Anda di halaman 1dari 22

ATOS DOS APSTOLOS

O AVANO DO EVANGELHO

Prof Alexandre Ramiro Pinto Classe Bblia em Um ano Turma 2012 PIBPENHA SO PAULO

OS PAIS DA IGREJA

Data: Primeiro Sculo (30 100) Objetivo: Exortar e edificar a Igreja. No Ocidente: Clemente de Roma. No Oriente: Incio, Policarpo, Barnab, Papias, Hermas e Didaqu. Data: Segundo Sculo (120 220) Objetivo: Defender o Cristianismo. No Ocidente: Tertuliano. No Oriente: Justino, Taciano, Tefilo, Aristides e Atengoras. Data: Terceiro Sculo (180 250) Objetivo: Lutar contra as falsas doutrinas. No Ocidente: Irineu, Tertuliano e Cipriano. No Oriente: Panteno, Clemente, Orgenes e Hiplito. Data: Quarto Sculo (325 460) Objetivo: Aplicar mtodos cientficos na interpretao bblica. No Ocidente: Jernimo, Ambrsio e Agostinho. No Oriente: Crisstomo e Teodoro. Na Alexandria: Atansio, Baslio de Cesaria e Cirilo.

As lideranas vo adulterando o evangelho por interesses pessoais e polticos


Ano 197 Tertuliano um dos "pais" da Igreja introduz a pratica do sinal da cruz na testa. Ano 270 - Origem da vida monstica no Egito Ano 310 Algumas Igrejas rezam pelos mortos Ano 314 Silvestre I, bispo em Roma, e o imperador Constantino estabelecem o cristianismo como uma religio oficial do Imprio Romano, o dito de Milo. Ano 320 - Uso de velas. Ano 394 O culto (espontneo) passou a ser a missa (com rituais) Ano 416 Incio do batismo de recm nascidos (sem serem batizadas morreriam pagos e iam pro limbo). Ano 431 Institudo o culto a Maria. Maria proclamada Me de Deus. Conclio de feso.
3 Datas de referncia, aproximadas

Ano 325 O imperador Constantino: 1 conclio em Nicia Mandou matar seu filho Crispo e sufocar sua mulher Fausta numa sauna, mandou matar o cunhado, e outros crimes polticos para "proteger-se dentro de casa", como dizia... Certo dia, quando estava entrando no templo de Jpiter para oferecer sacrifcios e purificar-se, o grande sacerdote barrou-lhe o caminho dizendo que os deuses no o perdoavam... Algum lhe fez observar que o batismo cristo perdoa todos os crimes cometidos anteriormente. Anteriormente? Sim, anteriormente! Foi assim que Constantino resolveu adiar o batismo para o ltimo dia de sua vida, j que outros homicdios polticos estavam previstos... Constantino teve uma viso quando olhava para o por do sol. As letras gregas XP (Chi-Rho, as primeiras duas letras de , "Cristo") entrelaadas com uma cruz apareceram-lhe enfeitando o sol, juntamente com a inscrio "In Hoc Signo Vinces" latim - "Sob este signo vencers".
4

Lactncio, cristo e conselheiro de Constantino, interpretoulhe que era um sinal de Jesus, que Constantino era o escolhido, o Imperador que, pela espada, imporia o Reino de Deus. Entendeu que unindo o poder temporal do Imprio Romano ao poder espiritual do Cristianismo o mundo seria conquistado. O imprio de Constantino no teria fim, o que se tornou realidade/engano pelo fato da Igreja Catlica Apostlica Romana ser a Roma de Constantino viva at os dias de hoje... Props esta unio aos cristos no conclio de Nicia com representantes das igrejas. Nem todos foram, entre eles os anabatistas, mas a aliana foi consumada. A partir da cristos errados perseguem os cristos fiis. Esta perseguio aos anabatistas durou mais de mil e trezentos anos, vindo a terminar aps a Reforma no sculo XVII.
5

