Anda di halaman 1dari 13

Critrios para Ligao de Consumidores com Cargas Potencialmente Perturbadoras

Ronaldo Antonio Roncolatto - CPFL Enas Bittencourt Pinto - CPFL


1

Objetivos
Proposta da CPFL Estabelecer as diretrizes, critrios e procedimentos que devero ser seguidos pelos acessantes do sistema eltrico de subtransmisso e das redes primrias de distribuio da CPFL Paulista e CPFL Piratininga, quando se caracterizarem por ser consumidores com cargas potencialmente perturbadoras. Aplicao Acessantes do sistema eltricos da CPFL em mdia tenso com demanda superior a 500kVA (11,9 / 13,8 / 23kV) Acessantes do sistema eltrico da CPFL em tenso de subtransmisso (34,5 / 69 / 88 / 138kV)

Conceitos Bsicos
Carga Potencialmente Perturbadora Consumidor com processo interno cujas caractersticas intrnsecas potencialmente afetem de alguma maneira os nveis de fornecimento da energia eltrica, caracterizados pela freqncia, tenso e corrente eltrica.

Perturbao Desligamento forado de um ou mais componentes do sistema eltrico, podendo acarretar corte de carga, desligamentos de outros componentes do sistema ou danos em equipamentos, inclusive de terceiros. Tambm se caracteriza como perturbao a variao de tenso ou freqncia fora dos limites especificados, mesmo no acarretando desligamento forado.

Conceitos Bsicos
Cargas Potencialmente Perturbadoras relao tpica: Forno a arco voltaico

Forno de induo
Motor de corrente contnua com controle de velocidade / trao eltrica Motor laminador de indstria siderrgica Motor de induo de mdia e alta potncia Retificadores de corrente alternada Inversores de corrente contnua para corrente alternada Conversores eletrnicos Mquina de solda Aparelhos de Raio X
4

Requisitos Gerais
Consulta de Acesso O acessante com carga potencialmente perturbadora (nova ligao ou acrscimo de carga), deve consultar a CPFL para obter as informaes tcnicas que o subsidiem nos estudos de viabilidade de sua conexo. O acessante deve identificar o(s) ponto(s) de conexo de interesse. Informao de Acesso

A CPFL fornecer informaes preliminares quanto a:


caractersticas eltricas do(s) ponto(s) de conexo desejada(s) limites e requisitos tcnicos e padres de desempenho

viabilidade fsica do ponto de conexo (terrenos, faixas de passagem, etc)


viabilidade tcnica do ponto de conexo (proteo, controle, telecom, etc)

Requisitos Gerais
Solicitao de Acesso (SA) Todo acessante com carga potencialmente perturbadora (nova ligao ou acrscimo de carga), deve apresentar a Solicitao de Acesso. A AS contm basicamente: Informaes Gerais (tipo de ligao, endereo e razo social, regime de trabalho, data prevista de energizao, gerao prpria, demandas contratada e futura, previses de demandas futuras; Informaes sobre Motores Informaes sobre Fornos Informaes sobre Mquinas de Solda Informaes sobre Outras Cargas

Procedimentos Especficos - RISE


Relatrio de Impacto no Sistema Eltrico (RISE) Juntamente com a Solicitao de Acesso, o interessado dever elaborar s suas expensas e apresentar CPFL o RISE, para: mostrar quais sero os impactos causados pelas novas cargas no sistema eltrico; e apresentar as medidas de compensao adotadas para no ultrapassar os limites especificados. Contedo bsico do RISE: 1. Conjunto de resultados de simulao da operao em regime do acessante, sem qualquer medida compensatria; 2. Conjunto de resultados de simulao da operao em regime, simulando a introduo dos dispositivos e equipamentos de compensao.

Procedimentos Especficos - Licenas


Licena de Instalao (LI) Documento emitido pela CPFL, aps anlise e aprovao do RISE, e que autoriza o acessante, em carter preliminar, a implantar ou ampliar suas instalaes. Licena Precria de Operao (LPO)

Documento emitido pela CPFL aps a inspeo prvia das instalaes, que autoriza a energizao por um determinado perodo de tempo para que a CPFL apure o real impacto no sistema eltrico, atravs de medies. Visa comprovar o acerto das medidas compensatrias propostas pelo acessante. Em funo dos resultados, a CPFL poder exigir a readequao das medidas compensatrias.
A CPFL poder interromper o fornecimento se constatar prejuzo a outros consumidores.
8

Procedimentos Especficos - Licenas


Licena de Operao (LO) Documento emitido pela CPFL, que autoriza o acessante a operar suas instalaes por tempo indeterminado. Cancela e substitui a LPO. A LO poder ser revista se for constatada perturbao acima dos limites estabelecidos.

Limites especificados
Tenso de Regime Permanente A tenso admitida no ponto de conexo com o acessante dever estar na faixa de valores entre 95% a 105% do valor nominal para o ponto. Cintilao (flicker) A severidade de cintilao pode ser quantificada pelos indicadores Pst (probabilidade no curto perodo) e Plt (probabilidade no longo perodo), conforme a IEC 61000-4-15. PstD95% 0,8pu/FT PltD95% 0,6pu/FT FT definido como fator de transferncia de cintilao, sendo igual a 1 para tenses menores que 69kV e 0,8 para tenses maiores e iguais a 69kV.
10

Limites especificados
Distoro Harmnica O indicador para avaliar o desempenho global quanto a harmnicos, em regime permanente, corresponde distoro de tenso harmnica total (DTHT), considerando as harmnicas de ordens 2 a 50.
Tabela 1 Sistema de Subtransmisso
LIMITES DE TENSES HARMNICAS, EM % DA FUNDAMENTAL

Tenso Nominal 69 kV mpares Ordem 3, 5, 7 9, 11, 13 15 a 25 27 Pares

Tenso Nominal 69 kV mpares Ordem 3, 5, 7 Pares

Valor Ordem Valor 5 2, 4, 6 3 8 2 1 DTHT = 6 % 1 2

Valor Ordem Valor 2 2, 4, 6 1 0,5 1,5 8 1 0,5 DTHT = 3 %

9, 11, 13 15 a 25 27

Fonte: Cartilha de Acesso ONS


11

Limites especificados

Tabela 2 Redes Primrias de Distribuio


LIMITES DE TENSES HARMNICAS, EM % DA FUNDAMENTAL

mpares 4 DTHT = 5 %

Pares 2

Fonte: Relatrio SCPE 32.01 CODI Limites de Freqncias Harmnicas

12

Compromisso com o Brasil.


13

Anda mungkin juga menyukai