Anda di halaman 1dari 25

A Missa Parte por parte

O centro da missa:
memorial da Pscoa de Cristo A aclamao memorial que segue narrativa da instituio da eucaristia, tambm chamada aclamao anamntica, (Eis o mistrio da f: "Anunciamos, Senhor, a vossa morte..,'), juntamente com a anamnese ( ver or. Euc. II) que se lhe segue, expressa que na eucaristia se realiza o que Cristo ordenou na ltima ceia: o memorial de seu mistrio pascal. A eucaristia , em primeiro lugar, memorial da morte e ressurreio do Senhor sob o sinal do po e do vinho dados em refeio, em ao de graas e splica.

Nossa preocupao no deve ser somente intelectual para que o povo entenda, mas levar o povo a experimentar o mistrio pascal, mostrando a ligao entre a f e a vida ("Pscoa de Cristo na pscoa da gente, pscoa da gente na pscoa de Cristo) para que a eucaristia nos impulsione a dar a vida pelos irmos e irms, como fez Cristo em sua pscoa.

A estrutura da missa
repetirfazer memria do que Ele fez

Ele tomou o po Jesus deu graas Jesus partiu o po Ele deu o po

Na preparao das oferendas o po e o vinho so levados ao altar

Ns rezamos a orao eucarstica


Ns o fazemos tambm antes da comunho com o canto do Cordeiro de Des

Os ministros do o corpo e o sangue de Cristo na comunho

Liturgia Eucarstica

No centro desses gestos rituais encontra se a orao eucarstica ou anfora, a grande e solene prece de aliana, na qual recordamos celebrativamente a ao salvfica de Deus, por Cristo no Esprito Santo e, confiados em tais maravilhas do Senhor, suplicamos que o Pai envie seu Esprito para que transforme o po e o vinho no corpo sacramental de Cristo e transforme a ns, comungantes, no corpo eclesial do Ressuscitado.

Estrutura da Liturgia Eucarstica:

Apresentao das Oferendas


A Liturgia Eucarstica inicia-se com a apresentao dos dons ou das oferendas. Trata-se de apresentar ao sacerdote presidente da celebrao o po e o vinho, justamente aquilo que Jesus usou na ltima ceia. O foco agora muda. Se o foco da Liturgia da Palavra era o ambo ou Mesa da Palavra, o foco agora o altar. Ele o centro de toda liturgia eucarstica (IGMR* 73). Por isso ele deve ser preparado dignamente para este momento. Coloca-se agora sobre o altar o corporal, o purificatrio ou sanguinho, o missal e o clice. Neste ponto j temos uma distino: o clice no deve entrar na procisso da apresentao das oferendas. O que deve entrar, quando fazemos a procisso de apresentao das oferendas? Deve entrar a patena com o po e as hstias que sero consagradas e distribudas aos fiis e o vinho. Este pode entrar nas galhetas ou numa jarra bonita e descente. O clice fica no altar!

Orao Eucarstica Rito da Comunho

Estrutura da Orao Eucarstica:

Prefcio:Prefcio aquele texto que antecede o momento da narrativa da instituio da Eucaristia. Ou


seja, a Orao Eucarstica se abre com um grande louvor a Deus pelas maravilhas que Ele operou na histria da Salvao e continua fazendo ainda hoje entre ns.

Santo:O prefcio termina com a aclamao do Santo. Toda a Igreja, a celeste e a peregrina
neste mundo, convidada a um grande louvor e glorificao. O texto do Santo a juno de dois textos bblicos: Isaas 6,3 e Mateus 21,9. Ele deveria ser sempre cantado por toda a assemblia. E no deveriaser qualquer msica que traz a palavra Santo, mas deve ser o texto mesmo que est no missal.

Epclese:Terminado o canto do Santo, o presidente da celebrao continua o louvor,


dizendo que a santidade est verdadeiramente em Deus e suplica que o Esprito Santo santifique as oferendas do povo, po e vinho, para que estes se tornem Corpo e Sangue de Cristo.

Narrativa da Instituio ou consagrao: Aps este


momento temos o chamado momento da narrativa da Instituio e Consagrao. Nela recordamos e atualizamos aquilo que Jesus fez (Fazei-o em memria de mim!); trata-se de fazer uma anamnese, palavra que significa recordao, memria.

