Anda di halaman 1dari 19

MOTIVAO

Maria Cristina Borges Psicloga - Ps graduando em Gesto de Pessoas e Marketing Estratgico

Motivao
a fora motriz de todo comportamento humano, o estado de moo ou excitao que impele o comportamento na direo de um objeto alvo. Em outras palavras o impulso interno que leva ao.

Tipos de motivao

Motivaes fisiolgicas (primrias, inatas, bsicas ou biogenticas): So inerentes a estrutura biolgica do organismo, tendo por funo garantir o equilbrio orgnico. Exemplo: Sono, dor, sede, etc... Motivaes sociais (adquiridas, aprendidas, secundrias): Variam de pessoa para pessoa, de cultura para cultura e so adquiridas atravs do processo de socializao e resultam do processo se aprendizagem social.

Teorias sobre Motivao


A Hierarquia das Necessidades de Maslow
Segundo Maslow o ser humano est sempre se movimentando em direo do atendimento de suas necessidades. A partir do momento que nos encontramos em estado de carncia em qualquer rea da vida comeamos a estabelecer metas e objetivos e elaboramos um plano de ao para satisfazer as nossas necessidades. A identificao das necessidades, funcionam como um estmulo e o nosso plano de ao colocado em prtica so as respostas naturais que produzimos.

Teoria das necessidades de Maslow

Teorias sobre Motivao


Teoria de Herzberg Para Herzberg a motivao das pessoas depende dos fatores higinicos e motivacionais. Ele alicera sua teoria da motivao no ambiente externo e no trabalho do indivduo. Fatores higinicos - so os que rodeiam a pessoa em seu ambiente de trabalho, condies fsicas e ambientais, o salrio, os benefcios sociais, o tipo de superviso recebido, o clima organizacional etc. Fatores motivacionais - referem-se ao contedo do cargo, s tarefas e aos deveres a ele relacionados. Produzem efeito duradouro de satisfao e de aumento de produtividade em nveis de excelncia.

Os elementos da motivao so comuns a todos ns:

Confiana: a confiana que nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa. Otimismo: o otimismo que nos d a esperana de que o desfecho ter uma soluo positiva. Tenacidade: a tenacidade que nos mantm concentrados na tarefa. Entusiasmo: o entusiasmo que nos permite ter o prazer no trabalho. Resistncia: a resistncia que nos permite comear tudo de novo. (Novo conceito: Resilincia).

COMO SE MOTIVAR

Tecnicamente motivao aquilo que o leva a despender energia numa direo especfica com um propsito especfico. No contexto emocional motivar-se significa usar seu sistema emocional para catalisar todo esse processo e mant-lo em andamento.

As fontes da motivao: Voc mesmo (pensamentos, excitao, atitudes/conceitos familiares). Amigos, parentes e colegas solidrios. Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictcia). Seu ambiente (ar, a iluminao, os sons, as mensagens motivadoras na sala).

Voc mesmo

Voc a fora de motivao mais poderosa, porque em voc que tudo comea. As outras fontes podem reforar sua motivao, mas em ltima anlise so seus pensamentos, sua excitao e seu comportamento que determinam como voc ir utilizar essas outras fontes.

O recurso mais poderoso que voc dispe para se motivar so os seus pensamentos

Pense positivamente. H vrias tcnicas que voc pode por em prtica para pensar positivamente. Entre os mais importantes esto: usar afirmaes motivadoras, dedicar-se auto crtica construtiva, adotar objetivos importantes e usar o imaginrio ideal.

Utilize a excitao para produzir energia

Em sua forma mais primitiva a motivao identificada por um aumento de excitao fisiolgica que nos incita ou impele. A motivao intrnseca a seres humanos e animais, e movida por um aumento na excitao fsica, uma demanda de esforo. Mesmo uma atividade sedentria requer um dispndio de energia. Mexa-se. A ginstica faz seu sangue correr mais depressa, nutre os msculos e outros rgos do corpo. Isto auxilia a trabalhar com mais disposio. Os exerccios tambm produzem a endorfina cuja liberao transmite bem estar.

Relaxe

Moleza, fadiga e apatia tanto podem ser causadas pelo cansao como pela falta de oxignio nas clulas ou de nutrientes nos rgos. As manifestaes so as mesmas, porm a causa diferente. Se o cansao a causa de falta de entusiasmo preciso deixar que as clulas, os rgos e os sistemas circulatrio, respiratrio e emocional descansem, se reabasteam e se regenerem. Tome um banho, leia um livro, oua msica, medite.

Inteligncia emocional:
"...capacidade de identificar os nossos prprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoes dentro de ns e nos nossos relacionamentos." (Daniel Goleman, 1998)

Anda mungkin juga menyukai