Anda di halaman 1dari 9

Recrutamento e seleo

Carmen Lucia Gestora de RH Rio de Janeiro, Brasil 2012

Recrutamento de pessoas

Quando uma empresa divulga para o mercado de trabalho as oportunidades que a organizao est oferecendo para pessoas que possuam determinadas caractersticas desejadas.

Mercado de trabalho
Mercado significa espao de trocas e intercmbios. Mercado de trabalho composto pelas ofertas de oportunidades oferecidas pelas diversas organizaes. Mercado de trabalho em situao de oferta quando as oportunidades de trabalho so maiores do que a procura delas. Mercado de trabalho em situao de procura quando as oportunidades de trabalho so menores do que a procura delas.

Impacto do mercado de trabalho sobre as prticas de RH Mercado de trabalho em oferta


Baixos investimentos em recrutamento; Critrios de seleo mais rgidos; Poucos investimentos em treinamento; Ofertas salariais mais baixas; Poucos investimentos em benefcios sociais; nfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano.

Mercado de trabalho em procura


Investimentos em recrutamento para atrair candidatos; Critrios de seleo mais flexveis e menos rigorosos; Investimento em treinamento para compensar a inadequao de candidatos; Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos; Investimento em benefcios sociais; nfase no recrutamento interno.

Formas de recrutamento

Recrutamento interno: os cargos vagos so preenchidos por empregados da organizao, dando oportunidade de crescimento na carreira dentro da prpria empresa. Recrutamento externo: os cargos vagos so preenchidos por candidatos externos que so selecionados e ingressam na organizao.

Vantagens do recrutamento interno


1. 2. 3. 4. 5. 6. Aproveita melhor o potencial humano da empresa; Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos empregados; Incentiva a permanncia no empregado na empresa; Ideal para situaes de estabilidade; No requer socializao organizacional; Probabilidade de melhor seleo e custo financeiro menor.

Desvantagens do recrutamento interno


1. 2. 3. 4. 5. 6. Pode bloquear a entrada de novas idias; Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; Mantm quase inalterado o patrimnio humano; Ideal para empresas burocrticas; Mantm e conserva a cultura organizacional; Funciona como um sistema fechado.

Vantagens do recrutamento externo


1. 2. 3. 4. 5. Introduz sangue novo na organizao; Enriquece o patrimnio humano; Aumenta e enriquece rapidamente o capital intelectual; Renova a cultura organizacional e enriquece com novas aspiraes; Incentiva a interao da organizao com o mercado de RH;

Desvantagens do recrutamento externo

1. 2. 3. 4. 5.

Afeta negativamente a motivao dos empregados; Reduz a fidelidade dos empregados; Requer aplicao de tcnicas seletivas e custos operacionais; Exige esquemas de socializao organizacional; mais custoso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

Conceitos de seleo de pessoas


o processo pelo qual uma organizao escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcana os critrios se seleo para a posio disponvel, considerando as atuais condies de mercado. a obteno e uso da informao a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles dever receber a oferta de emprego.

Identificao das caractersticas pessoais do candidato


Para a execuo da tarefa em SI: inteligncia, ateno concentrada para detalhes, aptido numrica, aptido verbal, aptido espacial e raciocnio indutivo ou dedutivo. Interdependncia com outras tarefas: ateno dispersa e abrangente, viso de conjunto, facilidade de coordenao, esp rito de integrao, resistncia frustrao e iniciativa prpria.

Identificao das caractersticas pessoais do candidato


Interdependncia com outras pessoas Relacionamento humano; Habilidade interpessoal; Colaborao e cooperao; Quociente emocional; Liderana de pessoas; Facilidade de comunicao.

Tcnicas de seleo

1. 2. 3. 4. 5.

Entrevista (com e sem roteiro); Provas de conhecimento (geral e especfico); Testes psicolgicos (aptides gerais e especficas); Testes de personalidade; Tcnicas de simulao (psicodrama e dramatizao).

