Anda di halaman 1dari 51

Classes de palavras

O que uma palavra? Critrio fontico = palavra como unidade acentual. mrmore, xcara, caf = OK o leite, leve-me, com prazer = um s acento, mais de uma palavra

Classes de palavras

O que uma palavra?

Critrio semntico = para uma palavra corresponde um significado?


Ex: manga uma palavra s? Ou so tantas palavras quantos forem os significados?

Classes de palavras

O que uma palavra?


Palavra e lexia Lexia uma unidade lexical memorizada. Ex: guarda-chuva uma lexia, pois no pode ser separado Ex: guarda-chuva novo novo guarda-chuva *guarda-novo-chuva

guarda-chuva uma lexia composta, porm uma s palavra, pois no pode ser separada.

Esse mesmo critrio apontaria outras palavras compostas no dicionarizadas: casa de deteno, estrada de ferro.

Classes de palavras

O que uma palavra? As formas so classificadas em livres (que podem funcionar em enunciaes isoladas: mar, sol) e presas (que s aparecem atreladas a outras formas: -s de plural como em mesas). (BLOOMFIELD, 1933) De acordo com Cmara Jr. (1970, p. 69) o vocbulo formal a unidade a que se chega, quando no possvel nova diviso em duas ou mais formas livres. Constar, portanto, de uma forma livre indivisvel (ex.: luz), de duas ou mais formas presas (ex.: im + pre +vis + vel) ou de uma forma livre e uma ou mais formas presas (ex.: in + feliz). Cmara Jr. (1970, p. 70) acrescenta a forma dependente, que no uma forma livre, porque no pode funcionar isoladamente como comunicao suficiente; mas tambm no presa, porque podem ocorrer outras formas livres entre ela a forma livre a que ela se relaciona, ou ela pode mudar de posio em relao forma livre a que est ligada.
Ex: A excelente deciso. Traga-me o seu trabalho. No me traga o seu trabalho.

Classes de palavras

Para qu classificar as palavras?


O estabelecimento de classes torna possvel fazer afirmaes relativamente simples, como os substantivos terminados em vogal aceitam a terminao -s para a expresso do plural e podem formar sozinhos um sujeito. medida que descobrimos mais caractersticas em comum nas palavras, aumenta a utilidade da classe estabelecida. Essas caractersticas morfolgicas, sintticas ou semnticas que servem para classificar as palavras se denominam traos. Portanto, uma das motivaes do estabelecimento de classes de palavra tem a ver com a economia descritiva. Tambm serve para a organizao da memria para elementos lingusticos.

Classes de palavras

Para qu classificar as palavras?


Quando descrevemos processos de formao de palavras, utilizamos fundamentalmente as classes de palavras. E isso natural, j que uma das principais funes da formao de palavras a de transpor uma palavra de uma classe para outra: derivamos verbos de adjetivos ou substantivos, adjetivos de verbos ou substantivos e substantivos de adjetivos ou verbos. [[formar]v + [o]]s [[en] + [louco]a + [ecer]]v [[amar]v + [vel]]a

Classes de palavras

Uma classificao em si no tem muito interesse; ela interessa na medida em que serve a um objetivo. Em outras palavras: os critrios de classificao possveis so infinitamente variados, e a seleo de critrios se faz em funo dos objetivos da classificao. O mesmo conjunto de elementos ser classificado diferentemente caso mudem os objetivos.

Classes de palavras

Por exemplo, opes de classificao de palavras do portugus: a) ordem alfabtica; b) nmero de letras de cada uma; c) origem.
Interessaria a: a) dicionrio, lista, tabela; b) questes de espao, por exemplo, em um outdoor; c) histria externa da lngua.

Classes de palavras

Algumas classes encontradas nas gramticas tradicionais parecem ser propostas sem a preocupao de explicitar os objetivos a que deveriam servir. Numa gramtica tradicional, h muitos tipos de classes que so teis, ao passo que outras so mais ou menos gratuitas. Por exemplo, classificar os substantivos em masculinos e femininos importante para descrever o fenmeno da concordncia nominal.

Ex:

relgio novo pulseira nova

Do contrrio teramos que listar todas as palavras que concordam com novo e todas as que concordam com nova

Classes de palavras

Por outro lado, qual a funo descritiva da classe das interjeies? http://pt.wikipedia.org/wiki/Interjei%C3%A7%C3%A3o Apesar de as interjeies no desempenharem nenhuma funo sinttica, j que no se relacionam com outras palavras, apesar de praticamente qualquer palavra e tambm locues poderem se tornar uma interjeio, esse classe parece ser universal.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Habituamo-nos a considerar as palavras do portugus como pertencentes a dez classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advrbio, preposio, conjuno, interjeio. A princpio se imaginava que esse inventrio das classes de palavras fosse universal, que apareceriam nas descries de toda e qualquer lngua. Porm, a distino de classes de palavras obedece a critrios particulares a cada lngua.

