Anda di halaman 1dari 34

Jefferson Oliveira Mrio Gomes Nicolau Tecianelli Coutinho

Conduo, Conveco e Radiao Tipos de Trocadores de Calor Vantagens e desvantagens Principais Aplicaes

Chama-se conduo ao processo de propagao do calor nos slidos Bons condutores trmicos transmitem facilmente o calor ao longo de toda a sua extenso (ex: metais) Maus condutores trmicos (ou isoladores) conduzem dificilmente o calor (ex:madeira,plstico, vidro e l) Condutividade trmica: grandeza que relaciona a facilidade que os materiais tm de conduzir o calor

A conveco um processo de propagao do calor caracterstico dos gases e lquidos. Durante a conveco estabelecem-se correntes de ar quente com o sentido ascendente e de ar frio com o sentido descendente s correntes de conveco.

A radiao trmica um processo de transferncia de energia em que esta transportada por ondas eletromagnticas, sem que, para isso,seja necessrio um meio material. Qualquer corpo que se encontre a uma certa temperatura emite radiao trmica. Um corpo que absorve bem tambm um bom emissor de radiao.

Os trocadores de calor so equipamentos em que dois fluidos com temperaturas diferentes trocam calor atravs de uma interface metlica. Esta troca trmica empregada para atender s necessidades do processo e/ou economizar a energia que seria perdida para o ambiente. No processo de troca trmica pode haver ou no troca de fase (condensao ou evaporao) dos fluidos envolvidos.

Os trocadores de calor em unidades de processo, notadamente refinarias, devem atender a exigncias de grandes vazes dos fluidos e/ou condies severas de temperaturas e presso. Na escolha do tipo de trocador entram fatores como caractersticas dos fluidos, custo, facilidade de manuteno e experincia do projetista. Os de casco e o de tubos so o principal tipo de trocador encontrado em refinarias e sero tratados com mais detalhes

Os tipos mais utilizados so: 1. 2. 3. 4. Trocadores Trocadores Trocadores Trocadores duplo-tubo ou bitubulares casco-e-tubos de placas aletados (compactos)

1. Consiste de um tubo montado internamente e concntrico a um tubo de maior dimetro. Acoplamentos hidrulicos (flanges etc.) servem para guiar os fluidos para o interior do trocador e de uma seo para outra. 2. O tubo interno geralmente possui aletas longitudinais soldadas internamente 3. Usado na maioria das vezes para transferncia de calor sensvel (aquecimento ou resfriamento) em situaes onde reas de troca pequenas ( at 50 m2) so necessrias. Condensao e ebulio em pequenas quantidades tambm podem ser acomodadas. 4. Em alguns casos, h um feixe tubular interno ao invs de um tubo. 5. Usado para vazes menores.

Flexibilidade na aplicao, podendo ser conectados em diversos arranjos em srie e/ou paralelo a fim de acomodar limitaes de perda de carga e de temperatura; Flexibilidade na montagem, podendo ser facilmente construdos a partir de componentes disponveis (ex.: tubos, flanges, acoplamentos...) e tambm facilidade de aumento/reduo da rea de troca de acordo com variaes no processo; So de fcil manuteno e limpeza; Mtodos de clculo so razoavelmente bem estabelecidos e precisos;

A principal desvantagem deste tipo de trocador o seu elevado custo por unidade de rea de troca (quando comparado a outras configuraes).

o tipo mais comum de trocador de calor, compreendendo diversos sub-tipos e configuraes; Resumidamente, consiste em um casco que contm em seu interior um feixe de tubos; Um dos fluidos passa pelo casco enquanto o outro passa pelo feixe de tubos;

(a) TUBOS: Componente bsico do trocador, promovendo a rea de troca entre as duas correntes de fluido. Os tubos podem ser lisos ou possuir aletas de baixo perfil. Os tubos so mantidos no lugar pelas placas tubulares (uma em cada extremidade do trocador exceto para arranjos de tubos em U, onde h somente uma placa tubular). (b) PLACA TUBULAR: Placa circular de metal perfurada na qual os tubos so fixados (por solda, interferncia, dilatao trmica...). A(s) placa(s) tubular(es) podem ser soldadas ou fixadas por meio de parafusos ao casco do trocador de calor.

