Anda di halaman 1dari 39

Economia

Prof PhD Marcos Crivelaro


IFSP Aula 1

Introduo
Na verdade, o que se demanda (e o que vamos tentar ofertar aqui) quase impossvel: tornar Economia uma cincia fcil, agradvel e operativa. Nossa primeira dificuldade estrutural diz respeito s paixes humanas: difcil encontrar pessoas igualmente apaixonadas por Matemtica (o reino do atemporal e do estritamente lgico) e por Histria (onde tudo acontecimento, tudo nico, e nenhuma explicao parece suficiente). Mas impossvel realmente entender Economia sem amar (ou, pelo menos, sem estar disposto a sofrer com) estas duas cincias irms.

Introduo
O leitor que se aventurar pelas pginas seguintes vai ter de conviver com a dor e o prazer proporcionados pelo esforo de realmente entender os modelos matemticos da Primeira Parte e de acompanhar os (por vezes tortuosos) raciocnios dialticos necessrios apreenso do sentido do desenvolvimento capitalista brasileiro, objeto da Segunda Parte. Igualmente complexa a tarefa de convencer a um leitor que s quer a Economia como instrumento prtico de que necessrio, no s se debruar sobre modelos matemticos, ou rever (com novos olhos) a nossa Histria, como, igualmente bem, ter um domnio mnimo (mas no nfimo) sobre as distintas interpretaes.

PARTE I TEORIA ECONMICA


I.1 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA Captulo 1 A Cincia Econmica: seu(s) objeto(s), mtodo(s) e paradigmas
O verdadeiro e o falso pertencem aos pensamentos determinados que, privados de movimento, valem como essncias prprias que permanecem cada uma no seu lugar, isoladas e fixas, sem se comunicar uma com a outra. ... Assim como no h um mal, assim tambm no h um falso. G.W.F. Hegel, A fenomenologia do esprito

1.1 INTRODUO
Pelo menos nove entre dez textos de Introduo Economia iniciam pela apresentao do objeto e do mtodo desta Cincia. E oito entre dez os apresentam como se no houvesse qualquer polmica acerca da caracterizao destes temas. Via de regra, o objeto da Economia apresentado da seguinte forma: A Economia estuda o comportamento de agentes racionais na locao de recursos escassos entre fins alternativos. Ou, de forma mais clara e detalhada: A Economia estuda a alocao de recursos escassos (dinheiro, capacidade de trabalho, energia, etc.) entre fins alternativos (lazer, segurana, sucesso, etc.) por parte dos proprietrios de recursos que buscam obter o mximo benefcio por unidade de dispndio.

1.1 INTRODUO
O termo-chave desta definio do objeto da Economia agente racional. Ele est no centro da primeira verso da definio acima. Mas ele s no est explicitado na segunda verso porque a ele desdobrado e explicado: racional o agente que busca obter o mximo benefcio por unidade de dispndio de seus recursos escassos. Vale dizer: racionalizao e maximizao de benefcio por unidade de dispndio so sinnimos. O comportamento do homem racional-maximizador , em sntese, o objeto econmico.

1.1 INTRODUO
Desde logo, ningum age o tempo todo de forma racional. Inmeras vezes, agimos por impulso, sem medir as consequncias de nossos atos. Outras tantas vezes, agimos por mero hbito, por condicionamento social, porque assim que sempre se fez. E, normalmente, mesmo quando procuramos ser racionais, no deixamos de ser influenciados pela cultura e por nossas pulses (tantas vezes, inconscientes avessas racionalizao. Vale dizer: no agimos, normalmente, como puros agentes maximizadores. De forma que o homem econmico racional tem que ser tomado como uma construo ideal, e no como uma representao realista da ao humana.

1.1 INTRODUO
, tambm, uma Cincia qual esto fechadas as possibilidades de experimentos laboratoriais. Mesmo quando distintos gestores pblicos ou privados replicam polticas econmicas essencialmente iguais, no se pode pretender que se esteja refazendo uma experincia em condies equivalentes. diferena da replicagem laboratorial onde todas as condies relevantes so postas sob controle a replicagem de polticas econmicas se faz em tempos distintos: sob outras condies polticas, tecnolgicas, competitivas, de integrao internacional, etc. e/ou em mercados e/ou territrios e/ou naes distintos com histrias, valores, padres organizacionais, etc. distintos.