Classes de palavras
Como classificar? Nem sempre essas dez classes podem ser detectadas numa lngua. No latim, por exemplo, no havia nada semelhante aos artigos do portugus. Mensae
mesa-NOM-PL

discipularum
aluna-GEN-PL

parvae
pequena-NOM-PL

sunt
so

As mesas das alunas so pequenas. As classes de palavras melhores candidatas universalidade talvez sejam o substantivo e o verbo.

Classes de palavras
Como classificar? Adjetivos tambm no constituem uma classe em todas as lnguas, e o mesmo acontece com advrbios. O que no significa que em qualquer dessas lnguas no se possam exprimir os significados que, em portugus, expressaramos por meio dessas classes. Ex: hassa (lngua afro-asitica falada principalmente na Nigria)

mutum mai pessoa tendo (posse) pessoa inteligente

hankali inteligncia

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio semntico Quando usamos o tipo de significado como base para a atribuio de palavras a classes. O substantivo, por exemplo, definido, nas gramticas escolares, como a palavra com que designamos os seres (critrio semntico). O adjetivo leva em considerao principalmente o critrio semntico, porm tambm precisa do critrio sinttico, uma vez que ele se relaciona sintaticamente com o substantivo.

Ex:

livro (caro, barato, importado, velho, novo...)

uma funo semntica pois permite uma grande variedade de especificaes ao substantivo. Mas tambm existe uma funo sinttica, pois o uso do adjetivo est diretamente relacionado com o substantivo.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio semntico O verbo tradicionalmente definido, pelo critrio semntico, como a palavra que exprime aes, estados ou fenmenos. Porm, esse critrio somente no suficiente para a classificao de uma palavra como sendo um verbo, j que tambm existem substantivos e adjetivos que expressam aes, estados ou fenmenos. Ex: o canto, a ajuda, a grvida, aflio...

No caso do verbo, tambm preciso levar em conta os critrios morfolgico e sinttico.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio semntico Portanto, o critrio semntico fundamental para a definio das classes de palavras, mas no suficiente, j que noes equivalentes podem ser expressas por mais de uma das classes estabelecidas (substantivos e adjetivos expressando aes; qualidades sendo expressas por substantivos).

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio morfolgico De acordo com esse critrio, a atribuio de palavras a diferentes classes feita com base em categorias gramaticais e suas manifestaes na flexo e nos mecanismos de concordncia. Por esse critrio, o substantivo definido como a palavra que apresenta as categorias de gnero e nmero, com as flexes correspondentes. Porm, o adjetivo tambm apresenta essas categorias. Como ele se diferencia do substantivo nesse aspecto? O gnero e nmero dos substantivos so categorias imanentes; j em relao aos adjetivos, essas categorias dependem dos substantivos que eles se referem.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio morfolgico No portugus, a classe dos verbos a mais privilegiada no que diz respeito a uma definio pelo critrio morfolgico, j que possui uma flexo rica e bastante particular. Muitas vezes o verbo definido como a palavras que apresenta as categorias de tempo, modo, aspecto, nmero e pessoa.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio sinttico a atribuio de palavras a classes segundo propriedades distribucionais (em que posies estruturais as palavras podem ocorrer) e/ou funcionais (que funes podem exercer na estrutura sinttica). Por exemplo, afirma-se que o substantivo a palavra que pode exercer as funes de ncleo do sujeito, objeto e agente da passiva. Ex: Meu filho chegou tarde. Fui buscar meu filho na escola. Fui fotografado por meu filho. *Meu magro chegou tarde. *Fui buscar meu magro na escola. *Fui fotografado pelo meu magro.

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio sinttico a atribuio de palavras a classes segundo propriedades distribucionais (em que posies estruturais as palavras podem ocorrer) e/ou funcionais (que funes podem exercer na estrutura sinttica). Sintaticamente, o adjetivo exerce a funo de adjunto em relao ao substantivo. definido como a palavra que acompanha, modifica ou caracteriza o substantivo. Note que somente esse critrio no suficiente, pois a tambm entrariam os determinantes (artigo, pronome, etc.)

