Anda di halaman 1dari 18

TWITTER

Conhecendo essa nova ferramenta

O que o Twitter?
O Twitter um microblog (mistura de blog com o MSN) em que os usurios postam mensagens extremamente curtas, as quais sero enviadas para todos seus amigos.

Cada usurio pode escrever uma mensagem com at 140 caracteres, ou seja, 140 letras (sendo que a barra de espao tambm conta).
Como as mensagens so curtas, voc pode checar rapidamente se alguma coisa interessa ou no.

Definies sobre o Twitter (Livro: Tudo o que voc precisa saber sobre twitter)
um radar captando o que milhes de pessoas esto pensando/fazendo naquele momento. @pedrodoria a melhor forma de liberdade de expresso. Voc fala, quem quer ouvir escuta e compartilha. Quem no quer no ouve e no censura. @NeiFernandes Compartilhamento de informao de forma exponencial. @fuentes_be

o fruto do amor proibido entre o scrap do Orkut e o MSN. @crisdias

Para que utilizar o Twitter?


No incio, este espao era utilizado muito pelos twitteiros (como so chamadas as pessoas que participam do Twitter) para postar informaes sobre o estavam fazendo no momento. Tanto que a mensagem central era: What are you doing? (O que voc est fazendo?). No entanto, esta rede social cresceu muito, se ampliou e as pessoas passaram a utiliz-la para muitas coisas: - Publicar atividades do dia-a-dia - Conversar sobre os mais variados assuntos - Acompanhar notcias e matrias sobre temas de interesse - Aproximar pessoas com interesses em comum - Acompanhar as principais novidades sobre assuntos variados - Procurar novas oportunidades de formao - Pesquisar vagas de emprego etc

Por que utilizar o Twitter?


Nova rede e em crescimento O Twitter cresceu 1460% em relao a junho de 2008 e 19% em relao ao ms anterior, atingindo a marca de 44,5 milhes usurios nicos. Sua audincia nesse perodo foi equivalente dos sites da emissora pblica britnica BBC e do servio de notcias esportivas da ESPN. (pesquisa feita em junho de 2009 pela comScore) O Brasil aparece em quinto lugar em termos de crescimento absoluto de adeso ao Twitter, numa pesquisa feita a partir de 11,5 milhes de contas. (Estudo da Sysomos, empresa especializada na anlise de mdias sociais, divulgado em junho de 2009) Confiana e novas perspectivas O Twitter considerado pelos usurios como uma fonte segura de informaes: 87% disse que confia nas opinies de outros participantes do servio. Aproximadamente 8 em cada 10 usurios disse j ter dado e aceitado dicas e a maioria j usou as mensagens recebidas para fazer posts em blogs ou repassar por comunicadores instantneos (72%). 84% disse acreditar que o Twitter aproxima as pessoas (Pesquisa realizada pela agncia Bullet e divulgada em abril de 2009)

Quem usa o Twitter?


Em abril de 2009, a agncia Bullet divulgou o resultado de uma pesquisa feita com 3268 usurios de Twitter no Brasil, feita com o objetivo de mapear o perfil desse pblico:
As pessoas que aderiram ao Twitter so predominantemente usurios avanados da Web: 59% possui blogs, passa em mdia 46 horas por semana acessando a rede.

um pblico jovem: 65% tem entre 21 e 30 anos, e qualificado: 80% est estudando, tem diploma universitrio ou ps.
A maioria (65%) est na regio Sudeste do pas. Em termos de hbitos de navegao: 9 a cada 10 responderam que se mantm informados pelo Twitter: 79% disse usar o servio para compartilhar links e informaes, 70% compartilha opinies e aproximadamente 50% fala o que pensa ou conversa com outros usurios.

Fonte: Tudo o que voc precisa saber sobre twitter)

Entendendo o Twitter
Diferente de outras redes sociais, o Twitter no requer a constante interao de outros servios. Basta escrever uma mensagem e todos os seguidores vo automaticamente saber.
A vantagem em relao a outros servios , assim, a simplicidade de utilizao. No existem perfis, nem aplicaes para adicionar.

No twitter temos os seguidores e o seguidos:


Ao escolher seguir uma pessoa, voc passar a acompanhar as coisas que ela publicar na sua prpria pgina.

A, ela poder decidir se quer te seguir tambm. Se isso acontecer, todas as mensagens que voc publicar automaticamente sero tambm publicadas na pgina desta pessoa.
Diferente, portanto, de sites como Orkut e Facebook, em que os usurios s tm uma lista de contatos, no Twitter voc ter duas: uma com a relao das pessoas que te seguem (seguidores / followers) e outra com aqueles que voc segue (following / seguidos).

