Anda di halaman 1dari 27

ALCOOLISMO

Palestrante:
Fernanda vila Marques
Psicloga Especialista em Sade Pblica da Famlia. Coordenadora da Proteo Social Especial de Novo Horizonte do Sul

O alcoolismo o conjunto
de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos:abstinncia, abuso, dependncia fsica e psquica... o mais popular do planeta, e por esse motivo, o Alcoolismo mata 40 mil pessoas/ano.

Alcoolismo:
Perda de Produtividade 81 bilhes de dlares/ano. Morte prematura 37 bilhes de dlares. Doenas 148 bilhes de dlares/ano. Violncia domstica incalculvel! Violncia urbana incalculvel! Acidentes de trnsito 50 a 70%dos acidentes com vtimas.

PORQUE BEBEMOS?

USO NOCIVO OU ABUSO


Padro de uso que est causando dano sade ( fsica ou mental)

O fenmeno da Dependncia (Addiction)


O comportamento de repetio obedece a dois mecanismos bsicos no patolgicos: o reforo positivo e o reforo negativo: O reforo positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo agradvel a pessoa busca os mesmos estmulos para obter a mesma satisfao. O reforo negativo refere-se ao comportamento de evitao de dor ou desprazer. Quando algo desagradvel a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstncia. A fixao de uma pessoa no comportamento de busca do lcool, obedece a esses dois mecanismos acima apresentados.

No comeo a busca pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um perodo, quando a pessoa no alcana mais o prazer anteriormente obtido, no consegue mais parar porque sempre que isso tentado surgem os sintomas desagradveis da abstinncia, e para evit-los a pessoa mantm o uso do lcool. Os reforos positivo e negativo so mecanismos ou recursos normais que permitem s pessoas se adaptarem ao seu ambiente.

Tolerncia e Dependncia
A tolerncia e a dependncia ao lcool so dois eventos distintos e indissociveis. A tolerncia a necessidade de doses maiores de lcool para a manuteno do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses. medida que se eleva a dose da bebida alcolica para se contornar a tolerncia, ela volta em doses cada vez mais altas.

A dependncia simultnea tolerncia. A dependncia ser tanto mais intensa quanto mais intenso for o grau de tolerncia ao lcool. Dizemos que a pessoa tornou-se dependente do lcool quando ela no tem mais foras por si prpria de interromper ou diminuir o uso do lcool.

ALCOOL
Sedao Prazer Euforia Violncia

A negao do prprio alcoolismo, quando ele no evidente ou est comeando, uma forma de defesa da autoimagem (aquilo que a pessoa pensa de si mesma). O alcoolismo, como qualquer diagnstico psiquitrico, estigmatizante. Fazer com que uma pessoa reconhea o prprio estado de dependncia alcolica, exigir dela uma forte quebra da auto-imagem e conseqentemente da autoestima. Esta defesa natural para a preservao da auto-estima acaba trazendo atrasos na interveno teraputica.

COMPLICAES PSIQUICAS

A pessoa pode ficar agitada, falante, eufrica, com incoordenao motora, rubor facial; Falta de dilogo com o cnjuge; Exploses temperamentais com manifestaes de raiva; Atitudes hostis; Perda do interesse na relao conjugal; "blackout= amnsia que pode durar horas, sem perda de conscincia da realidade durante a crise. O blackout (ou apagamento) acontece porque o lcool interfere nos circuitos cerebrais encarregados de arquivar acontecimentos recentes; Intoxicao patolgica ou idiossincrtica= A intoxicao patolgica caracterizada por um comportamento destrutivo, impulsivo, desorganizado, sem um foco ou objeto especfico,desencadeado pelo uso de pequenas doses de lcool.

COMPLICAES PSIQUICAS

Complicaes Clnicas

Sintomas frequentes da abstinncia: tremores, distrbios da percepo,convulses, delirium tremens (confuso mental e comportamento desorganizado), vmito, tonturas...

VDEO: DEPOIMENTO SOBRE ALCOOLISMO

O QUE FAZER???

O alcoolismo no atinge unicamente as pessoas dependentes do lcool, mas tem tambm repercusses na famlia, no seu conjunto, nas relaes profissionais e privadas, assim como na sociedade em geral. As recomendaes atuais para tratamento do alcoolismo, envolvem duas etapas:

a) Desintoxicao Geralmente realizada por alguns dias sob superviso mdica, permite combater os efeitos agudos da retirada do lcool. Dados os altssimos ndices de recadas, no entanto, o alcoolismo no doena a ser tratada exclusivamente no mbito da medicina convencional. b) Reabilitao Alcolicos annimos(associao para orientar dependentes de lcool), Al-Anon (associao dedicada a dar apoio e orientao aos familiares dos dependentes do lcool) Depois de controlados os sintomas agudos da crise de abstinncia, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitao, cujo objetivo ajud-los a viver sem lcool na circulao sangunea. Para que o tratamento tenha sucesso fundamental a participao dos familiares e amigos prximos.