Reconhecendo uma mentira em 20 passos

1. A pessoa far pouco ou nenhum contato direto nos olhos;

2. A expresso fsica ser limitada, com poucos movimentos dos bra os e das mos. Quando tais movimentos ocorrem, eles parecem rgidos e mecnicos. As mos, os braos e as pernas tendem a ficar encolhidos contra o corpo e a pessoa ocupa menos espao;

3. Uma ou ambas as mos podem ser levadas ao rosto (a mo pode cobrir a boca, indicando que ela no acredita ou est insegura no que est dizendo). Tambm improvvel que a pessoa toque seu peito com um gesto de mo aberta;

4. A fim de parecer mais tranqila, a pessoa poder se encolher um pouco;

5. No h sincronismo entre gestos e palavras;

6. A cabea se move de modo mecnico; 7. Ocorre o movimento de distanciamento da pessoa para longe de seu acusador, possivelmente em direo sada; 8. A pessoa que mente reluta em se defrontar com seu acusador e pode virar sua cabea ou posicionar seu corpo para o lado oposto; 9. O corpo ficar encolhido. improvvel que permanea ereto; 10. Haver pouco ou nenhum contato fsico por parte da pessoa durante a tentativa de convenc-lo; 11. A pessoa no apontar seu dedo para quem est tentando convencer;

12. Observe para onde os olhos da pessoa se movem na hora da resposta de sua pergunta. Se olhar para cima e direita, e for destra, tem grandes chances de estar mentindo. 13. Observe o tempo de demora na resposta de sua pergunta. Uma demora na resposta indica que ela est criando a desculpa e em seguida verificando se esta coerente ou no. A pessoa que mente no consegue responder automaticamente sua pergunta. 14. A pessoa que mente adquire uma expresso corporal mais relaxada quando voc muda de assunto. 15. Se a pessoa ficar tranqila enquanto voc a acusa, ento melhor desconfiar. Dificilmente as pessoas ficam tranqilas enquanto so acusadas por algo que sabem que so inocentes. A tendncia natural do ser humano manter um certo desespero para provar que inocente. Por outro lado, a pessoa que mente fica quieta, evitando a todo custo falar de mais detalhes sobre a acusao; 16. Quem mente utilizar as palavras de quem o ouve para afirmar seu ponto de vista; 17. A pessoa que mente continuar acrescentando informaes at se certificar de que voc se convenceu com o que ela disse; 18. Ela pode ficar de costas para a parede, dando a impresso que mentalmente est pronta para se defender; 19. Em relao histria contada, o mentiroso, geralmente, deixa de mencionar aspectos negativos; 20. Um mentiroso pode estar pronto para responder as suas perguntas, mas ele mesmo no coloca nenhuma questo.

Desmascarando o mentiroso

Chegou a hora de usarmos um sofisticado e abrangente sistema de questionamentos que far com que qualquer pessoa fa le a verdade em apenas alguns minutos em qualquer conversa ou situao. Essas so as melhores munies possveis para que vena rapidamente a batalha verbal e chegar at a verdade. Os resultados sero verdadeiramente surpreendentes. Importante: no esquea de observar as respostas no-verbais (inconscientes) - os sinais que voc acabou de aprender aps a sua pergunta. No acuse - insinue: o objetivo fazer uma pergunta que no represente nenhuma acusao, mas que insinue o possvel comportamento da pessoa. Exemplo de uso: Suspeita: voc acha que seu (a) namorado (a) foi infiel na noite passada. Pergunta incorreta: voc andou me traindo? Pergunta correta: aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" Observe sua expresso corporal e alguma possvel pista de preocupao e nervosismo com sua pergunta. Qualquer resposta do tipo: porque perguntou isso?" ou algum te falou alguma coisa?", seguidas de um certo nervosismo, indicam forte preocupao por parte da pessoa. Ela no estaria preocupada em saber porque voc est fazendo tal pergunta, a menos que pense que voc pode estar sa bendo o que ela no quer que voc saiba. Atacando o ego da pessoa. Aqui vamos usar o ego da pessoa contra ela prpria. Vamos dizer a ela que jamais seria capaz de confessar, pois est sendo 'pressionada' por outra pessoa no dizer a verdade e que essa pessoa manda nela. Esta tcnica muito usada por policiais. Exemplo de uso: Suspeita: voc tem quase certeza que fulano (a) roubou sua empresa. Pergunta incorreta: vai confessar que roubou minha empresa, ou no? Pergunta correta: acho que j sei qual o problema voc no me diz a verdade porque algum manda em voc. Voc no tem o poder para decidir isso. Tem outra pessoa por trs disso e voc no quer 'ficar mal' com ela, no ?" O mais incrvel que geralmente as pessoas acabam confessando e se sentindo orgulhosas de ter feito isso.

Anda mungkin juga menyukai