Anda di halaman 1dari 7

Assessoria de Comunicao

O que ? O que faz?

Histria
Francisco Gaudncio Torquato do Rgo mostra que um primeiro experimento de assessoria de comunicao teria surgido no ano 202 antes de Cristo, na China (TRQUATO do RGO, 1984, p. 17). Ao longo do Sc. XIX o autor v diversas experincias de aes de assessoria (pp 18 a 25) O marco mais citado do surgimento das assessorias ainda o feito do jornalista americano Ivy Lee que, em 1906, inventou essa atividade profissional especializada. Ele abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritrio de Assessoria de Comunicao no mundo, em Nova York. Ele o fez para prestar servios ao mais impopular homem de negcios dos Estados Unidos: John Rockfeller. O empresrio era acusado de aspirar ao monoplio, de mover luta sem quartel s pequenas e mdias empresas, de combater sem olhar a meios, em poucas palavras, de ser feroz, impiedoso e sanguinrio. O servio que Ivy Lee prestaria era de conseguir que o odiado velho baro do Capitalismo selvagem passasse a ser venerado pela opinio pblica. Isso se chama mudana de imagem. E a primeira coisa que aquele jornalista fez foi se comunicar com transparncia e rapidez sobre todos os negcios que envolviam Rockfeller. E conseguiu mudar a imagem do baro dos negcios depois de continuadas aes de envio de informaes freqentes imprensa da poca, entre outras iniciativas.

Histria no Brasil

As primeiras atividades de assessoria no Brasil ocorrem no incio do sculo XX. no governo de Nilo Peanha, em 1909, foi criada a rea do Ministrio da Agricultura para Publicaes e Biblioteca encarregada, dentre outras tarefas, a divulgao de informaes relativas s atividades governamentais da rea, que abrangiam, ainda, indstria e comrcio (DUARTE, 2003, p.82). Em 1914, a empresa canadense de eletricidade The So Paulo Tramway Light and Pwer Company Limited, hoje Eletricidade de So Paulo S.A. (eletropaulo), criou um departamento de relaes pblicas, comandado por Eduardo Pinheiro Herbert Moses, fundador da ABI, tambm pioneiro na rea ao fazer assessoria para a empresa Souza Cruz nos anos 10 do sculo XX. Em 1967 surgia a Associao Brasileira de Jornalismo Empresarial (ABERJE), congregando as empresas que faziam uso da nova ferramenta de comunicao, estabelecendo uma ponte com a mdia.

Conceito de assessoria
A Assessoria de Imprensa o servio de administrao das informaes jornalsticas e das fontes de notcias para os veculos de comunicao e vice-versa (...). De natureza essencialmente dinmica e verstil, a Assessoria de Imprensa responsvel por mltiplas atividades e desempenha papel estratgico na poltica de comunicao dos assessorados. (Do Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ)
O Manual da Assessoria de Comunicao da Federao Nacional dos Jornalistas FENAJ edio 2007, a Assessoria de Imprensa tambm uma das principais ferramentas do Marketing. Geralmente, o trabalho do assessor feito em conjunto com as aes de marketing realizadas pelo cliente. Seu principal objetivo conseguir matrias, notas e/ou artigos nos veculos de comunicao sem precisar pagar por este espao. Diferente dos anncios publicitrios, que tm espao garantido pois se paga para conseguilos -, o assessor de imprensa vai gerar notcias com os diferenciais que o cliente possui e sugerila aos jornalistas nas redaes, para conseguir o mesmo espao (s vezes at maior que o de um anncio). O assessor vai despertar o interesse dos jornalistas e do pblico com as sugestes que so passadas a eles.

Atribuies de uma Assessoria de Imprensa


(Manual da Assessoria de Comunicao FENAJ)

Coordenar entrevistas coletivas ou individuais com os corpos diretivos ou executivo da instituio (no nosso caso, reitor, vice-reitora, pr-reitores e diretores de unidades); Produzir matrias opinativas, analisando temas abrangentes e com distribuio sistematizada, de forma a no criar saturao, mas tendo em vista, sempre, um retorno qualificado;
Preparar textos de apoio (matrias e releases), anlises e dossis sobre determinado assunto;

Responder aos rgos de divulgao sobre reclamaes, sugestes e pedidos dos leitores, ouvintes e espectadores; Fazer o clipping; Acompanhar permanentemente os noticirios da imprensa (rdio, jornal impresso, revistas, TV, internet), como forma de checagem da veiculao do material produzido e embasamento quanto a outros assuntos ou reas de interesse; Planejar, coordenar e editar boletins informativos (no nosso caso, temos o eletrnico Acontece) ou jornal da instituio (Beira do Rio); Subsidiar o dirigente da instituio em entrevistas (a presena do assessor fundamental); Realizar arquivos de dados e imagens/jornais;

Conhecer profundamente as idias e pontos de vista polticos de todos os veculos com que trabalha;
Uma Assessoria de Imprensa s ser eficiente e eficaz se contar com o pleno apoio dos dirigentes da instituio. Os dirigentes devem estar disponveis para atender s solicitaes que emanam deste setor.

bibliografia
DUARTE, Jorge (Org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mdia - Teoria e tcnica. So Paulo, Atlas, 2002. FENAJ. Manual Nacional de Assessoria de Imprensa. Rio de Janeiro: FENAJ, 1994, 2a edio. KOPPLIN, E., FERRARETO, L. Assessoria de Imprensa: teoria e prtica. Porto Alegre: Sagra CD Luzzatto, 1993. TORQUATO DO RGO, Francisco Gaudncio. Jornalismo Empresarial. Teoria e prtica. So Paulo, Summus, 1984.

Anda mungkin juga menyukai