Mistrio da F: Depois das palavras da consagrao ou do relato da instituio da eucaristia, o


padre nos convida para uma das mais importantes aclamaes de toda Eucaristia: Eis o mistrio da f! Quando o presidente da celebrao diz isto, ele no est referindo-se nica e exclusivamente quele momento especfico do relato da instituio da eucaristia, como podemos achar, mas quer referir-se toda a vida de Cristo na terra e a vida de Cristo em ns e, conseqentemente, nossa vida em Cristo. Tudo isso o mistrio da f.

Oblao: Na seqncia, vem o que ns chamamos de oblao, isto , a assemblia reunida, realizando
esta memria, oferece ao Pai a hstia imaculada. No s ela, mas todos os fiis oferece-se a si mesmos e se aperfeioam, cada vez mais, pela mediao de Cristo, na unio com Deus e com o prximo, para que Deus seja tudo em todos.

Segunda epclese: Houve uma primeira epclese que foi a invocao do Esprito Santo sobre as
oferendas de po e vinho para que se tornassem Corpo e Sangue de Cristo (como vimos no artigo passado). Acontece agora uma segunda epclese na Orao Eucarstica. Trata de uma nova invocao do Esprito Santo, agora para que todos os participantes daquele ato litrgico, pela ao do Esprito Santo, sejam transformados numa nica assemblia, sem divises, com os mesmos sentimentos de Cristo, todos unidos num s corao e numa s alma.

Intercesses: Chegado o momento que chamamos de intercesses. As intercesses exprimem que a


Eucaristia celebrada em comunho com toda a Igreja, tanto a celeste como a terrestre, e que a oblao feita tambm por ela e por todos os membros vivos ou defuntos.

Doxologia A orao eucarstica termina com a doxologia. Esta palavra vem da lngua grega, de
doxa, que significa final. A orao termina com o grande ofertrio do Corpo e do Sangue de Cristo ao Pai. Exprime a glorificao de Deus e confirmada e concluda pela aclamao do povo de Deus. O amm que respondemos no final deveria ser o amm mais empolgante de toda a liturgia. Por isso mesmo ele deveria ser sempre cantando, mesmo que o presidente da celebrao no tenha cantando o Por Cristo, com Cristo e em Cristo Como eu disse deve ser alegre e festivo, como o carter prprio da Orao Eucarstica.

Estrutura da Missa Liturgia Liturgia Da Palavra Eucarstica

Liturgia da Palavra
A parte principal da Palavra de Deus constituda pelas leituras da Sagrada Escritura e pelos Cnticos que ocorrem entre elas, sendo desenvolvida e concluda pela homilia, a profisso de f e a orao universal ou dos fiis. Pois nas leituras explanadas pela homilia Deus fala ao seu povo, revela o mistrio da redeno e da salvao, e oferece alimento espiritual.; e o prprio Cristo, por sua palavra, se acha presente no meio dos fiis. Pelos cnticos, o povo se apropria dessa palavra de Deus e a ele adere pela profisso de f. Alimentado por esta palavra, reza na orao universal pelas necessidades de toda a Igreja e pela salvao do mundo inteiro(IGMR 33).

Liturgia da Palavra
Primeira Leitura Salmo Responsorial Segunda Leitura Canto de Aclamao Evangelho Homilia Profisso de F Preces da comunidade

Estrutura da Liturgia da Palavra

1. I , II Leituras e Salmo
Para compreendermos melhor a liturgia da Palavra necessrio distinguir entre a liturgia dominical e a liturgia dos dias da semana. A primeira dividida em trs anos (A:Mateus; B:Marcos; C:Lucas), nos quais a Igreja procura ler toda a Bblia. Nos dias de domingo e festas o esquema das leituras o seguinte: Primeira leitura, salmo, segunda leitura, aclamao ao Evangelho e evangelho. A primeira leitura e o evangelho tratam geralmente do mesmo assunto, para mostrar Jesus como aquele que leva plenitude a antiga aliana; o salmo, uma meditao da leitura, uma espcie de comentrio cantado - da ser insubstituvel; a segunda leitura feita de forma semicontnua, sempre extrada da carta do apstolo. J a liturgia dos dias da semana no apresenta a segunda leitura, e toda a Bblia lida todos os anos.

