Anda di halaman 1dari 14

Miller(1985):Compara o planeta Terra a uma astronave, a 100.

000 km/h, sem possibilidade de parada para abastecimento, mas com um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matria. (Ciclo da gua) O aumento do n de passageiros e a ausncia de portos para reabastecimento, podem vislumbrar, a longo prazos, problemas para manuteno dessa populao.

2 Lei da Termodinmica O uso da energia implica na degradao em sua qualidade. Lei da Conservao das massas Na natureza nunca se cria nem se elimina nada, apenas possvel transformar. Os resduos energticos + os resduos de matria alteram a qualidade do meio ambiente no interior da aeronave.

A tendncia de qualquer sistema natural o aumento da Entropia. Os passageiros usando da inesgotvel energia solar,processam por meio de sua tecnologia e seu metabolismo, poluio.

Relao entre os principais componentes da Crise Ambiental


Populao

Rec.Natural

Poluio

Populao:

Crescimento de 2,5 bilhes em 1950 p/ 6,2 bilhes em 2002. Atualmente a taxa de cresc. de 1,13% ao ano.

A astronave transporta 6,2 bilhes de passageiros, a cada ano 74 milhes de passageiros nela embarcam.

Diviso de passageiros:
227 Naes nos Cinco continentes

19% -Pases Desenvolvidos Passageiros de 1 classe

81%-Pases em Desenvolv. ou subdesenvolvidos . Passageiros que viajam no poro.

Previso: 2050, reduo da populao de 19% em pases desenvolv. p/ 13,7%. Dentro dessa perspectiva de crescimento at quando os recursos naturais sero suficientes?

Recurso Natural
Insumo que organismos, populaes e ecossistemas necessitam para sua manuteno. Rec.Natural e Tecnologia: Necessidade de processo tecnolgicos p/ utilizao de um recurso. Ex.: Mg Rec.Natural e Economia: Algo recurso na medida que sua explorao vivel. Ex.: lcool, preos elevados antes da crise do petrleo.Atualmente, o lcool um importante combustvel, um recurso natural estratgico e de alta eficincia.

Classificao dos Recursos Naturais

Renovveis: aps o uso, ficam disponveis, graas aos ciclos naturais (ex.:ciclo da gua, o ar, energia elica. No-Renovveis: uma vez utilizado, no pode ser reaproveitado (ex.: combustvel fssil).

Recursos Naturais No-Renovveis

Minerais No-Energticos (Ex.:P, Ca etc.)

Minerais Energticos (Ex.:Comb. Fsseis e Urnio)

Um recurso natural renovvel pode se tornar natural no-renovvel? Sim. Quando a taxa de utilizao supera a mxima capacidade de sustentao do sistema.

Poluio

Alteraes indesejveis nas caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera, causando prejuzos sade, sobrevivncia ou s atividades dos seres humanos e outras espcies. Poluio Natural erupes vulcnicas, incndios florestais, grandes secas, inundaes.

Poluentes

Resduos gerados pelas atividades humanas, causando impacto negativo no ambiente. Poluio ligada a conc. de poluentes nos ambientes (gua, ar, solo). - Controle : definio de padres e indicadores de qualidade do ar( conc. CO, NOx, SOx, Pb etc.); da gua (conc. O2,fenis e pH, temperatura etc.) e do solo (taxa de eroso etc.).

Fontes Poluidoras/Classificao: -Pontuais ou Localizadas:lanamentos de esgoto domest. e ind., aterro sanitrio. -Difusas ou Dispersas:aplicao de agroqumicos e a disperso no ar, gases expelidos por veculos.

Anda mungkin juga menyukai