Para superao desse problema pelo dependente e pela famlia deste necessrio: Conhecer sobre a doena alcolica: O alcoolismo no uma fraqueza de carter, nem um vicio, mas sim uma DOENA. O alcoolismo caracterizado por uma dependncia do lcool (etanol), do ponto de vista fsico e psquico. O individuo dependente perdeu a liberdade de se abster no consumo de bebidas alcolicas, no conseguindo controlar o seu consumo; A necessidade de beber ocupa os seus pensamentos, modificando o seu comportamento. Considera-se que se trata de uma doena complexa, em que as causa so mltiplas : - no meio circundante : a nvel social e a nvel cultural; - no indivduo : no plano biolgico gentico e psicolgico. A dependncia do lcool conduz uma necessidade fisca de beber, provocada pela falta de lcool. A isto bem juntar-se a necessidade psicolgica de consumir: o indivduo dependente tem a idia de no conseguir viver sem lcool.

Os membros da sua famlia, as pessoas mais prximas, so particularmente atingidas no plano afetivo e no seu quotidiano, sentido-se to desamparados como o doente alcolico. A dependncia atinge toda a famlia, divide-a e isola-a do resto do mundo. Os sentimentos, os pensamentos e os comportamentos de cada membro da famlia so dirigidos para o consumo de bebidas alcolicas pelo familiar dependente. O alcoolismo portanto, mais que um problema individual, a medida em que atinge a famlia no seu conjunto. Considera-se muitas vezes " doena do sistema familiar ": uma vez que cada uma est envolvido, quer no processo de desenvolvimento do problema, quer na sua resoluo. A negao uma forma de esconder o problema a s prprio e aos outros. E enquanto o alcolico encontrar desculpas para continuar a beber, ele no conseguir abordar o seu verdadeiro problema.

COMO REAGE A FAMLIA


Dvidas, desconfianas = Isto leva a numerosos confrontos e conflitos, independentemente do fato de se beber ou no. Estas desconfianas permanentes so desmoralizadoras. Insegurana = Os doentes alcolicos so frequentemente negligentes no que diz respeito s responsabilidades familiares e sentimentos para com famlia. O seu comportamento pe tambm em risco, o emprego e a economia familiar. Este fato causa de grande insegurana. Medo = Uma famlia que luta com dificuldades imprevisveis, vive um clima de stress e de medo. Medo que o DOENTE regresse noite, de novo embriagado, arriscando-se a um acidente de conduo ou irritado e violento. Medo de que a famlia se divida.

Sentimentos de culpa = A famlia sente-se por vezes responsvel pela alcoolizao do DOENTE. Cada um pensa secretamente que " se eu fosse simptico, mais calmo para com ele, ele beberia seguramente menos...". Desiluso = As pessoas alcolicas no so capazes de cumprirem as suas promessas. Assim, tambm a famlia no se ilude, no esperando outra coisa
do DOENTE. Solido, Isolamento = A lei do silncio impe a famlia no se pronunciar em conjunto, acerca do problema do lcool. A comunicao fica perturbada e cada um fica sozinho face s suas angstias.

Vergonha = O sentimento de vergonha leva famlia a evitar os lugares onde possam ser vistos com o familiar alcolico, este pode, de fato, ter um comportamento vexante sempre que bebe, o que perturba profundamente a sua famlia. Esta vergonha vai tambm impedir procura de ajuda no exterior. Clera, Rancor = Os DOENTES alcolicos exigem demasiado das suas famlias: pacincia, coragem e persistncia. A clera, a frustrao e rancor aparecem. A unidade da famlia est em perigo. Sofrimento, Dor = particularmente doloroso para os familiares, ver quem amam, modificar-se por causa do lcool. Mais ainda, se os esforos para o ajudarem, as conversas havidas no tiverem qualquer efeito, levando ao afastamento.

Que Papel Cabe a Cada Um


Os membros de uma famlia devem primeiro aprender a libertar-se da presso em que vivem e tornarem-se independentes do alcolico, pois ao tornarem-se independentes os membros da famlia preparam-se para ajudar de uma forma mais efetiva.