1.1.1.O que Economia?


Princpio da escassez: desejos humanos ilimitados X recursos e bens limitados
O princpio da escassez o fundamento da Cincia Econmica. Provavelmente, os problemas econmicos no existiriam, se os recursos no fossem escassos, mediante os desejos ilimitadas dos indivduos.
As pessoas consumiriam maior quantidade de bens se pudessem obt-los gratuitamente. Isso porque nossos desejos materiais so virtualmente ilimitados, ao passo que os recursos econmicos para satisfaz-los so limitados (escassos). Por isso, nos preocupamos em como utilizar de forma mais racional estes recursos, de maneira que possamos atender as nossas necessidades.

1.1.2. Cincia Econmica


A Cincia Econmica tem como objetivo estudar a forma como os homens decidem empregar recursos produtivos escassos, que podem ter aplicaes alternativas, para produzir diversas mercadorias, ao longo do tempo, distribu-las para consumo, agora e no futuro, por pessoas e grupos da sociedade. (Paul Samuelson, 1972)

Em sntese: a Economia o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maioria das sociedades os recursos no so alocados por um nico planejador central, mas pela ao combinada de milhes de famlias, empresas e governos.

1.1.2. Cincia Econmica


Cincia Econmica e Ideologia - Existem vrias correntes econmicas que se apiam em proposies metodolgicas e em fundamentos convergentes ou conflitantes entre si. Isso ocorre pelo fato de que a Economia no desligada da concepo de mundo (ideologia) do investigador (cientista), cujos interesses e valores interferem, conscientemente ou no, em seu trabalho cientfico.
A Economia ela mantm permanente dilogo com outras reas do conhecimento.
Economia e Histria A pesquisa histrica facilita a compreenso

da realidade econmica e contribui no exerccio da previso econmica. J os fatos econmicos podem afetar os rumos da histria. Ex. A Quebra da bolsa de Nova York em 1929 alterou profundamente a trajetria histrica de vrios pases.

1.1.2. Cincia Econmica


Economia, Matemtica e Estatstica A Matemtica e a Estatstica surgem como ferramentas para estabelecer relaes entre as diversas variveis econmicas existentes. Elas permitem anlises econmicas na forma de modelos analticos, bem como tornam possvel descrever de forma sinttica importantes conceitos e relaes de Economia. Economia e Poltica So reas extremamente relacionadas. A poltica estabelece as instituies sobre as quais se desenvolvero as atividades econmicas. Por outro lado, o poder econmico pode, em alguns casos, subordinar a estrutura poltica. Ex. a poltica do caf com leite no Brasil (antes de 1930). Economia e Geografia A Geografia nos permite avaliar importantes fatores anlise econmica, tais como as condies geoeconmicas dos mercados, a concentrao espacial das atividades econmicas, e a localizao das empresas.

1.1.2. Cincia Econmica


A Economia, como outros campos da cincia, estudada em vrios nveis, dividindo-se em dois ramos principais: a Microeconomia e a Macroeconomia. A Microeconomia trata do comportamento das unidades econmicas individuais, como trabalhadores, famlias, investidores, proprietrios de terras, empresas e quaisquer indivduos ou entidades que desempenhem um papel no funcionamento de nossa economia. Explica como e porque essas unidades econmicas tomam decises, e de que maneira interagem em mercados especficos. A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo. Trata da produo total de bens e servios, do crescimento do produto, das taxas de inflao e do desemprego, do balano de pagamentos, das taxas de cmbio, do oramento do governo e das taxas de juros. Estuda as principais variveis econmicas e com os problemas do dia-a-dia.

