Anda di halaman 1dari 23

BIODIGESTORES

Iri Mendes Priscila Arajo

Biodigestores
Biodigestor um tanque protegido do contato com o ar atmosfrico, onde a matria orgnica contida nos efluentes metabolizada por bactrias anaerbias.

Biodigestores no Brasil
Os principais tipos de biodigestores no Brasil so: Batelada Contnuo

Biodigestores em Batelada
Nos biodigestores em batelada a matria orgnica inserida toda de uma s vez e ento ele fechado hermeticamente (de forma a no permitir a entrada de oxignio) at que ocorra o processo de digesto anaerbia.

Biodigestores Contnuo
Os biodigestores de operao contnua operam com cargas dirias de matria orgnica devendo ser diluda e at mesmo triturada para evitar entupimentos e formao de crostas no interior do biodigestor.

Subprodutos da biodigesto
O gs (Biogs); Uma parte slida que decanta no fundo do tanque (Biofertilizante); Uma parte lquida que corresponde ao efluente (tambm chamada de Biofertilizante);

Digesto Anaerbia
A decomposio bacteriana de matria orgnica sob condies anaerbicas feita em trs fases:
1) fase de hidrlise; 2) fase cida; 3) fase metagnica;

Digesto Anaerbia
Fase de hidrlise Nesta fase as bactrias liberam no meio as chamadas enzimas extracelulares, as quais iro promover a hidrlise das partculas e transformar as molculas maiores em molculas menores e solvel ao meio.

Digesto Anaerbia
Fase cida Nesta fase, as bactrias produtoras de cidos, transformam molculas de protenas, gorduras e carboidratos em cidos orgnicos (cido lctico, cido butlico), etanol, amnia, hidrognio, dixido de carbono e outros.

Digesto Anaerbia
Fase Metanognica As bactrias metanognicas atuam sobre o hidrognio e o dixido de carbono, transformando-os em metano (CH4).

Biofertilizante
H um aumento no teor de nitrognio e demais nutrientes, em conseqncia da perda do carbono, na forma de CH4 e CO2.
Muito mais nutritivo e j decomposto, melhor absorvido pelas plantas.

Biogs
O Biogs um gs inflamvel produzido por microrganismos quando matrias orgnicas, em um ambiente impermevel ao ar, so fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez.

Biogs
O metano o principal componente do biogs e no possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe um ligeiro odor de alho ou de ovo podre.

O uso do biogs
Uso em fogo domstico e em lampio; Uso como combustvel para motores de combusto interna; Uso em geladeiras; Uso em chocadeiras; Uso em secadores de gros ou secadores diversos; Uso na gerao de energia eltrica;

Biogs
O uso do biogs na cozinha higinico, no desprende fumaa e no deixa resduos nas panelas.

O desenvolvimento de um programa de biogs tambm representa um recurso eficiente para tratar os excrementos e melhorar a higiene e o padro sanitrio do meio rural.

Exemplo de lucro e economia


Uma granja com 5.200 porcos, produz 36.400 kg/dia de excrementos. Com dois biodigestores gera biofertilizante para irrigar 06 hectares de pasto e o biogs gera energia para sustentar todo o funcionamento da granja e da fbrica de rao de gado.

Isso resulta em uma economia de 2.000L de diesel/ms para a fbrica de rao. Os biodigestores produzem 30.000 KW/ms, so consumidos 09.000 KW/ms e 21.000 KW/ms so vendidos para a concessionria. O produtor recebe R$2.600,00 por ms da concessionrias. A economia total entre fertilizantes e energia eltrica de R$ 120.000,00/ano.

Obrigado!

Anda mungkin juga menyukai