O processo de ajuda no comea por proibir ou impedir, mas pela tomada de conscincia do poder que o lcool representa sobre seu prprio comportamento e pela necessria libertao.
O passo no fcil de dar, por isso necessitam de um suporte e de uma ajuda, que deve ser procurada fora da famlia = Grupos de Apoio.

Papis comuns desempenhados pelos membros da famlia e que no ajudam no tratamento: O defensor = substitui o alcolico quando este no cumpre com suas responsabilidades, protegendo-o das consequncias desagradveis; O protetor = O protetor assume tudo para que o alcolico no seja responsabilizado. Neste caso tambm reforado o comportamento abusivo do alcolico; O revoltado = O revoltado tenta, por uma conduta inadaptada, desviar a ateno da famlia para outros aspectos que no o problema ligado ao lcool. Assim as crianas sentem-se prisioneiros desta situao familiar, podendo reagir com maus resultados escolares, com agressividade ou outros comportamentos excessivos; O heri = O heri tenta desviar a ateno do problema com o lcool, adotando um comportamento exemplar. Ele espera secretamente que esta atitude ajude o alcolico a deixar de beber; O acusador = O acusador atribui ao lcool a causa de todos os problemas familiares. O alcolico torna-se o principal alvo, o que vai reforar a raiva e a impotncia da pessoa dependente, dando-lhe novas razes para beber; O passivo = fechado em si prprio, aptico para se distanciar e se proteger da dor e da culpa. A pessoa passiva sofre interiormente, recusando-se a confrontar-se com o problema do lcool e suas consequncias;

Conseguir = Conhecer as atitudes que sustentam a dependncia. Os familiares que se deixam manipular pelo comportamento de um bebedor , tornamse eles prprios parte integrante do problema. Indiretamente eles mantm o abuso do lcool da pessoa em causa e deterioram a sua prpria qualidade de vida. Tudo isso impede a resoluo do problema; Reforos = Certos membros da famlia no suportam ver sofrer o alcolico e reagem com atitudes que paradoxalmente mantm a dependncia. Todos podem adotar inconscientemente e durante muito tempo tal atitude. No responder as prprias necessidades = Se ocupando das dificuldades do alcolico, os membros da famlia no podem viver uma vida normal. So os alcolicos que tero o poder de comandar as suas vidas. Andar em circulo = Assim durante o longo tempo que o sistema familiar foi dominado pelo lcool ficar preso num crculo vicioso. S as pessoas exteriores a este sistema familiar podero quebrar este crculo vicioso.

VDEO: CARTA AO PAI ALCOLATRA

ADOTANDO NOVOS COMPORTAMENTOS


Cada um deve centrar-se nas suas prprias necessidades, s se pode ajudar o outro se forte e equilibrado; Recusar apoio as alcoolizaes; Procurar suporte externo; Cada um deve se responsabilizar por seus atos, ganhando independncia, autonomia, direo a uma vida mais livre e de melhor qualidade; Quebrar o crculo vicioso = Reconhecer que existe um problema de lcool na sua famlia e que o problema diz respeito a cada um, permite falar das dificuldades sentidas, tanto no exterior, como no interior. Quebra-se assim, para cada pessoa, a "lei do silncio" que fazia do problema um tab; Buscar ajuda em Grupos de Apoio, em Servios Especializados, clnicas e mdicos especializados, tratamento ambulatorial, internamento.

A ESPERANA EXISTE
Muitos alcolicos mantm a abstinncia alcolica aps o tratamento. A recuperao um processo lento, preciso tempo, para que sejam visveis as modificaes. O alcoolismo uma doena crnica, por isso a recada pode surgir em qualquer momento. A recada no deve ser considerada como um insucesso, uma fraquesa da pessoa, mas como um sinal de que as dificuldades ainda no esto totalmente ultrapassadas e de que o indviduo no poder recorrer ao lcool para as resolver. neste momento que o DOENTE alcolico tem necessidade de suporte para encontrar a sobriedade. Neste mbito so essenciais os programas de acompanhamento em regime ambulatrio e ps-cura, bem como a preciosa interveno dos grupos de auto-ajuda. com a ajuda e suporte de pessoas exteriores famlia, com muita pacincia, compreenso e perseverana recproca, que o DOENTE alcolico e a sua famlia tomam conscincia dos seus problemas pessoais e das suas necessidades. S assim admitiro os seus prprios limites de forma a poderem encontrar o seu caminho e ultrapassar esta crise dolorosa, aspirando a uma existncia mais feliz na sociedade.

OBRIGADA!!!!

Anda mungkin juga menyukai