Classes de palavras
Como classificar? As classes de palavras podem ser definidas por critrios semnticos, sintticos e morfolgicos. Critrio sinttico a atribuio de palavras a classes segundo propriedades distribucionais (em que posies estruturais as palavras podem ocorrer) e/ou funcionais (que funes podem exercer na estrutura sinttica). O critrio sinttico no ajuda muito na definio da classe dos verbos. O verbo tradicionalmente definido como sendo ncleo do predicado. O problema que o predicado pode no ser verbal. A definio do verbo como sendo ncleo do predicado verbal circular. um verbo por que o predicado verbal? Ou o predicado verbal por que o ncleo um verbo?

Classes de palavras
A questo do significado. Podemos ter palavras de significado lexical e palavras de significado gramatical. O significado pode fazer referncia ao ambiente biossocial (CMARA JR. 1970), ou seja, significao externa, quilo que denominamos tecnicamente significado lexical. Os substantivos, os adjetivos, os verbos e os advrbios so palavras que, sozinhas, referem-se, basicamente, a seres, qualidades, estados, aes, ou condies que os afetam, como modo, tempo, lugar.

Classes de palavras
A questo do significado. Por outro lado, temos palavras que aparentemente no tm significado, tais como artigos, preposies, pronomes, conjunes. Essas palavras so formas dependentes (CMARA JR, 1970), pois no podem constituir-se na nica palavra do sintagma, isto , no podem aparecer sozinhas. Porm, tais palavras servem para relacionar outras palavras umas com as outras, assumindo especificaes de significado. Dizemos, ento, que esses elementos evidenciam relaes gramaticais quer dentro da orao, quer entre oraes. Vejamos, como exemplo, o comportamento da preposio de. Ex: Ele partiu de Paris. Sou do Rio. Muro de pedra. Vou de carro. Livro de Pedro. (movimento no espao) (origem) (matria) (meio) (posse)

difcil definir o significado de de se exclumos o ambiente em que se insere.

Classes de palavras
Classes abertas e classes fechadas. Classes abertas: palavras que apresentam significado lexical; classes em que, em princpio sempre podem ser acrescentadas novas criaes. Ex: nome, verbo, adjetivo, advrbio... Classes fechadas: palavras que apresentam significado gramatical; dificilmente sero acrescentadas novas criaes. Ex: pronomes, conjunes, preposies... Pergunta: o numeral se encaixaria em que classe?

Classes de palavras
Classes abertas O nome neste grupo que ocorre a maior parte dos nomes de pessoas, coisas, lugares, isto , o nome para os seres em geral. Sua funo mais comum a de funcionar como sintagma na funo de sujeito ou de objeto ou como ncleo de sintagma, na funo de sujeito ou de objeto, embora tambm seja possvel a sua ocorrncia como predicado. Ex: Joo dorme. Os meninos comeram todas as frutas. Eles so professores.

Classes de palavras
Classes abertas O verbo Nesta classe ocorre o maior nmero de palavras que expressam aes e processos, isto , um acontecimento representado no tempo. Sua funo tpica a de predicado.

Classes de palavras
Classes abertas O adjetivo neste grupo que ocorre a maior parte das palavras que indicam atributos ou qualidades. Os adjetivos funcionam como modificadores do nome ou como predicados.

Ex:

O cavalo branco. O cavalo branco.

A classe dos adjetivos pode no existir numa lngua, ou existir como uma classe fechada, composta por um conjunto que varia de menos de dez a cerca de cinquenta e poucos adjetivos. Nos casos em que a lngua apresenta uma classe fechada de adjetivos, estes restringem preferencialmente a quatro tipos semnticos que indicam dimenso, cor, idade, avaliao. (ROSA, 2009, p. 105.

Classes de palavras
Classes abertas O adjetivo IGBO lngua falada no sudeste da Nigria.

Em razo de casos como esse, dizer-se que palavras lexicais formam sempre classes abertas fazer uma afirmao simplificadora. (ROSA, 2009, p. 106)

Classes de palavras
Classes abertas O advrbio Pelo rtulo de advrbio respondem palavras que indicam direo/local, tempo, modo, intensidade... Funcionalmente os advrbios so modificadores por excelncia, mas no do nome. No portugus, modificam, alm do verbo e do sintagma nominal, o adjetivo, outro advrbio, alm da prpria sentena.

Classes de palavras
Classes abertas O advrbio Em geral, os advrbios modificadores da sentena expressam a atitude do falante em relao quilo de que fala (a); os que modificam o verbo ou o sintagma nominal expressam tipicamente tempo, lugar, direo, modo (b); os que modificam o adjetivo ou outro advrbio (c) costumam expressar grau: Ex: a) Felizmente ele no estava mais aqui. b) Falava lentamente. c) extremamente rico.

