Anda di halaman 1dari 17

Prof.

Ricardo Catarina

Resp. D

E a verdade, o que ser? A filosofia busca a verdade, mas no possui o significado e substncia da verdade nica. Para ns, a verdade no esttica e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade est em conflito perptuo. A filosofia leva esse conflito ao extremo, porm o despe de violncia. Em suas relaes com tudo quanto existe, o filsofo v a verdade revelar-se a seus olhos, graas ao intercmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo. Eis porque a filosofia no se transforma em credo. Est em contnuo combate consigo mesma. (Karl Jaspers, 1971.) Com base no texto, responda se a verdade filosfica pretende ser absoluta, justificando sua resposta com uma passagem do texto citado. Ainda de acordo com o fragmento, explique como podemos compreender os conflitos entre filosofia e religio e cite o principal movimento filosfico ocidental do perodo moderno que se caracterizou pelos conflitos com a religio.

A poltica, foi inicialmente, a arte das pessoas se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V.M. A cidadania ativa. So Paulo: tica, 1996. Nesta definio o autor entende que a histria da poltica est dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual o elemento comum a esses dois momentos da histria poltica? a. A distribuio equilibrada do poder. b. O impedimento da participao popular. c. O CONTROLE DAS DECISES POR UMA MINORIA. d. A valorizao das opinies mais competentes. e. A sistematizao dos processos decisrios.

O prncipe, portanto, no deve se incomodar com a reputao de cruel, se seu propsito manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poder ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distrbios que levem ao assassnio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Prncipe. So Paulo. Martin Claret, 2009. No sculo XVI, Maquiavel escreveu O Prncipe, reflexo sobre a monarquia e a funo do governante. A manuteno da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
a. Inrcia do julgamento de crimes polmicos. b. Bondade em relao ao comportamento dos mercenrios. c. Compaixo quanto condenao de transgresses religiosas. d. Neutralidade diante da condenao dos servos. e. CONVENINCIA ENTRE O PODER TIRNICO E MORAL DO PRNCIPE.

Trs maneiras h de preservar a posse de Estados acostumados a serem governados por leis prprias; primeiro, devast-los; segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com suas leis, arrancando um tributo e formando um governo de poucas pessoas, que permaneam amigas. Sucede que, na verdade, a garantia mais segura da posse a runa. Os que se tornam senhores de cidades livres por tradio, e no as destroem, sero destrudos por elas. Essas cidades costumam ter por bandeira, em suas rebelies, tanto a liberdade quanto suas antigas leis, jamais esquecidas, nem com o passar do tempo, nem por influncia dos favores que receberam. Por mais que se faa, e sejam quais forem os cuidados, sem promover desavena e desagregao entre os habitantes, continuaro eles a recordar aqueles princpios e a estes iro recorrer em quaisquer oportunidades e situaes. (Nicolau Maquiavel. Publicado originalmente em 1513. Adaptado.) Partindo de uma definio de moralidade como conjunto de regras de conduta humana que se pretendem vlidas em termos absolutos, responda se o pensamento de Maquiavel compatvel com a moralidade crist. Justifique sua resposta, comentando o teor prtico ou pragmtico do pensamento desse filsofo.

A tica precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque o produto da relao interpessoal e social. A tica supe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsvel por todos e que crie condies para um exerccio de pensar e agir autnomos. A relao entre tica e poltica uma questo de educao e luta pela soberania dos povos. necessria uma tica renovada, que se construa a partir da natureza de valores para organizar tambm uma nova prtica poltica. CORDI. et al. Para filosofar. So Paulo: Scipione, 2007 (adaptado) O sculo XX teve de repensar a tica para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideolgicos e contradies da realidade. Sob este enfoque e a partir do texto, a tica pode ser compreendida como
a. INSTRUMENTO DE GARANTIA DA CIDADANIA, PORQUE ATRAVS DELAS OS CIDADOS PASSAM A PENSAR E A AGIR DE ACORDO COM VALORES COLETIVOS. b. Mecanismo de criao dos direitos humanos, porque da natureza do homem ser tico e virtuoso. c. Meio para resolver os conflitos sociais no cenrio da globalizao, pois a partir do entendimento do que e efetivamente a tica, a poltica internacional se realiza. d. Parmetro para assegurar o exerccio poltico primando pelos interesses a ao privada dos cidados. e. aceitao de valores universais implcitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculao outras sociedades.