1.1.3. Mercado
O conjunto de vendedores e compradores que interagem entre si, resultando na possibilidade de trocas, constitui um Mercado. Ex. unidades produtoras (empresas) e unidades consumidoras (famlias). A extenso de um mercado determinada tanto geograficamente quanto em termos de faixas de produtos que nele esto inseridos. Mercado competitivo (em concorrncia perfeita): possui muitos vendedores e compradores, de modo que nenhum comprador ou vendedor individualmente consiga exercer um impacto significativo sobre os preos. Nesse mercado, pressupe-se que os bens e servios ofertados sejam todos iguais (qualidade, marca, rtulo, etc.). No h barreiras de acesso para esse mercado aos novos empresrios. A interao entre Demanda e Oferta que estudaremos a seguir ilustra o Fonte: MANKIW (2002). funcionamento de um mercado competitivo.

1.1.3. Mercado
Mercado no competitivo: pode ou no possuir muitos produtores, porm determinadas empresas exercem grande influncia sobre o preo do produto. Podem surgir Monoplios (uma empresa a nica vendedora de um produto sem substitutos prximos) ou Oligoplios (poucos produtores oferecem produtos idnticos ou muito similares, com baixa competio de preos entre si). Ex. TV a cabo e produo de petrleo no Oriente Mdio.

Fonte: MANKIW (2002). Fonte: MANKIW (2002); NELLIS e PARKER (2003); e OSULLIVAN, SEFFRIN E NISHIJIMA (2004).

1.2. Mtodos da Economia


Mtodo da Economia pode ser apresentado a partir de seus quatro momentos fundamentais: 1) Observao e sistematizao da estrutura fundamental de um dado sistema econmico; 2) Construo dedutiva de um modelo de reproduo econmica com agentes estritamente racionais; 3) Confronto das predies do modelo original com a dinmica concreta do sistema econmico sob observao; 4) Crtica e desenvolvimento indutivo do modelo original.

1.2.1. Fase Pr-Cientfica


A fase pr-cientfica composta por trs subperodos.

A Antiguidade Grega, que se caracteriza por um forte desenvolvimento nos estudos poltico- filosficos. A Idade Mdia ou Pensamento Escolstico, repleta de doutrinas teolgico- filosficas e tentativas de moralizao das atividades econmicas. O Mercantilismo, onde houve uma expanso dos mercados consumidores e, consequentemente, do comrcio.

1.2.2. Fase Cientfica


A fase cientfica pode ser dividida em:

Fisiocracia: pregava a existncia de uma "ordem natural", onde o Estado no deveria intervir (laissez -faire, laissezpasser) nas relaes econmicas. Escola Clssica: acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), atravs do ajuste de preos ("mo- invisvel"). Pensamento Marxista: criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses" (defendida pelos clssicos), afirmando que tanto um como outro resultava na concentrao de renda e na explorao do trabalho.

1.2.2. Fase Cientfica


Apesar de fazer parte da fase cientfica, convm ressaltar que a Escola Neoclssica e o Keynesianismo, diferenciam-se dos outros perodos por elaborar princpios tericos fundamentais e revolucionar o pensamento econmico, merecendo, portanto, destaque. na Escola Neoclssica que o pensamento liberal se consolida e surge a teoria subjetiva do valor. Na Teoria Keynesiana, procura-se explicar as flutuaes de mercado e o desemprego (suas causas, sua cura e seu funcionamento).

1.2.2. Fase Cientfica


O Mercantilismo entendido como um conjunto de prticas, adotadas pelo Estado absolutista na poca moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepo predominante parte da premissa de que a riqueza da nao determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possu. Ao mesmo tempos, os governantes consideravam que a riqueza que existia no mundo era fixa, no poderia ser aumentada, portanto, para um pas enriquecer outro deveria empobrecer. Essa concepo foi responsvel pelo acirramento das disputas entre as naes. As naes europias adotaram uma poltica intervencionista, ou seja, as regras da economia eram ditadas pelo Estado, fato aparentemente lgico na poca, pois o Estado era absolutista e portanto exercia forte controle sobre a economia. O Estado passou proibir a sada de ouro e prata, como forma de manter a riqueza no pas.

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.3. A linha do tempo: Economia Mundial

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

1.2.4. A linha do tempo: Economia do Brasil

Anda mungkin juga menyukai