503 Decretado o Purgatrio. 554 Convencionou-se 25/12 o nascimento de Cristo:natal cristo. 600 Gregrio, o Grande, torna-se o primeiro Papa oficialmente aceito (e sua infalibilidade). Considera-se a instituio oficial da Igreja Catlica. 787 Instituio da venerao da cruz, de imagens e relquias no II Conclio de Nicia. 850 Conclio de Paiva institui o rosrio, a coroa da virgem Maria, a gua benta e a doutrina da transubstanciao 880 Incio da canonizao dos santos. 6 1073 Gregrio VIII implanta a

1094 No Conclio de Clermont cria as indulgncias (venda da salvao). 1096 - A primeira cruzada; em 1099, Jerusalm conquistada. 1100 Institui-se o pagamento pelas missas e pelo culto aos santos. Introduzido o Rosrio, ou o tero de orao, copiado dos Hindus e Muulmanos. 1184 A Santa Inquisio estabelecida no Conclio de Verona. 1215 - A confisso dos pecados ao padre, uma vez ao ano, foi instituda pelo Papa Inocncio III, no Conselho de Lateran. O Evangelho nos ordena que confessemos nossos pecados diretamente a Deus. (Sl 51: -10; Lc 7:48; 15:21; I Jo 1:8-9). 7 1229 A Igreja Catlica probe aos leigos a leitura da Bblia.

Martinho Lutero

1517 - O telogo alemo Martinho Lutero, da ordem dos Agostinianos, contestou a venda de indulgncias com suas 95 teses defende que o homem somente se salva pela f. Foi excomungado e funda a Igreja Luterana. Lutero no queria romper, ele queria reformar a Igreja Catlica No reconhece a autoridade papal, nega o culto aos santos e acaba com a confisso obrigatria e o celibato. Mantm os sacramentos (ordenanas institudas diretamente por Cristo?) do batismo infantil e da ceia. As diferenas doutrinais entre os dois do origem aos luteranos e aos calvinistas. A Reforma abole a hierarquia e institui os pastores como ministros das igrejas. As mulheres tm acesso ao ministrio e os pastores podem se 8 casar.

Lutero era contra a revolta camponesa iniciada em 1524 pelos anabatistas contra a nobreza imperial, pois propunham uma sociedade sem diferenas entre ricos e pobres e sem propriedade privada. Lutero por sua vez defendia que a existncia de "senhores e servos" era vontade divina. Aps a Guerra dos Camponeses os anabatistas continuaram sendo perseguidos e executados em pases protestantes, aproximadamente 100.000 anabatistas morreram nos dez anos que se seguiram. Tornou antissemita em seus ltimos anos

5 - O PROTESTO: A REFORMA

10

OS ANABATISTAS

O 1 uso do termo Anabatistas ocorreu aps o 2 Conclio de Catargo, 225 d.C. Neste conclio 87 Bispos sob a direo de Cipriano de Catargo decidiram rebatizar os fiis das igrejas Os Anabatistas liderados por Georg Blaurock, Conrad Grebel e Flix Manz ansiavam por uma Reforma Protestante mais radical 1 Igreja fundada em 21 de janeiro de 1525 em Zollikon, subrbio de Zurique, Sua Depois de serem massacrados na Guerra dos camponeses, sobreviveram na sua forma pacfica, como a igreja Mennonita 23 Abril de 1529 Foi ordenado a morte de todos os rebatizados ou rebatizadores Anabatistas, por fogo, espada ou outros meios Principais remanescentes Anabatistas: hutterites, mennonitas, amishes Influenciaram outras denominaes: Quakers, 11 Dunkers, Congregao Crist, Baptistas

A queima do sc. XVI do holands Anabatista Anneken Hendriks, que foi acusado pela inquisio espanhola de heresia.