2. Evangelho o ponto alto da liturgia da Palavra. Cristo torna-se presente atravs de sua Palavra e da pessoa do sacerdote. Tal momento revestido de cerimnia, devido sua importncia. Todos ficam de p e aclamam o Cristo que fala. O dicono ou o padre dirigem-se mesa da palavra para proclamla. O que proclama a Palavra do evangelho menciona a presena do Cristo vivo entre ns. Faz o sinal da cruz na testa, na boca e no corao para que todo o ser fique impregnado da mensagem do Evangelho: a mente a acolha, a boca a proclame e o corao a sinta e a viva.

3. Homilia A homilia faz a transio entre a palavra de Deus e sua resposta. feita exclusivamente por um ministro ordenado, pois este recebeu, atravs da imposio das mos o dom especial para pregar o Evangelho. A funo da homilia confrontar o mistrio celebrado com a vida da comunidade. Na homilia, o sacerdote anima o povo, exorta-o e se for preciso o denuncia, mostrando a distncia entre o ideal proposto e a vida concreta do povo. 4. Profisso de f O smbolo ou profisso de f, na celebrao da missa, tem por objetivo levar o povo a dar seu assentimento e resposta palavra de Deus ouvida nas leituras e homilia, bem como lhe recordar a regra da f antes de iniciar a celebrao da eucaristia(IGMR 43). A profisso de f consiste na primeira resposta dada Palavra de Deus. Nela cremos e aderimos, manifestando tambm nossa f naquela que possui a incumbncia de perpetuar esta palavra: a Igreja Catlica. Possui duas formas, sendo a mais extensa proclamada em solenidades especiais, como o Natal, Anunciao...

5. Preces da comunidade Na orao dos fiis ou orao universal, a assemblia dos fiis, iluminada pela graa de Deus, qual de certo modo responde, pede normalmente pelas necessidades da Igreja universal e da comunidade local, pela salvao do mundo, pelos que se encontram em qualquer necessidade e por grupos determinados de pessoas (IGMR 30). O povo de Deus ouve a Palavra de Deus, a acolhe e d a sua resposta. Esta pode ser em forma de louvor, de splica, adorao ou intercesso. Pede a Deus a graa de poder realizar a sua vontade; porm ele no egosta: pede por todos para que tambm possam realizar esta palavra e assim encontrar o sentido para suas vidas. Pede pela Igreja, para que esta tenha coragem de continuar proclamando esta palavra. Pede por aqueles que sofrem e pelas autoridades locais, para que concretizem o Reino de Deus entre ns. Finalmente faz seus pedidos pela comunidade local. Talvez seria de imensa riqueza para a liturgia se as preces fossem feitas de modo espontneo, mas para isso seria necessrio ordem e instruo por parte da assemblia. Seria necessrio lembrar que a resposta Palavra de Deus nunca se d de modo egosta.

Estrutura da Missa

Ritos Iniciais

Liturgia Da Palavra

Liturgia Eucarstica

Ritos Finais

Ritos Iniciais
Os ritos iniciais ou as partes que precedem a liturgia da palavra, isto , cntico de entrada, saudao, ato penitencial, Senhor, Glria e orao da coleta, tm o carter de exrdio, introduo e preparao. Estes ritos tm por finalidade fazer com que os fiis, reunindo-se em assemblia, constituam uma comunho e se disponham para ouvir atentamente a Palavra de Deus e celebrar dignamente a Eucaristia.
Instruo Geral ao Missal Romano, n. 24:

1. Comentrio Inicial Este tem por fim introduzir os fiis ao mistrio celebrado. Sua posio correta seria aps a saudao do padre, pois ao nos encontrarmos com uma pessoa primeiro a saudamos para depois iniciarmos qualquer atividade com ela. 2. Canto de Entrada Reunido o povo, enquanto o sacerdote entra com os ministros, comea o canto de entrada. A finalidade desse canto abrir a celebrao, promover a unio da assemblia, introduzir no mistrio do tempo litrgico ou da festa, e acompanhar a procisso do sacerdote e dos ministros(IGMR n.25)

Durante o canto de entrada percebemos alguns elementos que compem o incio da missa:

a) O canto Durante a missa, todas as msicas fazem parte de cada momento. Atravs da msica participamos da missa cantando. A msica no simplesmente acompanhamento ou trilha musical da celebrao: a msica tambm nossa forma de louvarmos a Deus. Da a importncia da participao de toda assemblia durante os cantos. b) A procisso O povo de Deus um povo peregrino, que caminha rumo ao corao do Pai. Todas as procisses tm esse sentido: caminho a se percorrer e objetivo a que se quer chegar. c) O beijo no altar Durante a missa, o po e o vinho so consagrados no altar, ou seja, no altar que ocorre o mistrio eucarstico. O presidente da celebrao ao chegar beija o altar em sinal de carinho e reverncia por to sublime lugar. Por incrvel que possa parecer, o local mais importante de uma igreja o altar, pois ao contrrio do que muita gente pensa, as hstias guardadas no sacrrio nunca poderiam estar ali se no houvesse um altar para consagr-las.

