Anda di halaman 1dari 14

I - Materiais Plsticos

Processos de moldagem

Termoformagem

Introduo

Processo no qual chapas geralmente extrusadas so moldadas (podem ser usadas chapas laminadas, calandradas ou filmes ).

Princpio bsico : Chapa plstica aquecida

Forada contra um molde Resfriada

http://www.solvayindupa.com/processosdetra nsformacao/processingmethod/0,,12538-50,00.htm

Introduo

Ao contrrio dos outros processos de moldagem o material no fundido. Assim, o tempo de resfriamento geralmente curto tempo de moldagem curto tambm.

Aplicaes tpicas:

Embalagens de ovos Bandejas Gabinetes internos de refrigeradores Embalagens do tipo blister Copos descartveis Embalagens de flores

www.embanews.com

Processo Vacuum forming


Tcnica mais simples e mais utilizada. A chapa presa e aquecida quando ela comea a ceder ( sag point) transferida para o molde. O molde pode ser do tipo fmea ou macho. O vcuo aplicado imediatamente e o material plstico estirado sobre o molde. O vcuo permanece enquanto o material resfria e toma o formato da cavidade do molde.

Quando a chapa cede ocorre um estiramento no local onde a mesma segura o que provoca um afinamento nesta regio. A espessura definida no momento em que a chapa toca no molde e feito o vcuo.

Processo Vacuum forming

Algum estiramento adicional pode ocorrer na parte que ainda no tocou no molde, assim geralmente as reas mais finas situam-se nos cantos. Ou seja nas reas onde o material percorre maiores distncias a espessura ser um pouco menor. Esta tcnica utilizada quando as partes externas necessitam de detalhes ou tolerncias mais rgidas.

Processo

Processo Presso mecnica

O material forado mecnicamente sobre o molde com o auxlio de um pino ( plug) que pode ser metlico, de madeira ou de material termorrgido.

O vcuo realizado completa este processo. Pode ser utilizada tambm presso positiva de ar.
Vantagem : maior uniformidade na espessura especialmente para copos ou caixas. Neste processo a chapa cede pouco. Assim que o pino toca o material ,nos pontos de contato, a espessura j definida. Pode-se ento dar o formato desejado ao pino para compensar diferenas na espessura.

http://plastics.turkavkaz.ru/processes/thermoforming/plug-assist-forming/

Processo

http://www.thermoformingdivision.com/movie s/index.htm

Vantagens

Baixo custo do maquinrio e dos moldes Baixas temperaturas e presses envolvidas

Facilidade de moldar peas grandes


Ciclos rpidos de moldagem

Desvantagens:

Alto custo da matria-prima (chapas) Alto ndice de rebarbas (scraps) Limitao no formato das peas Variaes na espessura de parede comum a presena de tenses internas Apenas um lado ou parte da pea definido pelo molde

Anda mungkin juga menyukai