A lei no nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitrias, dos massacres, das conquistas que tm sua data e seus heris de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas, ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que est amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 e janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999.
O filsofo Michel Foucault (sc. XX) inova ao pensar a poltica e a lei em relao ao poder e organizao social. Com base na reflexo de Foucault, a finalidade das leis na organizao das sociedades modernas

a. Combater aes violentas na guerra entre as naes. b. Coagir e servir para refrear a agressividade humana. c. Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivduos de uma mesma nao. d. Estabelecer princpios ticos que regulamentam as aes blicas entre pases inimigos. e. ORGANIZAR AS RELAES DE PODER NA SOCIEDADE E ENTRE OS ESTADOS.

Na tica contempornea, o sujeito no mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito emprico puramente natural. Ele simultaneamente os dois, na medida em que um sujeito histrico-social. Assim, a tica atinge um dimensionamento poltico, uma vez que a ao do sujeito no pode mais ser vista e avaliada fora da relao social coletiva. Desse modo, a tica se entrelaa, necessariamente com a poltica, entendida esta como a rea de avaliao de valores que atravessas as relaes sociais e que interliga os indivduos entre si.
O texto, ao evocar a dimenso histrica do processo de formao da tica na sociedade contempornea, ressalta

a. Os contedos ticos decorrentes da ideologias poltico-partidrias. b. O valor da ao humana derivada de preceitos metafsicos. c. A sistematizao de valores desassociados da cultura. d. O SENTIDO COLETIVO E POLTICO DAS AES HUMANAS INDIVIDUAIS. e. O julgamento das ao tica pelos polticos eleitos politicamente.

Democracia: regime poltico no qual a soberania exercida pelo povo, pertence ao conjunto de cidados. JAPIASS, H; MARCONDES, D. Dicionrio Bsico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Uma suposta vacina contra os despotismo, em um contexto democrtico, tem por objetivo a. Impedir a contratao de familiares para o servio pblico. b. Reduzir a ao das instituies constitucionais. c.Combater a distribuio equilibrada de poder. d. EVITAR A ESCOLHA DE GOVERNANTES AUTORITRIOS. e. Restringir a atuao do parlamento.

Em 399 a.C., o filsofo Scrates acusado de graves crimes por alguns cidados atenienses. (...) Em seu julgamento, segundo as prticas da poca, diante de um jri de 501 cidados, o filsofo apresenta um longo discurso, sua apologia ou defesa, em que, no entanto, longe de se defender objetivamente das acusaes, ironiza seus acusadores, assume as acusaes, dizendo-se coerente com o que ensinava, e recusa a declarar-se inocente ou pedir uma pena. Com isso, ao jri, tendo que optar pela acusao ou pela defesa, s restou como alternativa a condenao do filsofo morte. (Danilo Marcondes. Iniciao Histria da Filosofia, 1998. Adaptado.) Com base no texto apresentado, explique quais foram os motivos da condenao de Scrates morte.

Segundo John Locke, filsofo britnico do sculo XVII, a mente humana como uma tbula rasa, uma folha em branco na qual a experincia deixa suas marcas. Responda a qual escola filosfica ele pertenceu e explique duas de suas caractersticas.

Em troca dos artigos que enriquecem sua vida, os indivduos vendem no s seu trabalho, mas tambm seu tempo livre. As pessoas residem em concentraes habitacionais e possuem automveis particulares com os quais j no podem escapar para um mundo diferente. Tm gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Tm dzias de jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispem de inmeras opes e inmeros inventos que so todos da mesma espcie, que as mantm ocupadas e distraem sua ateno do verdadeiro problema, que a conscincia de que poderiam trabalhar menos e determinar suas prprias necessidades e satisfaes. (Herbert Marcuse, filsofo alemo, 1955.) Caracterize a noo de liberdade presente no texto de Marcuse, considerando a relao estabelecida pelo autor entre liberdade, progresso tcnico e sociedade de consumo.

O Iluminismo a sada do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele prprio. Menoridade a incapacidade de servir-se do prprio intelecto sem a guia de outro. Imputvel a si prprios esta menoridade se a causa dela no depende de um defeito da inteligncia, mas da falta de deciso e da coragem de servir-se do prprio intelecto sem ser guiado por outro. Sapere aude! Tem a coragem de servires de tua prpria inteligncia! (Immanuel Kant, 1784.) Esse texto do filsofo Kant considerado uma das mais sintticas e adequadas definies acerca do Iluminismo. Justifique essa importncia comentando o significado do termo menoridade, bem como os fatores sociais que produzem essa condio, no campo da religio e da poltica.

Anda mungkin juga menyukai