DIFERENAS ATUAIS ENTRE: ANABATISTAS (ex.: menonitas) E BATISTAS

Os anabatistas normalmente praticam o Batismo adulto por asperso e no por imerso como os batistas; Os anabatistas so pacifistas extremos e se recusam a jurar; Os anabatistas creem em uma doutrina semi-nestoriana sobre a Natureza de Cristo, que no recebeu nenhuma parte humana de Maria; Os anabatistas enfatizam a vida comunal enquanto os batistas a liberdade individual; Os anabatistas recusam a participar do Estado, enquanto os batistas podem ser funcionrios pblicos, prestar servio militar, possuir cargos polticos; Os anabatistas crem em um estado de sono da alma" entre a morte e a ressureio.
12

1791 Pr. Willian Carey criou a sociedade de Misses Estrangeiras 1812 As Igrejas Congregracionais Americanas enviaram Adoniram e Ana Judson foram enviados para Calcut, ndia. O casal encontrou-se com o Pr. Carey e aceitaram a doutrina da imerso e foram batizados. Outro Missionrio Congregacional Luther Rice tornou-se batista Os Judsons permaneram na Birmnia e os Rices voltaram para os Estados Unidos para mobilizar os batistas para a obra missionria 1814 Fundada Conveno Geral Batista para Misses no Estrangeiro, Filadlfia Estados Unidos (Amrica Latina, frica, sia e Europa) 1865 Por fora da Guerra Cvel Americana, confederados do Sul dos Estados Unidos (maioria Batistas) comearam buscas terras com potencial agrnomo. 1867 50.000 estadunidenses desembarcaram nos portos brasileiros. Terra vasta, frtil e barata. Foram para Santa Brbara dOeste. 13

EXPANSO MUNDIAL

ORIGEM DOS BATISTAS


Histria academicamente aceita sobre a origem dos Batistas a sua incepo como um grupo de dissidentes ingleses no sc. XVII. 1609 1 IB Amsterd, John Smyth e Thomas Helwys. 1612 1 IB Spitalfields - Londres, Thomas Helwys 1639 1 IB Providence USA, Roger Willians 1644 1 Confisso de Londres expresso formal da sua f, defende o imercismo 1648 1 IB Newport USA, John Clark IB Londres, 1638. Nos USA os Batistas cresceram OBS.: 1624 As cinco Conveno Batista principalmente no Sul, Igrejas Batista existentes em Londres publicaram um antema contra do Sul, 15 milhes de membros. as doutrinas Anabatistas, tambm os Anabatistas modernos rejeitam ser denominados 14 Batistas e h pouca relao entre os dois grupos.

OS BATISTAS BRASILEIROS

1859 1 Missionrio Americano no Brasil Thomas Jefferson Bowen 1861 Envio do 1 missionrio americano, Pr. Bowen, junta Richmond 1867 Chegada dos missionrios Pr. Richard Raticliff e Eunice Providence Raticliff 1871 1 IB no Brasil - Santa Brbara, SP, Pr. Richard Raticliff 1879 2 IB no Brasil - 1 IB da Estao, Pr. Elias Hoton Quilin 1881 Chegam missionrios Americanos, Pr. Willian Buck Bagby e a esposa Prof Anne Luther Bagby, chegam ao Rio de Janeiro e da para Santa Brbara.

15

1 IB Santa Brbara dOeste

OS BATISTAS BRASILEIROS

1880 Consagrao do 1 brasileiro ao ministrio Pastoral, o ex padre Antnio Teixeira de Albuquerque 15/10/1882 Fundada 1 IB em Salvador, Pr. Albuquerque. 24/08/1884 1 IB no Rio de Janeiro, fundador Pr. Willian B. Bugby. 17/05/1885 1 IB de Macei, Pr. Albuquerque 04/04/1886 1 IB do Recife, Pr. Taylor. 1894 Jornal As Boas Novas, Pr. Salomo Ginsburg (Salvador e Campos) 1896 1 Jornal Batista Brasileiro Echo da Verdade Pr. Zacarias Taylor 1897 1 IB do Par 1900 1 IB de Manaus 1902 1 Seminrio Batista em Recife (seminrio do Norte), por Salomo Ginsburg 1902 Colgio Progresso Brasileiro em So Paulo, Anna Bagby 1906 Colgio Americano Gilreth em Recife, Anna Bagby 1924 Cantor Cristo, j havia coletnea Salmos e Hinos dos Congregacionais
16