Como utilizar o Twitter

Passo 1 Inscrio 1. Entre na internet e digite o endereo: www.twitter.com. A pgina ao lado ser aberta. 2. Clique no boto Sign up now.

1. Coloque o seu nome completo em Full name. 2. Escolha um nome de usurio. O mais comum a combinao de Nome + Sobrenome. 3. Clique no boto Create my account.

Passo 2 Inserindo imagem 1. Clique inicialmente em Settings e depois em Picture na barra de ferramentas. 2. Ao abrir a tela ao lado, clique em Procurar para encontrar uma pequena foto ou uma ilustrao j previamente salva no seu computador. 3. Clique no boto Save.

Passo 3 Inserindo plano de fundo 1. Clique em Design na barra de ferramentas. 2. Voc pode escolher uma imagem de fundo pr-definida do Twitter. Se quiser, pode tambm criar uma imagem personalizada. 3. Escolha a imagem e clique em Save changes.

Acessando o Twitter
1. Depois da sua conta criada, voc j pode utilizar o Twitter sempre que desejar. Para acess-lo novamente, basta digitar: www.twitter.com/(nome de usurio que voc criou)

Acessando o Twitter
2. Clique em Login. 3. Coloque seu e-mail ou nome de usurio criado. 4. Coloque tambm sua senha, conhecida como Password. 5. Depois, clique em Sign in

Entendendo a tela do Twitter

1 - Este o espao para voc colocar a sua mensagem. Para criar uma mensagem (no esquea que ela deve ter apenas 140 caracteres), basta escrever no espao. Seja bem sucinto e direto. Depois, clique em update para subir o texto para a tela. 2 - Following so as pessoas que voc escolheu seguir. 3 - Followers so seus seguidores. 4 - So as mensagens (tweets) das pessoas que voc escolheu seguir, alm das suas prprias mensagens.

Como encontrar pessoas

1. Clique em Find People na barra de ferramentas.

2. Ao abrir a tela ao lado, digite o nome do usurio ou tema que voc est procurando. Exemplo: busca jovem. Esse o usurio do Portal Busca Jovem no twitter. Depois, clique em search.

Como encontrar pessoas


3. O Twitter ir mostrar o resultado da pesquisa na parte de baixo da tela. 4. Para seguir essa pessoa, basta clicar em Follow. Como j explicado anteriormente, todas as mensagens desse usurio iro aparecer tambm na sua pgina.

Caso voc queira deixar de "seguir" um usurio, basta clicar no boto Following e procur-lo na sua lista.

Ao encontrar a pessoa, clique em "unfollow. Com isso, deixar de receber as mensagens desta pessoa.

Como encontrar temas de interesse


No Twitter, alm de encontrar pessoas, voc pode procurar por temas de seu interesse e comear a acompanhar matrias ou outras pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos.

Para isso, basta seguir os passos:


1. Clique novamente em Find people 2. Coloque o nome da expresso que voc quer usar. Exemplo: educao. Automaticamente, o Twitter traz uma lista com vrios usurios que falam sobre educao. 3. Para seguir essa pessoa, clique em Follow como no slide anterior.

Como republicar mensagens


Foi publicada uma mensagem que voc achou bem interessante e quer compartilhar? Ento, basta retuitar ou RT (Retweet). uma forma de replicar uma mensagem recebida por voc e encaminh-la para que todas as pessoas que seguem voc vejam. Exemplo: Basta colocar RT @buscajovem (e copiar a mensagem igualzinha).

Como diminuir links


Voc pode ter encontrado uma notcia bem interessante na internet e quer indicar no seu Twitter. No entanto, como o link (o endereo na internet) muito longo, pode passar do limite de 140 caracteres. O que fazer?
J existem alguns sites na internet que permitem diminuir os links, como o http://bit.ly e o www.migre.me.

1. Copie o endereo que voc quer diminuir no espao em branco.


2. Clique em Shorten (diminuir).

3. Depois, s copiar o endereo final que aparece na tela.

Como mandar mensagem direta


Se voc quiser mandar uma mensagem sem que os outros seguidores vejam, basta comear a mensagem colocando a letra "D" e o nome de usurio (D @nome-dousuario). Essa a Direct Message ou DM.

A condio para isso ser possvel que a outra pessoa esteja te seguindo tambm.
Lembrando que a mensagem no vai aparecer na pgina da pessoa. Na pgina dela aparecem somente os tweets (mensagens) que ela postou. Bem diferente dos scraps do Orkut.

Exerccio prtico
1. Faa a sua inscrio no Twitter 2. Procure os demais colegas da sala e passe a segui-los 3. Busque no Twitter outros temas do seu interesse 4. Pratique durante a semana para a continuidade da atividade no prximo encontro

Anda mungkin juga menyukai