Anda di halaman 1dari 21

Introduo ao Estudo do Direito

Unidade 1

INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO

Viso global do Direito; Fundamento para todos os ramos; Psicologia, Sociologia, Antropologia, Filosofia; Elo da cultura geral e a jurdica; Preparo para o raciocnio jurdico.

O DIREITO
Incio (multimilenar); Histria (evoluo social); Os Trs Poderes O Judicirio; A cobrana vs a pressa: A melhor resposta! A especificidade das palavras vs o vocabulrio jurdico: um de nossos orgulhos. Mxima ateno ao significado das palavras! Ex: itinerrio (iter criminis); prescrever; codicilo; coisa julgada; axiologia jurdica...

VOCABULRIO JURDICO

O Humano e sua bipolaridade


( causa de conflitos fonte de tenso permanente) Ser Existencial Ser Coexistencial

autonomia

companhia

individualismo

relacionamentos

egosmo

vida em grupo

independncia

instituies

Ser Existencial
mineral).

=> Mundo Natural (reinos animal, vegetal e

Ser Coexistencial

=> Mundo Cultural (produto da inteligncia e do trabalho do homem, fruto daquilo que o homem produz para viver ou ter melhores condies de vida). (Senhor dos Anis)

O homem meio natureza, porque animal, e tbm meio cultura, porque produz bens e frutos.
Atividades de Cooperao Atividade de Concorrncia

convergncia de interesses
compra e venda, aluguel, jornada ou expedio.

Paralelismo de interesses
dir. propriedade, ex. do comrcio, o alheio
(Senhor dos Anis)

Sociedade Moral Direito


Exterioridade do Direito No matars no adulterars Parars na faixa de pedrestre Interioridade da Moral No odiars no cobiars a mulher do prximo Minha pressa mais importante

Veja que o Direito escolhe, dentro de um longo curso entre o pensamento em ao, um ponto limite para a incidncia do Direito, para a aprovao ou reprovao da conduta. Abarcar todos os atos humanos impossvel!

A Alteridade
ALTERIDADE um estado, qualidade daquilo que outro, distinto (antnimo de Identidade). Conceito da filosofia e psicologia: relao de oposio entre o sujeito pensante (o eu) e o objeto pensado (o no eu).

Ser e Dever Ser: eis a questo!


a partir do mundo do ser que se forma o do dever ser. SER = Realidade, concretude, existncia. Mundo real na interioridade do homem. = MUNDO NATURAL DEVER SER = O "dever ser" corresponde ao comportamento do homem de acordo com as normas exteriores a ele, com a justia. O dever ser corresponde ao mundo ideal, ou seja, o homem agindo de acordo com os ditames da justia. = MUNDO CULTURAL

Ser e Dever Ser: eis a questo!


"Assim, no est em questo se a paz perptua possvel ou no. Simplesmente devemos agir como se ela pudesse ocorrer". (Kant, A paz perptua) O Dever Ser o ideal do Ser vs Imperfeies humanas. SER = Juzo de Fato DEVER SER = Juzo de Valor

Ser e Dever Ser: eis a questo!


S P. S deve ser P. ou Se A , deve ser B.
Em que A a condio jurdica (por exemplo, um furto) e B a conseqncia jurdica (no caso, a pena da priso).

Dada a no P, deve ser S.


Ou, dada a no prestao deve ser a sano:

Questo Prtica
Os Juzos de Valor distinguem-se dos Juzos de Realidade, tambm denominados de fato. Veja, por exemplo, quando a psicloga Anglica do Carmo perguntou ao fsico nuclear Florncio das Neves, doente renal crnico, se preferia a vida ou a morte e ele respondeu que preferia a vida e justificou afirmando que: (1) Primeiro, a vida um processo biolgico que tem incio, meio e fim. Ainda estou no meio desse processo. (2) Segundo, os avanos da medicina fazem a vida se tornar mais longa. No entanto, quando Anglica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: (3) Primeiro, porque o direito vida um bem muito precioso ao ser humano. (4) E, segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e no desejam morrer to cedo. Por que correto afirmar que as afirmativas 1 e 2 so juzos de fato e as afirmativas 3 e 4 so juzos de valor? A realidade individual e os olhos que trazem.

A Norma tica
Miguel Reale O Direito no arbitrrio, seno no se sustentaria. Mas resultado de um processo axiolgico intenso, um complexo sistema de opes valorativas. Uma norma tica se expressa em juzo de valor, ligando-se a uma sano para garantir a conduta, validando o sistema. Se caracteriza, ento, pela possibilidade de sua violao!

Questo de Concurso:
(Auditor Receita Federal-2002) ( A ) Para Miguel Reale o mundo tico o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde no h deveres a cumprir, mas previses que tm de ser confirmadas para continuarem sendo vlidas. ( B ) A norma tica estrutura-se como um juzo de fato, o que significa que ela estabelece uma direo a ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lcita ou ilcita. ( C ) A norma tica, sendo um dever ser, destituda da caracterstica de imperatividade. ( D )Tendo por objeto decises e atos humanos, a norma tica perde validade quando ocorre a sua violao. ( E )Toda norma tica expressa um juzo de valor, portanto, diferentemente da norma jurdica, destituda de sano.

Acepes do vocbulo DIREITO


Diversos significados: norma: lei faculdade: poder justo: devido por justia cincia: estudo, cincia do Direito fato social: fenmeno da vida coletiva

Acepes do vocbulo DIREITO


Norma: a regra social obrigatria. (O Direito Civil diz que Raquel deve indenizao a Ruth) Direito Positivo/Direito Natural: (Positivo: escrito. Institudo pelo Estado. Tbm so o Direito Costumeiro. Natural: da natureza do homem. No so regras, so princpios eternos.) Direito Objetivo / Direito Subjetivo: (Objetivamente o Direito norma de organizao social. Subjetivamente o Direito uma faculdade/possibilidades/poderes de agir do agente, garantida pelo Estado)

Acepes do vocbulo DIREITO


Faculdade: a prerrogativa que o Estado tem de criar leis. (O Estado tem direito de criar as leis.) Justo: o que devido por justia/senso de justia. (Raquel uma pessoa justa) Cincia: a sistematizao terica e racional do Direito. (Raquel aluna de Direito/Curso de Direito) Fato Social: no existe seno na sociedade e no pode ser concebido fora dela. Socialidade. (Raquel chegou primeiro ao Banco. Ela tem direito a ser atendida antes dos demais)

DVIDAS??????

Reflexo em casa
A experincia da alteridade (e a elaborao dessa experincia) leva-nos a ver aquilo que nem teramos conseguido imaginar, dada a nossa dificuldade em fixar nossa ateno no que nos habitual, familiar, cotidiano, e que consideramos evidente. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos (gestos, mmicas, posturas, reaes afetivas) no tem realmente nada de natural. Comeamos, ento, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a ns mesmos, a nos espiar. O conhecimento (antropolgico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possvel entre tantas outras, mas no a nica. (F. Laplantine, 2000:21)

Anda mungkin juga menyukai