O adjetivo tambm pode ser usado como advrbio na sintaxe.


Ex: Skol, a cerveja que desce redondo.

Classes de palavras
Classes abertas O advrbio Nem todos os subconjuntos de advrbios formam classes abertas. Em portugus, por exemplo, a formao de novos advrbios, especialmente de modo, se faz com o sufixo mente, a partir de adjetivos. Para as noes de tempo e espao a produtividade quase inexistente.

Classes de palavras
Classes fechadas Os estudos tradicionais dedicaram muita ateno s palavras lexicais. Elas so em maior nmero nas lnguas, carregam significado, geram vocabulrio novo. Seus acidentes nos do as tbuas de conjugao e de declinao, que ocupam boa parte das gramticas. Os estudos de sintaxe tm, no entanto, demonstrado a importncia das palavras funcionais: elas so ndices de propriedades gramaticais que fazem a diferena entre as lnguas. (ROSA, 2009, p. 109)

Classes de palavras
Classes fechadas Rosa (2009) aponta 16 classes fechadas As proformas Proforma a denominao que engloba as palavras que substituem ou uma palavra lexical, ou um sintagma, ou mesmo uma orao ou sentena. Os pronomes substituem nomes ou sintagmas nominais. Vrios tipos de pronomes so reconhecidos de h muito: pessoais, reflexivos, recprocos, demonstrativos, relativos.

Pro-adjetivos, pr-advrbios e proverbos podem substituir, respectivamente um A, um Adv ou V, como um SA, um SAdv ou um SV. Um exemplo de proverbo em portugus so certos usos de fazer em frases do tipo Ainda no comprei o vestido, mas fao isso hoje. (ROSA, 2009, p. 109)

Classes de palavras
Classes fechadas A pro-orao substitui uma orao: Ex: ptg. fr. tagalo Ele vem, n? Il vient, nest-ce pas? Ana ruwa, ko? Est chovendo ou no? Eu acho que sim. I believe so.

ptg. ingl.

Classes de palavras
Classes fechadas A pro-orao substitui uma orao: Ex: ptg. fr. tagalo Ele vem, n? Il vient, nest-ce pas? Ana ruwa, ko? Est chovendo ou no? Eu acho que sim. I believe so.

ptg. ingl.

Classes de palavras
Classes fechadas A pro-sentena a palavra que pode, em isolado, servir de resposta a uma pergunta polar: Ex: Voc vai festa? No. Voc gosta de bolo? Sim.

Il vient? Oui. Il ne vient pas? Si.

Classes de palavras
Classes fechadas Os elementos quOraes interrogativas diretas ou indiretas so introduzidas pelos chamados elementos qu-, assim denominados em razo de quase todos comearem por esse dgrafo. Em ingls a denominao elementos wh- (who, what, where, when...). Ex: Quem saiu? No posso imaginar com quem ela saiu.

So tambm chamadas de pro-formas interrogativas.

Classes de palavras
Classes fechadas Os clticos O termo cltico, nas lnguas romnicas, praticamente tornou-se sinnimo de pronome pessoal tono, no entanto, h outras lnguas em que essa denominao no suficiente.

Ex:

Traga-me um caf. Voc empresta a caneta para ela? Empresto-lha. (portugus de Portugal)

Podem ser proclticos, enclticos e mesoclticos no portugus. Tm posio relativamente fixa em relao a outros clticos em portugus de Portugal, j que no Brasil essa construo est em desuso. Podemos ter lha, mo, ta, to, mas no *alhe, *ome o cltico de dativo sempre vai anteceder o de acusativo.

Classes de palavras
Classes fechadas Os marcadores Os marcadores so elementos que sinalizam uma relao gramatical. Ex: he oika Sokratous (-ous desinncia de caso Genitivo Singular no grego) a casa de Scrates (preposio de marcando caso genitivo em portugus)

Nesses exemplos, -ous e de so marcadores de caso.

Classes de palavras
Classes fechadas Os marcadores H tambm marcadores de modo, que so palavras que indicam a atitude do falante com relao ao que expresso na frase. Ex: No farei esse trabalho. Provavelmente no farei esse trabalho. Talvez eu faa esse trabalho.

