Anda di halaman 1dari 33

Disciplina: tica e Cidadania

Prof. Jonisete Marta Bissoli E-mail: jmbissoli@hotmail.com

PLANO DE ENSINO:

Contedo
UNIDADE I CONCEPO HISTRICO FILOSFICA DE TICA: DA GRCIA MODERNIDADE.

2.3 tica na Idade Antiga e Mdia: relao entre tica e moral

Para Saber:
As teorias ticas nascem e desenvolvem-se em diferentes sociedades como resposta aos problemas resultantes das relaes entre os homens.

Os contextos histricos so pois elementos muito importantes para se perceber as condies que estiveram na origem de certas problemticas morais que ainda hoje permanecem atuais

tica Ocidental - na Idade Antiga

As teorias ticas gregas, entre o sculo V e o sculo IV a.C. so marcadas por dois aspectos fundamentais:

POLIS

COSMOS

Polis. A organizao poltica em que os cidados vivem - as cidades- estado -, favorecem a sua participao ativa na vida poltica da sociedade. As teorias ticas apontam para um dado ideal de cidado e de Sociedade.

Cosmos. Algumas destas teorias ticaspolticas procuram igualmente fundamentar-se em concepes csmicas.

Aspectos da formao da tica Ocidental: o relativismo dos sofistas. o racionalismo socrtico. o dualismo platnico. Aristteles - conceito de virtude.

O relativismo dos sofistas Sofistas.


Defendem o relativismo de todos os valores.
A verdade resultado da persuaso e do consenso entre os homens.

O relativismo dos sofistas


A principal doutrina sofstica consiste, em uma viso relativa de mundo. A principal doutrina sofstica pode ser expressa pela mxima de Protgoras: "O homem a medida de todas as coisas.

O relativismo dos sofistas


Tal mxima expressa o sentido de que no o ser humano quem tem de se moldar a padres externos a si, que sejam impostos por qualquer coisa que no seja o prprio ser humano, e sim o prprio ser humano deve moldar-se segundo a sua liberdade.

Utilitarismo tico: o nico bem o prazer, a nica regra de conduta o interesse particular.

O racionalismo socrtico.

SCRATES

Scrates (470 399 a. C) o fundador da tica ocidental, pois coloca o problema da moral dentro da filosofia. Ele dedicou-se intensa procura metdica da verdade identificada com o bem moral.

o primeiro filsofo a pensar abstratamente sobre o conceito de tica, entretanto, no havia neste pensador qualquer tentativa de sistematizao sobre o tema. A tica de Scrates racionalista (apreciada pela razo) e pela razo o homem alcana o bem, a felicidade e as leis.

Scrates (470-399 a.C).


Defende o carter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justia, Saber. O valor supremo da vida atingir a perfeio e tudo deve ser feito em funo deste ideal, o qual s pode ser obtido atravs do saber. Na vida privada ou na vida pblica, todos tinham a obrigao de se aperfeioarem fazendo o Bem, sendo justos. O homem sbio s pode fazer o bem, sendo as injustias prprias dos ignorantes (Intelectualismo Moral).

O DUALISMO PLATNICO.

entendia a tica como uma qualidade do sbio, pois apenas pelo conhecimento se chega a razo e ao controle das iras e desejos, logo, a ser ticos (PLATO, 1967).

O dualismo platnico.
Plato (427-347 a.C.).

Defende o valor supremo do Bem. O ideal que todos os homens livres deveriam tentar atingir. Para isto acontecesse deveriam ser reunidas, pelo menos duas condies:

O dualismo platnico.
Plato (427-347 a.C.).

1. Os homens deviam seguir apenas desprezando os instintos ou as paixes;

razo

2. A sociedade devia de ser reorganizada, sendo o poder confiado aos sbios, de modo a evitar que as almas fossem corrompidas pela maioria, composta por homens ignorantes e dominados pelos instintos ou paixes.

Plato.
Ser tico em Plato (1950) exige como pressuposto basilar o controle dos sentimentos e desejos (expressos majoritariamente pelos anseios corpreos), ou seja, no se tico no sistema platnico sem o controle e a submisso corprea ao reino das ideias. Aqui o corpo no passa de um recipiente no qual se deposita o verdadeiro man dos humanos, sua alma, sempre superior a carne.

Aristteles - conceito de virtude.

Aristteles - conceito de virtude.


Aristteles (384-322 a.C.). Defende o valor supremo da felicidade.
A finalidade de todo o homem ser feliz. Para que isto acontea necessrio que cada um siga a sua prpria natureza, evite os excessos, seguindo sempre a via do "meio termo" (Justa Medida).

