Anda di halaman 1dari 14

Lei n 11.

892 de 29 de dezembro de 2008 e a definio de uma Poltica de Incluso Social


2008

1937
Liceus Profissionais

1959
Escolas Tcnicas

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia

1942 1909 Escolas de Aprendizes e Artfices Escolas Industriais e Tcnicas 1978 Centros Federais de Educao Tecnolgica (Cefets)

Termo de METAS e COMPROMISSOS Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008 Lei n. 8.666/93

Papel dos IFs no exerccio da Poltica de Incluso Social

[...] atuar como agentes colaboradores na estruturao das polticas pblicas para a regio que polarizam, estabelecendo uma interao mais direta junto ao poder pblico e s comunidades e representaes locais e regionais, significado maior da articulao com os arranjos produtivos, sociais e culturais.
Termo de Metas, 2008-2011

Oferecer uma educao que eleve os homens e mulheres a vivenciarem uma formao educacional voltada para [...] com a justia social,
equidade, cidadania, tica, preservao do meio ambiente, transparncia e gesto democrtica.
Termo de Metas, 2008-2011

Uma poltica de incluso social compromissada [...]


com diversidade, com a reduo das barreiras educativas e com a incluso de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficincias especificas, implica na ampliao de polticas de incluso e assistncia estudantil.
Termo de Metas, 2008-2011

Os Programas de Incluso Social e a Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica


Portaria No 1.015, de 21 de julho de 2011 PROGRAMA MULHERES MIL

PRINCIPAIS DIRETRIZES DO PROGRAMA:


I - Possibilitar o acesso a educao; II - Contribuir para a reduo de desigualdades sociais e econmicas das mulheres; III - Promover a incluso social; IV - Defender a igualdade de gnero; V - Combater a violncia contra as mulheres.

O papel que est previsto para os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia o de garantir a perenidade das aes que visem incorporar, antes de tudo, setores sociais que historicamente foram alijados dos processos de desenvolvimento e modernizao do Brasil, o que legitima e justifica a importncia de sua natureza pblica e afirma uma Educao Profissional e Tecnolgica como instrumento realmente vigoroso na construo e resgate da cidadania e transformao social.

O Programa Mulheres Mil na Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica Vivenciando Experincias

IFPB Campus Campina Grande


Vivenciando Experincias

MARIAS... MARIA:
Cidadania em Construo
Campina Grande: Comunidade do Ligeiro Pocinhos

Queimadas

Nenhuma teoria da transformao poltico-social do mundo me comove, sequer, se no parte de uma compreenso do homem e da mulher enquanto seres fazedores da Histria e por ela feitos; seres da deciso, da ruptura, da opo. [...] A grande fora sobre que alicerar-se a nova rebeldia a tica universal do ser humano e no a do mercado, insensvel a todo reclamo das gentes e apenas aberta gulodice do lucro a tica da solidariedade humana.
(FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 2002, p. 145-146)

Obra Mulheres Protestando Di Cavalcanti 1941

Prof. Msc. GESIO LIMA VIEIRA


Coordenador Pedaggico IFPB Campus Campina Grande

Anda mungkin juga menyukai