3. Saudao a) Sinal da Cruz O presidente da celebrao e a assemblia recordam-se por que esto celebrando a missa. , sobretudo pela graa de Deus, em resposta ao seu amor. Nenhum motivo particular deve sobrepor-se gratuidade. Pelo sinal da cruz nos lembramos que pela cruz de Cristo nos aproximamos da Santssima Trindade. b) Saudao Retirada na sua maioria dos cumprimentos de Paulo, o presidente da celebrao e a assemblia se sadam. O encontro eucarstico movido unicamente pelo amor de Deus, mas tambm encontro com os irmos.

4. Ato Penitencial Aps saudar a assemblia presente, o sacerdote convida toda assemblia a, em um momento de silncio, reconhecer-se pecadora e necessitada da misericrdia de Deus. Aps o reconhecimento da necessidade da misericrdia divina, o povo a pede em forma de ato de contrio: Confesso a Deus TodoPoderoso... Em forma de dilogo por versculos bblicos: Tende compaixo de ns... Ou em forma de ladainha: Senhor, que viestes salvar... Aps, segue-se a absolvio do sacerdote. Tal ato pode ser substitudo pela asperso da gua, que nos convida a rememorar-nos o nosso compromisso assumido pelo batismo e atravs do simbolismo da gua pedirmos para sermos purificados. Cabe aqui dizer, que o Senhor, tende piedade no pertence necessariamente ao ato penitencial. Este se d aps a absolvio do padre e um canto que clama pela piedade de Deus. Da ser um erro omiti-lo aps o ato penitencial quando este cantando. O Senhor, tende piedade poder fazer parte do ato penitencial, com relao ao texto do Senhor..., os vocativos presentes em cada frase referem-se a Jesus Cristo, aquele que intercede ao Pai por nossos pecados.

5. Hino de Louvor Espcie de salmo composto pela Igreja, o glria uma mistura de louvor e splica, em que a assemblia congregada no Esprito Santo, dirige-se ao Pai e ao Cordeiro. proclamado nos domingos - exceto os do tempo da quaresma e do advento - e em celebraes especiais, de carter mais solene. Portanto, trata-se de um hino doxolgico, ou seja, de louvor e de glorificao, que canta a glria de Deus e do Filho (doxa, em grego, entre outros sentidos louvor. Ento, doxolgico: relativo palavra de louvor ou palavra de glorificao, louvao"). O centro dessa glorificao o Filho Jesus Cristo. a idia do hino entoado pelos anjos, quando do nascimento de Jesus. Foi ouvido pela primeira vez pelos pastores em Belm, anunciando a grande alegria do nascimento do Salvador (cf. Lucas 2, 4ss).

6. Orao da Coleta

Encerra o rito de entrada e introduz a assemblia na celebrao do dia. Aps o convite do celebrante, todos se conservam em silncio por alguns instantes, tomando conscincia de que esto na presena de Deus e formulando interiormente seus pedidos. Depois o sacerdote diz a orao que se costuma chamar de coleta, a qual a assemblia d o seu assentimento com o Amm final (IGMR 32). Dentro da orao da coleta podemos perceber os seguintes elementos: invocao, pedido e finalidade.

Ritos Finais
O rito de encerramento da Missa consta fundamentalmente de trs elementos: a saudao do sacerdote, a bno, que em certos dias e ocasies enriquecida e expressa pela orao sobre o povo, ou por outra forma mais solene, e a prpria despedida, em que se despede a assemblia, afim de que todos voltem s suas atividades louvando e bendizendo o Senhor com suas boas obras (IGMR 57). Sem demais delongas, este momento o oportuno para dar-se avisos comunidade, bem como para as ltimas orientaes do presidente da celebrao. Aps, segue-se a bno do sacerdote e a despedida. Para alguns liturgistas, esse momento um momento de envio, pois o sacerdote abenoa os fiis para que estes saiam pelo mundo louvando a Deus com palavras e gestos, contribuindo assim para sua transformao.

Anda mungkin juga menyukai