(c) CASCO: Elemento metlico de formato cilndrico que envolve o feixe tubular. Dependendo das dimenses, pode ser fabricado a partir do corte de um tubo existente (D < 0.6 m), ou da calandragem de uma chapa metlica seguida de soldagem. (d) BOCAIS (INJETORES e EJETORES): No lado do casco, so geralmente fabricados a partir de sees de tubo soldadas ao casco, podendo estar acompanhados de placas de proteo de tubos. No lado dos tubos, onde o fluido geralmente o mais corrosivo (se for o caso), os injetores e ejetores podem ser protegidos por ligas especiais. As placas de cobertura (channel covers) so parafusadas ao(s) cabeote(s) de maneira a permitir eventuais inspees dos tubos e da(s) placa(s) tubular(es).

(e) CHICANAS: O arranjo de chicanas no lado do casco do trocador serve a dois propsitos: (i) dar suporte aos tubos contra flexo e vibrao, (ii) guiar o fluido do lado do casco atravs do feixe de tubos de uma forma o mais prximo possvel de um escoamento cruzado ideal.

O tipo mais comum de chicanas so as segmentadas (como na figura), mas outros tipos esto disponveis => pesquisa, patentes...

So robustos e de construo relativamente simples; So de limpeza e manuteno relativamente simples (se forem projetados corretamente...); Mtodos de projeto existentes j foram bem testados; Flexibilidade na construo permite que praticamente qualquer processo possa ser executado num trocador C-e-T (presses e temperaturas extremamente baixas ou altas, altas diferenas de temperatura, mudana de fase, incrustaes severas, fluidos corrosivos...).

As duas ltimas vantagens descritas no slide anterior so responsveis pela maior desvantagem dos trocadores C e T Para grande parte das situaes outros tipos de C-e-T. situaes, trocador de calor executariam o processo de uma forma mais eficiente do que os trocadores C-e-T.

Trocadores de placas so um tipo de trocadores compactos. Definimos trocadores compactos como aqueles onde a DENSIDADE DE REA definida por:

maior do que

700 m2/m3

se for gs-lquido

maior do que

400 m2/m3

se for lquido-lquido

H pelo menos 3 tipos diferentes de trocadores de placas, os placas-e-armao (mais conhecidos e utilizados), os em espiral e os trocadores do tipo lamela.

Em sua variante mais comum, o trocador consiste de placas metlicas corrugadas montadas em uma armao. O conjunto de placas compreende a superfcie de troca e as rugas promovem turbulncia e minimizam regies de estagnao e incrustao; As juntas (geralmente de borracha, Viton ou Neoprene) tm o propsito de vedar as folgas entre placas adjacentes e delinear os caminhos a serem percorridos pelas correntes;

Placas podem ser construdas a partir de qualquer material prensvel. Os mais comuns so ao inox, titnio, Incoloy etc. Para aplicaes sujeitas a corroso severa, alguns fabricantes oferecem placas de grafite ou de materiais polimricos;

Os trocadores P-e-A foram usados inicialmente na indstria de laticnios, onde a necessidade de montagem, limpeza e desmontagem de fcil execuo mandatria; A armao consiste de uma barra superior e de placas de presso (uma fixa e a outra mvel) em ambas as extremidades do trocador. A flexibilidade de montagem e adaptao a mudanas do processo so caractersticas importantes deste trocador; Trocadores P e A aplicam se a uma gama de processos incluindo lquido-lquido, condensao e evaporao. Sua utilizao com gases e altas presses no recomendada (vedao).

Tambm so compactos e geralmente conhecidos como trocadores de placas-e-aletas (plate fin heat exchangers); So construdos a partir de placas paralelas e sees de aletas corrugadas unidas por diversos processos de fabricao(vacuum brazing, diffusion-bonding) umas sobre as outras (formando um sanduche);

As matrizes so geralmente construdas de alumnio. Recentemente, outras ligas (incluindo ao inox) vm sendo utilizadas; No permitem desmontagem; Alguns tipos de aletas:

A principal aplicao em criogenia (processamento de gases liquefeitos). No entanto, estes trocadores so encontrados em plantas petroqumicas, aplicaes off-shore etc

Anda mungkin juga menyukai