Anda di halaman 1dari 30

A ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM SALA DE RECUPERAO POS ANESTSICA

Thrcila Erika Costa

INTRODUO

um setor do centro cirrgico em que so dispensados cuidados intensivos no psoperatrio e na ps anestesia imediatos. Durante esse perodo, o cliente monitorado, e na vigncia de alguma complicao secundria anestesia, ser feita a correo imediata, prevenindo-se que ela ameace a vida do cliente.

Avaliao do Cliente
O cliente avaliado quanto: atividade motora; funo respiratria; funo cardiovascular; Ao estado de conscincia; cor.

Objetivo da SRPA

Para alcance da qualidade global, com a preocupao dos enfermeiros em oferecer aos pacientes uma assistncia especializada, personalizada e humanizada. Esta forma de assistir visam, prevenir complicaes do ato anestsico cirrgico, garantir segurana, diminuir o estresse, contribuindo ao mximo para o bem estar do paciente.(Moraes e Peniche,2003)

A SALA DE RECUPERAO

Procura prevenir possveis complicaes anestsicas ou cirrgicas, detectando precocemente sinais de alteraes das condies do paciente atuando nas situaes de emergncia. (Padovani, 1988)

Sala de Recuperao cont.

Proporcionar ao paciente atendimento seguro, em se tratando de um local provido de recursos materiais especficos e humanos, preparados para a prestao da assistncia neste perodo, considerado crtico. (Silva,1997)

Complicaes mais freqentes


Respiratria:obstruo das vias areas superiores queda da lngua, corpo estranho; Intubao difcil trauma de vias areas; Apnia- desencadeada por hipotermia e hiperventilao e parada por + 20 seg.; Broncoespasmo- presena de sibilos; Pneumotrax causas iatrognicas

Complicaes mais freqentes

Arritmias Cardacas deslocamento do marcapasso e vias anormais de transmisso; Taquicardia- temperatura corporal; Bradicardia- que estimule o nervo vago; Fibrilalao Atrial e ventricular leses de valvas cardacas; Tromboembolismo- ocluso de artria;

Complicaes mais freqentes


Distrbios hematolgicos Choques; Hipertenso Arterial Sistmica (HAS); Hipotermia- menor de 36 graus; Nuseas e vmitos; Soluo espasmo inspiratrio.(SOBECC, 2005)

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

No perodo ps anestsico deve ter como objetivo garantir uma recuperao segura, prevenindo, detectando e atendendo as complicaes que possa advir do ato anestsico cirrgico.(Rossi et al, 2000)

LOCALIZAO DA SRPA

Prxima s salas de operaes ou dentro da unidade de centro cirrgico; Para facilitar o transporte e retorno rpido para uma nova interveno; Prximas s unidades de apoio do centro cirrgico(radiologia, banco de sangue, laboratrio e farmcia). (SOBECC, 2005)

Estrutura fsica da SRPA


Semelhana arquitetnica do CC; Deve ser silenciosa; Temperatura em torno de 20 a 22C; Boa ventilao; Possuir luz prpria; Permitir viso e observao constante.

rea fsica

2 leitos no mnimo para cada sala de cirurgia,conforme BRASIL, 1994; Ter rea mnima de 8,5m/l, distncia de 1,0m/l da parede e distncia entre leitos de 6,5m; Possuir equipamento bsico em cada leito; Possuir equipamento para Ressuscitao Cardiorespiratria.

Componentes da SRPA

Camas com grades; Colcho trmico (cobertor); Painel de gases: O, ar comprimido; Aspirador a vcuo e porttil; Monitores; Oxmetros; Aparelho de PA no invasivo; Iluminao indireta

Componentes da SRPA cont.

Material bsico para higiene e conforto do paciente; Material de urgncia carrinho de emergncia; Bandejas montadas: traqueostomia, disseco venosa, curativos, drenagens, cateterizao e outros. (Santos,2003)

Recursos Humanos na SRPA

A assistncia ao paciente na SRPA est sob a responsabilidade das equipes de enfermagem e mdica(anestesiologistas).(Silva,1997)

Numero de funcionrios da SRPA


1 enfermeiro chefe; 1 enfermeiro assistencial para cada 3 ou 4 pacientes no graves; 1 tcnico ou auxiliar de enfermagem para cada 3 pacientes; Compete ao enfermeiro prestar assistncia ps anestsicas aos pacientes submetidos aos diferentes tipos de cirurgia, dependente ou no de respiradores.(Cesaretti, 1997)

A assistncia de enfermagem

Esta voltada para 3 situaes distintas, porm interdependentes: Recepo; Permanncia; Alta.

