos do servidor falecido ou dos proventos de que teria direito o servidor na atividade na data de seu falecimento, com base na remunerao do cargo efetivo.

Servidores Pblicos

EC 41/2003:
limite mximo dos benefcios do regime geral da previdncia = penso igual totalidade dos proventos ou da remunerao; se acima do limite mximo: acrescenta-se o valor correspondente ao limite (2400,00 pela EC 41/2003), 70% da parcela excedente. Concluso: reduo de 30% sobre a parcela dos referidos proventos ou remunerao.

OBS: as regras de transio das aposentadorias

aplicam-se iguais s penses.

Servidores Pblicos
Aos servidores pblicos h uma srie de condutas

que so vetadas ou exigidas. No Estatuto federal temos as previses nos arts. 116 e 117:

Servidores Pblicos
Art. 116.

So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II - ser leal s instituies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica. VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; (Vide Lei n 12.527, de 2011) VII - zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X - ser assduo e pontual ao servio; XI - tratar com urbanidade as pessoas; XII - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. Pargrafo nico. A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

Servidores Pblicos

Art. 117. Ao servidor proibido: (Vide Medida Provisria n 2.225-45, de 4.9.2001) I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X - participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio;

Servidores Pblicos
XI - atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas,

salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; XII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII - aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas; XV - proceder de forma desidiosa; XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97) Pargrafo nico. A vedao de que trata o inciso X do caput deste artigo no se aplica nos seguintes casos: (Includo pela Lei n 11.784, de 2008 I - participao nos conselhos de administrao e fiscal de empresas ou entidades em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, participao no capital social ou em sociedade cooperativa constituda para prestar servios a seus membros; e (Includo pela Lei n 11.784, de 2008 II - gozo de licena para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislao sobre conflito de interesses. (Includo pela Lei n 11.784, de 2008).

Servidores Pblicos
O descumprimento dos deveres e proibies acarreta

responsabilidade ao servidor responsabilidade poder ser: Administrativa Civil Penal

pblico.

Essa

Cabe aos cargos de chefia buscar a punio pelas

violaes sob pena de incorrer no crime previsto no art. 320, CP.

Servidores Pblicos
Responsabilidade penal: Arts. 312 a 326, CP Art. 359-A, CP Art. 359-H, CP Lei 4898/65 Lei 8666/93 Apurao mediante ao penal proposta pelo MP. OBS: agentes polticos lei 1079/50 e decreto-lei

201/67.

Servidores Pblicos
Responsabilidade civil: o servidor precisa reparar o

dano por ato comissivo ou omissivo, culposo ou doloso que cause dado administrao pblica.

Para exigir-se o pagamento pelo servidor dos dados civis necessrio comprovar dolo ou culpa, o que se apura por sindicncia ou processo administrativo disciplinar. Comprovado o dano, a administrao pode solicitar o desconto dos valores no pagamento em folha, e caso o servidor se negue, a administrao pode entrar em juzo civil para pedir o pagamento, especialmente quando responsabilizada por danos causados a terceiros pelo servidor (art. 37, 6, CF). Tambm incorre em responsabilidade administrativa a improbidade administrativa, nos termos dos arts. 9 a 11 da lei 8429/1992.

Servidores Pblicos
Responsabilidade administrativa: traz consequncias

ao servidor por descumprimento de seus deveres e condutas proibidas nos estatutos ou nas leis.

O poder disciplinar atribudo autoridade administrativa com o objetivo de apurar e punir faltas funcionais, condutas contrrias realizao normal das atividades de rgo, irregularidades de diversos tipos (Art. 143, lei 8112/90).

Servidores Pblicos
Regime disciplinar: atinge somente servidores

pblicos por falta disciplinar com pena disciplinar correspondente.

