Anda di halaman 1dari 12

O DICIONRIO...

O QUE O DICIONRIO?

um livro de referncia onde se encontram palavras e expresses de uma lngua, organizadas em ordem alfabtica. O dicionrio um livro que explica o significado das palavras. Ele quer sempre se manter atualizado, como um espelho de como falamos e escrevemos;

Ele registra verbetes que representam as necessidades lingusticas da comunidade que os criou, em um momento retratado. como se congelasse as palavras, diz Marcelo Mdolo, professor de filologia e lngua portuguesa da USP.
Mas a lngua viva e muda o tempo todo. Por isso, quando acaba a edio de um dicionrio, j retomamos o trabalho para a prxima, conta Valria Zelik, editora do dicionrio Aurlio.

COMO FEITO?

D um trabalho fazer um dicionrio!


Para escolher as palavras que entram, feita uma pesquisa em textos escritos e na linguagem falada. Cada palavra precisa aparecer um mnimo de vezes. Depois de selecionar os termos e organiz-los em ordem alfabtica, eles viram um verbete (pequeno texto do dicionrio). Mrio Villar, coautor do Houaiss, conta que ele levou 15 anos preparando a primeira edio, com 200 pessoas (editores, revisores, lexicgrafos).

AURLIO = DICIONRIO

No Brasil, o dicionrio mais famoso o de Aurlio Buarque de Holanda. Ele foi o primeiro grande dicionrio da lngua portuguesa, com mais de 115 mil palavras. O autor, que completaria cem anos em 2010, ficou to conhecido que o nome AURLIOvirou sinnimo de dicionrio.

PGINAS DE ARGILA...

Os primeiros dicionrios so bem antigos. Os sumrios (geralmente considerada a civilizao mais antiga da humanidade), por exemplo, desenvolveram o seu por volta de 2600 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Eles escreveram as palavras em argila! J o primeiro dicionrio em lngua portuguesa foi feito no sculo XVI.

O QUE SIGNIFICAM AQUELAS LETRINHAS?


ABREVIATURAS...

Quando ouvimos uma palavra nova, logo surge uma dvida. A o dicionrio se transforma em melhor amigo. Mas um batalho de letrinhas estranhas acompanha os significados e d dicas valiosas. Descubra-as... sing singular, ou seja, a palavra se refere a uma coisa s; por exemplo, ma. pl plural, ou seja, mais de uma coisa; por exemplo, mas. col coletivo um conjunto de coisas; por exemplo, cardume (muitos peixes).

sf substantivo feminino; por exemplo, casa, rvore, arara. sm substantivo masculino; por exemplo, elefante, carro, livro. adj adjetivo; por exemplo, feliz, alto, feio. v verbo, a palavra que indica ao, como brincar, fazer. num numeral, palavra que d a quantidade das coisas. np nome prprio. art artigo; por exemplo, o, a, um, uma. pron pronome; por exemplo, eu, ele, voc.

CARTO VERDE!
AS PALAVRAS QUE ENTRAM...
CHEF H verbetes que tm uma palavra correspondente em portugus (como chefe), mas mesmo assim, entram com a escrita em ingls por serem muito usados; outro exemplo bullying. AVATAR Algumas palavras j existiam, como avatar, mas agora entraram no Aurlio com novo significado; (avatar tambm personagem de jogos eletrnicos). TUITAR Termo que veio do ingls e foi aportuguesado; outros exemplos so blogar e deletar.

CARTO VERMELHO!

Se uma palavra sai de uso por muito tempo, pode ser excluda do dicionrio. Mas disquete e vdeo-cassete continuam nele, mesmo representando objetos que ficaram velhos. Isso porque muita gente ainda tem esses aparelhos, que so citados em vrios materiais escritos. As excluses, em geral, so de termos tcnicos que se alteram. Um exemplo sistema digestivo, que saiu de alguns dicionrios quando passou a se chamar digestrio.

GRIAS...
CHOCLATRA Grias normalmente ficam em quarentena, ou seja, em observao. Se pegarem, tambm entram no dicionrio; outro exemplo a palavra balada.

EXERCCIOS
1.

Colocar em ordem alfabtica: antiqurio, narciso, animar, madeira, ncora, andorinha, geada, cenoura, excurso, sossego. Identificar e escrever por extenso as abreviaturas encontradas no dicionrio. Procurar o significado de defenestraramos.

2.

3.

CRIAR UM DICIONRIO.

O seu dicionrio deve ter capa com ilustrao, nome e srie. Ele deve ser organizado em ordem alfabtica; A palavra entrada, deve ser escrita com cor diferente do seu significado e no esquea de colocar os smbolos abreviados. Ex: feno (fe.no) sm. Erva ceifada e seca, de cheiro forte e agradvel, para alimento de bovinos e outros animais.

Anda mungkin juga menyukai