Recepo do Paciente na SRPA

Obter dados: identificao, diagnstico mdico, antecedentes patolgicos, alergias a drogas; Observar estado geral: verificar nvel de conscincia, sinais vitais, local da inciso cirrgica, tipo de curativo e aspecto, locais de dreno e condies deles, acesso venoso e tipo de medicamento infundido;

Recepo do paciente cont.


Verificar a cirurgia realizada e a equipe que atuou; Verificar o anestsico utilizado, bem como a quantidade e o tempo; Verificar se durante o ato cirrgico houve algum tipo de intercorrncia, como: hemorragia, hipotenso e outros

Recepo do paciente cont.


Anotar as intercorrncias; Seguir a prescrio e orientao do anestesista; Usar impresso prprio da recuperao; Isto receber o paciente com passagem de planto do circulante de sala e anestesista. (SOBECC, 2001 e Santos, 2003)

Permanncia na SRPA

Monitorizao e controles constantes; Estabelecimento das intervenes; Regresso dos efeitos da anestesia e das conseqncias do trauma cirrgico; Controle da depresso cardio-respiratria; Controle da hipoxemia e saturao de O; Manter a permeabilidade das vias areas.

Avaliao para Alta

Baseados em Aldrete e Kroulik: Atividade, Respirao, Circulao, Conscincia e Colorao da pele; Capaz de inspirar profundamente e tossir; Est consciente; PA variando dentro de 20% do nvel pranestsico; Move os 4 membros voluntariamente

Alta do paciente na SRPA

Momento de transferncia para sua unidade de origem ou ao domiclio com: sinais vitais estabilizado; retorno da conscincia e dos reflexos protetores e ausncia de nuseas e vmitos. Apresentar ferida operatria sem sangramento ativo ou nenhum. Apresentar diurese maior ou igual a 0,5ml/kg/h. Ausncia de sinais reteno urinria; Dor controlada; Transferir de forma segura. (SOBECC, 2001)

Hoje a SRPA

No funciona apenas como uma passagem rpida de cirurgias eletivas para a unidade de internao, sendo ento, uma unidade de apoio para os pacientes graves que chegam diretamente do pronto socorro para o CC, para internaes dirias de crianas externas selecionadas ambulatoriamente e internaes breves que necessitem de avaliao precisa ps anestsica porm, no precisam de observao clinica prolongada no hospital.(Miyake et al, 2003)

Assistncia de Enfermagem de acordo com o tipo de Anestesia

Geral estado inconsciente reversvel caracterizado por amnsia, depresso dos reflexos, relaxamento muscular e hematose ou manipulao dos sistemas e funo fisiolgicas; Peridural (epidural) administrao da anestsico local no espao peridural cervical, torxica, lombar ou sacral onde se difunde atravs da dura mater e atinge razes nervosas e a medula;

Assistncia de Enfermagem de acordo com o tipo de Anestesia

Intradural(raquidiana) injeo de anestsico local no espao subaracnideo, diretamente no liquor, que propicia curta latncia; Local (bloqueio) o local cirrgico infiltrado com anestsico, normalmente impregado para procedimentos menores. (Alexander,1995)

Medicaes usadas na SRPA


Analgsico Aminofilina Capoten Dobutrex

Atropina
Antibiticos Bicarbonato de Sdio Cloreto de Potssio Cloreto de Clcio Clorpromazina

Dopamina
Diazepan Epinefrina e norepinefrina Furosemida Heparina Hidrocortisona

CONCLUSO

A informalidade da assistncia de enfermagem, prestada sem critrios rgidos de admisso, evoluo e alta do paciente em SRPA, acarretam um nus para o paciente e de grande responsabilidade, no s da equipe mas tambm da instituio pois existe um nmero significativo de mortes nesse perodo em decorrncia da falta, nesse setor, da atuao de enfermagem especializada.(Nocite,1991)

Pesquisa Online

Oliveira Filho, Getulio Rodrigues de,Rotinas de cuidados ps anestsicos de anestesiologistas brasileiros.Ver. Bras. Anestsiol.,2003 Vol. 53, n.4 citado 03/08/2006 http://www.scielo.php?

Anda mungkin juga menyukai