Anda di halaman 1dari 40

O que Sustentabilidade?

? Sustentabilidade se define como um princpio de uma sociedade que mantm as caractersticas necessrias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente prspero por um perodo de tempo longo e indefinido. uma maneira inteligente de ver e agir no mundo!

Recursos Recursos

renovveis: madeira, gua, papel, etc. no-renovveis: petrleo, metais, carvo, etc.

Sustentabilidade empresarial e profissional


- Para as empresas, sustentabilidade significa a continuidade dos negcios e por consequncia, dos empregos. Todos os funcionrios, fornecedores e compradores exercem um papel importante neste processo. - Os funcionrios alm de cumprir com excelncia sua funo para conquistar a fidelizao do cliente, so responsveis por evitar as perdas e prejuzos que podem ocorrer nas operaes do dia a dia. Alm disso, ser sustentvel significa ter uma atitude responsvel em relao a sua carreira, definindo objetivos de crescimento e correndo atrs deles. - Faa tudo bem feito e valorize seu trabalho, estude e se prepare para assumir novos desafios. Preste ateno s oportunidades que a empresa oferece.

Um dia refletindo, verifiquei que todos ns podemos, sim, contribuir com pequenas aes, mas que somadas podem gerar grandes aes, para melhorar a nossa qualidade de vida atual, possibilitando a sustentabilidade das geraes futuras.
s vezes pensamos: Ser que as nossas aes cotidianas contribuem para a Sustentabilidade do Planeta? Ouvimos falar da necessidade de grandes aes. Mas afinal de contas, isto funo do poder pblico, dos governantes. Ser que somente deles?

Ser que o crescimento econmico capaz de gerar qualidade de vida para todos em equilbrio com a natureza?

Por isso dizemos que tudo est interligado e devemos comear a enxergar isso como um outro olhar, o olhar da sustentabilidade, e ao descobrirmos esse olhar devemos tomar uma atitude e desenvolver novas rotinas.

"O desenvolvimento sustentvel aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas prprias necessidades". (extrado do relatrio "Nosso Futuro Comum", 1987)

Situao Atual do Meio e Previses


2,5% da gua total prpria para o consumo; Projees da ONU para 2025; At 2025: consumo de energia eltrica dobrado; Sustentabilidade Seminrio Interno 2009/1 Crescimento de 70% das emisses de gases causadores do efeito estufa entre 1970 e 2004.

1. GUA: - Suprimento para consumo humano - Qualidade - Contaminao dos oceanos

2. AR: - Poluio - Efeito estufa/Aquecimento Global Reduo da camada de oznio

3. BIODIVERSIDADE: - Devastao dos recursos florestais - Extino das espcies

4. ENERGIA: - Reduo do uso de energia por fontes no renovveis; - Reduo do consumo de energia hidreltrica; - Desenvolvimento de fontes alternativas de gerao.

5. RESDUOS: - Disposio inadequada - Gerao Acelerada - Esgotamento da capacidade dos aterros

Quem for capaz de resolver os problemas relacionados a gua, ser merecedor de dois prmios Nobel: um pela Paz, e outro pela Cincia.'' John F. Kennedy

Telhado verde Soluo ecosustentvel


Aliando paisagismo reduo das temperaturas internas das edificaes, os green roofs - tambm conhecidos como telhados vivos podem ajudar a controlar o efeito estufa, melhorar a qualidade do ar por meio da fotossntese, reduzir o escoamento de guas pluviais para as vias pblicas e atenuar efeitos dos bolses de calor das metrpoles.

Reciclagem
Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliz-los no ciclo de produo de onde saram. A reciclagem de materiais muito importante, tanto para diminuir o acmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extrao inesgotvel de recursos.

Tempo de absoro de algumas substncias pelo meio-ambiente:


Papel: de 2 a 4 semanas Palitos de fsforos: 6 meses Papel plastificado: de 1 a 5 anos Chicletes: 5 anos Latas: 10 anos Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos Couro: 30 anos Embalagens de plstico: de 30 a 40 anos Cordas de nilon: de 30 a 40 anos Latas de alumnio: de 80 a 100 anos Tecidos: de 100 a 400 anos Vidros: 4.000 anos Pneus: indefinido Garrafas PET: indefinido

Lixo especial para PAPEL


- Lixo especial de papel para cada estao de trabalho; - Separe o papel sulfite branco de outros papeis (jornal, revista, etc.). Voc pode picar o papel, no amasse as folhas e deposite papeis secos e limpos; - Jogue seu lixo no lugar certo e ajude a cuidar do meio ambiente!