As sanes no podem ser aplicadas a qualquer tempo, h uma prescritibilidade. Para as sanes de demisso e cassao o prazo usualmente de 5 anos e para advertncia ou repreenso de 2 anos. O prazo comea a correr do dia em que a autoridade toma conhecimento do fato, fica interrompido durante a sindicncia ou processo administrativo disciplinar.

A deciso de processo administrativo disciplinar

exige motivao em fatos e em direito.

Servidores Pblicos
Sanes: Advertncia ou repreenso: aplicada a faltas leves, feitas por escrito e podem repercutir na avaliao de desempenho e interferir na promoo do servidor. Suspenso: Demisso: perda do cargo ou funo em virtude de infrao funcional grave. Cassao de aposentadoria ou disponibilidade: a extino de aposentadoria ou da disponibilidade causando o retorno (reverso) do servidor atividade para que se aplique a pena de demisso.

Servidores Pblicos
Processo

administrativo disciplinar: a sucesso ordenada de atos destinados averiguar a realidade de falta cometida por servidor, a ponderar as circunstncias que nela concorreram e a aplicar as sanes pertinentes. comisses disciplinares/processantes: as sindicncias e PAD strictu senso correm perante comisses, que usualmente composta por trs servidores. Elas podem ser permanentes ou indicadas a cada caso.

Permanentes: podem ser para toda a administrao ou especficas de cada rgo, o que no exclui a existncia das especiais para casos especficos.

As comisses no possuem poder de deciso, elas instruem o PAD ou sindicncia.

Servidores Pblicos
Sindicncia: pode ser preliminar ao PAD ou sumrio. A sindicncia preliminar: presta-se a instruir a autoria do ilcito administrativo, como uma apurao prvia ao PAD.
No se instaura contra servidor, mas para apurar fatos e possveis autores, obedecidos os direitos de ampla defesa e contraditrio; Possui as fases de instaurao, instruo e relatrio; Dependendo do resultado das informaes colhidas abre-se ou no o PAD, assim pode resultar em: arquivamento do caso, inexistncia da infrao, irregularidade, ausncia de autoria, instaurao de PAD.

Servidores Pblicos

A sindicncia sumria: visa a responsabilidade de servidor identificado por falta leve, para aplicao de advertncia, repreenso ou suspenso de at 30 dias. OBS: A ADI 2120 julgou inconstitucional sindicncia que prevista em legislao estadual do AM para as penas de repreenso e suspenso at 5 dias. Mas no temos pronunciamentos para o estatuto federal.

Servidores Pblicos

PAD: meio de apurao de responsabilidade de servidor identificado por falta funcional, quando se tratar de hiptese de pena grave (suspenso superior a 30 dias ou demisso).
Possui

as fases de instaurao, inqurito administrativo, (instruo, defesa e relatrio) e julgamento (art. 151, lei 8112/90).

Fases dos PAD: instaurao: ato da autoridade competente que d incio ao processo administrativo, por despacho ou portaria.
Deve

conter: fatos, condutas atribudas, servidor indiciado, dispositivos legais. Deve-se observar o direito ampla defesa.

Servidores Pblicos
instruo: fase de colhimento de provas e outros

elementos de fato e de direito.


STJ: imprescindvel a defesa tcnica do servidor (smula 343). STF: no prescinde de defesa tcnica (smula vinculante 5) defesa: o advogado do indiciado deve apresentar alegaes escritas aps a instruo. relatrio: elaborao de documento que explique os fatos apurados, as provas colhidas, os depoimentos os argumentos da defesa e a concluso pela condenao ou absolvio.

Servidores Pblicos

julgamento: a deciso pela autoridade competente.

Repercusso da sentena penal na esfera

administrativa: a condenao criminal do servidor repercute no mbito disciplinar (art. 935, CC e 65 do CPP).

Caso a absolvio seja por ausncia de prova da autoria, ou de provas suficientes para condenao ou fato no corresponder a infrao penal os efeitos no refletem no PAD.

Anda mungkin juga menyukai