CONVENO BATISTA BRASILEIRA

O Pr. Salomo Ginsburg foi o primeiro a se mobiliazar para efetivao de um organismo de mbito nacional cooperativo, face a necessidade de unir esforos e pensamentos da liderana da poca. 1894 Salomo Ginsburg pai da Conveno Batista Brasileira. Tambm foi o idealizador de muitas outras iniciativas batistas brasileiras, como o Cantor Cristo (1924), seminrio Teolgico do Norte, o jornal as Boas Novas. 1907 Organizada a Conveno Batista Brasileira, Bahia. Comisso Organizadora Pr. Gingburg, Pr. Bagby e Pr. Taylor. Foram tomadas as seguintes decises:

O pacto das igrejas Batistas; A declarao doutrintia da Conveo Batista Brasileira; Os princpios Batistas; A filosofia da Conveno Batista Brasileira.

17

14/02/1932 Organizao, 30 irmos vindos da PIB Brs, Evangelista Ernesto Ferreira de Souza, End.: Estrada de So Miguel, 119. 15/10/1978 Cultos R. Caquito, 222. 2007 Organizou 12 igrejas, 75 anos. 3 Frentes missionrias Presidente: Pr. Hlio Schwartz Lima Msica: rgel Rusi Lota Visitao: Antnio da Lapa dos Santos Educao Religiosa: Elana Costa Ramiro Pq. Gp, Jov. e Ado: Pr. Eliezer Victor P. Ramos 30/10/2011 - 1802 membros
18

CONCLUSO
1871
1 Missionrio Richard Raticliff 1 IB Santa Brbara dOeste Pregao em Ingls

1882
1 Igreja Casal Bagby, Casal Taylor e Pr. AT Albuquerque 1 IB Salvador

1896
8 Igrejas 2 Pastores Batistas 312 membros nas igrejas Batistas

2010
7800 Igrejas 9000 Pastores 1.360.000 membros Batistas do Brasil

Temos de participar da expanso do reino de Deus: testemunhando, pregando,... , e enviando missionrios onde a Igreja no est presente. DEIXO ALGUMAS PERGUNTAS: O que voc tem feito para O Reino de Deus? Qual a sua causa Transcendente?

Como voc ser lembrado aps sua morte.

19

REFLEXO

Esses homens e mulheres deixaram seus nomes escritos na histria da expanso do Evangelho. Meu desafio para nossas vidas :

O que voc tem feito para O Reino de Deus? Qual a sua causa Transcendente? Como voc ser lembrado aps sua morte.

20

Toda a Bblia em um ano: Mateus a Filipenses; Dusilek, Darci; 8 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2009 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 MacDonald, Willian, Comentrio Bblico Popular, So Paulo, Ed. Mundo Cristo, 1 edio, 2008 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 http://solascripturatt.cjb.net/ EclesiologiaEBatistas Igreja Batista do Morumbi: Viso Panormica dos Evangelhos 2003 BARBOSA, CAS. AMARAL, OA. Livro de Ouro da CBB Epopia da F, lutas e vitrias. Rio de Janeiro, JUERP, 2007. http:/leiturasdahistoria.uol.com.br/eslh/edicoes/49/artigo255398-4.asp http:/pt.wikipedia.org/wiki/igreja_batista http:/pt.wikipedia.org/wiki/anabatista
http:/pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A3o_Batista_Brasileira

http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=19&Itemid=12

21

... e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra. at 1.8
22

Anda mungkin juga menyukai