Reduo do uso de copo descartvel

- Ao Invs de copos de plstico deveriam ser distribudas canecas de cermica branca com: - O intuito da diminuio do uso dos copos de plstico! Use sua caneca e deixe os copos para as visitas!

Envelope Vai e Vem

- Pensando na reduo do uso dos envelopes de papel implantamos os envelopes Vai e Vem. - Cuidados: No grampear; No colar O lacre suficiente para proteger seu documento!

Campanha Use as escadas

Vdeo

Plante esta idia


- Incentivar a adotar uma planta e mant-la.

Plante uma rvore no seu jardim, quintal ou local prximo de sua casa assim voc colabora para a absoro de at 1 tonelada de CO2 durante a vida e oferece abrigo para os pssaros; Reduza o nmero de copos Plsticos utilizados, por meio de Canecas Ecolgicas;

Algumas Dicas de Sustentabilidade para seu Cotidiano e Vida:


Converse com seus familiares e amigos sobre a importncia das aes sustentveis, como podemos ajudar o mundo, tente conscientizar das pequenas e imprescindveis medidas que devem ser tomadas rumo a Sustentabilidade; Conscientize seus filhos sobre os problemas da Terra, como o Aquecimento Global, Desmatamento, Poluio, pois ele j vai crescer com a meta de ser sustentvel; Crie Tarefas Domsticas, como Apagar as luzes acessas sem necessidade, separar o lixo para reciclagem, no gastar gua toa; Adote os 3 Rs Reduza, Reutilize e Recicle;

Restos de Alimento que voc despeja na lixeira so bons fertilizantes - adubo - orgnicos. Coloque-os em vasos, assim voc ajuda a deixar as plantas mais fortes; Faa reviso regularmente em seu carro, troque leo nos prazos indicados e verifique os filtros. Dessa forma economiza-se combustvel e despeja-se menos CO2 na atmosfera; Escolha produtos de madeira de Reflorestamento;

Sabemos que...
- So consumidos anualmente entre 500 bilhes e um trilho de sacos plsticos em todo o mundo. - Menos de 1% dos sacos reciclado. mais caro reciclar um saco do que produzir um novo. - Um estudo demonstrou que as embarcaes transocenicas lanam aproximadamente 4 milhes de kg de plstico no mar por ano. - Os saquinhos plsticos fotodegradam-se: com o passar do tempo decompe-se em petropolmeros menores e mais txicos. - Como consequncia, partculas microscpicas podem entrar na cadeia alimentar. - Cerca de 200 diferentes espcies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plsticos.

O que podemos fazer?

Se usamos uma sacola reutilizvel, podemos economizar seis saquinhos plsticos por semana. Ou seja, 24 sacos por ms. Ou seja, 288 sacos por ano. Ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas um de cada cinco pessoas neste pas fizesse isso, economizaramos 1.330.560.000.000 sacos plsticos durante as nossas vidas.

Use Sacola de Tecido, ecolgicas e durveis;

Pano,

Lona

que

so

DESIGN

Eco-Design

Produtos feitos para durar mais; Produtos que permitem upgrades; Produtos com baixo uso de matrias primas e energia; Produtos com baixo nvel de gerao de resduos; Produtos no contendo materiais txicos ou nocivos sade humana ou ao meio ambiente (fauna, flora, ecossistemas, etc.);

Produtos reciclveis ou com morte digna, sem deixar passivos.

PRATICAR A SUSTENTABILIDADE O MTODO REPENSAR


Reduzir o consumo de recursos naturais e energia; Eliminar substncias txicas e persistentes; Propagar o conceito de sustentabilidade; Empregar energia limpa; Notar a importncia das pessoas; Substituir materiais virgens por materiais reciclados; Abolir o envio de resduos para destinao final; Reutilizar e remanufaturar materiais, produtos e
equipamentos.

Anda mungkin juga menyukai