Classes de palavras
Classes fechadas Os marcadores Os marcadores de polidez sublinham a atitude do falante em relao ao ouvinte. No portugus do Brasil, utilizamos o voc para indicar intimidade, tratamento de igual para igual; e, para tratamentos que no implicam intimidade, utilizamos o senhor, a senhora, etc. No portugus de Portugal, para tratamento com intimidade usa-se o tu; o voc usado para tratamento que no implica intimidade podendo ser de igual para igual ou de superior para inferior; e para outros tipos de tratamento, tm-se as formas de reverncia V. Ex, o senhor, o Antonio, o Sr. Antonio, dependendo das diversas distncias entre os interlocutores. No japons temos diferentes termos para se dizer sim: Ex: un (informal), ee (polido), hai (superpolido)

Classes de palavras
Classes fechadas Os determinantes O determinante modifica o nome que o acompanha e tambm sinaliza a fronteira de um sintagma nominal. Em a casa de Carlos, o artigo definido a faz com que se pressuponha que o ser nomeado (casa) conhecido do ouvinte.

No portugus, ele ocorre na posio inicial do sintagma, mas em outras lnguas sua posio pode ser outra.
Ex: a criana caiu (a criana)

omo . . criana

n (iorub, SE da Nigria) a

Classes de palavras
Classes fechadas Os determinantes Artigos, demonstrativos so determinantes referenciais. Temos tambm determinantes quantificadores, palavras que denotam quantidade, como todos, ambos, cada, algum e numerais cardinais; e determinantes possessivos, meu seu, etc.

Classes de palavras
Classes fechadas Os classificadores Algumas lnguas exigem que nomes modificados por numerais sejam acompanhados por partculas selecionadas pelo nome, na medida em que o nome refira um ser humano, um animal, etc.

Tailands (ROSA, 2009, p. 112)

Classes de palavras
Classes fechadas Os auxiliares Os auxiliares so verbos que expressam, basicamente, o tempo, Modo, Aspecto, Voz dos verbos lexicais que acompanham. Ex: Vou cantar Tinha comprado Tenho cantando

Classes de palavras
Classes fechadas Cpulas e predicadores Cpulas so palavras que expressam a relao existente entre um sujeito e um predicado nominal (verbos de ligao: ser, estar, andar, parecer, continuar...). Em algumas lnguas utilizam-se predicadores quando no h sujeito claramente expresso. Ex: Alamisadon quinta-feira quinta-feira don PREDICADOR

Cpula = ligao

Classes de palavras
Classes fechadas As conjunes As conjunes subordinativas. Ex: relacionam sentenas. Podem ser coordenativas ou

Sou pobre mas feliz. Zangou-se mas no tina razo.

Aqui est o livro que comprei. (que = livro e ao mesmo tempo subordinando a ideia da compra apresentao do livro no momento).

Classes de palavras
Classes fechadas Destacam-se das conjunes subordinativas trs tipos: completizadores, relativizadores e adverbializadores. Completizadores ou complementadores indicam que a orao que delimitam complemento de um verbo, de um nome ou de um adjetivo. Ex: conjunes que, se. Ex: Espero que voc se divirta.

Relativizadores marcam uma orao como relativa, sem, no entanto, exercer qualquer funo e nisso se distinguem dos pronomes relativos. (??) (ROSA, 2009, p. 113). Adverbializadores so indicadores de que a orao apresenta funo adverbial, como tempo, causa, etc. Ex: Quando voc chegar, iremos padaria. Assim que voc saiu, Maria chegou.

Classes de palavras
Classes fechadas Preposies e posposies So elementos que ocorrem, respectivamente, antes ou depois de um complemento que inclui um nome, pronome, SN ou orao que funciona como um SN e, em conjunto com o complemento, expressam sua relao com outra unidade na orao.

Classes de palavras
Classes fechadas Os ideofones Palavras onomatopaicas que, em diferentes lnguas, funcionam como nome, verbo, adjetivo ou advrbio, mas que formam classes fechadas. Em uari, por exemplo, os ideofones so numerosos e funcionam como verbos e nomes. Ideofones verbais Ex: axem espirrar pa/parapa matar we vomitar Ideofones nominais Ex: ahoo ahoo jaguar too objeto de metal

(reproduzem o som da ao)

(reproduzem a voz de animais ou os rudos provocados por objetos)

Classes de palavras
Classes fechadas As interjeies So a expresso de emoes e no tm relao sinttica com o restante da frase. Podem apresentar caractersticas fonticas que no esto presentes nas outras palavras da lngua: podemos ter cliques na indicao da desaprovao em portugus, por exemplo.

Anda mungkin juga menyukai