Aristteles - conceito de virtude.


Ningum consegue todavia ser feliz sozinho. Aristteles, semelhana de Plato coloca a questo da necessidade de reorganizar a sociedade de modo a proporcionar que cada um do seus membros possa ser feliz na sua respectiva condio. tica e poltica acabam sempre por estar unidas.

Aristteles - conceito de virtude.


Para Aristteles (1996), a principal funo da tica est em delimitar o bom e o ruim para o homem, sendo que a dualidade corpo-mente se arquiteta como o principio basilar de seu sistema terico.

Aristteles
a excelncia humana significa, dizermos ns, a excelncia no do corpo, mas da alma, e tambm dizermos que a felicidade uma atividade da alma. Devido a estas caractersticas, destacamos o fato de a tica de Aristteles ser uma tica adaptativa, a qual no buscava transformar a realidade, mas enraizar seus indivduos acriticamente em seu interior, ou seja, se dirigia para a contemplao.

Para pensar e discutir:


Incio da histria da tica ocidental - como conceito epistemolgico e filosfico, buscou demonstrar a racionalidade do bom e a negatividade do mau. ponto de referncia: busca de uma mxima plenitude humana. Contudo, esta plenitude era pensada de maneira metafsica e idealista, ficando a matria e a objetividade de nossa realidade a um segundo plano, ou melhor, a plano algum.

Para pensar e discutir:


A tica propalada por Aristteles (1996), uma tica essencialmente filosfica, era inalcanvel para a grande maioria da populao, ou seja, era uma tica da elite para a elite, mesmo quando consideramos esta em semelhana moral.

tica na Idade Mdia

tica na Idade Mdia


Com a ascenso do cristianismo como modus espiritual e material dominante, a Idade Mdia passa a ter uma concepo meramente reformada da tica aristotlica. Para entendermos o pensamento da igreja catlica sobre a tica cabe-nos recorrer a dois nomes de grande destaque no cenrio cristo: Santo Agostinho e So Toms de Aquino.

Santo Agostinho
Agostinho (1968) - conciliao entre os ensinamentos de Jesus e a racionalidade metafsica dos pensadores gregos, sendo que a reflexo sobre o bem e o mal tomaram boa parte de seus estudos tericos e filosficos.

Santo Agostinho
Para Agostinho - a histria humana a histria da redeno, tendendo para a realizao do bem e da felicidade de maneira plena e tendo por objetivo final a caminhada rumo a Deus.

Santo Agostinho
A partir de ento, Deus e no mais as ideias ou objetos que passa a se situar como mediador entre o homem e suas mais diversas relaes.

A f passa a ser o princpio mais valorizado ao homem, uma vez que este fraco e propenso a paixes insanas, por isso, deve ser educado para agir tica e moralmente, ainda visto como termos sinnimos.

So Toms de Aquino
Toms de Aquino unio das ideias Aristteles e Santo Agostinho,
No plano da tica, Tomas de Aquino considera o homem como um sujeito que, apesar de tender para a felicidade, est sujeito a diversas intempries em seu caminho.

So Toms de Aquino
Devido a isso deve ser educado para praticar o bem e suportar/evitar seus instintos naturais.

Poderamos dizer, grosso modo, que Aquino cristianizou Aristteles, ou melhor, enquadrou sua obra segundo os dogmas da igreja catlica. Na sua lgica a filosofia se submete a f, sendo que apenas podemos conhecer os elementos quando no adentramos em discordncia com Deus.

So Toms de Aquino
Devido a isso deve ser educado para praticar o bem e suportar/evitar seus instintos naturais.

Poderamos dizer, grosso modo, que Aquino cristianizou Aristteles, ou melhor, enquadrou sua obra segundo os dogmas da igreja catlica. Na sua lgica a filosofia se submete a f, sendo que apenas podemos conhecer os elementos quando no adentramos em discordncia com Deus.

Concluindo:
Muitos dos valores estabelecidos pela igreja catlica, especialmente pelas vozes mediadoras de Tomas de Aquino e Agostinho continuam a ser encarados como princpios morais at os dias atuais, tais como a f, a necessidade de preocupao e amor ao prximo, a busca pela paz, dentre outros.

Contudo, importante ressaltar que ainda nesta poca no se havia uma distino entre moral e tica, sendo que os valores tidos como desejveis eram estabelecidos.

Anda mungkin juga menyukai